Seguidores

terça-feira, 5 de maio de 2015

MINHA LINDA SERTANEJA

Por Rangel Alves da Costa*

Minha sertaneja...

Sim, apenas uma mulher, mas uma mulher sertaneja. E onde se imagina a timidez tristonha se avista a pujança da vida, como a florada fascinantemente bela das craibeiras.

Minha doce sertaneja...

Há uma flor do campo onde esteja, há um lírio do mato aonde vá, há uma catingueira florida na imaginação. E um jardim sertanejo toda vez que passa vestida de chita.

Minha linda sertaneja...

O jambo caiu do pé e de você apossou, e em seu corpo fez moradia morena de matiz perfumado. Daí sua pele trigueira, urucum sertanejo queimado de sol.

Ah minha linda sertaneja...

Araçá no seu lábio, araçá no seu beijo, araçá em tudo. Uma fruta do mato, uma fruta que é mel, um mel que é tão puro quanto a sua beleza.

Linda, linda sertaneja...

Mulher vestida de sol, ornada de lua, perfumada de mato, singela como o amanhecer. E a mulher assim não se encontra em revista, senão no que avista o olhar o sertanejo.

Minha bela sertaneja...

Bela Maria, a bonita. Bela Enedina, a cangaceira. Bela Adília, bela Sila, bela Rosinha, todas tão belas que nem as durezas do mundo tingiram com outra feição a beleza agrestina.

Sempre bela sertaneja...

Mire-se nas mãos e braços nus e rudes do mandacaru. Acredita-se apenas em espinhos. Mas basta se aproximar para sentir e amar, sentir e se apaixonar pela bela flor do mandacaru.

Minha linda sertaneja...


O que seria da manhã sem seu sorriso à janela? O que seria do caminho sem seu passo caminhante? O que seria da noite sem a penumbra enluarada envolvendo a sua face?

Tão linda e bela sertaneja...

Açoita o vento nas tardes sertanejas e teus cabelos esvoaçam como voo passarinho. E como passarinho voa cantando a mais bela canção que meu coração quer ouvir.

Oh minha bela sertaneja...

Recordo cirandando a ciranda nas noites de lua cheia, rodando a roda da infância, e eu passando apressado num cavalo de pau em busca de uma estrela para seus cabelos.

Minha doce mulher sertaneja...

Quando a seca chegou e tudo secou, e você passava com pote na cabeça no caminho do tanque, sabe o que eu avistava? Alguém que logo voltaria para saciar minha sede.

Minha bela sertaneja...

Um dia escrevi seu nome num pé de pau e ainda está lá. Um dia joguei uma semente debaixo de sua janela e a plantinha está lá. Um dia fiz uma promessa e ainda espero o seu beijo.

Minha linda sertaneja...

Que seja sempre a terra, o chão, o sertão. Seja como a terra que frutifica o que há de melhor, como o chão que se firma sem fraquejar, como o seu sertão ornado de lua e de sol.

Por fim, minha sertaneja...

Buscando nas palavras bíblicas, olhai os lírios dos campos, que nem fiam nem tecem, mas nem mesmo Salomão em todo seu esplendor pôde se vestir como eles. E és a flor mais bela que sobre a terra brotou.

E não deixai que as ervas daninhas se arvorem de ferir a mácula e a graciosidade do todo que há na mulher. Na mulher sertaneja.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BENJAMIN ABRAÃO - SECRETÁRIO PARTICULAR DO PADRE CÍCERO


Fotogramas inéditos.....Neles, vê-se os dois passeando nas ruas da cidade do Juazeiro. Abrão sobre tirar proveito comercial de sua amizade com o famoso padre, inclusive, para se aproximar do bando de Lampião, e, poder fotografá-lo e filmá-lo...

Cortesia dos fotogramas : Renato Cassimiro / Daniel Walcker.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta


http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

UM TRISTE EPISÓDIO QUE CHOCOAU O NORDESTE BRASILEIRO


Um dos episódios mais aterrorizantes de todo o ciclo do cangaço foi sem dúvidas a "Chacina da Fazenda Patos". Ao saber da morte de Virgulino Ferreira, Corisco o "Diabo Louro" perpetrou o assassinato a sangue frio de uma família inteira de inocentes: Família de Domingos Ventura. 

A prefeitura municipal de Piranhas através da Secretaria de Turismo e Cultura e a iniciativa privada, juntamente com o Cariri Cangaço, lançam no espetacular Cariri Cangaço Piranhas 2015 a PEDRA FUNDAMENTAL da restauração da Fazenda Patos. Você não pode perder.

Manoel Severo Barbosa. Programação Completa:


http;/jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GOMES JURUBEBA E LAMPIÃO


Fazenda Jenipapo, aqui em 1919, Gomes Jurubeba estava com seu sobrinho menor João Jurubeba, colocando as telhas.  

Lampião passou com os cabras no terreiro. Lampião deu a bênção ao velho Gomes. Ele (Gomes) respondeu que não era padrinho de cangaceiro.

Fonte: facebook

http;/jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEGADAS DE UM SERTANEJO

Por Manoel Severo

O estimado amigo José Alves Sobrinho ao lado de Antônio Neto nos trazem mais um grande presente; desta vez como Aderbal Nogueira fala: O outro lado da moeda. José Saturnino e as Pegadas de um Sertanejo. Indicamos e recomendamos. Valeu Zé Alves. 


http://cariricangaco.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONVITE


Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

NAZARÉ EM FESTA

Por Paulo Gastão

A família Nazarena está vibrando com o sucesso obtido quando da realização da 1ª Cavalgada a Serra do Pico. Sob a coordenação da Sra. Cristina Amaral, filha do saudoso tenente João Gomes de Lira, que não mediu esforços para a brilhante promoção, viu a alegria estampada nas faces dos seus ilustres conterrâneos. Com roteiro pré-estabelecido os cavaleiros, como também os portadores de motos e automóveis marcaram presença, onde o livro de registro assinalou mais que 250 participantes.  Merecidos aplausos devem ser dirigidos ao sr. Rubelvam Amaral, filho do Tenente João Gomes de Lira, que enfrentou a construção da estrada que hoje nos leva até a Serra do Pico. A ele o nosso agradecimento maior.

 Cavaleiros fazendo o trajeto dos "Rastros de Lampião"

Manifestações de conhecimento histórico foram mencionados ao longo do percurso. Sempre a comunicação era realizada por jovens familiares, relatando os feitos dos seus antepassados. Verdadeira e oportuna aula de história sertaneja. A presença de jovens nos faz acreditar na manutenção da promoção. A partir de agora o pesquisador, visitante, turista, tem a oportunidade de visitar a Serra do Pico no seu transporte próprio, pois, a sinalização instalada facilita a caminhada.

Na Serra do Pico dois momentos foram ventilados para com o futuro: Sua escalada por pessoas realmente habilitadas, dadas as dificuldades de acesso e a altura; a presença na sua parte superior de jazida da ’pedra sabão'. O setor referente a história dos Nazarenos está aparte. Foi realizada a parte religiosa com participação da comunidade. O lado dito profano foi animado por banda cabaçal-sanfonica oriunda de Carnaíba; manifestações de populares fazendo alusão aos celebres Nazarenos; violeiros que passaram com muita habilidade a desenhar o caminho percorrido pelos membros da volante de Nazaré e finalmente o foguetório que fazia a alegria dos presentes até madrugada a dentro.

 Nazaré em Festa na primeira grande cavalgada 

Houve lançamento de livros; os escritores José Alves e Antônio Neto presentearam aos presentes "Pegadas de um Sertanejo - Vida e memórias de José Saturnino". O referido livro teve lançamento na noite de 1º de maio no pátio da Fazenda São Miguel do grande informante da história do cangaço, sr. Luiz de Cazuza. Outro lançamento - "Culinária Sertaneja"  de autoria do escritor Benedito Vasconcelos Mendes, atual presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC. A apresentação dos respectivos trabalhos esteve a cargo do pesquisador Paulo Gastão.

As perspectivas são verdadeiro atrativo: realização de nova promoção em futuro próximo; preparos para as comemorações dos 100 anos de fundação de Nazaré; incrementar no calendário histórico nordestino o dia 2 de maio, o escolhido para se comemorar a DIA das VOLANTES. A  Lazer Vídeo operada pelo grande cineasta do cangaço - Aderbal Nogueira - que dentro em breve estará lançando as imagens colhidas durante todo o evento. Aguardem!!!!! 

Paulo Gastão.
Fotos enviadas por Charles Wagner Lira

http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com