Seguidores

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

QUEM SÃO OS BANDIDOS MAIS FAMOSOS DA HISTÓRIA? – PARTE IV

tamezuando.com.br

BUTCH CASSIDY & SUNDANCE KID

Imortalizados pelos bonitões Paul Newman e Robert Redford no filme homônimo de 1969 (premiado com quatro Oscars, dois deles para a música genial de Burt Bacharach), eles formaram a mais conhecida dupla de assaltantes do Velho Oeste americano no final do século XIX. 

Também tinham um quê de Robin Hood e eram adorados pelos necessitados. Depois de muitos assaltos a bancos, fazendas e trens, fugiram para a América do Sul, onde continuaram sua vida de contraventores. Ninguém sabe ao certo como morreram, mas a versão oficial conta que foram surpreendidos pela polícia e fuzilados num vilarejo perdido nos confins da Bolívia, em 1909.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-sao-os-bandidos-mais-famosos-da-historia

Biografia escrita pela Wikipédia sobre BUTCH CASSIDY & SUNDANCE KID - http://pt.wikipedia.org/wiki/Butch_Cassidy

robert leroy parker, aliás, butch cassidy

Robert LeRoy Parker, mais conhecido como Butch Cassidy (Beaver, 13 de Abril de 1866 – San Vicente, ca. 7 de Novembro de 1908)1 foi um famoso bandido norte-americano, assaltante de comboios, e líder da quadrilha de foras-da-lei Hole in the Wall Gang.

Os primeiros anos

Robert LeRoy Parker nasceu a 13 de Abril de 1866, em Beaver, Utah. Ainda jovem adotou o pseudônimo de Butch Cassidy, em homenagem a Mike Cassidy, um antigo ladrão que o ensinou a roubar gado.

Em 1890, com o dinheiro dos assaltos, comprou uma fazenda perto de Dubois, Wyoming. Este local é próximo ao famoso Hole-in-the-Wall, uma formação geológica natural que possibilitava proteção e um esconderijo perfeito, levantando, por isso, a suspeita de que a sua fazenda nunca foi bem sucedida economicamente, tendo sido na realidade uma fachada para esconder as suas atividades clandestinas 2.

Em 1894 foi preso, vindo a cumprir 18 meses de uma pena de 24, tendo sido solto em Janeiro de 1896.

Os Wild Bunch

Da esquerda para a direita: Sundance Kid, Tall Texan, News Carver, Kid Curry e Butch Cassidy. Em Fort Worth, Texas, 1901.

Após a sua libertação associou-se a um círculo de criminosos, onde se encontrava seu melhor amigo Elzy Lay e Harvey "Kid Curry" Logan, Ben Kilpatrick, Harry Tracy, Will "News" Carver, Laura Bullion e George Curry que, juntamente com outros foras-da-lei, formaram a quadrilha que ficou conhecida por Wild Bunch, aumentando consideravelmente a sua actividade criminosa roubando bancos, comboios, carruagens, cavalos e gado.

Em 2 de Junho de 1899 a quadrilha roubou a Union Pacific Overland Flyer perto de Wilcox, Wyoming, um roubo que se tornou famoso e que resultou em uma enorme caça ao homem 3 4. Muitos homens da lei notáveis da época participaram na perseguição aos ladrões mas não os conseguiram apanhar.

Em 11 de Julho de 1899, Elzy Lay e outros outros membros da quadrilha envolveram-se no roubo de um comboio perto de Folsom, Novo México, levando a um tiroteio em que Elzy Lay matou o Sheriff Edward Farr e o ajudante Henry Love, levando a sua prisão, tendo sido condenado à prisão perpétua na penitenciária do Novo México.

Sempre que os Wild Bunch se separavam na sequência de um assalto, reuniam-se mais tarde em um local pré-determinado, tal como o esconderijo "Hole-in-the-Wall", "Robbers Roost", ou o "bordel de Madame Fannie", em San Antonio, Texas.

O esconderijo Hole-in-the-Wall foi montado em Old Town Trail em Cody, Wyoming. Foi construído em 1883 por Alexander Gand5.

Após a prisão de Elzy Lay, Butch Cassidy juntou-se a Sundance Kid (Harry Longabaugh), formando uma dupla que se tornaria legendária. Afirma-se que, embora fosse assaltante e usasse armas, nunca matou pessoa alguma.

A fuga para a América do Sul[

Caçados pela polícia norte-americana, os dois bandidos decidiram tentar a sorte na América do Sul, chegando a Buenos Aires, Argentina, em 1901, na companhia de Etta Place, uma professora e namorada de Sundance.

Usando nomes falsos e vestidos com requintada elegância, hospedaram-se no melhor hotel da cidade e depositaram cerca de 12 mil dólares na filial do Banco de Londres (dinheiro oriundo do último assalto efectuado, nos EUA). Tidos na conta de refinados cavalheiros, chegaram a fazer amizade com o vice-cônsul norte americano, George Newbery, e compraram uma fazenda na província de Chubut.

Entre 1902 e 1906 levaram uma vida confortável, na condição de fazendeiros, mas quando acabou o dinheiro, voltaram aos roubos.
O primeiro assalto na Argentina foi a um banco de Rio Gallegos, na província de Santa Cruz. O seguinte aconteceu em Villa Mercedes, na província de San Luis. Após alguns outros assaltos, acharam mais prudente mudar de ares e cruzaram a fronteira da Bolívia.

Em 1907, Etta, doente, voltou para sua casa nos Estados Unidos da América, enquanto os seus companheiros permaneceram na América do Sul, roubando comboios, minas e bancos na Bolívia, Peru e no Chile, sempre perseguidos pelos policiais dos respectivos países.

Morte

A morte de Cassidy é motivo de disputa por parte dos historiadores, existindo várias versões.

Versão oficial

A versão oficial da morte de Butch e Sundance, diz que, em 1908, próximo a San Vicente, Bolívia, os dois bandidos foram perseguidos por soldados bolivianos, e foram mortos com rajadas de metralhadora.
Segunda versão

A 3 de Novembro de 1908, dois bandidos norte americanos (supostamente Cassidy e Kid) roubaram 15 mil pesos bolivianos a funcionários que transportavam o pagamento de trabalhadores locais. Na fuga, os bandidos ficaram em uma pensão próximo de San Vicente. Quando o dono do local suspeitou dos dois, comunicou a um funcionário do telégrafo, que notificou uma pequena unidade do exército. Em 6 de Novembro, para efectuar suas prisões, os bandidos foram cercados pelo prefeito da cidade, junto com oficiais e três soldados. Após um combate que deixou um soldado ferido e outro morto, a polícia e os soldados ouviram um homem a gritar de dor. Minutos depois, foi disparado um tiro terminando com os gritos. Logo após, outro tiro foi ouvido. Na manhã seguinte, os dois foram encontrados mortos. Na época especulou-se que o homem que gritava de dor levou um tiro de misericórdia do seu companheiro que mais tarde se suicidou. A polícia boliviana não os teria conseguido identificar e os enterrou em um cemitério próximo ao local do incidente.

Versão sobre morte no anonimato

Lula Parker Betenson, irmã de Butch, teria alegado que o criminoso retornou aos Estados Unidos da América e ai viveu no anonimato. Lula também relata uma reunião dela, Cassidy, seu irmão Max e de seu pai Maxi, em 1925. A suportar essa versão, existem cartas datadas de 1930, 1937 e 1938 que supostamente foram enviadas para Sundance Kid e escritas por Cassidy 6.

CONTINUA...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Butch_Cassidy

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário