Seguidores

sábado, 27 de fevereiro de 2021

ADEUS, MESTRE-CANGACEIRO!

Por Geraldo Júnior

Hoje foi um dia triste. Dia de dar adeus ao velho amigo Antônio Amaury Corrêa de Araújo, que como todos sabem, foi um dos maiores responsáveis por grande parte daquilo que hoje em dia conhecemos sobre o fenômeno cangaço. Autor de inúmeras obras sobre o tema e responsável pela coleta de centenas de depoimentos de remanescentes da época, assim como de pessoas que tiveram alguma relação com o assunto.

Um dia lamentável para todos nós curiosos, estudiosos e amantes da história cangaceira e suas raízes.

Estou nesse momento tentando escrever algo que esteja a altura de sua biografia, mas em vão, não consigo completar textos ou mesmo frases que possam descrevê-lo e dar-lhe o merecido valor. Tudo que consigo achar é uma simples, porém honesta palavra...

... Gratidão.

Descanse em paz mestre-cangaceiro. Que Deus o conduza nessa sua nova jornada.

Meus mais sinceros sentimentos a todos os familiares.

Geraldo Antônio De Souza Júnior

 https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARTE O MAIOR DE TODOS... DOUTOR ANTÔNIO AMAURY CORREA DE ARAUJO !

 Por Manoel Severo

 NOTA DE PESAR!

É com muita tristeza que o Cariri Cangaco comunica o falecimento de Antônio Amaury Corrêa de Araújo, acontecido na noite desta ultima sexta, dia 26, na cidade de São Paulo. Perde o Brasil o maior pesquisador da temática Cangaco, de todos os tempos, um homem extraordinário que dedicou sua vida à família, à profissão e à Alma Nordestina. Vá com Deus Doutor Amaury, seu legado se eterniza a partir de suas obras e de seu inigualável trabalho. Somos devedores eternos de sua dedicação. O Cariri Cangaço agradece ao senhor todo o cuidado, zelo, apoio e confiança; somos o que somos por causa do senhor. Parta em paz querido amigo e que Deus possa confortar o coração de dona Rene, Júnior, Sérgia, Carlo e netos. Leve a certeza que permanece em nossos corações .

Manoel Severo- Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço.

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/02/parte-o-maior-de-todos-doutor-antonio.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

KYDELMIR DANTAS NO CANAL FUTURA

Por Manoel Severo

 

Entrevista feita pelo jornalista Fabiano Morais para o Jornal Futura com o pesquisador, escritor e cordelista, Kydelmir Dantas, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e Conselheiro Cariri Cangaço.

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/02/kydelmir-dantas-no-canal-futura.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DR. ANTONIO AMAURY FOI AO ENCONTRO DE DEUS!

 Por João Filho de Paula Pessoa

Nossos agradecimentos ao Dr. Amaury Corrêa Araujo por todo seu trabalho, pesquisa, valoração da cultura nordestina e transmissão de tudo isso por suas obras e entrevistas que nos permitiu o conhecimento e aprendizado, sendo seu trabalho imprescindível ao registro da cultura nordestina e do Cangaço na história. Nosso muito obrigado, nosso pesar por sua partida, certo que Deus o receberá de braços abertos. Nossos sentimentos a sua família, que Deus a abençoe.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=793560021247956%2C792980614639230%2C792343811369577&notif_id=1614263914844424&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRO MOTTA POPOFF RECEBE LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" DO PESQUISADOR DE SERRINHA-BAHIA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA

 Por Carla Motta

Amigo José Mendes Pereiracom muita emoção que recebemos um lindo presente, o livro "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" escrito por 

Escritores José Bezerra Lima Irmão e João de Sousa Lima

José Bezerra Lima Irmão e presenteado ao meu filho Pedro Motta Popoff pelo historiador Antonio Oliveira de Serrinha no Estado da Bahia.

Antonio José de Oliveira

Com grande honra ter um exemplar desses e para nosso menino oportunidade de pesquisa e aprendizado.

Pedro Motta Popoff

As entrevistas da revista AZ, e do Jornalista Nelson Itaberá pela TV Câmara, tiveram grande repercussão no Nordeste do país, citados em vários Blogs sobre o assunto, Pedro aparece como pesquisador mirim e divulgador da arte e cultura nordestina.

Através de palestras em escolas de Bauru e região, ele tem mostrado a sua paixão e respeito pelo Brasil.

Em nome do Pedro, nosso muito obrigado!

Carla Motta

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

NOTA DE FALECIMENTO!

Por João de Sousa Lima

É com grande pesar que comunico o falecimento do escritor Antônio Amaury Correa de Araújo, o maior pesquisador do tema cangaço... 

https://www.facebook.com/groups/545584095605711

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO BRUTAL!

 Por Rubens Antonio

A sertaneja Maria Felismina de Várzea da Ema, Chorrochó, marcada com ferro em brasa por ter os cabelos curtos.

Imagem retificada e colorizada por mim.

https://www.facebook.com/photo?fbid=5380898101950440&set=a.4837797889593800

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTONIO AMAURY CORREIA DE ARAÚJO - CANGAÇO

 Por Aderbal Nogueira

https://youtu.be/7T2EsvmrU3o

Antônio Amaury maior pesquisador do Cangaço recita um verso sobre Lampião e Maria Bonita.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1589765411232397%2C1589360964606175%2C1589354731273465%2C1589352921273646%2C1589351674607104&notif_id=1614385927937862&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

DE BATINA, ROSÁRIO E PUNHÁ O PADRE CANGACEIRO

Por Cid Augusto da Escóssia Rosado (Foto).

https://colecaomossoroense.org.br/site/2018/11/17/parabens-ao-amigo-cid-augusto-da-escossia-rosado/

Padre Longino era o cão chupando manga. Casava e batizava, fosse literalmente ou no sentido figurado da expressão. A ele, primeiro mossoroense ordenado pela Santa Madre Igreja, atribuem-se ações criminosas diversas, todas sem castigo. O rol dos delitos contempla investidas contra o patrimônio alheio, contra a dignidade sexual e contra a vida.

Há poucos registros sobre o sacerdote. Em 1949, Vingt-un Rosado publicou anotações de Francisco Fausto de Souza sobre o religioso, assumindo, porém, a responsabilidade pela impressão da brochura, ante ameaças de retaliação. A edição de 40 volumes recebeu o título Apontamentos históricos sobre o Padre Longino Guilherme de Melo, 1802-1878.


Sabe-se que nasceu no arraial de Santa Luzia do Mossoró aos 15 de março de 1802, filho do capitão Simão Guilherme de Melo e de Inácia Maria da Paixão, pessoas ordeiras e respeitadas. Recebeu ordens no seminário de Olinda-PE, em novembro de 1826, voltando logo a seguir para a terra natal, onde só não fez chover, mas ainda preparou o tempo.

No início da década de 1950, contratado pela prefeitura para fazer Notas e Documentos para a História de Mossoró, Luís da Câmara Cascudo ampliou os estudos de Fausto. O primeiro indivíduo, no entanto, a escrever sobre Longino foi outro ministro católico, José Antônio Silveira, inimigo implacável do colega de batina a quem dedicou versos ferozes.

O "poeta improvisado" acusa o desafeto de quebrar o celibato em pleno confessionário, deflorar menores impúberes, entre as quais uma sobrinha, celebrar missas para o diabo na capela de Santa Luzia, badernas, porte de arma, tentativas de homicídio e assassinatos consumados. A casa paroquial e o próprio templo serviram de trincheiras em tiroteios.

O maior deles envolveu Longino e seus cabras contra a capangaria liderada por Antonio Basílio, tocador de viola e baderneiro das bandas do Assú, além de genro do comandante Félix Antonio de Sousa Machado, descendente dos fundadores de Mossoró. Na chuva de bala, morreu um dos asseclas do padre, o célebre pistoleiro Tempestade Ventania.

Os dois se tornaram desafetos após casamento celebrado por Longino. A briga envolveu de início o vigário e Pedro Ferreira. Basílio saiu em defesa de Pedro, ameaçando Longino com uma arma branca, que lhe foi tomada por circunstantes. Irritado, o ministro de Deus arrastou outra faca, desferindo seis golpes no adversário. Ambos estavam bêbedos.

Transportada para a sede do município numa rede, após exame de corpo de delito realizado in loco pelo juiz de paz Domingos da Costa Oliveira, na presença de testemunhas convocadas para o ato, a vítima sobreviveu e fugiu. Não está claro se chegou a cumprir a pena de um mês de prisão sumariamente estipulada pelo crime de "porte ilegal de arma".

O acusado recebeu o benefício do livramento ordinário no mesmo documento que determinava sua prisão e nunca foi julgado. Anos depois, o corregedor Luís Gonzaga de Brito Guerra declarou a prescrição do crime. A Igreja suspendeu as ordens de Longino, mas, seis anos depois, a pena acabou revogada pelo bispo Dom João Marques Perdigão.

Aconselhado a deixar a cidade, viveu no Piauí e no Maranhão. Voltou para Mossoró 28 anos depois, cansado e cego. Quando alguém perguntava sobre a deficiência visual, respondia:  

"É verdade, ceguei. Ceguei de ver gente ruim".

Morreu aos 30 de março de 1876, contando 74 anos de idade, e teve o corpo sepultado na capela do Cemitério Velho.

Cid Augusto da Escóssia Rosado é jornalista formado pela UFRN.

Açude: CidAugusto

Colaboração do confrade José Romero 

 http://lampiaoaceso.blogspot.com/2010/05/o-padre-cangaceiro.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TODOS OS CANGACEIRÓLOGOS ESTÃO DE LUTOS!

Por José Mendes Pereira 

Segundo o pesquisador do cangaço "Volta Seca" publicou em sua página no facebook que faleceu, ontem à noite, em São Paulo onde residia, o Dr. Antônio Amaury C. de Araújo, considerado o maior pesquisador do cangaço no Brasil, com 15 livros publicados e mais de 60 anos de pesquisas destinadas ao tema.

Nós que estudamos o "Cangaço" perdemos a maior referência do assunto quando se trata de congaço. Nossos sentimentos a toda familia e aos Amantes do cangaço em todo Brasil e no mundo.

Antônio Amaury e Luiz Ruben - http://cariricangaco.blogspot.com/2019/10/ablac-homenageia-antonio-amaury-correa.html

Antônio Amaury ao lado da equipe de produção do Cariri Cangaço Barro 2013,- Fazenda Nazaré.- http://cariricangaco.blogspot.com/2019/10/ablac-homenageia-antonio-amaury-correa.html..

Antônio Amaury, Aderbal Nogueira e Sabino Bassetti - http://cariricangaco.blogspot.com/2019/10/ablac-homenageia-antonio-amaury-correa.html

Um dos momentos marcantes de Antônio Amaury em nosso Cariri Cangaço Crato 2011; Debate no SESC-Cariri Cangaço - "Angico" ao lado de Alcino Alves Costa, Paulo Gastão, Manoel Severo, Sabino Bassetti e Aderbal Nogueira.

Antônio Amaury e Pedro Popoff - Fotos:Carla Motta - http://cariricangaco.blogspot.com/2019/10/ablac-homenageia-antonio-amaury-correa.html

https://www.youtube.com/watch?v=PwR2dDutXUQ&ab_channel=PedrodoCordel%2FPedroPopoff

Aderbal Nogueira, Leandro Cardoso, Antônio Amaury, Paulo Britto e Alcino Alves Costa na abertura do Cariri Cangaço em Juazeiro do Norte em 2009

Carlo Elidyo e Antônio Amaury no Cariri Cangaço Aurora 2010, 
Fazenda Ipueira de Isaias Arruda
Antônio Amaury ao lado de Manoel Severo, Celso Nogueira e João de Sousa Lima
Debate na Fazenda Patos, Cariri Cangaço Piranhas 2015
Antônio Amaury recebe homenagem das mãos de João de Sousa Lima 
no Cariri Cangaço Barbalha 2011

Manoel Severo, Napoleão Tavares Neves, Antônio Amaury e Múcio Procópio 
no Cariri Cangaço Porteiras 2011
Antônio Amaury e o Cariri Cangaço
 Cariri Cangaço, território de grandes encontros: Antônio Amaury e Alcino Alves Costa no grande Cariri Cangaço Crato 2013

Antônio Amaury e Lamartine Lima no Cariri Cangaço Piranhas 2015
Fazenda Pau de Arara
Narciso Dias, Jorge Remígio, Sousa Neto, Lamartine Lima e Antônio Amaury

 Antônio Amaury e Manoel Severo
Antônio Amaury, Dr Napoleão Tavares Neves e Lemuel Silva no 
Cariri Cangaço Juazeiro do Norte
 Manoel Severo, Dr Lamartine Lima e Antônio Amaury
Zé Tavares Neto , Valquíria e Antônio Amaury em visita do Cariri Cangaço no Angico
Marcos e Felipe Passos, Ivanildo Silveira, Antônio Amaury e Jorge Remígio
Cariri Cangaço Porteiras 
Antônio Amaury, Ivanildo Silveira e Alcino Alves Costa, Cariri Cangaço Crato
Antônio Amaury, Dorivan Amaro e Lemuel Silva:
Cariri Cangaço Barbalha
 
Dr Benedito, Manoel Severo e Antônio Amaury
Anfitriã, Dona Renê
Manoel Severo e Antônio Amaury


o
Fonte: YouTube
Por: Geraldo Antonio Souza Junior




José Bezerra Lima Irmão eDr. Antônio Amaury.

Flagrante da homenagem da ABLAC a Antônio Amaury Correa de Araujo - Foto: Geraldo Junior

Não encontrei outros cangaceirólogos em fotos com Dr. Antônio Amaury C. Araújo. Ao londo do dia vou tentar adquirir mais outros cangaceirólogos ao lado do escritor.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com