Seguidores

sábado, 26 de janeiro de 2013

"Mané Moreno e a folia de reis"

Por: Cabo Francisco

Mané Moreno era um cangaceiro feio, esquisito, preguiçoso, problemático e perverso ao extremo, que além de difícil convivência, este trazia consigo uma grande bagagem de ignorância e teimosia. Muitos diziam que ele vivia com Áurea quieto e meio isolado do resto do bando.

Sempre discutia e brigava com seus comparsas por qualquer motivo fútil; emprestava dinheiro ou algum objeto dos outros e não os devolvia, apesar de tudo, ainda não era um cabra de confiança, pois os cangaceiros mais antigos do bando, diziam que ele já os havia abandonado, fugindo por várias vezes em meio a violentos combates com as volantes nas caatingas. 

Enfim, que além de covarde era também um "porcão", pois não era muito chegado a um banho, transpirava muito e a sua higiene bucal deixava a desejar. Era um ser obcecado por perfumes e que ao borrifá-los pelo corpo e nas roupas encharcadas de suor, esta mistura de odores lhe dava uma fragrância enigmática.


Até mesmo o próprio Lampião não gostava dele, e só o aceitava no bando por consideração aos seus parentes, os valentes cangaceiros Zé Sereno, Zé Baiano e os irmãos Antônio e Cirilo de Ingrácias.

Mané Moreno a esquerda, seguido de Zé Sereno e Zé Baiano

Um dia de quarta feira, da semana que antecedia o natal, sua mulher e companheira Áurea pediu para que ele a levasse para ver seus pais. Atendendo ao pedido de sua amada, ele partiu levando-a na garupa do seu cavalo. Eram umas 17:00h. Quando chegaram próximo à casa de Áurea, o cangaceiro notou que havia muita movimentação de gente. Então cismado, ele parou o cavalo no alto do morro, e mandou que Áurea fosse até lá para ver o que estava acontecendo. E assim foi feito. Daí então, logo Áurea regressou e lhe informou que seu pai, o velho Zé Nicárcio estava recebendo em sua casa uma "folia de reis", e que era para o cangaceiro respeitar a bandeira do divino, e aguardar um bocadinho, até que todos partissem, e que depois eles chegassem com cuidado. 

O casal Zé Nicárcio e dona Josefa odiavam Mané Moreno, pelo fato deste ter obrigado sua filha a segui-lo naquela vida de criminalidade.

Mané Moreno soltou bufões de raiva, babava e rangia os dentes de ódio, e por fim falou: “Eu vô descê inté lá e dispois di iscurraçá aquelis fios duma égua, vô dar uma coça nu seu pai”.

Áurea tentou detê-lo, mas o cangaceiro irado, a derrubou com um empurrão. Depois montou no seu cavalo e partiu a galope, mas ainda escutou quando sua mulher gritou: "-Cuidado qui u santu rei vai lhe castigá!"

Áurea mal fechou a boca,  um enxame de abelhas africanas que surgiu do nada, atacou Mané Moreno, fazendo seu cavalo mudar de rumo e se embrenhar no meio das caatingas em disparada por uma outra direção oposta.

Nisso Áurea foi até a casa de seus pais e tomando um banho, jantou um pirão feito com caldo de galinha caipira, e gozando dos afagos de seus entes queridos, adormeceu. Quando a lua alva estava alta no céu, todos acordaram com o latido dos cães. Áurea acendeu uma lamparina e abriu a janela para ver o que era, e constatou debaixo do pé de jaca, um homem seminu com as roupas todas ensanguentadas e rasgadas, além de vários taios pelo corpo, que se encontrava todo inchado pelas picadas dos insetos.

Áurea foi até ao cangaceiro, que estropiado só podia se comunicar por gestos, devido ao inchaço nas amídalas provenientes do "castigo" recebido por sua heresia.

No outro dia, deitado em uma rede, depois de já recuperado, enquanto Áurea arrancava-lhes os inúmeros espinhos de seus pés, ele contou que além das picadas das abelhas, caiu do cavalo, enroscou o pé no estribo e foi arrastado caatinga adentro. E sua sorte foi que seu cavalo topou mais adiante algumas éguas no cio, e parou para rufiar as fêmeas, foi assim que ele conseguiu se soltar e safar-se do castigo.

Por incrível que pareça, o facínora jurou para sua amada que jamais em sua vida iria agir contra uma folia de reis.

No ano seguinte ele e a sua amada Áurea foram surpreendidos e mortos, enquanto dançavam em um baile naquela região, por uma das muitas volantes que os perseguiam.

Enviado pelo Cabo Francisco.

http://blogdomendesemednes.blogspot.com

Logo, logo encontraremos filhos e netos do cangaceiro Volta Seca

Por: José Mendes Pereira

O que filha e neta do cangaceiro Volta Seca enviaram para o nosso blog.


Neta de Volta Seca disse: 

- Sou neta dele, meus tios aí na foto.

Neta de Volta Seca disse: 

- Sou neta dele, minha irmã mais nova super parecida com esse bebê que está no colo do meu avó... Lindos vovó linda como sempre.

Filha de Volta Seca disse: 

Olá! Eu sou a filha Rose Meire, achei interessante o seu blog, breve mandarei uma foto de todos os filhos restantes e netos de Volta Seca.

Nossa resposta:

Nós que vivemos nesta luta de organizar a história do cangaço, ficamos muito felizes em recebermos informações de filhos ou netos de cangaceiros.

Não deixe de nos presentear com informações sobre seu pai ou mãe que era filha do cangaceiro Volta Seca.

Informe-nos onde você mora, qual cidade, Estado e o verdadeiro nome do seu pai ou mãe que é filho(a) do cangaceiro Asa Branca.

Entre sempre em contato conosco. Os cangaceirólogos ficarão honrados com  informações sobre filhos ou netos de cangaceiros, mas depende de informações de familiares.

Acreditamos que vocês não irão demorá com estas informações. A cultura precisa de vocês.

E-mails para contatos:

josemendesp58@gmail.com
josemendesp58@hotmail.com

Link dos comentários enviados ao nosso blog sobre filha e neta:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2012/07/o-deleite-de-volta-seca.html?showComment=1358519851468#c7095159376344272499


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cangaço : A Verdadeira História !

Por: Manoel Severo
Manoel Severo, Aderbal Nogueira e Jonasluis de Icapuí

Hoje foi dada a largada a um dos mais audaciosos Projetos da Televisão Brasileira com relação a este fenômeno apaixonante que é o Cangaço.

Estivemos participando por toda manhã desta quinta-feira; eu, Aderbal Nogueira e o Diretor da FGFTv Jonasluis da Silva, de Icapuí de uma importante reunião de trabalho na sede da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF. O encontro marcou o ponta pé definitivo para a realização de um dos mais ousados projetos da televisão brasileira, ligado à temática do Cangaço.

Ficou definido a estratégia e os passos iniciais da produção da Série para Tv de: CANGAÇO: A VERDADEIRA HISTÓRIA. O projeto se dará a partir de 24 capítulos e sem dúvidas se configurará em mais um épico que marcará nossa televisão e deixará um legado inestimável para as próximas gerações de estudiosos, pesquisadores e o público que é apaixonado pela história do Nordeste e principalmente do Cangaço.

À frente do Projeto, o competente e surpreendente Jonasluis da Silva,de Icapui; um homem incomum, inquieto, realizador, responsável por inúmeras obras, dentre elas a "Sedição de Juazeiro" que inclusive teremos a apresentação na íntegra no Cariri Cangaço 2013. 

São muitas as novidades, que passo a passo vamos trazendo para todos os amigos que acompanham o cariricangaco.com Aguardem !

Manoel Severo
Cariri Cangaço

http:cariricangaço.blogspot.com

Comunicado

Por: José Mendes Pereira
Este pássaro simboliza sabedoria - oconsumidorconsciente.blogspot.com.br

Amigos leitores e colaboradores:
O nosso blog estava com problemas.

Faça uma visitinha aos blogs:

Cariri Cangaço 
http://cariricangaço.blogspot.com

Lampião Aceso
http://lampiaoaceso.blogspot.com

Cangaço na Bahia
http://cangaconabahia.blogspot.com

Ser tão sertão
http://blograngel-sertao.blogspot.com

Blog do Honório de Medeiros 
http://honoriodemedeiros.blogspot.com

Blog do Clerisvaldo B. Chagas 
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com

Blog do Dr. Archimedes Marques
http://www.cangacoemfoco.jex.com

Blog de Rostand Medeiros
http://tokdehistoria.wordpress.com

Blog do Guilherme Machado
http://portaldocangaco.blogspot.com.br

Blog do Dr. Lima
http://blogdodrlima.blogspot.com.br

Blog do professor Edicarlos Rocha
http://petroleorn.blogspot.com.br

LUIZ GONZAGA E O RIO GRANDE DO NORTE



À venda nos seguintes locais  

Mossoró - RN:
Praça da Convivência - Corredor cultural - Centro
CAFÉ E ARTESANATO

Natal - RN:
LIVRARIA NOBEL Avenida Senador Salgado Filho, 1782fone: (0xx) - 84 - 3613-2007


Campina Grande - PB:
Vila do Artesão
FURLÃO ARTE EM COURO - Biagio Grisi
si
R$ 35,00
OBS: Para encomendas externas, há o acréscimo da taxa dos correios.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com