Seguidores

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

QUEM SÃO OS BANDIDOS MAIS FAMOSOS DA HISTÓRIA? – PARTE IV

tamezuando.com.br

BUTCH CASSIDY & SUNDANCE KID

Imortalizados pelos bonitões Paul Newman e Robert Redford no filme homônimo de 1969 (premiado com quatro Oscars, dois deles para a música genial de Burt Bacharach), eles formaram a mais conhecida dupla de assaltantes do Velho Oeste americano no final do século XIX. 

Também tinham um quê de Robin Hood e eram adorados pelos necessitados. Depois de muitos assaltos a bancos, fazendas e trens, fugiram para a América do Sul, onde continuaram sua vida de contraventores. Ninguém sabe ao certo como morreram, mas a versão oficial conta que foram surpreendidos pela polícia e fuzilados num vilarejo perdido nos confins da Bolívia, em 1909.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-sao-os-bandidos-mais-famosos-da-historia

Biografia escrita pela Wikipédia sobre BUTCH CASSIDY & SUNDANCE KID - http://pt.wikipedia.org/wiki/Butch_Cassidy

robert leroy parker, aliás, butch cassidy

Robert LeRoy Parker, mais conhecido como Butch Cassidy (Beaver, 13 de Abril de 1866 – San Vicente, ca. 7 de Novembro de 1908)1 foi um famoso bandido norte-americano, assaltante de comboios, e líder da quadrilha de foras-da-lei Hole in the Wall Gang.

Os primeiros anos

Robert LeRoy Parker nasceu a 13 de Abril de 1866, em Beaver, Utah. Ainda jovem adotou o pseudônimo de Butch Cassidy, em homenagem a Mike Cassidy, um antigo ladrão que o ensinou a roubar gado.

Em 1890, com o dinheiro dos assaltos, comprou uma fazenda perto de Dubois, Wyoming. Este local é próximo ao famoso Hole-in-the-Wall, uma formação geológica natural que possibilitava proteção e um esconderijo perfeito, levantando, por isso, a suspeita de que a sua fazenda nunca foi bem sucedida economicamente, tendo sido na realidade uma fachada para esconder as suas atividades clandestinas 2.

Em 1894 foi preso, vindo a cumprir 18 meses de uma pena de 24, tendo sido solto em Janeiro de 1896.

Os Wild Bunch

Da esquerda para a direita: Sundance Kid, Tall Texan, News Carver, Kid Curry e Butch Cassidy. Em Fort Worth, Texas, 1901.

Após a sua libertação associou-se a um círculo de criminosos, onde se encontrava seu melhor amigo Elzy Lay e Harvey "Kid Curry" Logan, Ben Kilpatrick, Harry Tracy, Will "News" Carver, Laura Bullion e George Curry que, juntamente com outros foras-da-lei, formaram a quadrilha que ficou conhecida por Wild Bunch, aumentando consideravelmente a sua actividade criminosa roubando bancos, comboios, carruagens, cavalos e gado.

Em 2 de Junho de 1899 a quadrilha roubou a Union Pacific Overland Flyer perto de Wilcox, Wyoming, um roubo que se tornou famoso e que resultou em uma enorme caça ao homem 3 4. Muitos homens da lei notáveis da época participaram na perseguição aos ladrões mas não os conseguiram apanhar.

Em 11 de Julho de 1899, Elzy Lay e outros outros membros da quadrilha envolveram-se no roubo de um comboio perto de Folsom, Novo México, levando a um tiroteio em que Elzy Lay matou o Sheriff Edward Farr e o ajudante Henry Love, levando a sua prisão, tendo sido condenado à prisão perpétua na penitenciária do Novo México.

Sempre que os Wild Bunch se separavam na sequência de um assalto, reuniam-se mais tarde em um local pré-determinado, tal como o esconderijo "Hole-in-the-Wall", "Robbers Roost", ou o "bordel de Madame Fannie", em San Antonio, Texas.

O esconderijo Hole-in-the-Wall foi montado em Old Town Trail em Cody, Wyoming. Foi construído em 1883 por Alexander Gand5.

Após a prisão de Elzy Lay, Butch Cassidy juntou-se a Sundance Kid (Harry Longabaugh), formando uma dupla que se tornaria legendária. Afirma-se que, embora fosse assaltante e usasse armas, nunca matou pessoa alguma.

A fuga para a América do Sul[

Caçados pela polícia norte-americana, os dois bandidos decidiram tentar a sorte na América do Sul, chegando a Buenos Aires, Argentina, em 1901, na companhia de Etta Place, uma professora e namorada de Sundance.

Usando nomes falsos e vestidos com requintada elegância, hospedaram-se no melhor hotel da cidade e depositaram cerca de 12 mil dólares na filial do Banco de Londres (dinheiro oriundo do último assalto efectuado, nos EUA). Tidos na conta de refinados cavalheiros, chegaram a fazer amizade com o vice-cônsul norte americano, George Newbery, e compraram uma fazenda na província de Chubut.

Entre 1902 e 1906 levaram uma vida confortável, na condição de fazendeiros, mas quando acabou o dinheiro, voltaram aos roubos.
O primeiro assalto na Argentina foi a um banco de Rio Gallegos, na província de Santa Cruz. O seguinte aconteceu em Villa Mercedes, na província de San Luis. Após alguns outros assaltos, acharam mais prudente mudar de ares e cruzaram a fronteira da Bolívia.

Em 1907, Etta, doente, voltou para sua casa nos Estados Unidos da América, enquanto os seus companheiros permaneceram na América do Sul, roubando comboios, minas e bancos na Bolívia, Peru e no Chile, sempre perseguidos pelos policiais dos respectivos países.

Morte

A morte de Cassidy é motivo de disputa por parte dos historiadores, existindo várias versões.

Versão oficial

A versão oficial da morte de Butch e Sundance, diz que, em 1908, próximo a San Vicente, Bolívia, os dois bandidos foram perseguidos por soldados bolivianos, e foram mortos com rajadas de metralhadora.
Segunda versão

A 3 de Novembro de 1908, dois bandidos norte americanos (supostamente Cassidy e Kid) roubaram 15 mil pesos bolivianos a funcionários que transportavam o pagamento de trabalhadores locais. Na fuga, os bandidos ficaram em uma pensão próximo de San Vicente. Quando o dono do local suspeitou dos dois, comunicou a um funcionário do telégrafo, que notificou uma pequena unidade do exército. Em 6 de Novembro, para efectuar suas prisões, os bandidos foram cercados pelo prefeito da cidade, junto com oficiais e três soldados. Após um combate que deixou um soldado ferido e outro morto, a polícia e os soldados ouviram um homem a gritar de dor. Minutos depois, foi disparado um tiro terminando com os gritos. Logo após, outro tiro foi ouvido. Na manhã seguinte, os dois foram encontrados mortos. Na época especulou-se que o homem que gritava de dor levou um tiro de misericórdia do seu companheiro que mais tarde se suicidou. A polícia boliviana não os teria conseguido identificar e os enterrou em um cemitério próximo ao local do incidente.

Versão sobre morte no anonimato

Lula Parker Betenson, irmã de Butch, teria alegado que o criminoso retornou aos Estados Unidos da América e ai viveu no anonimato. Lula também relata uma reunião dela, Cassidy, seu irmão Max e de seu pai Maxi, em 1925. A suportar essa versão, existem cartas datadas de 1930, 1937 e 1938 que supostamente foram enviadas para Sundance Kid e escritas por Cassidy 6.

CONTINUA...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Butch_Cassidy

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO NA CIDADE DE CAPELA EM SERGIPE

Material do acervo do pesquisador Raul Meneleu Marcarenhas

A história contada do ponto de vista e narração de um cordelista sobre o ataque de Lampião à cidade sergipana de Capela.


Era final do ano de 1930, no mês de outubro, os moradores de Capela/SE., ao tomarem conhecimento da aproximação do bando de Lampião, reuniram-se e armaram-se para enfrentar os cangaceiros. Protegeram a entrada da cidade, e outros se distribuíram onde alguns ficaram na torre da Matriz.

Houve cerrado tiroteio. A resistência foi válida e Lampião teve de recuar, deixando os capelenses, não sem ameaças de um novo retorno.  J. Pires Wynne em seu livro HISTÓRIA DE SERGIPE – 1930 a 1972, conta-nos que após esse evento, um cantador de feira e repentista, chamado Manuel Serafim da Rocha, que era mais conhecido por Manuel pitombeiro, andava por Capela, e tomando conhecimento das ocorrências, da resistência, de uns, e das correrias, de outros, logo, improvisando, espalhava as seguintes estrofes humorísticas, de verdadeiro valor histórico, histórico verdadeiro e, ao mesmo tempo, humorístico:

Clique no link para você ler o cordel sobre Lampião

http://meneleu.blogspot.com.br/2015/01/lampiao-na-cidade-de-capela-em-sergipe.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br

Documentário em homenagem a Humberto Teixeira

Fonte: Youtube / djerickmail

O BAÚ DE D. JACOSA FEITO POR VIRGULINO FERREIRA DA SILVA (LAMPIÃO )


O BAÚ DE DONA JACOSA FEITO POR VIRGULINO FERREIRA DA SILVA (LAMPIÃO). 
Ele tem as iniciais M.P.L. Com a ajuda dos amigos, vamos tentar decifrar o enigma, ou seja, o que significa essa letras.
Dona Jacosa era avó materna de Lampião, isto é mãe de Maria Sulena da Purificação.

Conto com a ajuda de todos!

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

"Bom seria se nós estudantes soubéssemos o local que este Baú se encontra".

http://blogdomendesemendes
http://jmpminhasimpleshistorias
http://sednemmendes.blogspot.com
http://mendespereira.blogspot.com

Centenários e centenários

Por Rômulo Nóbrega
Humberto Teixeira - http://iguatu.net
Prezados amigos,

Este ano de 2015 é um ano rico em termos de motivo para festejos de centenário de cantores e compositores, notadamente, a começar, no dia cinco de janeiro, ontem, o de Humberto Teixeira, cearense, antecedido pelo paulistano Ruy Rey dia 04,    até então, nos nossos registros, o de Rosil Cavalcanti em 20 de dezembro.

Entre estes, listamos alguns tais como: Abel Ferreira, Haroldo Barbosa, Gilberto Alves, Jair Amorim, Fernando Lobo, Orlando Silva, Grande Otelo até mesmo a internacional Edith Piaf, francesa.

Do nosso meio artístico, ainda constam Gerson Filho, o primeiro sanfoneiro a gravar em Oito Baixos no Brasil e o grande poeta, violeiro e repentista Lourival Batista ou Louro Batista ou mesmo Louro do Pajeú, cujas comemorações em sua cidade natal, São José do Egito, contou com a presença do governador de seu estado, Pernambuco.

A TV Paraíba fez excelente registro da passagem do centenário de Humberto Teixeira, cujo link enviamos abaixo.  Vale a pena assistir.

Link: http://globotv.globo.com/rede-paraiba/jpb-1a-edicao/v/jpb-mostra-a-historia-de-humberto-teixeira-um-dos-maiores-compositores-do-brasil/3872831/

Abraço a todos,

Rômulo Nóbrega

Enviado pelo poeta, escritor, pesquisador do cangaço e da literatura gonzaguina Kydelmir Dantas.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO ‘RECANTO DA HISTÓRIA’ “UMA VIDA CONTRA O BANDITISMO”


“O Major Genuíno Bezerra, uma das glórias da nossa Força Policial, assinalado pelo seu denodo, em sucessivos reencontros na perseguição do banditismo, no interior do Estado, é símbolo vivo da lealdade perfeita, sempre solícito no cumprimento das ordens recebidas, sem se mostrar jamais aquém de missão.” (Exmo. Sr. Dr. João Pereira de Castro Pinto).

O Major Genuíno de Albuquerque Bezerra nasceu a 4 de novembro de 1884 no engenho Várzea Comprida, no município de Guarabira- PB, sendo filho legítimo do Capitão Francisco Bruno Jácome Bezerra e de D. Herundina de Almeida Albuquerque Bezerra.

“Em 1907, a 3 de setembro seguiu para a vila do Teixeira (hoje cidade) a fim de socorrer habitantes atacados por numeroso grupo de cangaceiros, estabelecendo-se um dos mais graves conflitos armados, que registram as crônicas bélicas daquela região. Pacificada Teixeira, seguiu para Pombal, em dezembro do mesmo ano, onde a ordem pública estava alterada, já tendo sido desmoralizado um oficial, demitido, logo depois, como castigo, tendo fugido o chefe político local e algumas autoridades. Restabelecida a ordem, e depois de desarmar o principal cabeça do movimento, prendeu seis de seus comparsas, inclusive os criminosos “Mané Coitado”, “Hino” de tal, “Mané Veado”, “Raimundo Furão” e Francisco Gouveia. Ali se conservou, por ordem do Governo do Estado, esperando a chegada do Juiz comissionado, Dr. Fenelon Nóbrega, para processar os culpados, garantindo-o, a frente de sua força expedicionária.

Em 1908, irrompeu a crise pavorosa da fome, surgindo, por toda a parte, bandos e mais bandos de celerados, roubando e matando. Desenvolveu ele tenaz e franca campanha contra os bandidos. Com ordem do Governo para penetrar nos Estados vizinhos, entrou no Ceará, onde deu cabo do famigerado José Alves, então conhecido como o mais perigoso bandido do sertão; isto, depois de duas horas de fogo cerrado. Logo após seguiu para Brejo do Cruz, anarquizado pelas lutas de Antonio Saldanha e Joaquim Saldanha, já se tendo registrado mortes e ferimentos. Voltando a calma àquela localidade, seguiu, ainda no mesmo ano, para Conceição de Piancó onde eliminou o célebre bandoleiro José Luiz, autor de diversos crimes neste e noutros Estados. Em fins do aludido ano, quando seguia na pista do grupo chefiado pelo bandoleiro Antonio Silvino, no lugar “Água Fria”, do município de São João do Cariri, ao espantar-se o animal que montava, resultou cair sobre pedras, ficando sem sentidos, sendo, por isso, transportado para Taperoá, onde ficou em tratamento durante alguns dias. Restabelecendo-se, seguiu o Capitão Genuíno para Souza a fim de manter a ordem, perturbada por questões de politicagem local.

Casa de José Lucas Martins (Linda casa na zona rural da cidade de Monteiro, no sítio "Pau Ferro"

Em 1909, perto do povoado “Jericó”, do termo de Catolé do Rocha, prendeu, na fazenda Serrota os celebérrimos Antonio Saldanha, Francisco Belo e Vicente Belo, após ligeiro tiroteio. Efetuou, em seguida, a notável diligência da “Barra do Mineiro” do município de São João do Cariri, sustentando fogo de onze horas, com perda do corneteiro João de Barros e ferimento no Anspeçada “Dois de Ouro”. Dessa arriscadíssima diligência resultou a prisão de quatro perigosos facínoras alcunhados ”Mãezinha”. No município de São João do Rio do Peixe (hoje Antenor Navarro) realizou outra importante diligência, no lugar “Poço”, capturando os cangaceiros Vasques Landim, Lino de tal e mais três companheiros, autores dos falados assaltos a “Aurora”, “Nova Aldeia” e cidade de “Lavras”(Ceará).

Em 1910 transportou-se para “São Tomé” (Alagoa do Monteiro), em manutenção da ordem pública. Em junho do mesmo ano defendeu a cidade de Souza, ameaçada de invasão pelo grupo de Antonio Silvino. Em “São José da Alagoa Tapada”, do mesmo município, prendeu o criminoso conhecido por “Nézinho”. No lugar “Cipó”, do termo de Cazajeiras (limites com o povoado de “Barro” – Ceará), capturou o célebre criminoso “Guiné”. Em Campina Grande, prendeu Ismael de tal, autor do sensacional homicídio do chefe político de Limoeiro (Pernambuco). Ainda, em “Santa Fé” no termo de São José de Piranhas (hoje Jucá), na divisão com o Ceará, prendeu, depois de um tiroteio, o afamado bandoleiro Francisco “Cabra” que ficou gravemente ferido, sendo transportado numa rede para a cidade de Souza, em cuja cadeia ficou em tratamento.

Serra do Teixeira

Em 1911, no mês de janeiro, pacificou “Boi Velho”, do município de Monteiro (limites com Pajeú de Flores, Pernambuco), perturbado por um grupo de cangaceiros vindo do vizinho Estado. Em maio, no povoado de “São Tomé”, assumiu o comando-geral das forças expedicionárias paraibanas, recebendo-o do Tenente-Coronel Alvaro Evaristo Monteiro, então Comandante da Força Policial do Estado, entrando logo em ação contra um grande grupo de cangaceiros nas fazendas “Riachão” e “Carnaubinha”, do município de Monteiro, sob as ordens do Dr. Augusto Santa-Cruz, onde se achavam entrincheirados mais de duzentos homens! Após uma fuzilaria de uma hora e dez minutos, foram dispersos os bandoleiros. Tomou parte no cerco da fazenda “Areal”, junto com as forças expedicionárias pernambucanas comandadas pelo Major Alfredo Duarte e, em fins do mesmo ano, conseguiu subjugar um dos mais perigosos facínoras que infestavam o sertão, o célebre Belino de tal, depois de forte tiroteio e prolongada luta, corpo a corpo, com o mesmo, sustentando, ainda um prolongado tiroteio com seus comparsas. Esta luta teve lugar na sala de visitas do Padre Cirilo de Sá, chefe político de São João do Rio do Peixe. De tal conflito resultou sair o Major Genuíno ferido na mão esquerda pelo punhal do bandoleiro, cujas cicatrizes ainda apresenta. Ainda saíram feridos o cabo Virgolino e um empregado do suprafalado padre(...)Em 1924, em julho foi nomeado Delegado de Polícia de Cazajeiras, defendendo contra a invasão do funesto grupo do terrível “Lampião”. Ali prendeu vários criminosos e desordeiros, conseguindo, ainda, apreender grande quantidade de material furtado dos açudes “São Gonçalo” e “Boqueirão”. Em outubro recolheu-se à sede da Força Policial, sendo logo reformado(...)”.

Fonte e foto abriosa.blogspot.com (Postado há 18th August 2013 por coronel batista)

FOTOS:

CASA: José Lucas Martins (Linda casa na zona rural da cidade de Monteiro, no sítio "Pau Ferro", que mostra a fachada antiga das fazendas da época e que contém vestígios de passagens dos cangaceiros, como olheiros de mira e buracos na parede para se colocar o cano das espingardas).

SERRA DO TEIXEIRA: 'Pescada' no travelingluck.com
MAJOR GENUÍNO: blog abriosa.blogspot.com

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VÍDEO. O LOCAL EXATO DA PRISÃO DO CANGACEIRO ANTONIO SILVINO


VÍDEO. O LOCAL EXATO DA PRISÃO DO CANGACEIRO ANTONIO SILVINO, precursor de Lampião, que reinou por quase 15 anos no cangaço. Matéria composta de três partes (ver na parte dos comentários).

Neste documentário você irá conhecer a antiga fazenda do Sr. Joaquim Pedro localizada no sítio Lagoa da Laje(no município de Frei Miguelinho, antes pertencente a Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano) onde há cerca de 100 anos atrás ocorrera neste local a prisão do famoso cangaceiro Manoel Batista de Morais o famoso "Antônio Silvino" o "Rifle de Ouro", em 28 de Novembro de 1914, pelo alferes da polícia de Pernambuco Teófanes Torres.

PRIMEIRA PARTE DO VÍDEO:



Clique nos links abaixo para seguir assistindo o documentário:



Fonte principal: Youtube
Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO GEROU TRABALHO E RENDA AO SERTANEJO NORDESTINO... EM TEMPOS DE SECA E FOME.


Vejam o que diz o saudoso escritor e pesquisador Alcino Alves

"A caça aos bandoleiros deu emprego a centenas de sertanejos que se engajavam nas volantes do governo, alguns como policiais e outros na condição de “contratados”, e assim, tinham ordenado garantido, algo muito difícil naquela época. Além do grande contingente de sertanejos que fizeram parte do bando de Lampião, o que não deixava de ser um meio salutar de “se ganhar à vida” – como diziam os que viviam nos cafundós do sertão.


O perambular incessante dos perseguidores de Virgulino Ferreira custava caro aos cofres do governo. Quase que a totalidade das despesas acontecia nas fazendas e escondidos povoados das caatingas. E aqueles gastos injetados numa região de pobreza absoluta eram de uma serventia maravilhosa."
Alcino Costa

Fonte: facebook
Página:  Geraldo Júnior - Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com