Seguidores

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O CANGAÇO GEROU TRABALHO E RENDA AO SERTANEJO NORDESTINO... EM TEMPOS DE SECA E FOME.


Vejam o que diz o saudoso escritor e pesquisador Alcino Alves

"A caça aos bandoleiros deu emprego a centenas de sertanejos que se engajavam nas volantes do governo, alguns como policiais e outros na condição de “contratados”, e assim, tinham ordenado garantido, algo muito difícil naquela época. Além do grande contingente de sertanejos que fizeram parte do bando de Lampião, o que não deixava de ser um meio salutar de “se ganhar à vida” – como diziam os que viviam nos cafundós do sertão.


O perambular incessante dos perseguidores de Virgulino Ferreira custava caro aos cofres do governo. Quase que a totalidade das despesas acontecia nas fazendas e escondidos povoados das caatingas. E aqueles gastos injetados numa região de pobreza absoluta eram de uma serventia maravilhosa."
Alcino Costa

Fonte: facebook
Página:  Geraldo Júnior - Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo09:23:00

    Pois é Mendes, o Pesquisador Geraldo Júnior está corretíssimo ao reforçar o que afirmava o saudoso Escritor Alcino Alves Costa, quando falava que a "caça aos bandoleiros deu emprego a centenas de sertanejos". E segundo informações, numa entrevista, Lampião dizia que ainda estava vivo porque ele ERA UM PÉ DE DINHEIRO.
    Já pensou Mendes que perigo nos nossos velhos tempos: O cangaço gerando renda?
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir