Seguidores

domingo, 14 de janeiro de 2018

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


Depois de onze anos de pesquisas e mais de trinta viagens por sete Estados do Nordeste, entrego afinal aos meus amigos e estudiosos do fenômeno do cangaço o resultado desta árdua porém prazerosa tarefa: Lampião – a Raposa das Caatingas.

Lamento que meu dileto amigo Alcino Costa não se encontre mais entre nós para ver e avaliar este livro, ele que foi meu maior incentivador, meu companheiro de inesquecíveis e aventurosas andanças pelas caatingas de Poço Redondo e Canindé.

O autor José Bezerra Lima Irmão

Este livro – 740 páginas – tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião, o maior guerrilheiro das Américas.

Analisa as causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro, numa época em que cangaceiro era a profissão da moda.

Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.

Destaca os principais precursores de Lampião.
Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.

Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados.
O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345
E-mail:   
franpelima@bol.com.br

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA TARDE COM SEU JOÃO CAPOEIRA

*Rangel Alves da Costa



Em Poço Redondo, sertão sergipano. Na tarde deste sábado dia 13, ainda embaixo de sol brilhoso e calor de fornalha, atravessei a Praça da Matriz, segui adiante na direção da Avenida João Maria de Carvalho, e logo no outro lado já estava em território de Seu João Capoeira, morador de raiz desde que a Rua Francisco Xavier sequer tinha nome. Dizia-se apenas que pertinho do Riacho Jacaré.
Rua de paralelepípedo, árvores nos beirais das calçadas, gente sentada em cadeiras de balanço à espera da melhor ventilação do entardecer. Perguntei a um onde ficava a casa de Seu João Capoeira e este logo indicou: Ali naquela casa amarelada, de porta aberta, com árvore e a cadeira na calçada. Prontamente me dirigi ao local indicado, parei um instante à frente, fotografei, olhei porta adentro e não avistei ninguém. Já ia chamar pelo nome, quando percebi uma pessoa lentamente se encaminhando em direção à porta. Era ele.
“Seu João, boa tarde, como vai?”. Foi o cumprimento mais cordial que me veio à mente naquele instante, principalmente pelo fato de estar completamente absorvido pela imagem viva daquele homem tão importante na história de Poço Redondo.
Inicialmente, olhou-me como olharia para um estranho qualquer. Não me conhecia, eu ainda não o tinha informado minha origem de conterrâneo nem do meu tronco familiar. Aproximei-me um pouco mais e o ajudei na descida do degrau até a calçada, onde uma cadeira o esperava a todo instante. Estatura mediana, magro, vestindo camisa de manga longa esverdeada e calça entre o azul escuro e cinza, calçando havaianas, carregando na mão uma bengala, olhos profundos e atentos.


Naquele homem, naquela pele enrugada de tempo, naqueles olhos opacos de tanto sol e tanta lua, naqueles ouvidos já com dificuldades de ouvir, naquele passo lento e acompanhado do cajado da sabedoria, nada menos que 106 anos de vida sertaneja. Sim, mais de uma centena de anos no seu passo de mundo sertanejo. Seu nome de batismo: João Saturnino dos Santos, viúvo de Dona Alvaci Clementina dos Santos. Pai, avô, bisavô, tataravô de uma geração inteira.
Confessou-me que todos os seus irmãos já partiram e somente ele restava daquela raiz antiga. Seus irmãos, igualmente numerosos, também fazem parte dos anais da história poço-redondonse. Os de mais idade haverão de recordar de Seu Liberato (Libel), Minervino, Antonieta, Estela, José, Maria José (esposa de Mané França), Dona Céu. Os seus filhos são: Manoel, José, Elias, Maria, Genalva, Eva, Lúcia e Maria José. Por lá avistei a bisneta Maria Cecília, filha de sua neta Rejanne. Depois a pequena Cecília sentou no colo do bisavô para um singelo retrato.
Capoeira, por que esse apelido? Sua neta Daniela explicou-me. Assim como existe João Maralina, pois morador na Fazenda Maralina, também João Capoeira, pois muito tempo morador numa propriedade por nome de Capoeiras. Daí o nome João Capoeira. Mas foi Seu João que me confessou ter sido vaqueiro de Manoel do Brejinho, um dos potentados de Poço Redondo de antigamente, latifundiário e criador de rebanhos, e um dos responsáveis pelo progresso da então nascente povoação.
Seu João, na sua voz lenta, pausada e cheia de recordação, relatou-me ainda ter na memória as andanças de Lampião e seu bando pelo sertão. Amedrontava todo mundo, fazendo com que pessoas fugissem pelos matos ou preferissem refúgio na Serra Negra. Muitas famílias de Poço Redondo juntavam o que podiam e corriam para o outro lado da fronteira, para as terras do Coronel João Maria de Carvalho. E foi por isso, segundo Seu João, que certa feita viajou ao Rio de Janeiro. Não queria ir, mas a situação estava difícil no sertão cercado por cangaceiros e volantes.
As volantes eram muito desumanas, segundo suas palavras. O sertanejo se revoltava com tudo isso, e também por esse motivo se bandeava pro cangaço. Referindo-se a Zé de Julião, afirmou ser homem bom, corajoso, porém injustiçado. Era sertanejo de valor e que não devia sofrer o que sofreu. Quando perguntado se algum dia já havia pensado em entrar para o cangaço, afirmou que não, mas que não tinha muita saída não. Era muita violência no sertão, uma correria danada.


Dois fatos me despertaram maior atenção durante o proseado com Seu João. De vez em quando, tentando passar maior confiança e assim obter mais informações, eu repetia que era de Poço Redondo mesmo, filho de Alcino e Peta e neto de China e Dona Marieta, de Ermerindo e Emeliana. Então, numa das vezes, ao falar o nome Alcino, ele olhou-me fixamente, como que surpreendido, esboçou um sorriso e disse: “Filho de Alcino?”. Lembra dele, perguntei. “Muito, era muito meu amigo”. E então me olhou mais fixamente e por tempo demorado, para em seguida, com olhos brilhando, dizer: “Alcino”.
Em seguida perguntou-me: “Emeliana ainda é viva?”. Não, minha avó já faleceu, respondi. “Já morreu?”, ele insistiu na pergunta. E depois se mostrou mais entristecido e pensativo. Alcino já morreu e Emeliana também, disse por fim. E neste passo eu mesmo já estava entristecido demais ante aquelas recordações. Despedi-me prometendo voltar brevemente e reencontrá-lo ainda lúcido e com saúde.
Retornarei. Que Deus me permita reencontrá-lo na sua cadeira de sombreado, com sua memória e sua história.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Dia 10 de março de 2018: Benedito Vasconcelos: O MUSEU DO SERTÃO VAI REALIZAR A XXII MANHÃ DE CULTURA E LAZER NO DIA 10 DE MARÇO DE 2018.

Por Benedito Vasconcelos Mendes

A parte cultural deste evento constará de uma palestra sobre a "A VIDA SERTANEJA DE ANTIGAMENTE ", proferida pelo Prof. Benedito Vasconcelos Mendes, exposições de artes, apresentações artísticas e de entrega de Comendas e Diplomas às diversas personalidades do mundo empresarial, cultural e político.                                        

O Museu do Sertão localiza-se na Fazenda Rancho Verde, às margens da Estrada da Alagoinha, a 4 quilômetros da cidade de Mossoró.

Dia 15 de março de 2018

PROFESSOR  BENEDITO  VASCONCELOS  MENDES  RECEBERÁ CIDADANIA  POTIGUAR.
                             
Por proposição do Deputado Getúlio Rêgo, o Professor Benedito Vasconcelos Mendes irá receber o dignificante título de Cidadão do Estado do Rio Grande do Norte, outorgado pela Assembleia Legislativa. A data da entrega do honroso título está prevista para o dia 15 de março de 2018 ( quinta-feira ), no plenário da Assembleia Legislativa potiguar, na capital do Estado. O Prof. Benedito vai solicitar ao Presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, escritor Diógenes da Cunha Lima e ao historiador Ormuz Barbalho Simonetti, Presidente do Histituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, para lhe ajudar a convidar todos os confrades da referida Academia e do citado Instituto, para prestigiarem este momento de grande significado para o agraciado. O Prof. Benedito Vasconcelos Mendes, que já recebeu da Câmara Municipal de Mossoró o título de cidadania, espera levar para a solenidade em Natal,  um grande número de conterrâneos mossoroenses, pois desde 1970, quando chegou em Mossoró, vindo de Sobral-CE onde nasceu, que participa ativamente, da vida universitária, cultural e social de Mossoró.

Dia 28 de março de 2018

PROFESSOR BENEDITO VASCONCELOS MENDES FARÁ  PALESTRA E LANÇARÁ SEU ÚLTIMO LIVRO  PUBLICADO  “AS ARTES NA CIVILIZAÇÃO DA SECA“ EM SERRA TALHADA.   
                                                                
O Professor Benedito Vasconcelos Mendes, que é membro da Academia Serra-talhadense  de Letras, fará palestra sobre cultura nordestina na cidade pernambucana de Serra Talhada, no dia 28 de março próximo. Seus confrades e confreiras da Academia de Letras daquela cidade estão organizando o evento cultural,  que constará da referida palestra e do lançamento do seu último livro publicado  “As Artes na Civilização da Seca”.

Enviado pelo professor e escritor Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LADY BE GOOD – O AVIÃO FANTASMA

Por Rostand Medeiros

Clique no link e leia todo este belo material do historiógrafo Rostand Medeiros.

https://tokdehistoria.com.br/2018/01/13/lady-be-good-o-aviao-fantasma/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SEU JOÃO DE ARTUR, O FOLIÃO MAIS RESPEITADO DE PATU/RN.

 Por Aluisio Dutra de Oliveira

Seu João de Artur, o folião mais respeitado de Patu,/RN aos 80 anos, está animado e se preparando para mais um Carnaval juntamente com o Boi, Cavalinho, Gabriela, Jaraguá e Cascudão com animação da Orquestra de Frevo que leva o seu nome.









Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSOR BENEDITO VASCONCELOS MENDES FARÁ PALESTRA E LANÇARÁ SEU ÚLTIMO LIVRO "AS ARTES NA CIVILIZAÇÃO DA SECA" EM SERRA TALHADA.


PROFESSOR BENEDITO VASCONCELOS MENDES FARÁ PALESTRA E LANÇARÁ SEU ÚLTIMO LIVRO "AS ARTES NA CIVILIZAÇÃO DA SECA" EM SERRA TALHADA.

EVENTO: 28 de março de 2018
Cidade: Serra Talhada-PE
- Palestra / Lançamento de livro
- Autor: Prof. Benedito Vasconcelos Mendes
- Organização: Academia Serra-Talhadense de Letras


O Professor Benedito Vasconcelos Mendes, que é membro da ACADEMIA SERRA-TALHADENSE DE LETRAS, fará palestra sobre cultura nordestina na cidade pernambucana de SERRA TALHADA, no dia 28 de março próximo. Seus confrades e confreiras da Academia de Letras daquela cidade estão organizando o evento cultural, que constará da referida palestra e do lançamento do seu último livro "AS ARTES NA CIVILIZAÇÃO DA SECA".

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

URGENTE - ATO EM NATAL TERÇA-FEIRA (16)


Informamos que na próxima terça-feira (16/01)  está prevista a votação do pacote de medidas que o Governo encaminhou a Assembleia Legislativa, que preveem um amplo desmonte do estado e dos direitos dos funcionários públicos. O pacote já seria votado na última quinta-feira (11), mas graças à ação unificada das categorias a sessão foi suspensa.

Diante disso, Convocamos toda a categoria para uma nova mobilização, terça-feira às 9h,  na Assembleia Legislativa. 

A ADUERN irá disponibilizar ônibus e alimentação. A concentração será na sede do sindicato às 4h45 e a saída do ônibus será impreterivelmente às 5h. O café da manhã será na cidade de Lages.

Os interessados devem enviar o nome e departamento para o whats APP da Aduern ( 988703983) até a segunda-feira (15)  às 17h  ou confirmar participação enviando email para aduern@gmail.com, também até a segunda. O retorno será realizado ao final da atividade.

Para que toda a categoria tenha acesso ao conteúdo das mensagens de Robinson aos Deputados e conheça o pacote de maldades proposto pelo Governador, disponibilizamos em anexo os documentos na íntegra, 

Jornalista

Cláudio Palheta Jr.

Telefones Pessoais :

(84) 96147935
(84) 88703982 (preferencial) 

Telefones da ADUERN: 



ADUERN
Av. Prof. Antonio Campos, 06 - Costa e Silva
Fone: (84) 3312 2324 / Fax: (84) 3312 2324
E-mail: aduern@uol.com.br / aduern@gmail.com
Site: http://www.aduern.org.br
Cep: 59.625-620
Mossoró / RN
Seção Sindical do Andes-SN
Presidenta da ADUERN

Rivânia Moura

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com