Seguidores

domingo, 4 de outubro de 2020

NÃO TE ESQUECI

 Por Dilma Nogueira


Pela janela do meu carro

Vejo a mata para trás correr

Aí lembrei que também assim

Vi você, da minha vida morrer

A mata permanece com vida

E eu também continuo a viver

Dias alegres e outros tristes

Mas sou feliz, posso dizer

Se uma lágrima escorre dos olhos

É porque nunca esqueci de você.

(DILMA NOGUEIRA).

https://www.facebook.com/101065451373966/photos/a.108327983981046/207593380721172/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

E ASSIM... MORRE MAIS UMA DE MINHAS INSPIRAÇÕES! DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.

 Por Guilherme Machado

Morreu neste domingo 4 de outubro, o músico, jornalista e escritor Zuza Homem de Mello, aos 87 anos. De acordo com a publicação da família em uma rede social, Zuza morreu em casa enquanto dormia em seu apartamento, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Segundo a família, a causa da morte foi infarto. O velório será reservado apenas para familiares por causa da pandemia de coronavírus.

https://www.facebook.com/

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

FALECEU EM MOSSORÓ O ADVOGADO NELSON SALATIEL FILHO.

 Por Gilvan Rodrigues Leite

 Com profundo sentimento de pesar recebemos a infausta notícia do retorno para a casa do Pai, do amigo e ex-companheiro de trabalho na AGROTEC, Nelson Salatiel Filho, vítima de um infarto fulminante, no início da tarde deste 04/10/2020. Tinha 55 anos, nascido em Mossoró/RN, em 20/03/1965, deixa viúva a senhora Maria Salatiel, de quem era consorciado desde 14/07/1990 e um filho, João Lucas Salatiel. Rogamos à Deus que o acolha no Reino e dê conformação à toda família enlutada e todos que estão pranteando sua partida!

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3656581507697137&set=a.579454258743226

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REEDIÇÃO DE LIVROS DO CANGAÇO..!

Por: Luiz Ruben F. A. Bonfim


Acabou de chegar a 2ª Edição de 6 títulos de minha autoria.

Para adquirir fazer contato com professor Pereira:

Whatsapp: (83) 99911.8286

fplima1956@gmail.com ou franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZÉ MOTA E O CANGAÇO.

Por Luis Bento

José Mota da Silva Zé Mota. Morava no Sítio Beleza antes Macapá hoje Jati-Ce. No passado era um comerciante bem sucedido da época, tinha dois comércios, um no arruado Macapá, outro na sua residência Beleza. O comércio da Beleza, era muito movimentado por se localizado ao lado da antiga Estrada do Romeiro, era ponto de convergência e caminho de Romeiros, Beatos, Cangaceiros, Volantes e viajantes. 

Zé Mota não era Coiteiro, mas tinha boas relações de amizades com Cangaceiros, seu comércio sempre era visitado às altas horas por Cangaceiros para efetuarem suas compras, tinha a preferência dos Cangaceiros por localizar-se a 02 Km do arruado Macapá e distante da polícia. 

Zé Mota era um homem de conservadora amizade, tinha o respeito e admiração de todos, até mesmo dos Cangaceiros, era muito fiel aos amigos, guardava os mais devidos segredos. Por muitas vezes suas venda foi visitada por Lampião e seus comparsas.

( Obs: O Pesquisador Luís Bento, tens as mãos um Tijolo da antiga casa ).

Fontes: Joaquim Mota Sobrinho, filho de Zé Mota.

CASA DE CULTURA

APOIO, Prefeitura Municipal de Jati-Ce

DIRETOR DE CULTURA

Luís Bento de Sousa.

FOTO, local Residencial de Zé Mota e do Pesquisador, Luís Bento.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS GRANDES DEFENSORES DE MOSSORÓ CURIOSIDADES SOBRE O SOLDADO JOÃO BATISTA E O CABO "PASTEL".

Soldado João Batista, Cangaceiro Jararaca e o Soldado João Arcanjo
(Foto de José Octávio)

O soldado João Batista nasceu no dia 24 de Junho de 1901, em Santana do Matos. Ingressou na Polícia Militar no ano de 1921 e em 1927 enfrentou, talvez, sua mais importante batalha em toda carreira policial, que foi a invasão do bando de Virgulino Ferreira, o Lampião, à cidade de Mossoró.

Entre outros, João Batista foi um dos valorosos componentes da PM que se juntou a população local para defender a cidade. O seu nome consta como participante da "Trincheira do Esgoto" onde fica a atual Praça Rodolfo Fernandes, conforme consta na relação gravada em placa afixada ao monumento existente ao lado da Igreja de São Vicente.

Com ímpeto forte e não querendo ver sua cidade saqueada pelos cangaceiros, João Batista não se aquietou e de acordo com o historiador Raul Fernandes, no seu livro A Marcha de Lampião - Assalto a Mossoró, também fez parte da trincheira comandada pelo próprio prefeito de Mossoró, Sr. Rodolfo Fernandes.

Já após a derrota do bando, que custou a vida do Cangaceiro Colchete e a prisão do cangaceiro Jararaca, o Soldado João Batista chegou a fazer parte da guarda do cangaceiro, enquanto esteve sob os cuidados da PM.

João Batista foi transferido para a reserva da PM em 31 de Julho de 1959, como terceiro sargento. Faleceu em 18 de Dezembro de 1990, aos 89 anos, em Mossoró, sendo considerado um homem bravo e corajoso, o que lhe permitiu em vida ser agraciado com uma medalha e certificado de honra ao mérito, pelos feitos durante a "Grande Resistência ao Bando de Lampião".

  Boletim Regimental que promoveu os soldados João Arcanjo e Minervino Fagundes

A histórica fotografia que aparece José Leite de Santana, o célebre cangaceiro Jararaca ao que parece foi tirada pelo fotografo J. Otávio. Alguns autores dizem que na verdade J. Otávio era apenas o dono do estúdio onde a foto foi revelada. De qualquer forma o crédito de autoria da foto deve ser dele. Ela consta em inúmeros livros, museus, etc.

TOXINA, com informações do Livro, 2º BPM, Notas para a História, de Antônio Nonato de Oliveira e do Coronel Ângelo, historiador da PM.

Cabo Pastel, o policial que matou Colchete


Rara fotografia do Sargento Pastel, autor da morte do cangaceiro Colchete

Acostumados a pilhar cidades inteiras, o bando do cangaceiro Lampião conheceu em Mossoró sua primeira derrota. Por volta de 16h:00 do dia 13 de Junho de 1927, Lampião e seus cangaceiros invadiam a cidade de Mossoró os quais foram recebidos e expulsos à bala pelos corajosos mossoroenses.

Entre os cidadãos que se encontravam nas várias trincheiras armadas pela cidade, estavam alguns policiais que pertenciam ao contingente policial local.

Um deles era o Cabo Leonel da Silva Pastel, pouco conhecido na história e cuja única fotografia foi descoberta tem pouco tempo pelo Coronel Ângelo, historiador da PMRN.

Conforme Boletim Oficial da PM, o Cabo Pastel teria sido o responsável pela morte do cangaceiro Colchete e também teria sido o autor da prisão de Jararaca, ferido no peito quando tentava ajudar seu companheiro Colchete.

Por tais razões, Pastel foi promovido ao Posto de Sargento, tudo isso registrado no Boletim Regimental da PMRN, nº 166, datado de 15 de Junho de 1927. Além disso, também foram promovidos ao Posto de Cabo, os soldados Minervino Fagundes e João Arcanjo, pela coragem com que ajudaram a população a enfrentar a investida do Bando de Lampião, tudo isso, registrado no Boletim Regimental nº 172, de 21 de Junho de 1927.

Outro policial que participou da defesa da cidade está na famosa foto em que Jararaca aparece ferido e escoltado por dois soldados. João Batista é o soldado que está com um pano amarrado no queixo motivado por uma forte dor de dente ou papeira e que também foi posteriormente promovido a sargento; chegou a ser agraciado com uma medalha da Prefeitura de Mossoró pelo reconhecimento a sua coragem e valentia no combate aos cangaceiros.

 Boletim Regimental que promoveu o cabo Leonel da Silva Pastel

O outro policial da foto, não mencionado nem mesmo pelos historiadores mais renomados é o soldado João Arcanjo. Depois de várias pesquisas nos arquivos históricos da PMRN, o Coronel Ângelo colheu informações precisas que indicam como sendo João Arcanjo o outro soldado que aparece na fotografia.
As informações são do historiador da PMRN, Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas. Postado no Blog Toxina. página do pesquisador sargento Gama. Este fato dentre outros estarão com mais riqueza de detalhes no livro: Cronologia da PM/RN - de 1834 a 2009 do Cel. Angelo, que brevemente estará à venda.

Mas os Créditos são de: Nildo Alexadrino, que descobriu no Toxina, copiou e divulgou na Comunidade do Orkut Lampião, Grande Rei do Cangaço Clique, conheça e participe.  

Eu landoei - (armadilha para pegar peixe) na barragem do Kiko Monteiro. - http://lampiaoaceso.blogspot.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


LIVROS DO ESCRITOR.

João de Sousa Lima


Se você quiser adquirir estes livros do escritor João de Sousa Lima irá encontrá-los na SUPRAVE ou diretamente com o autor: 

75-988074138.

https://www.facebook.com/joao.desousalima.92

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NASCENTE RIO SÃO FRANCISCO

 Por João de Sousa Lima

Viaja um rio em seu longo caminhar, saldando vidas, gerando vidas, agraciando seres, divina água, santo líquido que banha os corações dos ribeirinhos, remeiros, pescadores, barqueiros, rendeiras, benzedeiras, plantadores... doce água da vida, alagando as almas dos sertanejos por gerações, semeando as sementes da esperança, banhando as gerações de fiéis adoradores de suas marolas, ... esse é o milenar Rio São Francisco, esse é o rio da Unidade nacional, chamado por nossos nativos e caboclos de OPARÁ, que significa Rio-Mar... é um amor por sua extensão, um amar de doces águas e essas águas que tanta sede saciou, que tanta fome aplacou, a água que gerou vidas, que gera esperanças, que é vida... São Francisco: 

O RIO DE MINHA VIDA... uma Homenagem do Historiador João de Sousa Lima, em 04 de Outubro de 2020

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A TRAGÉDIA DOS BRINDADOS UM EPISÓDIO DA REVOLUÇÃO DE 30 NO RECIFE.

Por Wasterland Ferreira
Escritor Frederico Pernambucano de Melo e Wasterland Ferreira

A Tragédia dos Blindados. A Revolução de 30 no Recife, tema do livro ora na segunda edição ilustrada, revista e ampliada (Editora Massangana/Fundaj, e esgotado), de autoria do escritor, pesquisador e historiador Frederico Pernambucano de Mello, será um dos assuntos abordados durante o Seminário sobre a Revolução de 1930. Uma exposição narrativa e analítica 90 anos depois, e que será realizado pelo Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco (GECAPE), no dia 13 de março de 2021.

A conferência de abertura será com o designer gráfico, artista plástico e pesquisador

Manuel Dantas Suassuna, filho do saudoso e grande dramaturgo e escritor Ariano Suassuna.

O outro conferencista convidado e que nos brindará com seu caudal de conhecimento histórico é o professor Eraldo Tavares, que possui Mestrado em História, além de docente no Centro Universitário da Vitória do Santo Antão (UNIVISA).

Os outros dois conferencistas convidados são os escritores e grandes pesquisadores Geraldo Ferraze Frederico Pernambucano de Mello, que além de ser reconhecido como o "mestre dos mestres em assuntos de cangaço", no dizer do maior sociólogo brasileiro, Gilberto de Mello Freyre, fará o encerramento do evento.

Acessem o site www.gecape.com.br, e façam suas inscrições, pois as vagas são limitadas.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.

Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.

https://www.facebook.com/wasterland.ferreira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GECAPE

Por Wasterland Ferreira

O Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco (GECAPE), ora divulga o primeiro de três vídeos documentais e institucionais onde o escritor, pesquisador Geraldo Ferraz, que também é biógrafo do Tenente-Coronel PM-PE Theofhanes Ferraz Torres (seu avô paterno, e herói injustiçado nos episódios de 30), discorre sobre alguns dos acontecimentos importantes ocorridos durante a Revolução de 1930, no Recife, entre os dias 03 e 04 de outubro, cuja eclosão completa hoje 90 anos.

Nesta primeira parte, o pesquisador Geraldo Ferraz fala um pouco sobre o avanço de duas tropas sublevadas, que após atacarem, sem muito sucesso, o Quartel do 21o. Batalhão de Caçadores (21o. B. C.), seguem para o Largo da Soledade, no Recife, e atacam o Quartel da Soledade onde funcionava o Depósito de Munições do Exército.

Houve reação por parte das tropas legalistas, ou seja, às que estavam lutando a favor do governo do estado, irrompendo pesado tiroteio. Daí resultou em várias mortes de parte a parte dos militares envolvidos no confronto, inclusive no episódio conhecido como a "Tragédia dos Blindados", que o pesquisador Geraldo Ferraz magistralmente lembra nesta primeira parte do vídeo.

Este vídeo documental traz um pequeno resumo do que será exposto no Seminário sobre a Revolução de 1930. Uma exposição narrativa e analítica 90 anos depois, e que acontecerá no dia 13 de março de 2021.

Acessem o site www.gecape.com.br, adquiram mais informações e façam suas inscrições, pois as vagas são limitadas.

ADENDO: Com a devida autorização do escritor e pesquisador Geraldo Ferraz, faço a retificação da informação proferida por ele quanto ao antigo "Beco do Morcego", que na realidade chamava-se Beco da Coruja*, e isto antes mesmo dos fatos verificados em 04 de outubro de 1930, pois a referida via passou por ampliação, sendo alargada ainda em 1926, passando a ser denominada Travessa da Soledade.

Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.

https://www.facebook.com/wasterland.ferreira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com