Seguidores

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

TIRO EM MARIA BONITA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=h7nUD8UUqdc&t=307s&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço - Tiro em Maria Bonita Depoimentos gravados em 2005, na cidade de Paranatama (PE), sobre o ataque de Lampião à Serrinha do Catimbau no ano de 1935, onde Maria foi baleada. 

Link desse vídeo: https://youtu.be/h7nUD8UUqdc

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


FAZENDA PACHECO - BARRA DO MENDES - BA

Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=39Y7AqOWXhc&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Fazenda Pacheco, Barra do Mendes - Bahia. O historiador Liandro Antiques narra o que aconteceu nessas terras em 1940, quando Zé Rufino fez o cerco a Corisco e Dadá. 

Dona Isabel Ferreira, neta de Seu Pacheco e testemunha ocular dos fatos, também comenta sobre suas lembranças e sua amizade com Zefinha, a menina que acompanhava o casal de cangaceiros.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO. MORTES E DESTRUIÇÕES NA FAZENDA SERRA VERMELHA DOS NOGUEIRAS.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=JR7lAKoa3Yg&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

João Nogueira Neto, filho de Luiz Alves Nogueira e sobrinho de Raimundo Alves Nogueira, filhos de José Alves Nogueira, conta com riqueza de detalhes a história a respeito de um dos ataques do bando cangaceiro à Fazenda Serra Vermelha, onde seu pai Luiz Nogueira, seu tio Raimundo Nogueira e amigos da família foram encurralados e atacados pelo bando de Lampião, tendo a frente o temível e sanguinário Antônio Ferreira, que buscava a todo custo eliminar os filhos de José Nogueira e aliados. 

A fazenda Serra Vermelha que fica situada no município pernambucano de Serra Talhada, foi no passado, palco de fatos marcantes e sangrentos envolvendo Lampião e a família Nogueira. Uma história sangrenta que tem sido passada de geração em geração e que ainda hoje se mantém preservada na memória das pessoas daquela região. Uma história que ao longo dos anos tem despertado e aguçado a curiosidade de curiosos e estudiosos do tema cangaço e servido como fonte de estudos e aprendizado para dessa forma entendermos melhor o passado e seus acontecimentos. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

https://www.youtube.com/watch?v=JR7lAKoa3Yg&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CATOLÉ DO ROCHA - Casa Grande da Fazenda Dois Riachos atacada e saqueada pelo bando de Sinhô Pereira.

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=gQCIg4LvK30&t=199s&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Nesse vídeo conheceremos a casa-grande da Fazenda Dois Riachos que pertenceu ao coronel Valdevino Lobo Ferreira Maia (Catolé do Rocha/PB), que foi atacada e saqueada pelo bando de Sinhô Pereira em fevereiro de 1922. Assalto que teve a participação de Lampião e irmãos, além de outros cangaceiros de renome na história cangaceira. Um dos mais vultosos saques praticados por Sinhô Pereira em toda a sua trajetória. 

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior – Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS MISTÉRIOS DA TRAMA E MORTE DE DELMIRO GOUVEIA

 Olho no Olho...

Por Gilmar Teixeira.

Pesquisador Gilmar Teixeira

No ano de 2008 iniciei um projeto para realizar um documentário sobre a Usina Hidroelétrica do Angiquinho, encomendado pela Fundação Delmiro Gouveia, que administra o sítio histórico. Durante a organização do acervo histórico enviado de várias partes do Brasil e do mundo, como objetos, jornais, cartas, livros, vídeos e fotografias, tive acesso a algumas informações sobre o assassinato do empresário Delmiro Gouveia, que ocorreu em 1917.

Como historiador e pesquisador do cangaço deparei-me com algumas informações até então desconhecida de todos as literaturas que havia tido acesso. Não que os historiadores do cangaço e biógrafos de Delmiro Gouveia tenham se omitido aos fatos, mas diga-se que os mesmos não tiveram em seu tempo a reunião destas informações como foi a mim oportunizado. E foi destas revelações, obscurecidas pela pouca preocupação no nosso país em preservar a história, que resolvi escrever este livro, fruto da pesquisa e do amor pela cultura e memória do sertanejo.

Pois bem. Ao ler uma matéria do jornal carioca Última Hora que fez a cobertura da saída da prisão do principal acusado e sentenciado pelo assassinato de Delmiro, o pistoleiro Róseo, que concedeu entrevista ao impresso. Na entrevista destacou que quando foi a Água Branca-AL fazer o acerto para assassinar Delmiro, já estavam lá os cangaceiros Luiz Pedro e Sebastião Pereira na casa da baronesa Dona Joana Vieira Sandes de Siqueira Torres, prontos para matar o empresário da Pedra. Porém, antes do serviço os mesmos são mandados para Sergipe para fazer um serviço para o Coronel Neco de Propriá, mas chegando lá o serviço é suspenso e ficam por lá trabalhando na usina do coronel.

Como pesquisador do cangaço imediatamente liguei os nomes dos dois cangaceiros citados por Róseo, e através de uma foto tirada na cidade da Pedra, datada de 1917 (ano da morte de Delmiro)...


eram eles Sinhô Pereira e seu primo Luiz Padre; Sinhô foi o chefe de Lampião. A foto em questão foi a única foto destes dois cangaceiros que se tem registro.

Continuando a pesquisa, descubro que os dois cangaceiros são primos do Capitão Firmino, e estiveram hospedados em sua fazenda na Pedra-AL, que havia sido vendida a Delmiro. Não por coincidências os dois cangaceiros saem em fuga para o Estado de Goiás na companhia de Zé Gomes, cunhado de Firmino, logo após o assassinato. O compadre de Delmiro Cap. Firmino é então acusado de ser o mandante do assassinato do amigo, visto a relação com Gomes e sua fuga, e foi preso. A sua prisão e soltura rápida com a influência de Lionelo Iona, sócio de Delmiro, e membros da família Torres, revelou um grande complô, que esse livro, através de documentos, reportagens e fotos da época busca retratar quase um século depois, as motivações, encenações e tramas para o assassinato de Delmiro Gouveia.


Os fatos documentados apontam que membros da família Torres e Lionelo Iona orquestram uma trama espetacular, fazendo com que vários desafetos de Delmiro Gouveia se interessassem após uma reunião, por assassiná-lo, criando diversos álibis para os interesses escusos envolvidos neste crime. Partindo do princípio de que, realmente os assassinos foram os cangaceiros Luiz Pedro e Sebastião Pereira, a sequência dos fatos a seguir permitirão ao leitor identificar em meio aos fatos, o desenrolar deste mistério secular, tornando cada um dos leitores investigadores e, certamente, novos elementos serão revelados a cada leitura. Nesta investigação histórica deve ser observado pelos leitores as seguintes condições:

1.Lionelo Iona, sócio e administrador das empresas de Delmiro, que antes de sua morte deixa testamento, onde Iona seria o tutor da herança deixada para os filhos de Delmiro até completar a maioridade, além de um seguro onde eras beneficiários. Essa fortuna seria administrada por ele. Veja que os filhos de Delmiro eram crianças na época, então imagine quanto tempo o mesmo teria até passar o controle aos herdeiros. Quando finalmente os filhos assumem os bens, depois de anos, Iona volta rico para Itália.

2.A família Torres tem seu poder político na região ameaçado pela presença forte de Delmiro que detém grande poder econômico e influência política. Os Torres participam e influem no julgamento dos acusados, o Juiz era membro da família e facilita para os interessados a condenação dos réus.

3.O Capitão Firmino, amigo e compadre de Delmiro tem sua filha difamada na cidade por conta da sedução de sua filha por Delmiro, e fica responsável pela contratação dos cangaceiros já famosos no Pajéu, Sinhô Pereira que vem a ser chefe de Lampião depois dessa morte junto com seu primo Luiz Padre (pai do deputado federal Hagaus de Tocantins). Seu futuro genro falava para todo mundo que só voltava para casar com sua filha, se ele matasse Delmiro, após a morte ele retorna e se casa. O Cap. Firmino estava na hora do crime com Delmiro e usava uma camisa escura, pois Delmiro só usava branco isso facilitou o alvo, só Firmino viu os três assassinos. Por que três? Era a quantidade que interessava, mas foram cinco, pois dois davam cobertura aos executores.



4.Herculano Soares (fazendeiro) apanhou de Delmiro no meio da rua e prometeu vingança, foi ele juntamente com seu cunhado Luiz dos Anjos que deram cobertura aos criminosos a mando do Cap. Firmino, pois eram amigos e o capitão já havia morado por muitos anos em Água Branca, terra de Herculano.

5.Zé Gomes (cunhado do Cap. Firmino), além de adversário político de Delmiro, tinha uma grande rixa com o empresário que apoiava em Jatobá (hoje Petrolândia) seu inimigo político Lero, que veio a derrotá-lo em eleição para prefeito. Após o crime foge para Goiás na mesma data que os cangaceiros e, passa a morar na mesma cidade.

A partir dos fatos aqui relatados, onde muitas coincidências se tornam suspeitas, toda a relação entre estas famílias e a acusação recaindo sobre Rósea é possível perceber que caso esta história revelada hoje, houvesse sido na época do assassinato muitos interesses políticos econômicos, que perduram até hoje, teriam os rumos alterados. Outros nomes ainda podem ser incorporados a trama, mas ao fim se revela que Rósea não foi o único executor, nem tão pouco o Cap. Firmino o único interessado nessa morte.

Gilmar Teixeira
Pesquisador, escritor e documentarista
Feira de Santana - Bahia


NOTA CARIRI CANGAÇO: Essas e outras revelações polêmicas a cerca do assassinato do grande coronel do sertão, um dos maiores empreendedores do inicio do século XX, Delmiro Gouveia, na edição 2011 do Cariri Cangaço com o pesquisador e documentarista de Feira de Santana, Gilmar Teixeira.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
.

GRANDES ENCONTROS.

 Por Manoel Severo

Ontem tivemos estréia do Cariri Cangaço OPINIÃO, num formato diferente, mais dinâmico e interativo, com tema instigante e polêmico: Existia Amor no Cangaço ? com a participação de Wilma Ferreira Leita, Sulamita Buriti e Valquiria Becker; vale a pena conferir, vem com a gente: https://www.youtube.com/watch?v=b1ef8WYh7HM

CARIRI CANGAÇO OPINIÃO - YOUTUBE

GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO - YOUTUBE

CARIRI CANGAÇO PERSONALIDADE - INSTAGRAM

https://www.facebook.com/groups/471177556686759

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O RELACIONAMENTO DE "MUTTI" COM ANTÔNIA IRMÃ DE MARIA BONITA.

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=5nb7K97ugGU&t=230s&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

SEGUNDA PARTE... ... do documentário: MEMÓRIAS DE UM EX-COMANDANTE DE VOLANTES. 

Nessa segunda parte do documentário o antigo comandante de Forças Volantes baianas, José Mutti de Almeida "Mutti", que teve papel de extrema importância no combate e repressão ao banditismo e cangaceirismo, narra suas histórias e fala a respeito do relacionamento que manteve com Antônia Maria de Oliveira conhecida como "Deusinha", irmã de Maria Bonita. Nascendo um filho dessa relação. 

Um trabalho produzido para quem gosta de ouvir as histórias cangaceiras sendo contadas por aqueles que participaram diretamente dos fatos e que estiveram no calor dos acontecimentos. 

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Eu não sei se este rapaz que aparece no vídeo é o ex-genro de José Felipe, pai de Maria Bonita, o José Mutti de Almeida

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BARRO - SINHÔ PEREIRA. CANGAÇO E CORONELISMO NA REGIÃO DE BARRO - CEARÁ.

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=UgjXvb6rmyw&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A saga dos cangaceiros Sinhô Pereira e Luiz Padre em busca de vingança. A trajetória e o poderio do major Zé Inácio do Barro. Os grandes conflitos entre os coronéis da região e o cangaço nas imediações do município cearense de Barro, são alguns dos assuntos abordados nesse documentário. 

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. 

INSCREVAM-SE TAMBÉM: https://www.youtube.com/channel/UCjSU...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO E EU - JOÃO DE SOUSA LIMA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=uVe26e_saKg&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço e eu - João de Sousa Lima. O pesquisador João de Sousa Lima fala um pouco de sua vida no mundo do cangaço. 

Contatos de João de Sousa Lima Telefone/Whatsapp: (75) 98807-4138 e-mail: joaoarquivo44@bol.com.br 

Blog: www.joaodesousalima.blogspot.com 

Link desse vídeo: https://youtu.be/uVe26e_saKg


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIZ GONZAGA E LAMPIÃO

 Por Edinaldosidrim#gentedecente

https://www.youtube.com/watch?v=T7D_hvX5MDI&ab_channel=EDINALDOSIDRIM%23GENTEDECENTE

httP://blogdomendesemendes.blogspot.com