Seguidores

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

MEU AVÔ ANTÔNIO TOMAZ.

 Por Assis Nascimento

Um desenho perfeito, feito por Tomaz Albuquerque.
A cena me parece real. apesar que eu não conheço a foto de origem. - Jose´Mendes Pereira - administrador deste blog.

Bom dia, meus queridos amigos e familiares!

Ficou muito bom, este desenho do meu avô Antônio Tomaz feito pelo meu filho Tomaz Albuquerque.

A cena me parece real.

O velho sentado no banco de madeira debaixo do alpendre, chapéu de massa tipo Prada na cabeça, camisa de linho branca abotoada até o pé do gogó, com dois bolsos; dentro de um deles um relógio de algibeira, que era preso em uma casa de botão da camisa, por uma grossa corrente de ouro.

Aí neste ponto, era calçar as botas, montar a cavalo; e sair vistoriando as terras e as tarefas dos trabalhadores da Fazenda Nova.

A Fazenda Nova e meu avô, retratavam bem os latifúndios nordestinos do século passado.

O velho, não possuía terra alguma; porém durante mais de cinquenta anos, administrou uma vasta área de terras que ía da margem esquerda do Rio das Conchas até a comunidade de Pedra Grande; englobando terras do Birrim, Rosado, parte da Fazenda Velha, Banburral, Porto do Pilão, Cacimbas de Viana, Canto da Lagoa e ainda terras onde hoje é o assentamento Brilho do Sol e Tocantins. Tudo isso onde hoje é, o município de Porto do Mangue.

O meu avô faleceu e foi enterrado na fazenda Nova em abril de 1993, e com ele morreu a velha tradição do latifúndio na várzea do Açu, ribeira a qual pertencia a grande propriedade rural.

Assim vi, por isso deixo aqui registrado!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5598031403638813&set=a.298598163582190

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário