Seguidores

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

GRANDES REGIÕES DO BRASIL

Clerisvaldo B. Chagas, 3 de agosto de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
“Crônica”: 2.358
PESQUISA
 
Para melhor me situar no terreno em que estou pisando solicito ao meu prezado (a) seguidor (a): leia o texto completo e responda abaixo, apenas uma pergunta.
Em 2008 o IBGE dividiu o Brasil em Cinco Grandes Regiões Geográficas. São elas:
Região Norte: Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins. (7).
Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. (9).
Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. (3).
Região Sudeste: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. (4).
Região Sul: Paraná, Santana Catarina e Rio Grande do Sul. (3).
Distrito Federal: Dentro do estado de Goiás – Capital, Brasília.
Total: 26 estados e 1 Distrito Federal.

Não levamos em conta outros detalhes dessa divisão.
Quando nos referimos ao amazonas: (rio) ou (estado).
Quando no referimos a Amazônia: (Toda a região Norte e parte de outros países vizinho que têm a mesma Floresta Amazônica ou Floresta Equatorial.

Pergunta: Você sabia de tudo?
Resposta: Sim ou não.

 Apenas o sim ou não; se quiser acrescente após o sim ou não, a região em que você se acha no momento.  Fico agradecido. Sinceridade apenas. Não haverá comentários nem críticas. Pesquisa exclusiva do autor.
A pesquisa foi apenas para o Face, os amigos do blog não precisam responder. Obrigado.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REMINISCÊNCIAS DE MARIA BONITA

Por Raul Meneleu Mascarenhas

Dia 28 de julho de 2020 fez 82 anos da morte de Maria Bonita. Muito de sua história, desde o seu nascimento até o dia de sua morte, a única certeza que tínhamos era esta data de 28 de julho de 1938, o dia de  sua morte.E mesmo assim ainda paira dúvidas para alguns, aquele acontecimento da fuzilaria do Angico onde ela e Lampião, com mais nove companheiros foram mortos pelas volantes comandadas pelo tenente João Bezerra.
O título desse artigo diz bem com a imagem lembrada do passado dela, pois o que se conserva na memória são lembranças vagas ou incompletas fornecidas por parentes e escassas fontes da Igreja Católica, material este carcomido por traças e descasos de conservação. Infelizmente as autoridades religiosas não conservaram a tais, não por má fé, mas por talvez faltarem a tais uma consciência histórica por não enxergarem o futuro, talvez por não perceberem tais documentos como história de sua própria igreja, paróquia  e rebanho.

Os escritores da Saga Cangaço foram ao campo, investindo seus recursos de tempo e dinheiro do próprio bolso pois faltavam-lhes patrocínios de entidades de cultura, tanto as  particulares como as governamentais, como aliás aconteceu na história do homem sobre a face da terra, sendo que apenas poucos destes pesquisadores foram amparados oficialmente. Imaginem agora no nosso Brasil onde a cultura sempre foi posta em patamar inferior.
Obra do pesquisador e escritor Voldi Ribeiro

Na página 79 sob o título "UMA ANÁLISE ACERCA DO DIA 08 DE MARÇO DE 1911" data defendida sem comprovação documental por alguns escritores, Voldi analisa em síntese crítica, os registros de tais, que a partir do ano de 1997 passaram a defender esta data, isto sem comprovação documental e que simplesmente se basearam em relatos verbais familiares que também não foram comprovados. 

Antes as datas defendidas por autores mais antigos, variava de ano, desde 1906 a 1912.
Na análise Voldi apenas indica os autores e não indica as obras.

Voldi traz o resultado de sua pesquisa com documentos comprobatórios encontrados nas Paróquias de Santo Antônio da Glória e São João Batista de Jeremoabo, em sua busca, juntamente com o Pesquisador, Teólogo e Comunicador Social, Padre Celso Anunciação. Em conversa de mais de uma hora por telefone, entrevistei o autor dias 26 e 28 de julho de 2020, que me informou está sendo elaborada uma segunda edição,  ampliada.

Estive com Voldi em diversos encontros do Cariri Cangaço, onde ele compartilhava comigo o assunto e ano passado estivemos em Juazeiro do Norte, onde o autor entregou-me em mão sua obra com uma dedicatória amável que agradeço imensamente. Nesta obra, ele traz fotografias de tais documentos, onde não pode existir mais dúvidas de data de nascimento de Maria Bonita. Abaixo exponho as fotos e procuro fazer argumentações extra-livro.


Transcrição do trecho da página: "Aos sete dias do mês de setembro de mil nove centos e dez, baptisei solenemente a Maria, nascida a desessete de janeiro de mil nove centos e dez filha natural de Maria Joaquina da Conceição. Foram padrinhos Agripino Gomes Baptista e Maria Joaquina da Conceição. E para constar fiz este assento que me assigno. 

Vigário Euthymio José de Carvalho”Que dúvida pode persistir se a evidência maior é o Batistério de Maria? E por que duvidar de um atestado de Batismo (conforme foto abaixo) emitida pela Paróquia de São João Batista e assinada pelo Pároco e Padre José Ramos Neves?

Alguém pode dizer: Por que os pesquisadores de renome não encontraram esse Batistério da mulher mais famosa do cangaço? 

Respondo com um talvez: Talvez porque faltou-lhe um amparo maior que o Pesquisador Voldi Moura obteve, ao aliar-se com um Pesquisador entendido no assunto religioso dos batismos da Igreja Católica e conhecedor dos meandros e aceito por seus pares de religião, onde pode escarafunchar as documentações que estavam por assim dizer, aguardando o momento propício para ser revelada ao público. O escolhido e abençoado foi Voldi Moura Ribeiro.

Mas vamos além e foquemos nas demais documentações que nunca tinham sido acessadas por pesquisadores mais afamados. Temos o Batistério de uma das irmãs de Maria Bonita, que se chamava Antônia

O nome completo de Antônia era Antonia Maria da Conceição. (foto aCIMA)

Essa certidão de Batismo traz também apenas o primeiro nome, como era o costume da época, pois o batizando automaticamente levaria o nome dos pais. Vejam que esta certidão traz o nome do pai. A de Maria Bonita não. Por certo o pai não estava presente ou Maria Bonita “poderia” ser filha de outro homem. Mas vou deixar essa tese para em outra ocasião dissertar sobre ela.

Em vista desse “achado” os próximos livros que forem escritos sobre o assunto com certeza irão trazer essa data de 17 de janeiro de 1910 mesmo que não queiram dar o crédito ao autor da descoberta, Sr. Voldi Moura Ribeiro.

Na internet existem diversos blogs e páginas com a data não comprovada de 8 de março, seguindo escritores que não pesquisaram e basearam suas afirmativas pelos livros lidos. Coincidentemente o Dia Internacional da Mulher é 8 de março. Claro que gostaríamos de ter essa data internacional como sendo a do nascimento de Maria Bonita, mas infelizmente não é.

Frederico Pernambucano de Melo, historiador e membro da Academia Pernambucana de Letras, veio a reconhecer a descoberta de Voldi Moura, quando em palestra no Museu do Estado de Pernambuco, Recife, em 14 de dezembro de 2011, transcrita no próprio livro LAMPIÃO E O NASCIMENTO DE MARIA BONITA quando disse:

“... o Brasil, a quem a história acendeu uma vela no dia 8 de marco útimo, julgando assinalar os cem anos de seu nascimento. Acendeu por engano, ao que se constata no momento, a data festejada parecendo não ser a verdadeira.

No vazio de registro escrito, que persistiu até meses atrás, esse 8 de março teria prosperado com base no testemunho de parentes, fonte reconhecidamente precária quando se trata de datas. Para não falar do caráter confuso e pouco explicado desse testemunho. Contra o qual se insurge agora o resultado de levantamento feito há pouco no arquivo da Diocese de Jeremoabo, Bahia, pelo sociólogo Voldi Ribeiro, auxiliado pelo padre Celso Anunciação, que deu como resultado a descoberta do batistério da cangaceira-mor. Documento que a torna mais velha em pouco mais de um ano, vez que nascida aos 17 de janeiro de 1910, ao que reza o papel da sacristia amarelecido pelo tempo. Teria morrido, assim, com 28 anos e seis meses de idade, naquele 28 de julho de 1938, para os que apreciam as exatidões. E conseguido negar um pouquinho de idade para o marido famoso, como toda mulher que se preza...”

Não sabemos como o grandioso pesquisador Antônio Amaury Correia de Araújo veio a obter essa data refutada de 8 de março, mas se corrige ao referenciar a descoberta do Sociólogo Voldi Moura, quando em seu livro “Lampião - As Mulheres e o Cangaço” segunda edição, de 2012, página 162 faz constar uma devida correção:

"Maria veio ao mundo em 8 de março de 1911*

*Data invalidada após o amigo pesquisador Voldi de Moura Ribeiro, haver encontrado uma carta enviada por mim em 16 de março de 1971, buscando informações sobre documentos de Maria Bonita. Essa carta foi encontrada por Voldi em 22 de agosta de 2011. ”

Reconhece então o nobre Escritor e Pesquisador, a declaração de Certidão de Nascimento feita pelo Padre José Ramos Neves em que atesta o nascimento de Maria Bonita em 17 de janeiro de 2010. (veja foto acima).

Na enciclopédia Wikipedia no link   abaixo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Bonita), encontramos ainda a falsa data de 8 de março de 1911 onde foi posta uma pequena nota que pode ser aberta ao teclar nesse um [1] que diz: “Segundo o Antônio Amaury, a certidão de batismo em nome de Maria Bonita não pode ser localizada. Maria deve ter nascido por volta do ano de 1908 (ARAÚJO 1984, fls. 168) e creio que os administradores da página, já deveriam ter mudado a data para 17 de janeiro de 1910 o ano de seu nascimento.

Aqui encerro minhas considerações a respeito da data de nascimento de Maria Bonita.

Raul Meneleu , pesquisador e escritor - Conselheiro Cariri Cangaço.
Fonte:https://meneleu.blogspot.com - Caiçara do Rio dos Ventos


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GRACILIANO RAMOS E O CANGAÇO

Por Honório de Medeiros
Honório de Medeiros, ao lado de Carlos Santos, Vilela e Lívio Ferraz em noite de Cariri Cangaço

Ricardo Ramos ao ouvir seu pai contar acerca de quando Palmeira dos Índios se armara para enfrentar Lampião, ficara fascinado:“Passara a meninice acalentado pelas estropolias dos cangaceiros, da polícia volante, duas pestes que nos assolavam.” “E (lhe) contei de uma noite, após a ceia, em que, atraído por foguetes, sai à calçada e vi os caminhões, as cabeças cortadas, espetadas em estacas, de Lampião, Maria Bonita e mais dez outros, os soldados empunhando archotes, gritando vitoriosos, um cortejo macabro pelas ruas de Maceió”. 

Graciliano Ramos por william.com.br

Graciliano lhe diz:- Eu escrevi sobre isso”.“Não havia lido, era pequeno e estava fora do Rio. Bem depois, ao se reunirem as crônicas de Viventes das Alagoas (título sugerido por Jorge Amado), afinal encontrei “Cabeças”. Ou reencontrei minha antiga visão, bárbara, mas transporta no sarcástico perfil do tenente Bezerra, que se reformou coronel, o falante matador de Lampião, versado em frases feitas, sua retórica elementar de glorificado primário.”

“Havia mais, bem mais. O Fator Econômico no cangaço, crônica da propriedade que se mantém e cresce pela força, com pequenos exércitos de senhores rurais, sedentários, enquanto os cangaceiros se distinguem dos outros facínoras apenas por serem nômades, no regime de produção agrícola da caatinga.” 


Honório de Medeiros, ao lado de Carlos Santos, Vilela e Lívio Ferraz em noite de Cariri Cangaço

"Corisco, uma crônica do diabo louro, seu conterrâneo de Viçosa, filho de decadente família de donos de engenho, forçado a decair, enlouquecido, o pequeno monstro baleado e decapitado, morto quase inédito porque havia a guerra na Europa, tantos crimes. Dois Cangaços, a crônica dos matutos indefesos diante de dois poderes, a volante e o cangaceiro, a primeira muitas vezes obrigando-os à segunda opção, ou o seu reverso, em todo o caso forçando-os a escolher, pela imposição sócia, ou pior ainda, pela econômica.”“E Lampião e Virgulino, que buscam o perfil. Necessariamente fincado no agreste.”

"Graciliano nunca idealizou Lampião. Desde 1926, ao escrever do assédio a Palmeira dos Índios, sem mencionar a sua participação pessoal. Chama-o ‘bicho montado’, ‘horrível’, ‘sanguinário’, diz dele o animal ‘cruel’, que ‘queima fazendas’, capaz ‘de violar mulheres na presença de maridos amarrados’, e ‘se conservara ruim, porque precisa conservar vivo o sentimento de terror que inspira’, enfim ‘vemos perfeitamente que o salteador cafuzo é um herói de arribação bastante chinfrim".

"Por outro lado, não desconhecem a sua projeção lendária. ‘Lampião nasceu há muitos anos, em todos os estados do Nordeste’. E se refere à nossa tradição bandoleira, do remoto Jesuíno Brilhante ao envelhecido Antônio Silvino, para concluir: ‘Resta-nos Lampião, que viverá longos anos e provavelmente vai ficar pior. De quando em quando, noticia-se a morte dele com espalhafato. Como se se noticiasse a morte da seca e da mséria. Ingenuidade." 

Obra citada: “Graciliano RETRATO FRAGMENTADO”; RAMOS, Ricardo; Globo; 2ª edição; 2011; São Paulo.

Honório de Medeiros
Sócio da SBEC - Conselheiro Cariri Cangaço
www.honoriodemedeiros.blogspot.com


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA LIVE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

Por Aderbal Nogueira
Ruy Lima, Ricardo Albuquerque, Manoel Severo, Marisa, Aderbal Nogueira e Ângelo Osmiro.
Na live estão Dr. Archimedes, Aderbal e o Ângelo Osmiro.

Os livros sobre o cangaço sempre são uma incógnita para muita gente. Próximo dia 12 de agosto, às 20 horas, vamos ter uma live no nosso canal no youtube "Aderbal Nogueira Cangaço" com Archimedes Marques Junior Almeida e Ângelo Osmiro Barreto sobre a bibliografia do cangaço. 

Adquira estes livros com o professor Pereira através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

Será uma grande oportunidade para esses 3 especialistas na vasta bibliografia tirarem as dúvidas e darem sugestões de leitura para todos aqueles que tem interesse no mundo estranho dos cangaceiros.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASARÃO DO COITEIRO ADAUTO FÉLIX EM CAJUEIRO, POVOAÇÃO RIBEIRINHA DE POÇO REDONDO.


Por: Rangel Alves da Costa

Pela sua proximidade com o Rio São Francisco, a Gruta de Angico, os sertões de Poço Redondo e as alagoanas Piranhas e Entremontes, pelos idos dos anos 30 Cajueiro era um verdadeiro reduto de famosos coiteiros, principalmente os da família Félix, como os irmãos Manoel Félix e Adauto Félix. Também de outros renomados nomes como Lourival Félix, Erasmo Félix e Messias Caduda. Adauto Félix era figura de proa na comunidade ribeirinha, sempre vivendo nas suas entranhas e arredores. 

Um dia, depois de juntar os trocados na sua lida do dia a dia, lançou o olhar sobre uma casa grande, verdadeiro sobrado, de paredes largas e dependências confortáveis, com muro à frente e arquitetura esmerada, e resolveu adquirir para nela fincar sua família. E foi assim que o sobrado então pertencente a Durval Rodrigues Rosa (o mesmo Durval político e ex-prefeito de Poço Redondo, que nasceu e por muito tempo viveu na região) passou a ser de propriedade do famoso ribeirinho. Mas hoje, infelizmente, o casarão do saudoso Adauto Félix está praticamente abandonado, sem portas, tomado pelo mato e pela força do tempo. 

Ao adentrar, logo se percebe a pujança de outrora, o que deixa o visitante entristecido pelo abandono a que foi relegada esta grandiosa página da história de Cajueiro e de Poço Redondo. Dizem (e não era nem pra dizer isso) que discordâncias entre os herdeiros se tornou o grande empecilho para que o casarão tenha uma digna destinação. 

Esperamos que logo tudo se resolva. Ou os verdadeiros donos de tudo logo resolverão a questão: O tempo vai se arvorar do que é seu. Dos escombros não restarão nem a poeira nem o pó.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUANDO MENOS ESPERAMOS ESSAS PRECIOSIDADES HISTÓRICAS VÃO SURGINDO AOS NOSSOS OLHARES.


Por Geraldo Júnior

Quando tudo parece estar caindo no ostracismo, surgem pessoas, fatos e imagens inéditas para reacender a chama das pesquisas e da curiosidade e isso nos dá força para seguir adiante por saber que ainda há muito para ser resgatado.

Hoje me deparei com a fotografia de um ex-cangaceiro do bando de Antônio Silvino, que ao menos para mim, era até então desconhecida. Trata-se de Chico Jararaca, natural da região do seridó no estado do Rio Grande do Norte, que andou com o "Rifle de Ouro" no tempo em que este dava as cartas e era apontado como o "Governador do Sertão", denominação que a imprensa e populares da época cederam a Lampião anos depois.

A partir de agora vou começar a preparar um documentário sobre o personagem e em breve trarei outras novidades a respeito de outros personagens da história que tanto corremos atrás.

Ao centro da imagem está o ex-cangaceiro Chico Jararaca, tendo a sua esquerda o Jornalista Ailton Medeiros e ao lado oposto o Professor Adauto Guerra.

Mais um resgate.
Cortesia: Alexandre Muniz
Geraldo Antônio de Souza Júnior


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VEM AÍ O SEMINÁRIO SOBRE A REVOLUÇÃO DE 1930. UMA EXPOSIÇÃO NARRATIVA E ANALÍTICA 90 ANOS DEPOIS.

Por Wasterland Ferreira

Façam suas inscrições e obtenham mais informações através do site: www.gecape.com.br


Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco (GECAPE).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA FOTO POSTADA SEM AUTORIZAÇÃO VOCÊ PODERÁ PAGAR CARO POR ISSO.

Por José Mendes Pereira
O Michael Jackson é público e outros tantos.

Quando se trata de pessoa pública você pode postar fotos livremente nas suas páginas sociais, mas se não for e não pediu permissão, tenha cuidado, porque você poderá pagar muito caro por isso, e geralmente é acionada a justiça; um advogado é logo contratado para tomar de conta disso, e diariamente azucrinar os teus ouvidos, Uma volta, volta e meia ele ali aparece, sempre ligando e com tom de ignorância para tentar fazer você temer os seus arrufos.

Quase não deixa você falar nada. É a voz daquele que manda calar a boca como se ele é o poderoso chefão, e você fique tremendo de medo. Só porque faz parte da jurisdição, e ainda expressa poder, sempre fala grosso no que diz respeito às leis, não todos. "- Aqui quem fala sou eu, o advogado encarregado da causa contra você...!" E você para ver se paga bem barato o seu erro assumido, obedece como um cão que foi repreendido pelo seu dono  e desconfiadamente foi se deitar um pouco distante.


Quatro anos já se passaram depois que o que segue aconteceu comigo. Nas minhas postagens tenho preferência por uma bela ilustração, principalmente foto incolor, pois eu acho mais aconchegante para histórias antigas. Nada mais enfeita um texto do que fotos antigas, muito embora temos as atuais que não devemos desprezá-las. 

Nas minhas pesquisas encontrei um trabalho de bom nível que me chamou a atenção e interesse para eu fazer a leitura. O trabalho sobre facínoras é bem redigido, bom de se ler, e foi escrito com informações corretas isto é, até onde eu sei sobre "cangaço"E para que ficasse um trabalho que chamasse a atenção de outros leitores, procurei nas páginas de fotografias e encontrei a foto do autor, e nela, juntamente com o texto, postei-os no nosso blog. 

Posteriormente recebi  do redator daquele trabalho mil e um agradecimentos pela postagem em nosso blog, Mas o mais interessante foi que meses depois ele me enviou uma foto sua solicitando que eu excluisse a anterior e inserisse no seu trabalho àquela enviada por ele. 
.                 .
Muitos leitores já sabem que o google ou o blogspot, não sei quem foi, tirou-me o direito de mexer em páginas do http://blogdomendesemendes.blogspot.com de cinco mil postagens para trás. De cinco mil para cá eu posso corrigi-las, mudar fotografias ou palavras que ficaram faltando dígitos ou com excessos de dígitos, principalmente tudo aquilo que foi escrito por mim que tenho o direito de mexer no texto, já que foi eu quem o escreveu, eliminar o que eu não acho necessário, isto é, deixar do meu gosto. 

Comuniquei ao moço que eu não tinha condição de fazer a mudança da sua foto, porque o google ou o blogspot tinha tirado o meu direito de mexer nas página do blogdomendesemendes de cinco mil para trás. Após a informação que enviei, aí começou a pressão do jovem contra mim. Já tinha contratado um advogado para resolver isto, porque a sua foto não fora autorizada por ele, ser publicada em nosso blog. Todo dia ele me mandava e-mails me precionando para a retirada da sua fotografia. Foi um dos maiores infernos que já aconteceu na minha vida de blogueiro. 

Mas mesmo temendo pagar uma boa quantia em R$ real ao oportunista, eu resolvi atacá-lo, imaginando que "barco perdido só é bom mesmo se for bem carregado", mesmo errado eu lhe disse que ele não estava falando com pessoa leiga que não entende de lei. 

Eu fiz direito um ano e meio na atual UERN (de verdade, não é mentira), mas fui obrigado a deixar o curso devido o pouco tempo para continuar, porque eu ja era  funcionário público (hoje aposentado) tinha a escola que trabalhava nela e dirigia uma Serralheria. Era destas que eu ganhava os meus salários. então resolvi deixar o curso de direito que dele eu não ganhava nada.

Eu já havia comunicado que ele procurasse o google, sei lá quem, e pedisse para excluir a sua foto do nosso blog. A partir dos meus arrufos ele mudou o seu comportamento, e passou a me tratar como uma pessoa que tinha errado, mas com calma, seria solucinado o problema entre ele e eu. Não paguei nada, mas fui precionado de todas formas.

Depois deste acontecimento fiquei com cuidado, principalmente postar fotos de pessoas que eu não as conheço. De todos os cangaceirólgos eu não tenho receio de postaras suas fotos, porque sei que se um deles achar que a sua foto não pode permanecer em nosso blog, tenho certeza que educadamente ele me pedirá com tempo, para que não ultrapasse dos 5 mil para trás. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LUIS GONZAGA ESPECIAL TV RECORD (DOMINGUINHOS, TODOS NO FINAL ) PARTE 4 ACERVO PESSOAL GUADALUPE


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ATAQUE ÀS FAZENDAS E O DESAFIO DE LAMPIÃO AO POTENTADO CORONEL "ZÉ PEREIRA" DE PRINCESA.

Por Geraldo Júnior
https://www.youtube.com/watch?v=_q9S3NbP_mI

Cangaçologia


Após romper relações com o coronel Zé Pereira de Princesa Isabel, Paraíba, Lampião sentindo-se humilhado e injustiçado, lança toda a sua fúria sobre as fazendas do coronel, queimando casas, destruindo lavouras e matando criações. Depois de ter destruído uma das fazendas do coronel, Lampião manda um bilhete desafiador ao então sargento José Leal, comandante do destacamento policial de Betânia em Pernambuco e este junta sua tropa e vai de encontro ao chamado do temível cangaceiro. Quer saber o resto da história? Assistam o documentário.

Forte abraço... Cabroeira! Geraldo Antônio de Souza Júnior.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A JURA MALDITA DE AMOR - CONTOS DO CANGAÇO