Seguidores

terça-feira, 12 de outubro de 2021

12 DE OUTUBRO – VÁRIAS COMEMORAÇÕES, DENTRE ELAS O DIA DO AGRÔNOMO.

Por Relmbrando Mossoró

Através do saudoso Maestro Batista que, além de excelente músico, era também Agrônomo; e de Manoel de Souza Neto, mossoroense, agrônomo formado na ESAM, funcionário do INCRA, residente em Natal, saudamos todos os demais Agrônomos. Comemora-se nesta data pois foi em 12 de outubro de 1933 a primeira regulamentação desta profissão. PARABÉNS!!!

O Agrônomo, em sentido amplo, é o especialista que cuida do cultivo de gêneros agrícolas, animais para corte, abate ou extração de leite. Também é ele quem deve zelar pela conservação do solo, sua irrigação, controle de pragas, vetores, controle de qualidade e incremento da fertilidade. Salve 12 de Outubro, dia do Agrônomo! Na ilustração, a carteira estudantil do Maestro Batista (1979), então aluno da ESAM. (Colaboração: Marcos Batista).

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10209208831453848&set=gm.4275496222533775

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FUGA DESESPERADA

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=BRRdRYWOFLc&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Neco de Pautilha fala de um momento perigoso que passou com o bando de Lampião invadindo o lugar onde ele morava.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA BONITA DEGOLADA VIVA

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=S9r1B5Pi5k4&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Veja, MARIA BONITA DEGOLADA VIVA, a curta trajetória de Maria Bonita no cangaço, foram apenas 8 anos ao lado de Lampião, Viveram uma linda história de amor que teve um final infeliz, Pena que Maria Bonita foi vítima da policia nordestina, covarde e corrupta. Os detalhes maiores dessa historia você vai encontrar no vídeo a seguir. #historiasdavidareal #mariabonitadegoladaviva Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A VINGANÇA DE CHICO PEREIRA E O ATAQUE DO BANDO DE LAMPIÃO À CIDADE DE SOUSA.

Por Cangaçologia 

https://www.youtube.com/watch?v=iUBPFaK-Ifo&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

A busca de Chico Pereira por vingança contra Otávio Mariz e a história do ousado ataque do bando de Lampião à cidade paraibana de Sousa. Lembrando que a gravação desse vídeo foi realizada no interior da casa, que pertencia à Otávio Mariz, inimigo de Chico Pereira, que foi atacada pelos cangaceiros pertencentes ao bando de Lampião no dia 27 de julho de 1927. Um evento que mudou para sempre a vida de Chico Pereira e que o lançou no cangaço... de onde jamais sairia. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. 

Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALGUNS ATAQUES DO CANGACEIRO JESUÍNO BRILHANTE NA PARAÍBA E RIO GRANDE DO NORTE

 Por Nordeste Fantástico

https://www.youtube.com/watch?v=wEPyhs8aSk0&t=234s&ab_channel=NordesteFant%C3%A1stico

O vídeo conta a história de ataques do Cangaceiro Jesuíno Brilhante e seu bando no Rio Grande do Norte e na Paraíba. #JesuínoBrilhante #Paraíba #RN #PombalPB #MartinsRN #CatoléDoRocha #PatuRN #BrejoDoCruz O canal trás para os inscritos, histórias de um passado cheio de batalhas no sertão nordestino e casos e causos de personalidades nordestinas que marcaram o imaginário popular. 👍🏜 - Conteúdo histórico Nordestino - Conteúdo educativo para aulas de História - Conteúdo pode ser usado no Enem - Conteúdo pode ser usado no Encceja - Material com conteúdo de resgate da história do Nordeste - Conteúdo de Literatura Nordestina

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARTA DA VIÚVA DO PRIMEIRO CANGACEIRO MORENO, MORTO POR LAMPIÃO, ENDEREÇADA À SINHÔ PEREIRA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=1wn7PlJWC3I&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Nesse documentário apresentaremos a narração de uma carta que foi escrita no ano ade 1977 por Luíza Alves Batista, viúva do primeiro cangaceiro Moreno, que foi endereçada ao ex-cangaceiro Sinhô Pereira, antigo chefe de Lampião, que na época residia no estado de Minas Gerais, onde relata o assassinato do companheiro praticado por Lampião e seus homens nas mediações da então Matinha de Água Branca, atual Água Branca, Alagoas. Fato ocorrido no deia 13 de fevereiro de 1936. Uma carta histórica e comovente, cujo conteúdo esclarece e acrescenta pontos importantes e até então desconhecidos nas páginas da história cangaceira. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. 

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. 

Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCDyq...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO NA LITERATURA - Robério Santos no Tchandala Talk com Dejair Benjamim

Por Tchandala 

https://www.youtube.com/watch?v=gmQiqsL8OgA&ab_channel=Tchandala

Episódio [ESPECIAL] de Nº 006 do TCHANDALA TALK, onde o nosso vocalista Dejair Benjamim conversa muito divertida com o jornalista, escritor, contador de causos e youTuber ROBÉRIO SANTOS do canal "O CANGAÇO NA LITERATURA" Aguardem vários bate-papos com grandes nomes das cenas cultural e musical!!!! Assistam, curtam, compartilhem e deem sugestões de nomes para entrevista.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOSSA SENHORA APARECIDA

 
Estátua de Nossa Senhora Aparecida, considerada pelos católicos a padroeira do Brasil.

Introdução

Nossa Senhora Aparecida é considerada a padroeira, ou protetora, do Brasil segundo os católicos. Sua imagem foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, no atual estado de São Paulo, em 1717. Ela é um dos principais símbolos da religião católica no Brasil.

© Sidney De Almeida/Dreamstime.com

História 

Os relatos sobre o aparecimento da imagem variam nos detalhes. Uma das versões conta que, em outubro de 1717 (mais precisamente no dia 17, segundo alguns historiadores), pescadores de Porto de Itaguaçu, na região de Guaratinguetá, atual estado de São Paulo, foram convocados pelas autoridades locais para pescar muitos peixes. No dia seguinte, seria oferecido um banquete ao governador da capitania, dom Pedro Miguel de Almeida, conde de Assumar, nomeado por dom João VI, rei de Portugal (e do Brasil).

Naquela noite, porém, os peixes haviam desaparecido do rio. Até meia-noite, os pescadores não tinham conseguido pegar nada. Todos voltaram para casa, menos três, que decidiram persistir. Então, um deles pescou o tronco de uma imagem da Virgem Maria, enquanto outro pescou a cabeça. Depois disso, os peixes voltaram ao rio em abundância e os pescadores encheram seus barcos com eles.

A estátua encontrada no rio representava Nossa Senhora da Conceição, mas ganhou o nome de Nossa Senhora Aparecida por ter surgido, ou aparecido, dessa forma surpreendente. A imagem era de cor preta e media cerca de 40 centímetros. Originalmente, pensava-se que fosse de madeira, porém mais tarde descobriu-se que era feita de terracota (argila cozida).

Graças e milagres 

Do século XVIII até hoje, fiéis relatam ter alcançado inúmeras graças concedidas por Nossa Senhora Aparecida, em especial na forma de milagres. Um dos mais antigos fenômenos relatados é o do escravo Zacarias, que suplicou na frente da imagem de Nossa Senhora Aparecida que o libertasse. Contam que a corrente de ferro que o prendia se abriu imediatamente.

Foi construída uma capelinha para abrigar a imagem, e a devoção a ela foi aumentando. Outras capelas maiores a substituíram, e ao seu redor surgiu a cidade de Aparecida, que foi crescendo. Aparecida tornou-se o maior centro de romaria do país e hoje abriga uma grande igreja. No dia 4 de julho de 1980, o papa João Paulo II celebrou nela uma missa solene para mais de 300 mil pessoas.

Dia 12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida. A data é feriado nacional, e milhões de pessoas vão até a cidade de Aparecida para rezar em sua basílica (basílica é o nome que se dá a uma igreja grande ou principal). A basílica de Nossa Senhora Aparecida tem o nome de Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. É a maior igreja católica do Brasil e uma das maiores do mundo.

Vista da basílica de Nossa Senhora Aparecida, ou Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo.

© Sabrina Okaeda/stock.adobe.com

https://escola.britannica.com.br/artigo/Nossa-Senhora-Aparecida/483071

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DIA DAS CRIANÇAS

Por Wikipédia

Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho lançou a ideia do Dia da Criança. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.[4]

Em 1940, Getúlio Vargas instituiu um novo decreto, que "fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País", e que criava uma nova data de comemoração, conforme o Artigo 17 do Capítulo VI: "Será comemorado em todo o país, a 25 de março de cada ano, o Dia da Criança. Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência."[5] Segundo a pesquisadora Ângela de Castro Gomes,[6] o "comemorar", na acepção semântica, poderia ter diversas interpretações, por exemplo, poderia significar "trazer à memória", "fazer recordar" e a estreita ligação com os projetos sociopolíticos, sociais, de educação e saúde do governo Vargas, neste caso em particular, referindo-se às políticas de proteção à infância, maternidade e família.

O fato é que, por alguma razão, a data de 25 de março ficou apenas "no papel". Somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data de 12 de outubro passou a integrar o calendário das festas comerciais. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção, e fizeram ressurgir o antigo decreto de 1924. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das crianças é comemorado com muitos presentes.[7]

Em Portugal

Em Portugal, o Dia da Criança é festejado no dia 1 de junho.

Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os Estados-membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.

Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de novembro), mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança, que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990.[8]

Nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o dia das crianças é festejado no primeiro domingo de junho, podendo a data variar de estado para estado em nível nacional. O Dia das Crianças e Juventude foi aprovado em 1994, quando o Legislativo do Havaí tornou-se o primeiro estado do país a aprovar uma lei para reconhecer o primeiro domingo de outubro como o "Dia da Criança". Nos Estados Unidos, o presidente Bill Clinton proclamou o dia das crianças em 8 de outubro de 2000.[9] O "Dia Nacional da Criança" foi proclamado pelo presidente George W. Bush em 3 de junho de 2001.[10]

A data em outros países