Seguidores

quarta-feira, 7 de maio de 2014

PAULO AFONSO E A RUA DA FRENTE.

Por João de Sousa Lima

AFONSO E A RUA DA FRENTE.

Sou aficionado por nossas histórias. A história de nossa cidade,do poderio hidroelétrico através da geração de energia, do Rio São Francisco, da cachoeira de Paulo Afonso, dos personagens populares, políticos e folclóricos de nossa comunidade.

Coleciono tudo que se refere à história do nosso município, porém o que mais me fascina é ver, compreender, descobrir, analisar nossa história através da fotografia. Um dos meus passatempos preferidos é vasculhar acervos, procurar velhos baús, correr atrás de fotos antigas que liguem nossas histórias passadas com nosso entendimento presente.

Cheguei a Paulo Afonso em janeiro de 1970 e a primeira casa que morei foi na “Rua da Frente”, próximo a oficina de Rui das Molas, lá foi o primeiro emprego de minha irmã Bernadete. Depois nos mudamos pra outra casa mais acima. Lembro do posto de combustível que tinha ali, a estrada da Baixa Funda onde meu irmão passava todo dia pra ir ensinar no CIEPA. Lembro o sino da igreja matriz tocando, convocando os fieis para as missas, lembro meu pai Raimundo Piancó aguando a rua com um carro pipa, os soldados do exército tirando serviço na guarida da vila dos cabos e sargentos. Ficava admirado com os soldados marchando, correndo (anos depois servi naquela companhia, mais precisamente em 1983, soldado Sousa Lima, número 145, 2º pelotão de fuzileiros da 1ª Companhia de Infantaria)...   ... Mais o que mais me marcou naquele tempo foram as aulas na Escola Casa da Criança I.

A Casa da Criança deixou entre outras coisas as lembranças dos vários amigos e das professoras dona Clarice (a professora mais sorridente, atenciosa e feliz que vi na vida), Natalice e dona Amanda Jatobá.

Av. Getulio Vargas - acervo João de Sousa Lima

A Rua da Frente foi um nome que ficou eternizado em minha memória, tanto por suas lembranças quanto por seu nome forte. Tão forte que seu nome oficial chamado Rua Getúlio Vargas, quase não faz parte de meu linguajar quando tenho que me referir a ela.

Recentemente o confrade e escritor Gecildo Queiroz escreveu um livro intitulado “A Rua Da Frente: Memórias de Um Tempo Que Nunca Morre”, onde narra suas reminiscências.    

O que quase ninguém sabe é que a Rua da Frente já teve outro nome e isso descobri recentemente. Vamos aos fatos:

Guaritas de acesso as obras da CHESf - acervo João de Sousa Lima

Apaixonado por fotos que relembre minha cidade, sempre pesquiso em revistas, sebos, bibliotecas e sites sobre Paulo Afonso. Um dos sites que sempre procuro é o Mercado Livre e eis que realizando uma dessas buscas encontrei uma fotografia de uma britadeira com o título: “Fotografia de Zé Miron”. Todos da cidade conhecem ou já ouviu falar em Zé Miron, até por que o nome dele virou sinônimo de quem realiza fotos em família, festas, casamentos, aniversários. Todos falam: Bate a foto ai Zé Miron!

"Rua Da Frente" - acervo João de Sousa Lima

De imediato comprei a foto. Alguns dias depois a recebo em casa. Analisei a foto onde dois senhores estão próximos da britadeira , na tentativa de ver se reconhecia alguém. Quando observei o verso da foto fiquei surpreso com um carimbo com as legendas:

“FOTO SÃO JOSÉ
JOSÉ MIRON SIQUEIRA
RUA GONÇALVES MATHEUS, Nº 70
PAULO AFONSO – “BAHIA”

Rua Gonçalves Matheus? Nunca havia ouvido ninguém citar essa rua em Paulo Afonso. Procurei meu amigo Assis Siqueira, filho de Zé Miron, pra ver se ele saberia onde era essa rua. Surpresa foi quando ele disse:

- É a Rua da Frente.

- Mais como? Sempre ouvimos falar que a Rua da Frente foi o primeiro nome dessa rua!

- Gonçalves  Matheus foi um engenheiro que veio trabalhar na Chesf e foi ele quem projetou a Rua da Frente, por isso a homenagem em nome dele!

Procurei mais informações sobre quem era Gonçalves Matheus e recorri ao conhecimento de Fernando Motta, escritor, engenheiro e ex-funcionário da Chesf. Motta falou:

- Gonçalves foi um auxiliar de Edmundo Ferrando de Seixas, que era administrador das obras da Usina Piloto em Forquilha.

Ambos eram funcionários da Divisão de Águas do Ministério da Agricultura e responsável pela construção da Usina Piloto. 

Todavia nunca soube que Matheus era engenheiro. Ele também ajudava Edmundo no controle da parte financeira.

Aprendi ali mais um pouco da história de nossa cidade.

Que os livros, as páginas de nossa historiografia registrem mais esse capitulo.
    
Através de uma simples mais tão importante fotografia um pouco mais de conhecimento, registros de uma época, fonte de informação para novas gerações, descoberta marcante através da arte de um fotografo que deixou seu nome gravado como um dos mais importantes profissionais das imagens de nossa cidade.
      
A Rua Da Frente marcou profundamente minha trajetória de vida e eu jamais imaginaria que ela um dia tinha sido RUA: GONÇALVES MATHEUS.

Paulo Afonso, 14 de março de 2014.

Enviado pelo o historiador, escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima

http://www.joaodesousalima.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Só enquanto não vem cangaço - Sensacional!


Os nossos olhos gostam de ver. A árvore tipo cadeira. Como a natureza nos traz surpresas!

OK eu percebo quando algumas pessoas relatam algumas fotos (embora eu nunca posto nada vale a pena evitar os olhos imo) Mas, falando sério, você vai tentar me derrubar essa foto? SÉRIO? Apenas ao contrário da página sangrenta se uma foto a perturba assim! Mas é uma árvore, não fita de sexo de Kim Kardasian ou um massacre motosserra, simplesmente uma árvore!

É tão além de mim, é sinceramente ridículo, eu acho que é mais irritante é o conceito que a própria opinião pessoal é de tal valor alto e poderoso que deve, sem dúvida, ter precedência sobre todas as outras. 

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Jerônimo Dix-huit Rosado Maia e sua esposa Naide Rosado

Revista produzida para a comemoração - https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1718124674750994237#editor/target=post;postID=860425012935282782

Jerônimo Dix-huit Rosado Maia foi o político que mais amou a sua terra. Quando Prefeito de Mossoró fez o que prometeu  aos seus eleitores. Era chamado o homem de mil obras. A população de Mossoró não o chamava assim, mas ele gostava que o chamassem de "Velho Alcaide" - significa "Velho feio e rabugento". Já uma das suas filhas chamada Naide Maria o chamava de Serra Grande, por ele ser muito alto. Já Dix-huit Rosado a chamava de Serrinha.

Dix-huit Rosado era um homem do povo. Foi Deputado Estadual duas vezes. Deputado Federal outras duas vezes. Senador e três vezes prefeito de Mossoró, e Ministro do "INCRA".

Frases do ex-prefeito de Mossoró Jerônimo Dix-huit Rosado Maia: 

"O que sinto por Mossoró não é amor, não é paixão. É obsessão"
"Quem não faz um pouco mais por sua terra, não fará nada pela terra de ninguém".

Fonte: Jornal De Fato
Revista: 100 anos de Dix-huit Rosado

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

O Andarilho das Caatingas, João de Sousa Lima

Por: Manoel Severo

Nos acostumamos a partir do inesquecível Caipira de Poço Redondo; Alcino Alves Costa, patrono de nosso Conselho Consultivo do Cariri Cangaço; a chamar estes valorosas homens e mulheres que dedicam suas vidas à pesquisa e aprofundamento do tema cangaço de "Vaqueiros da História". Quantas e quantas vezes no meio de uma sensacional prosa lá vinha o velho Alcino citando os tais vaqueiros da história.

Sílvio Bulhões, Neli Conceição e João de Sousa Lima

Hoje rastreamos um desses vaqueiros da história, um cabra da peste, cheio de coragem e determinação, com faro para o novo, um verdadeiro desbravador das caatingas. Pesquisador e escritor renomado, membro da Academia de Letras de Paulo Afonso, Sócio da SBEC e GECC, além de Conselheiro Cariri Cangaço, falo do pernambucano João de Sousa Lima.

 João de Sousa Lima no Museu do Tingui em Água Branca

Na última semana deste mês de Abril, Joãozinho arrumou o matulão, poliu as esporas e os arreios e mais uma vez se mandou no "oco do mundo"; para rever amigos, matar saudades, recontar histórias. Hoje republicamos alguns momentos dessas andanças do amigo João, com fonte em seu espetacular blog: www.joaodesousalima.com

Na Fazenda Crauná no Tingui

Primeiro João nos apresenta o Museu do Tingui : "O povoado Tingui, em Água Branca, Alagoas, ganhou um novo espaço de visitação e de promoção dos arquivos históricos e culturais da região, todo o acervo foi reunido por Paulo Soares de Oliveira e disponibilizado para visitação e pesquisa em sua própria residência. O Museu Casa Lúcio Braga tem um grande acervo dos ofícios da região. O espaço é merecedor de visitações e apoios, tanto pela quantidade e qualidade das peças, quanto pelo atendimento e simpatia do seu curador, Paulo Soares."

A passagem por Maceió não poderia deixar de lado uma visita marcante : "Dia 29 de abril de 2014, eu Josué Santana e Neli fizemos uma visita ao cangaceiro Vinte e Cinco (José Alves de Matos).José Alves encontra-se em recuperação de saúde.Sempre muito  educado não ligou muito para as observações de falar pouco e conversou com todos, agradeceu alguns presentes recebidos e falou da alegria de conhecer Neli, que é filha do casal dos cangaceiros Moreno e Durvinha.A família de José Alves é bastante educada e carinhosa e tivemos alguns minutos juntos em torno do último guerreiro do cangaço. SAÚDE E PAZ MEU AMIGO E QUE SUA RECUPERAÇÃO VENHA MUITO EM BREVE."

Neli, Vinte e Cinco e João de Sousa Lima


Dali mais uma visita inesquecível; fala João: "Eu, Nely e Josué fomos visitar o professor Sílvio Bulhões, em Maceió, Alagoas. Sílvio é filho de Dadá e Corisco. No momento registramos o encontro de dois filhos de cangaceiros pois a Nely é filha de Moreno e Durvinha. Sílvio nos atendeu educadamente e além de contar suas belas histórias sobre a memória dos pais, mostrou-nos um rico acervo com peças do cangaço e muitas fotografias, inclusive a bolsa de plástico e a caixa de madeira onde vieram as cinzas da cremação de Corisco. foi uma tarde e uma prosa memorável. obrigado Sílvio pela oportunidade. grande abraço e felicidades.

Bem, poderia passar aqui mais algumas horas ou inúmeras postagens falando de João de Sousa Lima, mas esse, dispensa comentários e apresentações, valeu João ! Vamos em frente ! Parabens por tudo que faz e o faz com paixão.

Manoel Severo
http://cariricangaco.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com