Seguidores

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

MEU AVÔ ANTÔNIO TOMAZ.

 Por Assis Nascimento

Um desenho perfeito, feito por Tomaz Albuquerque.
A cena me parece real. apesar que eu não conheço a foto de origem. - Jose´Mendes Pereira - administrador deste blog.

Bom dia, meus queridos amigos e familiares!

Ficou muito bom, este desenho do meu avô Antônio Tomaz feito pelo meu filho Tomaz Albuquerque.

A cena me parece real.

O velho sentado no banco de madeira debaixo do alpendre, chapéu de massa tipo Prada na cabeça, camisa de linho branca abotoada até o pé do gogó, com dois bolsos; dentro de um deles um relógio de algibeira, que era preso em uma casa de botão da camisa, por uma grossa corrente de ouro.

Aí neste ponto, era calçar as botas, montar a cavalo; e sair vistoriando as terras e as tarefas dos trabalhadores da Fazenda Nova.

A Fazenda Nova e meu avô, retratavam bem os latifúndios nordestinos do século passado.

O velho, não possuía terra alguma; porém durante mais de cinquenta anos, administrou uma vasta área de terras que ía da margem esquerda do Rio das Conchas até a comunidade de Pedra Grande; englobando terras do Birrim, Rosado, parte da Fazenda Velha, Banburral, Porto do Pilão, Cacimbas de Viana, Canto da Lagoa e ainda terras onde hoje é o assentamento Brilho do Sol e Tocantins. Tudo isso onde hoje é, o município de Porto do Mangue.

O meu avô faleceu e foi enterrado na fazenda Nova em abril de 1993, e com ele morreu a velha tradição do latifúndio na várzea do Açu, ribeira a qual pertencia a grande propriedade rural.

Assim vi, por isso deixo aqui registrado!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5598031403638813&set=a.298598163582190

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O PÁSSARO HUMANO JURITI VOOU, VOOU, MAS FINDOU CAINDO NO ALÇAPÃO DO PERVERSO E VINGATIVO SARGENTO DE LUZ.

 Por José Mendes Pereira

Na madrugada do dia 28 de julho de 1938, no momento da chacina, lá na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, o cangaceiro Juriti e a sua companheira Maria tiveram a sorte e conseguiram ludibriar o cerco policial, juntamente com tantos outros que estavam acoitados na Grota do Angico. Naquele triste amanhecer do dia, onze cangaceiros foram abatidos, inclusive o rei Lampião e a sua rainha Maria Bonita.

Após alguns meses do combate de Angico o cangaço quase todo fora enterrado juntamente com o rei Lampião, ficando apenas o bando de Corisco e de Moreno. E cada um tomou o seu destino, e a maioria foi para Jeremoabo, na Bahia, para se entregar às autoridades.

Mesmo sem a presença do rei Lampião Moreno continuou o seu movimento até o dia 2 de fevereiro de 1940, quando resolveu abandonar o cangaço, e sem ser identificado por muitos anos, Moreno deixou a vida de bandido e passou a ser homem da sociedade.

Já o cangaceiro Corisco resolveu abandonar a vida de bandoleiro, mas não teve sorte. Mesmo já tendo deixado os horrores para trás, foi baleado pelo Tenente Zé Rufino no  dia 25 de maio de 1040. E não resistindo, veio a óbito.

Foto do capitão Aníbal Ferreira gentilmente cedida para o nosso blog pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio.

O capitão Aníbal Vicente Ferreira comandante geral das forças de combate ao banditismo resolveu o problema dos remanescentes de Lampião com o coração, enterrando a razão juntamente com uma parte do cangaço.

Ofereceu uma nova vida aos cangaceiros, assinou todos os documentos necessários à soltura, dando-lhes garantia de liberdade, encaminhando-os para se incorporarem novamente à sociedade.

Juriti foi um deles, que juntamente com Maria e o cangaceiro Borboleta (este sendo irmão do assecla Sabonete), entregaram-se às autoridades, sendo liberado. Mas o Juriti não sabia que alguém o procurava.

Sargento Deluz

Na década de quarenta, por má sorte de Juriti o delegado de Canindé era o Amâncio Ferreira da Silva, um militar mais famoso daquela região, o sargento Deluz. Mesmo ele sabendo que o movimento social de cangaceiros havia acabado, procurava com prazer os remanescentes de Lampião, só para exterminá-los.

Em 1941, Deluz era proprietário de uma fazenda denominada Araticum. E nessa madrugada, Juriti estava em Pedra Dágua de rede armada e cachimbo aceso na casa de um amigo, o Rosalbo Marinho. Assim que tomou conhecimento da presença de Juriti em Pedra Dágua, Deluz resolveu ir aprisionar o pássaro humano.

Juriti lhe disse que era um homem já liberado pela justiça e não podia ser preso, uma vez que o capitão Aníbal havia lhe dado documento de soltura. Mas o delegado Deluz não quis saber disso. Prendeu-o e juntamente com os seus capangas, levaram o assecla com destino a Canindé, nas terras do Estado de Sergipe, arrastando o pássaro humano que logo iria morrer. Juriti sabia que não havia milagre, e não se cansava de chamá-lo de: "Covarde".

Ao chegarem a uma fazenda denominada Cuiabá, Deluz deixou a estrada e entrou na caatinga. Em uma capoeira, chamada Roça da Velhinha, fizeram uma fogueira.

Fogo pronto, os perversos jogaram o ex-bandido dentro do língua de fogo. As chamas famintas principiaram pelas vestes. Juriti sentindo as labaredas assando o seu corpo gritava de dor e ódio:

"Covardee!... Covarde!... Covard...! Cov...!" A sua voz foi sumindo como um eco bem distante, e em pouco tempo, o fogo assou Juriti consumindo as suas carnes vivas.

Mas as maldades do De Luz contra o Juriti ele pagou caro conforme Alcino Alves Costa, De Luz foi executado em uma tocaia encomendada por seu sogro, em 1952.

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OBITUÁRIO DA SAUDADE

 Por José Cícero

Morreu a cantora e compositora Rita de Cássia

Que tristeza... Partiu. Foi cantar pra Deus a nossa grande artista, a talentosa compositora forrozeira RITA DE CÁSSIA.

Vai com Deus querida.

Obrigado pelo talento e por todas as alegrias que nos proporcionou...Siga na luz e em paz.

Suas lembranças e saudades ficarão eternizadas em tuas canções no meio de nós, bem como ainda em nossos corações. Até breve!

Em tempo:

Rita de Cássia, além de talentosa era simpática e muito gentil. Estive como ela por diversas ocasioes, quando a mesma era secretária da pasta de cultura da sua cidade natal, Alto Santo. E, por conta disso a conheci pessoalmente num desses eventos culturais sediado em Fortaleza. Por muitas vezes conversamos sobre política cultural, música, economia criativa, artes e literaturas como outros temas afins durante os encontros de secretários promovidos pela Secult na capital.

(foto). A última vez que a vi foi durante uma bienal internacional do livro, onde também conversamos no intervalo do seminário e inclusive ocupamos o microfone dos debates. Saudades. 

https://www.facebook.com/photo?fbid=10222402071182266&set=a.1905071148148&notif_id=1672818905157884&notif_t=feedback_reaction_generic_tagged&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALISTAMENTO DA PRIMEIRA ELEITORA BRASILEIRA COMPLETOU 93 ANOS NO DOMINGO - (MAS NO ANO DE 2020)

Por Raquel Teixeira

Alistamento da primeira mulher brasileira como eleitora completou 93 anos neste domingo, 25 de outubro. Hoje elas já somam mais de 76 milhões de votantes, o que representa mais da metade do eleitorado nacional em todas as faixas etárias em que a votação é obrigatória. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

Transcrição

LOC: ALISTAMENTO DA PRIMEIRA MULHER BRASILEIRA COMO ELEITORA COMPLETA 93 ANOS NESTE DOMINGO, 25 DE OUTUBRO. 

LOC: HOJE ELAS JÁ SOMAM MAIS DE 76 MILHÕES DE VOTANTES, O QUE REPRESENTA MAIS DA METADE DO ELEITORADO NACIONAL EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS EM QUE A VOTAÇÃO É OBRIGATÓRIA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. 

TÉC: A professora potiguar Celina Guimarães Viana foi a primeira eleitora registrada no país, em 1927. O candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, foi o responsável por impulsionar a inovação durante a elaboração da Lei Eleitoral estadual. A senadora Zenaide Maia, do Pros do estado, lembra do pioneirismo local na garantia do voto feminino. 

(ZENAIDE) No Rio Grande do Norte, poderão votar e serem votados sem distinção de sexo todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por essa lei. Eu digo que essa lei teve importância fundamental, foi com essa lei que o Rio Grande do Norte teve o pioneirismo em a primeira eleitora mulher da América Latina ser a professora Celina Guimarães. 

Rep: E a senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, destaca as conquistas das candidatas a cargos eletivos em 2020. 

(SIMONE) Pela primeira vez, as mulheres que são candidatas não terão apenas 30% das vagas nas composições das chapas; elas também terão, os 30% do tempo de rádio, do tempo de televisão e dos fundos, tanto o fundo partidário quanto o fundo eleitoral. Essa eleição municipal vai garantir um recorde também no percentual de mulheres Vereadoras. 

Rep: Já a senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, ressalta a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres. 

(ROSE) Eu sou a favor da democracia. Democracia é votar, expressar e se posicionar. É a posição que vai definir. O voto é a expressão mais pura da liberdade; é você e a urna ali, com você escolhendo qual é a sua definição. 

Rep: Em âmbito nacional, a modificação na legislação eleitoral aconteceu apenas em 1932, quando as mulheres de todo o Brasil conquistaram o direito de participar da vida política do país. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Material de 2020

https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2020/10/23/alistamento-da-primeira-eleitora-brasileira-completa-93-anos-no-domingo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com