Seguidores

terça-feira, 17 de março de 2015

O Cariri Cangaço Princesa 2015


Nesta próxima quinta-feira, dia 19 de Março; depois de amanhã; teremos a grata satisfação de termos a noite de abertura de nosso mais ousado empreendimento: Os sertões, paraibano e pernambucano, promovem com a Marca CARIRI CANGAÇO, um dos mais esperados eventos sobre as temáticas; Cangaço, Coronelismo e Nordeste; do Brasil. 

O Cariri Cangaço Princesa 2015, além de coroar a iniciativa de sucesso unindo três estados em sua realização e acolhendo mais 15 Estados em sua participação; reunindo mais de 70 pesquisadores e um público estimado para seus três dias de realização, em torno de 1.000 pessoas; o Cariri Cangaço é uma iniciativa que vem coroar esforços, boa vontade e acima de tudo paixões!!! Paixões pelas coisas de nosso nordeste, de nosso sertão. 

A todos os amigos; tanto os que iremos abraçar em Princesa, São José e Nazaré, como os que impossibilitados de estarem conosco, ficarão torcendo pelo sucesso... 

O nosso muito obrigado de coração! Na verdade são vocês que fazem TUDO VALER A PENA !!!! 

Manoel Severo Barbosa. Até lá...

VEJA COMO VAI SER:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS DO CANGAÇO


Na imagem abaixo podemos ver o crânio descarnado do cangaceiro GAVIÃO morto pelo Vaqueiro Domingos Enéas (Esquerda) em Dezembro de 1929.

Segundo consta, o crânio do cangaceiro Gavião teria sido um dos primeiros a chegar em Salvador-BA para ser estudado e analisado.

Fonte principal: Blog Cangaço na Bahia
Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior O Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEU GENITOR LUIZ DE TIBÚRCIO

Por Leonardo S. Oliveira

Olá, amigo José Mendes

Me sinto lisonjeado em face do caríssimo amigo fazer referência aos meus antepassados, abrindo espaço em seu conceituado blog, a fim reavivar as memoráveis histórias em que os mesmos aparecem como protagonistas. Para fazer jus a vossa gentileza, vou relatar uma passagem enumerada entre muitas que se deram com o meu genitor "Luiz de Tibúrcio":

Numa determinada época, acho que tenha sido lá por volta de 1973, Luiz de Tibúrcio, encontrava-se na casa do seu estimado sobrinho Luiz "Delucimar" Soares, conhecido como "Delú", ou "Galeguim dos zói azul", que posteriormente foi supervisor de vendas da Itapetinga, cimento Nassau. Eu também, ainda adolescente, me encontrava presente nessa brincadeira , regada a bebidas, comidas e músicas de radiola, onde repetidamente rodavam os discos do velho Nelson Gonçalves. Lá pras tantas da tarde desse dia, quando Luiz de Tibúrcio, Delucimar e outros, já se encontravam meio altos, percebi uma risadagem do primo Delucimar, que espontaneamente estava preparando um apetitoso petisco, tira-gosto ornamentado de muitas verduras e um sabugo de milho escondido no mesmo prato, para levar pra o tio 'Luiz" ter a primazia de experimentar, e consequentemente esboçar a sua opinião. Preparado o tira-gosto, foi levado á presença do meu genitor, onde todos os demais ficaram cheios de expectativas, aguardando o parecer do convidado especial. Luiz, ao receber a iguaria em mãos, perguntou como era chamado aquele prato, Delucimar, de pronto afirmou que se chamava "petisco inglês", situação em que Luiz de Tibúrcio discordou do nome que fora dado ao petisco, e consequentemente passou a dar a sua opinião pessoal sobre o referido "tira-gosto", com a seguinte observação:

- Esse petisco inglês não é estranho, e não faz muito tempo, em que ele era utilizado na falta de papel higiênico, quando o sujeito ganhava o mato, depois de uma caganeira!

Depois dessa fala de Luiz de Tibúrcio, a corriola de amigos que o rodeava, disparam em gargalhadas, havendo alguns que diziam:
               
- Luiz não tem jeito, é uma raridade!

Eis a minha humilde contribuição, depois mando mais... Luiz de Tibúrcio, meu genitor, foi protagonista de muitas situações parecidas com essa. Ele foi, a seu tempo, uma figura bastante extrovertida, amigo de todos... só fazia mal a si mesmo.

Abraço.
Leonardo S. Oliveira - filho do popular "Luiz de Tibúrcio"


 http://blogdomendesemendes.blogspot.com