Seguidores

terça-feira, 2 de junho de 2015

RELÍQUIA...


CAPA DA 1ª EDIÇÃO DO LIVRO "LAMPIÃO" DE RANULFO PRATA.
Capa do Livro escrito pelo Escritor Ranulfo Prata em 1934, quando Lampião ainda estava vivo.

Um fantástico livro que traz em seu interior um pouco da biografia e das histórias do Rei do cangaço que foram obtidas ainda durante os acontecimentos.


Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOSSA! MEU PAI ERA UM TERROR!

Por Neli Conceição

Nossa! Meu pai era um terror! Até arrepio quando me lembro que vivi ao lado dele. Eu não escondo, mas quando eu fiquei sabendo que ele tinha sido cangaceiro, eu passei a ter medo e mais cuidado. Comecei até mentir em cima da entrevista quando ele fala que adoeceu e contou para um dos filhos. Na verdade ele não contou. Eu que descobri tudo. E foi por medo dele que passei a falar o que ele dizia sobre isso.


"Os Últimos Cangaceiros" está em cartaz em Belo Horizonte no Cinema Belas Artes! Garanta seu ingresso http://bit.ly/cangaceiros_bh

Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos, que cresceram acreditando que os pais se chamavam Jovina Maria e José Antonio. 

Ainda no cangaço Durvinha e Moreno

No passado, eles fizeram parte do bando de Lampião, o mais controverso líder do cangaço. A verdade só é revelada quando Moreno, então com 95 anos, resolveu dividir com os filhos o peso das lembranças e reencontrar parentes vivos, entre eles seu primeiro filho. Um filme de Wolney Oliveira.

Assista ao trailer: https://youtu.be/58cIHDS1UEk

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Mas o que vou falar sobre o Moreno sei que a Neli Conceição não ficará chateada, pois eu não estou falando coisas que não aconteceram, e sim, fatos que se passaram durante a sua vida, e ele próprio, afirmou em entrevistas aos repórteres e pesquisadores que, durante a sua vida de bandoleiro matou 21 pessoas. Mas temos que entender que, quem entra no mundo do crime está disposto a matar ou morrer. Foi o caso de Moreno, teve pura sorte, esteve vários anos no cangaço, e não foi marcado para morrer, ao contrário, matou 21, talvez esqueceu de incluir mais um, dois, três..., na sua lista dos que tombaram na mira do seu mosquetão, e ele só morreu com 100 anos. 

Infelizmente morreram todos estes, mas ele foi felizardo, não morreu como tantos outros dos seus companheiros que lá pelas caatingas ficaram sem vidas, e até mesmo sem suas cabeças, porque foram degoladas pelos policiais. 

Parabéns, grande Moreno! Você foi um dos que as miras das armas dos policiais não se engraçaram com você.

Fonte: facebook
Página: Neli Conceição

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RUAS E PATRONOS DE MOSSORÓ


No dia 23 de Maio deste ano de 2015, recebi em minha humilde residência este livro do professor, escritor e pesquisador do cangaço e sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço José Romero de Araújo Cardoso.

www.azougue.org

O autor é o Raibrito, e você que é mossoroense e pesquisador, deve possui-lo em sua estante; É um excelente trabalho do saudoso Raimundo Soares de Brito.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

E QUE VENHA FLORESTA !!!

Por Cristiano Ferraz
Cristiano Ferraz, Zé Rosa, Jorge Leite, Marcos de Carmelita e Darci de Sá

Na manhã da última sexta-feira, dia 29 de maio de 2015, visitei com os amigos com Marcos Antônio de Sá; o Marcos de Carmelita - com roupa camuflada; Jorge Leite, usando short preto, Darci de Sá Leal; camisa vinho; e José Rosa Filho, Déa, camisa branca listrada e calça jeans, a fazenda Pai Mané onde no mês de abril de 1938 o cangaceiro Moreno matou a pauladas os jovens Manoel Caetano e Américo Cirilo. 




As fotografias acima mostram a cruz no local do crime e o umbuzeiro onde os cangaceiros se arrancharam. Numa galha do umbuzeiro o amigo Jorge Leite, neto de Américo Leite; que foi subdelegado em Nazaré na época dos desentendimentos dos Ferreira com os Nazarenos, escreveu o nome CARIRI CANGAÇO 2016 que deverá se realizar em janeiro do próximo ano em Floresta - Cariri Cangaço Floresta 2016. Em breve farei o relato completo da passagem de Moreno em Floresta quando se dirigia ao estado do Ceará para visitar seu pai.

Cristiano Ferraz - Floresta, Pernambuco
Embaixador do Cariri Cangaço

http://cariricangaco.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REVISTA REALIDADE DE NOVEMBRO DE 1966

Por Angélica Bulhões

Segue mais uma contribuição jornalística para o fantástico grupo de estudiosos: Lampião, Cangaço e Nordeste, a revista Realidade de Novembro de 1966 que apresenta a matéria sobre os últimos coronéis, outro elemento que forma a mesma amalgama, chamado Cangaço. Sem tarjas e sem links... 











Fonte: facebook
Página: Angélica Bulhões ‎Lampião, Cangaço e Nordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

"Corisco, a Sombra de Lampião" de Sérgio Dantas

Por Angélica Bulhões

Tenho visto que o Livro "Corisco, a Sombra de Lampião" de Sérgio Dantas, tem mostrado novos olhares em velhos conceitos cristalizados, numa linguagem tão simples, porém com grande rigor nos métodos empregados. 


Em particular o local de nascimento de meu avô Sílvio Bulhões, o escritor consegue articular os depoimentos de coiteiro, ainda vivo, com documentos de instituição oficial (IBGE). É muito tranquilo entender esta passagem do livro, Segue abaixo o trecho do livro que mostra esta discussão e o documento provando a existência separadas de 04 fazendas - coitos desde 1920.




Angélica Bulhões Sr. Manoel Cajé, proprietário da faixa de terra em que se localiza a Pia, antes pertencia a Fazenda Detrás da Serra, sendo que esta ainda existe até hoje.


Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UM POUCO MAIS SOBRE O CANGACEIRO GITIRANA...


BAHIA, 7 – (especial para O GLOBO) – Foi preso pela Polícia baiana, nos limites do Ceará, depois de difícil perseguição pelos sertões deste Estado, de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, Antônio José dos Santos, vulgo “Gitirana”, último dos bandoleiros que infestavam o sertão. Gitirana cercado pela polícia prometeu entregar-se, mas aproveitando o relaxamento de perseguição fugiu, afinal, sendo detido no município pernambucano de Salgueiros. Gitirana tem 26 anos de idade sendo já famoso por proezas cometidas no bando de Lampião. Preso indicou à polícia o local das caatingas onde escondera o seu armamento composto de um fuzil tipo 1908, uma pistola automática e abundante munição para ambas.

“O GLOBO” – 07/08/1940

ERA O ÚLTIMO HERDEIRO DO ÓDIO DE “LAMPIÃO”

A Prisão de “Gitirana” Representa o Fim Definitivo do Cangaço nos Sertões da Bahia.

É breve a história do último cangaceiro que a polícia baiana deteve.

“Gitirana”, órfão de pais, vivia no município de Pão de Açúcar, em Alagoas, onde cresceu e se fez homem, sob o fascínio das lendas e contos em torno dos cangaceiros. “Lampião”, “Corisco” eram nomes de legenda cujas façanhas um grupo de jovens ambiciosos imaginava poder reproduzir, pois só se atribuem à sedução dos feitos de valentia e bravura dos sinistros taladores do sertão nordestino.


Gitirana e o cangaceiro Sfreu

“Gitirana” cujo pendor era acentuado para a vida aventurosa do banditismo, foi um dia convidado, por um emissário de “Corisco” para participar de seu bando. Aceitou, orgulhosos, e desde então figurou no grupo assassino, igual em crueldade ao chefe e aos companheiros de crime. Mas teve desilusões. A vida de que ele participou com requintada perversidade e temerária audácia ofereceu-lhe reversos de desencanto, principalmente na parte que diz com a perseguição da polícia. No arraial da Carira, viu, certa vez, uma cabocla de que gostou. Levou-a consigo.

Era Maria de Jesus que aparece na fotografia junto do cangaceiro. Talvez tenha sido por ela que veio a abandonar os companheiros, e refugiar-se às margens do São Francisco. Aí soube que a polícia o buscava. Voltou ao sertão para viver numa disparada inquieta, sempre perseguido por forças volantes. Resolveu, afinal, entregar-se e agora está recolhido à Cadeia da Bahia onde espera julgamento pelos crimes que cometeu.

E a caatinga ficou liberta do seu último cangaceiro.

O GLOBO – 09/08/1940

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Será que este senhor de nome Gitirana foi o mesmo cangaceiro que namorava a Cristina companheira do cangaceiro Português, e que foi assassinada pelos companheiros, por ter desrespeitado o código de lei do cangaço de Lampião? 

Fonte: facebook
Página: Antônio Corrêa SobrinhoLampião, Cangaço e Nordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com