Seguidores

domingo, 16 de março de 2014

Melhor identificação da foto da família Ferreira - Informação de Raimundo Gomes e Virgulino Ferreira


Em Março de 1926 Lampião reúne-se pela última vez com a sua família, em Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará. 

Identificação dos familiares na foto. 

Em pé e da esquerda para a direita:

 Zé Paulo, primo;
Venâncio Ferreira, tio;
Sebastião Paulo, primo;
Ezequiel, irmão;
João Ferreira, irmão;
Pedro Queiroz, cunhado (casado com Maria Mocinha, que está à sua frente, sentada);
Francisco Paulo, primo;
Virgínio Fortunato da Silva, cunhado (casado com Angélica).

 Sentados:  

Antônio, irmão;
Anália, irmã;
Joaninha, cunhada (casada com João Ferreira);
Maria Mocinha, ou Maria Queiroz ,irmã;
Angélica, irmã e Lampião.

Dos nove irmãos da família Ferreira, dois estão ausentes nesta foto: Levino, que morrera no ano anterior, 1925, no sítio Tenório, Flores do Pajeú/PE, em combate contra as volantes paraibanas dos sargentos Zé Guedes e Cícero Oliveira. E Virtuosa, que sinceramente não sei dizer se simplesmente não quis aparecer na foto ou já era falecida.

Élise Jasmin afirma no seu CANGACEIROS, que esta foto foi feita por Lauro Cabral de Oliveira, que dividiu então com Pedro Maia, a fama de fazer as fotos de Lampião, bando e familiares em Juazeiro, Março de 1926.

Raimundo Gomes e Virgulino são pesquisadores do cangaço.
Facebook 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Filha de Zé Sereno


Segundo o nosso amigo Governador do sertão afirma que esta senhora é filha do ex-cangaceiro Zé Sereno. Mas ele não revela se é também filha da ex-cangaceira Sila.

O governador do sertão é pesquisador do cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

Foto da família Ferreira



Retrato da família Ferreira tirado em Juazeiro, em 1926. 

Virgulino Ferreira da Silva, o  Lampião está à direita da foto.

Seu irmão mais velho, Antonio Ferreira da Silva que segundo alguns pesquisadores, ele não era filho de José Ferreira da Silva, apenas de Dona Maria Lopes (Sulena), está à esquerda da foto.

Em pé, no meio da foto, João Ferreira da Silva, o único irmão Ferreira que não entrou para o cangaço, está com a mão sobre o ombro de sua mulher.

 Ezequiel Ferreira da Silva, o Ponto Fino, o irmão mais moço dos filhos de José Ferreira da Silva, está à direita de João Ferreira da Silva.
 
As outras senhoras são irmãs dos irmãos cangaceiros, e os outros no grupo são seus primos. 

Foto liberada por João Ferreira aos pesquisadores. Propriá. 

Observação: O Levino Ferreira da Silva irmão destes cangaceiros não aparece, porque ele foi assassinado um ano antes de ser feita esta foto. E ainda nela está faltando duas irmãs dos cangaceiros (Ferreira).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Antiga Cadeia Velha de Pombal

Foto de João Tavares de Araújo Neto - facebook 

Antiga Cadeia Velha de Pombal - PB era tida como uma das mais seguras do sertão. Porém, isso não impediu que, na madrugada do dia 19 de Fevereiro de 1874, Jesuíno Brilhante e seu grupo a invadissem e resgatassem seu irmão Lucas, além de mais de cinquenta outros prisioneiros. 

Nela também esteve preso Chico Pereira de Nazarezinho, que daqui foi entregue pelo Governo da Paraíba ao Governo do Rio Grande do Norte, onde seria assassinado.

O cangaceiro Chico Pereira

Hoje esta Cadeia é tombada como Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado da Paraíba, e nela funciona a Casa da Cultura Senador Ruy Carneiro. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DA “GAZETA DO POVO”, JORNAL SERGIPANO, EDIÇÃO DE 15/04/1926 - LAMPIÃO NO JUAZEIRO

Por Antonio Corrêa Sobrinho*


COMO O PADRE CÍCERO EXPLICA E JUSTIFICA A GUARIDA QUE DEU AO CÉLEBRE BANDOLEIRO

Embora orientado por um ponto de vista demasiadamente cristão, para não dizer cavalheiresco, o padre Cícero explica sua atitude, justificando sua atuação no caso, com aquela simplicidade de todos conhecida e com a bondade de coração que a caracteriza.



Trazendo a público sua opinião, um pouco destoante da austera responsabilidade social de um homem do seu prestígio, respeitamos, entretanto, o seu modo de apreciar o fato, porque antes de tudo, a sua exposição foi sincera e bem intencionada.

Interrogado por que não mandava repelir ou prender Lampião e seus asseclas, quando para isto bastava um simples aceno à autoridade policial, então amparada por mais de 800 homens armados das forças legais de Juazeiro, respondeu com a boemia de um apóstolo que se receia de fazer mal ao próximo:



- Não, meu amiguinho! Lampião procurou o Juazeiro com intuitos patrióticos (sic); ele pretende se alistar nas forças legais para dar combate aos revoltosos. Uma vez vitorioso, espera que o governo lhe perdoe os crimes. Este homem que veio a Juazeiro, confiar em minha proteção, pretende se regenerar. Se não for possível alistá-lo nas forças legais, eu o encaminharei para Goiás, onde levará vida honesta, como já fiz com o Senhor Pereira e Luiz Padre. 


Sinhô Pereira e Luiz Padre - eram primos - Sinhô Pereira foi o único patrão de Lampião

Está mais ou menos demonstrado que os governos de Pernambuco e Paraíba não conseguirão prender Lampião, entregando seu bando à Justiça. O povo é sempre o prejudicado nestas causas: é vítima de Lampião, e muitas vezes da polícia também... Este estado de coisas pode ser modificado facilmente: - eu consigo que Lampião se vá embora para muito longe e, assim, ficaremos livres deles.



Porém, mandar prendê-lo, aqui em Juazeiro, nestas circunstâncias?! era um ato de revoltante traição, indigno, de qualquer homem quanto mais de um sacerdote católico.

Eu prevejo que muita gente agora e principalmente meus desafetos vão dizer que eu estou mancomunado com Lampião; mas, não é tal. Aqui no Juazeiro, eu recebo todas as pessoas que me procuram e fico satisfeito em prestar assistência a um transviado da sociedade procurando guiá-lo ao bom caminho.

- Mas, padre Cícero, o governo pode anistiar ou perdoar criminosos comuns?

- Pode, meu amiguinho, pode.

- Está bom...

*Antonio Corrêa é pesquisador do cangaço. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com