Seguidores

domingo, 31 de janeiro de 2021

“PAJEÚ EM CHAMAS: O CANGAÇO E OS PEREIRAS”

Recebi hoje do Francisco Pereira Lima (Professor Pereira) lá da cidade de Cajazeiras no Estado da Paraíba uma excelente obra com o título "PAJEÚ EM CHAMAS O CANGAÇO E OS PEREIRAS - Conversando com o Sinhô Pereira" de autoria do escritor Helvécio Neves Feitosa. Obrigado grande professor Pereira, estarei sempre a sua disposição.


O livro de sua autoria “Pajeú em Chamas: o Cangaço e os Pereiras”. A solenidade de lançamento aconteceu no Auditório da Escola Estadual de Educação profissional Joaquim Filomeno Noronha e contou com a participação de centenas de pessoas que ao final do evento adquiriram a publicação autografada. Na mesma ocasião, também foi lançado o livro “Sertões do Nordeste I”, obra de autoria do cratense Heitor Feitosa Macêdo, que é familiar de Helvécio Neves e tem profundas raízes com a família Feitosa de Parambu.

PAJEÚ EM CHAMAS 

Com 608 páginas, o trabalho literário conta a saga da família Pereira, cita importantes episódios da história do cangaço nordestino, desde as suas origens mais remotas, desvendando a vida de um mito deste mesmo cangaço, Sinhô Pereira e faz a genealogia de sua família a partir do seu avô, Crispim Pereira de Araújo ou Ioiô Maroto, primo e amigo do temível Sinhô Pereira.

A partir de uma encrenca surgida entre os Pereiras com uma outra família, os Carvalhos, foi então que o Pajeú entrou em chamas. Gerações sucessivas das duas famílias foram crescendo e pegando em armas.

Pajeú em Chamas: O Cangaço e os Pereiras põe a roda da história social do Nordeste brasileiro em movimento sobre homens rudes e valentes em meio às asperezas da caatinga, impondo uma justiça a seus modos, nos séculos XIX e XX.

Helvécio Neves Feitosa, autor dessa grande obra, nascido nos Inhamuns no Ceará, é médico, professor universitário e Doutor em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal), além de poeta, escritor e folclorista. É bisneto de Antônio Cassiano Pereira da Silva, prefeito de São José do Belmonte em 1893 e dono da fazenda Baixio.

Sertões do Nordeste I

É o primeiro volume de uma série que trata dos Sertões do Nordeste. Procura analisar fatos relacionados à sociedade alocada no espaço em que se desenvolveu o ciclo econômico do gado, a partir de novas fontes, na maioria, inéditas.

Não se trata da monumentalização da história de matutos e sertanejos, mas da utilização de uma ótica sustentada em elementos esclarecedores capaz de descontrair algumas das versões oficiais acerca de determinados episódios perpassados nos rincões nordestinos.
Tentando se afastar do maniqueísmo e do preconceito para com o regional, o autor inicia seus estudos a partir de dois desses sertões, os Inhmauns e os Cariris Novos, no estado do Ceará, sendo que, ao longo de nove artigos, reunidos à feição de uma miscelânea, desenvolve importantes temas, tentando esclarecer alguns pontos intrincados da história dessa gente interiorana.

É ressaltado a importância da visão do sertão pelo sertanejo, sem a superficialidade e generalidade com que esta parte do território vem sendo freqüentemente interpretada pelos olhares alheios, tanto de suas próprias capitais quanto dos grandes centros econômicos do País.

Após a apresentação das obras literárias, a palavra foi facultada aos presentes, em seguida, houve a sessão de autógrafos dos autores.

Quem interessar adquirir esta obra é só entrar em contato com o professor Pereira através deste e-mail: franpelima@bol.com.br
Tudo é muito rápido, e ele entregará em qualquer parte do Brasil.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ENFRENTAMENTO DO DELEGADO JOÃO AGRIPINO MAIA AO CANGACEIRO JESUÍNO BRILHANTE.

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=_GdAQPk3XJs&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Cangaçologia

Um encontro inesperado entre o então delegado de Catolé do Rocha (Paraíba) e o célebre cangaceiro Jesuíno Brilhante. Um desfecho simplesmente surpreendente. Confiram. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


ONDE OCORREU UM DOS MAIORES E MAIS RENTÁVEIS ASSALTOS PRATICADOS POR SINHÔ PEREIRA DE TODA A SUA TRAJETÓRIA NO CANGAÇO.

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=gQCIg4LvK30&feature=share&fbclid=IwAR0NYJTuEdamqUq7-0kZBNBeQLtaJLZ2CWnFYMPXU6X__WZLg4A0R6yKw3I&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Cangaçologia

Nesse vídeo conheceremos a casa-grande da Fazenda Dois Riachos que pertenceu ao coronel Valdevino Lobo Ferreira Maia (Catolé do Rocha/PB), que foi atacada e saqueada pelo bando de Sinhô Pereira em fevereiro de 1922. Assalto que teve a participação de Lampião e irmãos, além de outros cangaceiros de renome na história cangaceira. Um dos mais vultosos saques praticados por Sinhô Pereira em toda a sua trajetória. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! 

Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior – Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

POSTAGENS NO YOUTUBE

Por Aderbal Nogueira

Essa semana estarei postando no YouTube um bate-papo com o amigo Ângelo Osmiro Barreto, onde falaremos como era viajar pelo sertão nos anos 90 e início dos anos 2000 em busca da história do cangaço. Na época não usávamos GPS e chegar aos locais que pretendíamos não era fácil. Muita gente nos recebia com desconfiança, enfrentamos alguns perigos, mas também demos boas gargalhadas e fizemos muitas amizades. 

Na foto, com o escritor Abelardo Montenegro, autor do livro 'Fanáticos e Cangaceiros'.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1570461766496095%2C1570463826495889%2C1570281726514099&notif_id=1611887855457244&notif_t=group_activity&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARIA BONITA DO CAPITÃO

Por José Mendes Pereira

Nesta foto a gente percebe que Maria Bonita do capitão o seu aspecto era de quem não estava satisfeita. Ou sentia uma solidão e saudade dos seus familiares, ou estava brigada com o capitão Lampião. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O TRISTE FIM DO BRAVO JOÃO FLANDEIRO

https://www.youtube.com/watch?v=hP0nUZMR_TU&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

NAS PEGADAS DA HISTÓRIA

DICAS DE LIVROS SOBRE O CANGAÇO. Nossa livraria https://jflavioneres-nph-livraria.fre...

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAIS UM VÍDEO INÉDITO E EXCLUSIVO CHEGANDO NO CANAL... CANGAÇOLOGIA. - O ataque do bando de Sinhô Pereira à Fazenda Dois Riachos em Catolé do Rocha - Paraíba.

 Por Geraldo Júnior

https://www.youtube.com/watch?v=c3JO4v9J72Q&fbclid=IwAR31BXG0RW5Ri11t0n-Aq7Z-MtUkE6vQesba1idWpvCukSWUzdKDipNbzzM&ab_channel=Canga%C3%A7ologia

Cangaçologia

Um ousado ataque liderado pelo famoso chefe-cangaceiro Sinhô Pereira à Fazenda Dois Riachos do coronel Valdevino Lobo no município paraibano de Catolé do Rocha. A história e a trama que antecedeu a um dos maiores assaltos promovidos por cangaceiros em terras paraibanas. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEUS CORDÉIS EM PARCERIA COM ANTÔNIO FRANCISCO

 Por José Di Rosa Maria

1-A história de Francisca Fernandes de Amorim

2-Pascoal e Genura cinquenta anos de amor

3-A história do homem conhecido por Rolinha

4-Exemplo de vida e paz de Vidal Silveira Braga

5-Diva Guimarães uma mulher feita de história

6-Diocesano um colégio afinado com a vida

7-Pelos caminhos do bem

8-Maria e Luiz cinquenta anos de amor

Encomende o seu, sua história dá um cordel

 https://www.facebook.com/photo?fbid=1501786236684644&set=a.125013001028648

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

( Ú L T I M A - M O R A D A ).

Por Luís Bento

Escombros da morada de Antônio Noberto o Cangaceiro " Oliveira ", no Sítio Faustino - Jati-Ce, pertencente ao grupo de Virgulino Ferreira da Silva " Lampião ".

FOTOS - LOCAL.

Pesquisadores:

José Francisco e Luís Bento.

Ex-Cangaceiro " Oliveira ".

JATI 30/01/2021/.

LUÍS BENTO.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768/?multi_permalinks=778838572720101&notif_id=1611771548841643&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E MARIA BONITA


http://blogdomendesemendes.blogspot.com