Seguidores

sábado, 31 de dezembro de 2022

LIVRO

  Por Luma Hollanda

Gratidão a Deus e a todos que compareceram ao lançamento do meu 3⁰ livro, na Livraria do Luiz. "Lugares de Memória" do Cangaço, reuniu familiares e amigos que estavam tão distantes! Um beijo no coração de cada um.



https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2047160255492908&notif_id=1667657649112606&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO

 Por José Irari

Prezados confrades estudiosos e pesquisadores do tema nordeste e cangaço!! Novo livro do renomado escritor José Bezerra Lima Irmão!! Desta vez sobre Maria Bonita, recomendo sem medo de decepcionar... escritor de pesquisas honestas e fundamentais para estudos do tema. Adquirir meu exemplar via professor Francisco Pereira Lima. Desde já, parabéns nobre amigo José Bezerra Lima Irmão. 

Que venham outros trabalhos!

https://www.facebook.com/photo?fbid=1840307199637948&set=a.210423149293036

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

LIVRO

  

Peça através do gmail:

rostandmedeiros@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ARCEBISPO DE CURITIBA COMENTA MORTE DE PAPA BENTO XVI: 'A HISTÓRIA AINDA FARÁ JUSTIÇA A ESTE GRANDE HOMEM DE DEUS'

Por g1 PR — Curitiba



Dom Peruzzo é arcebispo metropolitano de Curitiba desde 2015 — Foto: Divulgação

Dom Peruzzo é arcebispo metropolitano de Curitiba desde 2015 — Foto: Divulgação

O arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, comentou a morte do Papa Emérito Bento XVI. O papa faleceu aos 95 anos de idade, após passar por uma piora repentina de saúde.

Em nota, Peruzzo disse que "a história ainda fará justiça a este grande homem de Deus e da igreja".

"Uns dizem que sua grandeza está em ter preservado a ‘sagrada tradição’. Outros se lamentaram porque não enfatizou suficientemente a justiça. Provavelmente será preciso reler seus textos para interpretá-lo com lealdade".

Peruzzo também afirmou que, a partir da morte do Papa Emérito, "talvez tenhamos mais serenidade da santidade inteligente deste grande homem de fé".

"Seja nosso intercessor, querido Papa Bento XVI”, finalizou o arcebispo.

Leia também:

Bento XVI foi 1º pontífice em 600 anos a renunciar papado — Foto: PA

Bento XVI foi 1º pontífice em 600 anos a renunciar papado — Foto: PA 

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2022/12/31/arcebispo-de-curitiba-comenta-morte-de-papa-bento-xvi-a-historia-ainda-fara-justica-a-este-grande-homem-de-deus.ghtml

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FRANSQUINHO VASCONCELOS E SEU HOMEM DE CONFIANÇA.

Por José Mendes Pereira

Fransquinho Vasconcelos (aos 43 anos), dona Terezinha (aos 29 anos), Vasconcelos Neto (aos 4), Silvia (aos 3 anos).- 1956 - http://azougue.org

Era um homem de  admirável simplicidade. Educado, calmo, que atendia as pessoas com um simples gesto de boas vindas. Filho de uma grande personalidade de Apodi, mas radicado em Mossoró, o escritor, poeta e jornalista José Martins de Vasconcelos. 

Lembro-me bem onde funcionava a sua primeira Livraria e Tipografia. Próximo ao antigo Cine Cid, na Rua Coronel Vicente Sabóia. Nunca foi homem de luxo, apenas organizava o seu comércio; um birô (bureau), feito de pereiro, envernizado, pequeninho onde guardava todos os seus documentos, notas fiscais, talões... Posteriormente na mesma rua, construiu um prédio, e lá se estabeleceu até os seus últimos dias de vida. 

Nos anos sessenta e setenta eu era tipógrafo na Editora Comercial S/A., e através de contatos gráficos, fiz amizade a ele. Deixando a vida gráfica, as nossas amizades cresceram mais ainda, quando fui prestar os meus serviços públicos ao Estado-RN, numa escola, cujo patrono é o seu pai, José Martins de Vasconcelos.

Jornalista José Martins de Vasconcelos

Ele querendo que o nome do seu velho pai fosse zelado e seguisse mais adiante, fazia panfletos para serem entregues na escola, todos levados e distribuídos aos alunos por mim.

A história que segue, não foi ele que me contou, mas, segundo os gráficos mais antigos que trabalharam comigo, já falavam o que havia ocorrido na sua tipografia.

Fransquinho Vasconcelos tinha um dos seus empregados que muito o paparicava. Por mais que existissem homens honestos, não serviam para lavar os pés do seu grande e honesto profissional. 

Nos finais de semana, principalmente aos sábados à tarde, era do costume, o empregado fazer bicos (horas extras) em sua tipografia. Enquanto Fransquinho Vasconcelos organizava os seus documentos de trabalho, o operário permanecia lá dentro da oficina, fazendo as suas impressões tipográficas, isto no sentido de adiantar os pedidos  para a semana entrante.

Mas geralmente, aos sábados, desaparecia dinheiro da sua gaveta, e, como tendo total confiança no seu empregado,  jamais imaginou que poderia ser ele que o roubava. E os desaparecimentos de dinheiro continuavam, sem ter a certeza quem seria o larápio.

Já cansado de ser assaltado, idealizou uma simples e bem pensada ideia, para descobrir quem seria o ladrão que o roubava. Comprou um chocalho, não tão grande, mas médio, e montou-o sob a gaveta onde ele guardava os seus valores.

Imagem da internet

Nessa tarde, depois de pronta a armadilha, foi lá dentro da oficina, e disse ao empregado, que iria dar um dedinho de conversa com os amigos, lá na praça da Catedral. Geralmente, lá estavam: Jorge Pinto, proprietário do Cine Pax, Seu Medeiros, proprietário da Casa Medeiros, Seu Ferreira, da Casa Ferreira, Odílio Pinto, seu contador, Paulo Bedel que era agrimensor -  e outros e outros comerciantes se divertiam por lá.

Mas Fransquinho Vasconcelos, em vez de ir a dita  viagem, que era logo ali pertinho da sua gráfica, escondeu-se por trás de um monte de caixas com livros que iria ser colocado nas prateleiras, e lá ficou observando quem iria lhe roubar.

Como o empregado não imaginava tal desconfiança do velho patrão, parou a máquina impressora, foi até a sala, em seguida, dirigiu-se até a porta que saía para rua, para ter certeza que  Fransquinho Vasconcelos tinha ido a dita viagem; e vendo que o patrão havia ido mesmo. Voltou, abriu a gaveta do birô, assustando-se com o trim-trim do chocalho.

Desconfiado,  em vez de retornar à oficina, e sentindo vergonha da sua própria fraqueza, e não imaginava que o patrão se escondia por trás das caixas, foi tentar disfarçar o seu erro entre elas. Mas se enganara! Quando tentava se ocultar por ali, viu o patrão banhado de tristeza, por saber que quem o roubava era o seu homem de confiança.

Ao vê-lo ali escondido, disse-lhe:

- Que vergonha, seu Fransquinho! Que vergonha!

- Muito mais vergonha sinto eu - dizia Fransquinho Vasconcelos, trêmulo e sentindo piedade do miserável.  Pois jamais eu imaginei que você fosse capaz disso. Mas não vou te demitir. Você vai continuar trabalhando nesta gráfica. Se eu te demitir, aqueles teus filhos irão todos morrerem de fome, e eles não têm culpa da sua fraqueza. Leve sempre para sua casa coisas adquiridas através do teu suor, para ensinar a teus filhos o caminho da vida sem decepções. Se você continuar assim, estará ensinando aos  teus próprios filhos a serem desonestos. E o fim será cadeia  e mais nada.

O que eu sei, é que o homem não quis ficar mais trabalhando,  abalando-se de Mossoró com toda sua família. Nunca mais foi visto nesta cidade. 

Minhas simples histórias

http://blogdomendesemendes.blogspot.com