Seguidores

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

NOVO LIVRO SOBRE O CANGAÇO NA PARAÍBA – SÉRGIO DANTAS LANÇA SEU QUINTO LIVRO SOBRE O TEMA


O livro ‘LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA’ não foi concebido com a intenção de se tornar uma obra revolucionária. O objetivo do autor foi apenas elaborar um registro perene e confiável sobre a atuação do célebre cangaceiro em terras paraibanas. Com 363 páginas e cerca de 90 fotografias de personagens envolvidas na trama – e lugares onde os episódios ocorreram -, o trabalho certamente será de grande utilidade aos estudiosos de hoje e de amanhã.
Dividido em 19 capítulos, com amplas referências e notas explicativas, tenta-se recontar, entre outros, os seguintes episódios:
“A invasão a Jericó; fazendas Dois Riachos e Curralinho; o fogo da fazenda Tabuleiro; os primeiros ferimentos sofridos por Lampião; as lutas com Clementino Furtado, o ‘Quelé’; combate em Lagoa do Vieira; Sousa: histórico do assalto e breve discussão sobre as possíveis razões políticas para a invasão da cidade; a expulsão dos cangaceiros do município de Princesa; combates em Pau Ferrado, Areias de Pelo Sinal, Cachoeira de Minas e Tataíra; o cangaceiro Meia Noite; Os ataques às fazendas do coronel José Pereira Lima; morte de Luiz Leão e seus comparsas em Piancó; confronto em Serrote Preto; Suassuna e Costa Rego; a criação do segundo batalhão de polícia; Tenório e a morte de Levino Ferreira; ataque a Santa Inês; combates nos sítios Gavião e São Bento; chacina nos sítios Caboré e Alagoa do Serrote; Lagoa do Cruz; assassinatos de João Cirino Nunes e Aristides Ramalho; Mortes no sítio Cipó; fuga de paraibanos da fronteira para o Ceará; confronto em Barreiros; invasão ao povoado Monte Horebe; combates em Conceição; sequestro do coronel Zuza Lacerda; o assalto de Sabino a Triunfo(PE) e Cajazeiras (PB); mortes dos soldados contratados Raimundo e Chiquito em Princesa; Luiz do Triângulo; ataques a Belém do Rio do Peixe e Barra do Juá; Pilões, Canto do Feijão e os assassinatos de Raimundo Luiz e Eliziário; sítios Vaquejador e Caiçara; Quelé e João Costa no Rio Grande do Norte; combates com a polícia da Paraíba em solo cearense; o caso Chico Pereira sob uma nova ótica; Virgínio Fortunato na Paraíba: São Sebastião do Umbuzeiro e sítios Balança, Angico e Riacho Fundo; sítio Rejeitado: as nuances sobre a morte do cangaceiro Virgínio”.
A obra certamente não abrangerá o relato de todas as façanhas protagonizadas pelo célebre cangaceiro no estado da Paraíba. Muito se perdeu com o passar dos anos. Os historiadores de ontem, em sua maioria, não tiveram grande interesse em dissecar os episódios por ele protagonizados no território do estado.
A presente obra busca resgatar o que não se dissipou totalmente na bruma do tempo.
Lançamento em Natal do livro de Sérgio Dantas “Antônio Silvino – O Cangaceiro, O Homem, O Mito (2006)”.
LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA, Polyprint, 2018, 363 pgs. Disponível em outubro de 2018.
Sobre o autor: Sérgio Augusto de Souza Dantas é magistrado em Natal. Publicou os livros Lampião e o Rio Grande do Norte – A História da Grande Jornada (2005), Antônio Silvino – O Cangaceiro, O Homem, O Mito (2006), Lampião Entre a Espada e a Lei (2008) e Corisco – A Sombra de Lampião (2015).
PARA ADQUIRIR LAMPIÃO NA PARAÍBA – NOTAS PARA A HISTÓRIA,  VENDAS A PARTIR DE OUTUBRO DE 2018, SENDO REALIZADAS EXCLUSIVAMENTE PELO PROFESSOR FRANCISCO PEREIRA, DE CAJAZEIRAS, PARAÍBA, QUE ENTREGA PARA TODO O BRASIL PELO CORREIO.
CONTATOS ATRAVÉS DO E-MAIL fplima1956@gmail.com, franpelima@bo.com.br OU Whatsapp 55 83 9911-8286
https://tokdehistoria.com.br/2018/10/01/novo-livro-sobre-o-cangaco-na-paraiba-sergio-dantas-lanca-seu-quinto-livro-sobre-o-tema/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FRANCISCO FERREIRA DE MELLO


POR BETO RUEDA 12/10/2018

Nascido em Quebrangulo - AL. em 1906. Filho de José Ferreira de Mello e Leonor Ferreira de Mello. Morou em Água Branca, Penedo, Maceió e Pilar, todas cidades no Estado de Alagoas.Ingressou ainda muito novo na Polícia Militar, prestou serviço por 13 anos, 4 meses e 25 dias, chegando ao posto de Coronel.


Era aspirante em Angico, na tropa comandada pelo tenente João Bezerra, juntamente com o sargento Aniceto Rodrigues e mais 45 homens. Chefiou o pelotão tomando posição na trincheira do Riacho Ouro Fino. Foi o primeiro militar a romper o fogo, ficando próximo ao coito.

Após a campanha, foi condecorado e promovido por ato de bravura.

Faleceu já idoso, de "causas naturais" na cidade de Pilar, próxima a Maceió - AL., em 11/04/1967.

FONTE: OLIVEIRA, Aglae Lima de. Lampião Cangaço e Nordeste.
Rio de Janeiro: Editora O Cruzeiro, 1970. p. 398.
CHAGAS, Clerisvaldo B; FAUSTO, Marcello. Lampião em Alagoas.
Maceió: GrafMarques, 2012. p.54-56.
ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de. Assim Morreu Lampião.
São Paulo: Editora Traço, 2013.p.178.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FAMÍLIA DIVULGA NOTÍCIAS SOBRE ESTADO DE SAÚDE DE DEISE DO FAT FAMILY


Por meio do Instagram, a filha compartilhou novas informações

A cantora Deise Cipriano, do grupo Fat Family, segue internada no Instituto do Câncer de São Paulo, onde está em tratamento contra um câncer no fígado. Nesta semana, ela precisou ser entubada após a primeira sessão de quimioterapia e teve ajuda de aparelhos para poder respirar.

Nesta sexta-feira (12/10), no entanto, por meio do Instagram da cantora, a família deu boas notícias sobre o estado de saúde de Deise. “Deise bem apresentando melhoras, as defesas do seu corpo estão aumento e os padrões pulmonares melhorando bastante”, dizia o post.


A cantora foi diagnosticada com câncer no inicio de setembro. Segundo a família, a artista passou mal algumas semanas antes de descobri a doença. No entanto, acreditaram que foi devido à má alimentação da cantora. Ao passar por exames, Deise recebeu o diagnóstico. 

https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/celebridades/familia-divulga-noticias-sobre-estado-de-saude-de-deise-do-fat-family?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RESGATE E MEMÓRIA DO CANGAÇO

Página do Rubens Stone

- Extraído do Jornal de Pernambuco, edição do dia 29/07/1938, um dia após a morte de Lampião.

OS DESCENDENTES DO CRIME

MACEIÓ, 26 (Da Succursal do DIÁRIO DE PERNAMBUCO) - O Sr. Oswaldo Santos, da Associação Alagoana de Imprensa, communica-nos o seguinte:

"Da acção barbara, da sêde de sangue dos cangaceiros que infestam os sertões de Alagoas, vêm-se as mais desoladoras notícias.

Andam em grupos depredando, roubando, matando e fazem-se e fazem-se acompanhar por mulheres que também tomam parte nos crimes. É mister que muitas dessas mulheres dão a luz em plena catinga nos esconderijos, a filhos de seus maridos ou amasios. E como as creanças são um embaraço á vida errante, inquieta e ameaçada dos cangaceiros, estes encontraram como resolver o caso. Mandam deixar os filhos em casa de pessoas de destaque das cidades e villas ou propriedades agrícolas abastadas.

O portador da creança é também o portador de uma carta com o nome, idade, recommendando que o destinatário zele pela educação da creança e nos dizeres da carta vae sempre uma como ameaça na responsabilidade assumida pelo depositário.

Vê-se como são argutos esses scelerados, percebendo-se que em toda a sua hediondez, apparece sempre um signal de amor paternal. E esses descendentes de crimes poderão vir a ser, dias adeante, homens úteis á communhão social, de vez que convivem e se educam sob cuidados de pessoas de responsabilidade e que terão a preocupação de reformar a índole e o caracter das creanças mandadas entregar a varias pessoas:

Sylvio Hermano, filho do cangaceiro Corisco, entregue ao padre José Bulhões, vigario de Sant'Anna do Ipanema, que o educa carinhosamente e chega a dizer "que foi a melhor dadiva que já recebera".

Francisco de Salles, ao padre Dumuriez, vigario de Matta Grande.

Maria Celeste, irmã de Sylvio Hermano, ao agrcultor Sebastião Wanderley, em Poço das Trincheiras.

Maria Amalia e Maria Celeste, ao vigario de Pão de Assucar, padre Soares Pinto.

José Mariano, ao padre Manoel Firmino, ex-vigario de Matta Grande.

José Maria, ao dr. Nestor Selva, juis municipal de Matta Grande.

Santelmo, ao cel. Herculino Carvalho, em Maravilha.

Joaquim Manoel Calumby, filho do cangaceiro Moita Brava, ao dr. Manoel Candido, promotor de Agua Branca.

Maria de Lourdes, a José Oscar de Alencar, commerciante em Matta Grande.

Ainda para accentuar o pendor dos cangaceiros, transcrevemos, por copia, uma carta, acompanhando a creança que foi confiada ao revmo. vigario de Sant'Anna do Ipanema:

"Ilmo. exmo. sr. reverendíssimo vigario da Freguezia de Sant'Anna do Ipanema - Bulhões. 

Desejo que esta vá lhe encontrar gosando perfeita saúde e paz de espirito, a si com os que lhe forem caros.

Sr. Bulhões segue em companhia desta carta, este menino para o Sr. criar como seu filho, e educar da forma que puder. A madrinha é Nossa Senhora e o padrinho é o Sr. mesmo, peço ao bom vigario que crie este menino da melhor forma que puder o pae do menino sou eu Capitão Christino Gomes da Silva Cleto, conhecido por Corisco. A mãe do menino é Sergia Correia da Conceição, conhecida por Dadá. Outro assumpto cuidado com meu filho, sou o mesmo Capitão Corisco, Chefe do Grupo dos Grandes Cangaceiros".

É esta a vida dos cangaceiros que infesta o sertão de Alagôas, e sobre tudo isso meditem os homens do governo, os que têm o dever de defender a sociedade, interessando-se pelo sertão que, dia a dia mais se despovôa e mais empobrece".

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1998449696912059&set=gm.1137047863125995&type=3&theater&ifg=1


http://blogdomendesemendes.bogspot.com

PADRE CICERO RECEBENDO ROMEIROS EM SUA RESIDÊNCIA, 1920´S. - ARQUIVO DE RENATO CASIMIRO E DANIEL WALKER.



Vista parcial da Rua São José, tendo como foco grande movimentação na casa do Padre Cícero. O imóvel ainda existe, e hoje é usado como abrigo de idosos. Imponente, o conjunto arquitetônico conta com capela e estruturas anexas, pois ali, segundo os planos do padre, seria sediado o Bispado de Juazeiro do Norte, que como bem sabemos, não se concretizou.

https://www.facebook.com/cariridasantigas/photos/a.533441163439229/1825495414233791/?type=3&theater&ifg=1

http://bogdomendesemendes.bogspot.com

FOTO INÉDITA DO EX CANGACEIRO ZABELÊ 2 (ESQUERDA).

Orildes Hoanda

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

SÃO ELAS QUE CARREGAM NO CORAÇÃO AS CORES MAIS LINDA DO MUNDO.

Por Edna Bezerra

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS POR TODAS AS CRIANÇAS, E EM ESPECIAL A MINHA NETINHA. TE AMO, BIA!

Fotografia do acervo da Solange Sol.

Nossa netinha, Edna Bezerra e Solange Sol.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM DOS PRAZERES DA PROFISSÃO É CONHECER ÍCONES DE NOSSA CULTURA; PINDUCA.

Por Aderbal Nogueira


https://www.facebook.com/aderbal.nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O NOVO PRESIDENTE VAI ENCONTRAR O BRASIL ASSIM

Por Ivone Boechat

Atolado na corrupção, com os quatro pneus furados: educação, saúde, segurança, emprego.


Universidades, hospitais, estradas, escolas, bancos, empresas estatais, previdência sucateados.

Em 2022, o Brasil terá a 12ª maior dívida do mundo, representando 96,9% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, segundo previsão do FMI (Fundo Monetário Internacional)

Segundo informações oficiais:

- A homofobia registra um crescimento de 37%   01 pessoa é morta a cada 25 horas, com   índice maior no nordeste;

- O Brasil tem a maior taxa de homicídios do mundo, 30 vezes maior do que na Europa; a cada 30 minutos uma pessoa é assassinada.

- 13 mulheres são assassinadas por dia;

- A cada 7 minutos, uma criança ou um adolescente morre vítima da violência;

-  A cada dez minutos um idoso sofre maus tratos.

- Não existe educação para o trânsito. A violência no trânsito é a terceira maior causa de mortes no Brasil.

- 7 milhões de pessoas estão sem terra.

-O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi divulgado  pelo ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O país não atingiu as metas nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

- O Brasil tem 2.486.245 crianças e adolescentes de 4 e 17 anos fora da escola;

- A evasão escolar ainda é um dos grandes problemas da educação brasileira. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, divulgada em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem a maior taxa de abandono escolar no Ensino Médio entre os países do Mercosul.

O POVO BRASILEIRO É O POVO MAIS BATALHADOR E CHEIO DE ESPERANÇA DO MUNDO!  MERECE TODO O RESPEITO DO PRESIDENTE QUE VAI ELEGER.


Ivone Boechat de Oliveira é natural do Estado do Rio de Janeiro, da cidade de Bom Jesus do Itabapoana, filha de Emiliano Boechat de Oliveira e Zilma Azeredo Boechat.

Professora universitária, Vice-diretora e Chefe de Departamento de Escolas de Nível Superior. Secretária de Educação do Município de Magé-RJ Superintendente Itinerante Nacional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC - Instituição que fundou 1100 escolas de todos os níveis e projetos comunitários no território brasileiro, alcançando milhões de estudantes. Bacharel em Direito-Universidade Cândido Mendes-RJ Graduada em Pedagogia-Universidade Augusto Mota-RJ Pós-graduada em Educação-Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Augusto Motta - Rio de Janeiro. Mestre em Educação- American World University- Phd em Psicologia da Educação Wisconsin Interational University – 16 livros publicados; Medalha de Honra ao Mérito Educacional “Lux in tenebris”, concedida pelo Sindicato dos Professores do Estado do Rio de Janeiro; Membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes. Ministra Conferências, Cursos e Palestras em todo território nacional e no Exterior.

(Todas estas poesias estão com registro de direito autoral 654.874,livro 1.260, folha 332 BN MEC)

Enviado pela professora universitária Ivone Boechat

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIROS MORTOS

Por Rubens Antonio

Zabelê, Maria Dórea, Azulão e Canjica. Original e meu trabalho. "A mais cruel armadilha Encruzilhada dos fins".

Colorida pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2416218365085110&set=a.1941574009216217&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com