Seguidores

terça-feira, 3 de agosto de 2021

MANOEL SEVERO, UM INCANSÁVEL BATALHADOR PARA A PRESERVAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA HISTÓRIA E DA CULTURA

Por Rangel Alves da Costa
Rangel Alves da Costa e Manoel Severo

Manoel Severo do Cariri Cangaço, Todos os Parabéns do Mundo!

Severo é amigo que já vive guardado – e bem guardadinho – bem dentro do coração. Grande amigo e também guardião da memória de Alcino, meu pai, e também meu grande amigo. Por Severo eu tenho uma admiração indescritível. Um incansável batalhador para a preservação e disseminação da história e da cultura, dos grandes feitos e das grandes lutas do homem nordestino. Severo é como um precioso livro que vai sendo acrescido de novos escritos a cada dia. Ora uma página de cangaceiros e coronéis, ora uma lauda de volantes e coiteiros, ora escritos sobre a religiosidade, o misticismo, sobre a pujança dos múltiplos fazeres com feição nordestina e sertaneja, irradiando pelos brasis como uma história só. E Severo nunca para nessa luta, nessa sua intensidade e ânsia por fazer mais em nome da grande saga nordestina. Parabenizo-o não somente pelo seu natalício comemorado no último dia 18 de julho último, mas por tudo o que faz de forma incansável e grandiosa, e também pelo carinho que possui por Poço Redondo, sua história e seu povo. Parabéns, Feliz Aniversário amigo!

Rangel Alves da Costa, Poço Redondo - Sergipe 

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/08/manoel-severo-um-incansavel-batalhador.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A SAGA DE DELMIRO GOUVEIA CHEGA AOS GRANDES ENCONTROS CARIRI CANGAÇO

Por Manoel Severo

 

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, cearense da cidade de Ipu, um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Com um espetacular tino e talento empreendedor; desde muito cedo mostrou um invulgar talento para os negócios; acabou se tornando um dos maiores visionários e realizadores do sertão,  pioneiro no desenvolvimento do Nordeste. Foi  mártir da luta contra o imperialismo e de origem absolutamente humilde ; órfão de pai e mãe, ex-vendedor de passagens em trem e acabou fazendo fortuna e construindo um império a partir de seu talento, trabalho e coragem.

Comecemos do começo, Delmiro nasceu em 1863, em Ipu, interior do Ceará, havia perdido om pai quando tinha apenas e acompanhou a mãe migrando para Recife, Pernambuco, quando pouco tempo depois também veio a falecer, a partir dali o jovem e órfão Delmiro com 15 anos iniciava um das mais surpreendentes e espetaculares histórias de vida de todo o nordeste. Depois de um começo onde passou por vários empregos decidiu com uma intuição violente, olhar para o interior, realizando várias viagens acabou despertando para o comércio de peles e couros de bode, cabra, carneiro, com dedicação e ousadia logo se tornaria um "Ás" no mercado de couro na região tornando-se de uma firma americana, passando a exportar seus produtos para Europa e Estados Unidos. 


O outrora órfão humilde, nascido no interior do Ceará e vivendo na periferia do Recife, rapidamente deu lugar ao promissor e ousado empresário; jovem, elegante e charmoso que despontava no mundo dos negócios. Em 1899, aos 36 anos, ele inaugura o Mercado do Derby; um complexo de negócios surpreendente para época, com centro comercial, hotel, velódromo e parque de diversões onde poderíamos encontrar  desde alimento a artigos de luxo e sofisticados, itens para casa, aparelhos de louça, vestuário, tecidos, calçados, jornais, revistas e livros. O visionário Delmiro Gouveia criava ainda no final do século XIX o que iríamos conviver nos dias de hoje, com muita naturalidade: o shopping center. 

Depois de desentendimentos com as elites politicas de Pernambuco, Delmiro testemunhou o incêndio criminoso da pérola da coroa de seus empreendimentos: em 1890 o  Mercado do Derby seria a primeira vítima da coragem e destemor de seu criador; sendo incendiado por forças policiais. Três anos depois, o incômodo empresário e líder, Delmiro Gouveia, sai de Pernambuco e se estabelece nas Alagoas, povoado de Pedra.

MERCADO DO DERBY
GRANDE HOTEL INTERNACIONAL

Em Pedra, o inquieto e destemido empresário Delmiro inicia mais um empreendimento arrebatador; constrói uma fábrica de linhas de costura; as primeira do Brasil; e diante da necessidade de energia, enveredou simultaneamente no ramo hidroelétrico, em 1913  implanta uma usina hidrelétrica próxima à Cachoeira de Paulo Afonso (BA) — e daí sai a energia para a fábrica em Pedra, consolidava-se a surpreendente Usina de Angiquinho.

Delmiro Gouveia inovava em tudo o que se dedicava ; a Fábrica da Pedra chegou a ter cerca de 2.000 funcionários, submetidos a rígida disciplina tanto na fábrica como na vila onde tinham morada. A jornada de 8 horas de trabalho era compensada com educação e creche para os filhos e ampla área de lazer com sessões de cinema, festas e bailes, pista de patinação, campo de futebol e parque de diversões, algo absolutamente impensado para a época. 


Ao longo de toda sua vitoriosa carreira empresarial, a partir dos desafios assumidos e vencidos e também em razão de seu forte temperamento arrogante e personalidade difícil, sem falar no caráter excessivamente mulherengo do elegante e charmoso Delmiro, acabaria amealhando inimigos de todos os naipes e tamanhos, desde as mais destacadas autoridades politicas da época até humildes colaboradores de seus empreendimentos; passando por comerciantes, industriais, pela elite rural do começo do século passado na região entre Pernambuco e Alagoas, chegando a capital federal Rio de Janeiro e incomodando até fortes corporações industrias internacionais.

FÁBRICA DA PEDRA
USINA DE ANGIQUINHO

Em um tenebroso final de tarde do ano de 1917, no dia 10 de outubro, era friamente assassinado na varanda de seu Chalé, dando fim a uma das mais extraordinárias sagas que se tem noticia no sertão nordestino. Morria ali, de maneira covarde e infame, um dos maiores brasileiros de todos os tempos, vítima de suas próprias ambições e 

Para conhecermos essa história a fundo, os pormenores da saga vitoriosa, sua vida, suas conquistas, seus amores e dessabores, e principalmente sua trágica morte; as possíveis causas, os suspeitos e a grande rede de insatisfações que cercava Delmiro, o complô, os executores e os possíveis mandantes, Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, recebe os pesquisadores e escritores; Gilmar Teixeira, autor do festejado livro "Quem Matou Delmiro Gouveia"; Edvaldo Nascimento, autor de "Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra" e o jornalista, historiador, escritor e apresentador de televisão, João Marcos Carvalho; para mais um eletrizante Grandes Encontros Cariri Cangaço com  o tema: "Quem Matou Delmiro Gouveia - A Saga do Maior Visionário do Sertão", AO VIVO , nesta quarta-feira, dia 04 de agosto de 2021 as 19h30 no Canal do YouTube do Cariri Cangaço.

Grandes Encontros Cariri Cangaço
"Quem Matou Delmiro Gouveia"
A Saga do Maior Visionário do Sertão
Quarta, dia 04 de Agosto de 2021
Ao vivo - 19h30
Canal do YouTube do Cariri Cangaço

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/08/a-saga-de-delmiro-gouveia-chega-aos.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O FIM DE SABIÁ CANGACEIRO DE LAMPIÃO

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=oPlfYtrQYXg&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidareal

Veja a historia, O Fim de Sabiá Cangaceiro de Lampião, de Lampião, o rei do cangaço, maria bonita, e seus cangaceiros, zé baiano, Volta seca, Corisco, Labareda, Zé sereno, Quinta-Feira, Candieiro, Mergulhão,Luís Pedro, Elétrico, Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete, Juriti, Macela, Volante, zé rufino, O perigo de morte nos rodeia desde o dia que nascemos, então se previna para os PERIGOS evitáveis que são em média 80%. Com esse livro, você vai diminuir muito o risco de morte em várias situações... proteja a sua vida e a sua família, leia o livro e escape da morte... Clic no link Abaixo AGORA... https://hotm.art/siteoficial-metodo-c... #historiasdavidareal Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTÔNIO LETREIRO: O IMPIEDOSO PISTOLEIRO CEARENSE QUE ASSOMBROU O NORDESTE NOS ANOS 60 E 70

 Por Nordeste Fantástico - História

https://www.youtube.com/watch?v=zLr62Am8T04&ab_channel=NordesteFant%C3%A1stico-Hist%C3%B3ria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZEZÉ LEÃO: UM DOS HOMENS MAIS VALENTES E TEMIDOS DO PIAUÍ NO SÉCULO XX

Por Nordeste Fantástico - História
https://www.youtube.com/watch?v=uMKvtmz3Mqk&t=168s&ab_channel=NordesteFant%C3%A1stico-Hist%C3%B3ria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - DADÁ : A ÚLTIMA SOBREVIVENTE DO CANGAÇO

 

A vida de Dadá mudaria, novamente, numa tarde de verão no início de 1939 na localidade próxima ao município de Miguel Calmon, interior da Bahia.

Lampião fora morto no ano anterior; Corisco, já aleijado, foi denunciado por Velocidade – um ex-companheiro de cangaço. Dadá não esquece: “Corisco nem tinha mais condições de pegar numa arma, tinha montado uma lojinha e vivia honestamente. Veio a denúncia e começaram as perseguições, do mesmo jeito que tinham feito com Lampião. A gente já tinha abandonado o cangaço. Mesmo assim, a gente fugiu – mas foi em vão. Fomos atacados e meu marido morreu varado por vários tiros de metralhadora. Eu também fui baleada. Com a perna estraçalhada, me botaram na carroceria de um caminhão. Nem gosto de falar naquela viagem. Tudo o que eu tinha desapareceu”.

Hoje, com a perna amputada, Dadá foi obrigada a trocar as caatingas e serras do Nordeste por uma modesta casa em Salvador onde mora com seu segundo marido – um velho pintor de paredes aposentado – e passa os dias pedalando numa velha máquina de costura. Com a mesma técnica complicada, e ainda asando lona – material forte também utilizando nos embornais em que os cangaceiros colocavam balas e munições – continua produzindo as mesmas coisas. Só que, agora, seus embornais se transformaram em peças elegantes nas mãos de moças e senhoras da sociedade baiana. Em seus olhos cansados, só existe um sonho – aposentar-se como costureira – enquanto por seus dedos desfila uma verdadeira memória do cangaço.

Reportagem de Reynivaldo Brito / Fotos de Lázaro Torres.

https://reynivaldobrito.blogspot.com/2012/03/dada-ultima-sobrevivente-do-cangaco.html?m=1&fbclid=IwAR0_MqbRG9ak6kY98cwwbD3UU9iPaxChiOA0uKd4Ow8y79xxQ7L_c4mnbMk

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CONVITE!

Por Wasterland Ferreira 

O Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco (GECAPE) realizará no sábado, 02 de outubro de 2021 o Seminário sobre a Revolução de 1930 - Uma exposição narrativa e analítica 90 anos depois.

O evento será no Auditório da Biblioteca Pública Estadual, situada à Rua João Lira, S/N, Bairro Santo Amaro, Centro do Recife.

Acessem o site https://bit.Iy/Site GECAPE, para obterem mais informações, conferirem a nossa programação e fazerem suas inscrições* por apenas R$ 30,75 o ingresso.

Contatos: (81) 9 98847-0928 Oi, e WhatSAapp/(81) 9 9418-5781 Claro - Wasterland Ferreira Leite.

*As vagas são limitadas.

Aguardamos vocês!

Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco: Há dois anos pesquisando, estudando, difundindo e valorizando a nossa História!

https://www.facebook.com/groups/893614680982844/?multi_permalinks=1508376239506682%2C1508396026171370%2C1507105129633793%2C1506112979733008%2C1506854116325561&notif_id=1627689628725475&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - BASTIDORES DO VIDEOCLIPE "SOU DA VOLANTE"

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=YaKmssmtBQM&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nesse vídeo estamos mostrando um pouco dos bastidores da gravação do videoclip da música em homenagem às forças policiais, intitulada "Sou da Volante", de autoria de Jadilson Ferraz. Jadilson, como todos sabem, é o compositor da bela canção "Cangaceiro do Mato" e agora nos brinda com essa música falando sobre as volantes. 

Fica nosso agradecimento a todos nossos amigos de Floresta e Nazaré, por todo apoio à realização de mais um vídeo pela divulgação da história do sertão. 

Link desse vídeo: https://youtu.be/YaKmssmtBQM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DEPOIMENTO INÉDITO DO EX-SOLDADO "MANÉ VELHO" QUE FOI O GRANDE DESTAQUE NO CONFRONTO DE ANGICO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=O3STsDZTSGA&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

INÉDITO E EXCLUSIVO. 

Trata-se de um trecho de um depoimento que foi coletado pelo pesquisador e escritor Antônio Amaury Corrêa de Araújo, onde o ex-soldado volante Mané Velho o "Antônio de Jacó, autor da morte do cangaceiro Luiz Pedro em Angico, e um dos principais combatentes do confronto de Angico, onde foram mortos: Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado pertencente à Força Policial Volante alagoana. 

O que vocês conhecerão ao assistir esse depoimento é um documento histórico único e sem precedentes. 

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Inscrevam-se no canal e não esqueçam de ativar o sino para receber todas as nossas atualizações. 

Forte abraço... Cabroeira! 

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA EMBOSCADA PARA LAMPIÃO.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=ZtA09PiOzT4&t=233s&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Um plano traçado para pegar Lampião. Por: José Mutti de Almeida "Mutti".

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIAS DE UM EX-COMANDANTE DE VOLANTES. PARTE I

Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=FPnopZt6oYU&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

ESSE DOCUMENTÁRIO É PARA QUEM GOSTA DE UMA PURA E GENUÍNA HISTÓRIA CANGACEIRA... ... contada por quem participou das pelejas pelos sertões, da luta entre Volantes e Cangaceiros, que esteve presente no calor dos acontecimentos. José Mutti de Almeida "Mutti", ex-commandante de Forças Policiais Volantes baianas, atuou na luta contra o banditismo e cangaceirismo e por vezes esteve no encalço de Lampião e sua gente, passando fome, sede e enfrentando as intempéries do sertão e da caatinga, juntamente com seus comandados, combatendo um dos grandes males que assolava o sertão nordestino naquela época. 

O cangaço. 

Nesse documentário, que será dividido em partes, "Mutti", como assim era conhecido, fala sobre sua participação na Revolução Constitucionalista de 1932 e a respeito da ferrenha perseguição imposta pela Polícia baiana aos cangaceiros e seu encontro com Lampião e bando no Estado de Sergipe. 

A história em sua essência. Um "documentaço". 

Assistam. Geraldo Antônio De Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com