Seguidores

sábado, 7 de agosto de 2021

FAZENDA XIQUE-XIQUE - SERRA TALHADA - PERNAMBUCO.

Por Geraldo Júnior


Em companhia do amigo pesquisador e historiador Luiz Ferraz Filho durante visita à Fazenda Xique-Xique que em cujas terras, no dia 14 de novembro de 1925, travou-se feroz combate envolvendo o bando de Lampião e a Força Policial Volante de Nazaré.

Nesse combate foi morto o jovem Nazareno Ildefonso de Sousa Ferraz "Ildefonso Flor". A morte de Ildefonso Flor foi o "combustível" que acirrou ainda mais o ódio e a sede de vingança dos Nazarenos contra Lampião e seu bando.

Nas fotografias abaixo estão: Sr. Dóca, importante conhecedor da história local e sua esposa dona Raimunda Vieira da Silva Santos, sobrinha e afilhada do primeiro cangaceiro Zabelê (Isaias Vieira da Silva). Ambos residentes na Fazenda Xique-Xique em Serra Talhada - Pernambuco.

Atenciosamente:

Geraldo Antônio De Souza Júnior.

https://www.facebook.com/Cangacologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

AGORA.

 Por Geraldo Júnior

Uma entrevista com Domingos Sávio o "Dominguinhos" um dos grandes conhecedores da história de Princesa (Paraíba) e dos grandes momentos da Paraíba.

Assunto: O assassinato de João Pessoa.

Breve no canal YouTube... Arquivo Nordeste.

Forte abraço!

Geraldo Antônio de Souza Júnior.

https://www.facebook.com/Cangacologia

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EM VISITA À HISTÓRICA FAZENDA ABÓBORAS...

Por Geraldo Antônio De Souza Júnior

... que no passado pertenceu ao coronel Marçal Florentino Diniz e posteriormente ao afamado coronel José Pereira Lima de Princesa (Paraíba). Fazenda essa que emprestou seu nome ao famoso cangaceiro Sabino Gomes de Góis conhecido na história cangaceira como Sabino das Abóboras em alusão ao nome da fazenda e, segundo as más línguas, seria ele filho bastardo do coronel Marçal Florentino Diniz, mas nada há de concreto para se comprovar essa informação que há décadas vem sendo repassada através de livros e outros meios de comunicação.


Uma fazenda que foi palco de episódios envolvendo o cangaço e a Guerra de Princesa e que era um símbolo de poder e ostentação de dois grandes coronéis da época. Marçal e Zé Pereira.

Durante a visita que realizei juntamente com meu amigo e confrade Luizão Ferraz, gravei toda a parte externa da fazenda e em breve vocês terão a oportunidade de conhecê-la através do canal YouTube... Cangaçologia.

Se ainda não é inscrito no canal é só acessar o link abaixo para receber todas as nossas atualizações e publicações:

https://www.youtube.com/channel/UCDyq1zxmnRuBBBBK-2Tagfg

Espero todos lá.

Forte abraço!

Geraldo Antônio De Souza Júnior

https://www.facebook.com/groups/GrupoCangacologia/?multi_permalinks=4339062276150712%2C4336096149780658%2C4327784047278535%2C4331187503604856%2C4332462616810678&notif_id=1627901406441492&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ONTÉM (05/08/2021) FOI DIA DE VISITAR O VELHO AMIGO JOÃO ANTAS O "SULTÃO DE PATOS DE IRERÊ"...

 Por Geraldo Antônio De Souza Júnior


... e de fazer uma pesquisa campal pela região de Patos de Irerê (São José de Princesa/Paraíba), onde tive a oportunidade de vasculhar cada palmo de terra da histórica Fazenda Pedra, que no passado pertenceu a Laurindo Diniz, irmão do Major Floro Diniz pai de Xanduzinha de Marcolino e ex-prefeito de Triunfo/PE, onde supostamente Lampião e seu bando teriam sido fotografados por Genésio Gonçalves de Lima (Fotos em anexo), durante o segundo semestre do ano de 1922, pouco tempo após assumir a liderança do bando deixado por Sinhô Pereira (Sebastião Pereira e Silva).

Espero em um curto espaço de tempo voltar novamente a região para coletar maiores informações e tentar também resgatar partes da história desse importante personagem histórico chamado Luiz do Triângulo, que participou de inúmeros eventos ligados ao cangaço e a Guerra de Princesa. Um homem que entrou para a história cangaceira e paraibana devido a sua valentia e aos seus feitos e que ainda não teve o devido reconhecimento histórico.







Para um melhor entendimento deixo as fotografias abaixo:.

01 - Capela São Sebastião (Patos de Irerê - São José de Princesa/PB), local onde está sepultado o famoso casal Marcolino e Xanduzinha.

02 - João Antas - Memorialista (Patos de Irerê).

03 - Casa sede da Fazenda Pedra.

04 - Casa que pertenceu a Luiz do Triângulo.

05 - Na porta uma tataraneta de Luiz do Triângulo.

06 - Detalhes dos batentes (Degraus) em pedra da calçada da casa que pertenceu a Luiz do Triângulo.

07 - Uma das fotografias que foram registradas por Genésio Gonçalves de Lima na Fazenda Pedra. A frente Lampião (Esquerda) e Antônio Ferreira (Direita). Atrás está Livino Ferreira (Esquerda) e Antônio Rosa "Toinho do Gelo" (Direita).

08- Outro registro do bando de Lampião na Fazenda Pedra (1922).

Espero ter colaborado.

Atenciosamente:

Geraldo Antônio De Souza Júnior

 https://www.facebook.com/groups/GrupoCangacologia/?multi_permalinks=4339062276150712%2C4336096149780658%2C4327784047278535%2C4331187503604856%2C4332462616810678&notif_id=1627901406441492&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AINDA HOJE NO CANAL YOUTUBE... CANGAÇOLOGIA.

Por Geraldo Júnior

Dona Quitéria Maria da Conceição de 105 anos segundo familiares e 112 anos conforme informações contidas em seus documentos de identificação é uma das últimas testemunhas, ainda vivas, de fatos que envlveram a Guerra de Princesa e da passagem de Lampião e seu bando pela região.

Mesmo com toda a fragilidade que os anos lhe impuseram, dona Quitéria fez questão de nos receber e falar um pouco daquilo que ainda lembra do passado.

Se você quiser conhecer a sua história acesse o link abaixo e se inscreva no canal para receber todas as nossas atualizações e publicações.

https://www.youtube.com/channel/UCDyq1zxmnRuBBBBK-2Tagfg

A todos um forte abraço.

Atenciosamente: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GOVERNADORES INTERVENTORES DOS ESTADOS NORDESTINO NA ÉPOCA DO MASSACRE DE ANGICO.

 Por Na Rota do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=0fKFHvvxag0&ab_channel=NaRotaDoCanga%C3%A7o

Em 1935, com a nova Constituição já em vigor, o senador Pacheco de Oliveira (BA) apresentou um projeto de lei que destinaria 1,2 mil contos de réis aos estados para repressão ao cangaço. 

O dinheiro sairia do orçamento da Inspetoria Federal de Obras contra as Secas, responsável pela abertura de açudes, poços e estradas no sertão. Com a consolidação do estado novo, Getúlio Vargas como grande ditador teria que somar forças com alguns de seus interventores no nordeste para acabar com o cangaço, nesse vídeo relacionamos alguns desses que estavam no poder em 1938, quando Lampião foi morto. 

Fonte: Agência Senado Quer ajudar a manter esse singelo trabalho? 

Faça uma doação de qualquer valor pelo PIX e-mail. Conta Nubank Iniciais do nome que aparece A. M. L. E-mail do PIX sizinhojunior@hotmail.com Fotos ilustrativas de domínio público. Vídeo: Benjamin Abrahão Botto. Narração: Sizinho Junior Greta Sting de Kevin MacLeod está licenciada ao abrigo da Creative Commons 

Atribuição 4.0. https://creativecommons.org/licenses/... 

Origem: http://incompetech.com/music/royalty-...

Artista: http://incompetech.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROTA DO CANGAÇO_MAKING OF - FAZENDA MUNDO NOVO - CANINDÉ

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=TgxjlSZXVnk&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Making of da visita à Fazenda Mundo Novo, que foi coito de Lampião, situada em Canindé de São Francisco-SE. Uma grande reserva de caatinga onde se encontram também inscrições rupestres. A fazenda faz fronteira também com uma parte do cânion do Rio São Francisco. 

Link desse vídeo: https://youtu.be/TgxjlSZXVnk

http://blogdomendesemendes.blogspot.com