Seguidores

domingo, 2 de janeiro de 2022

TRILOGIA DO ESCRITOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO

 Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

Ou com o autor através deste:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA.

  Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A CANGACEIRA QUITÉRIA, MULHER DE PEDRA ROXA OU PORTUGUÊS?

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=LeV5wvWRHdY&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

LIVROS SOBRE O CANGAÇO A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/3lWeAXB O covil do diabo https://amzn.to/3k9jaBx De olho em lampião https://amzn.to/37i9ukG Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim O governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM DICAS DE LIVROS. https://ler-para-melhor-viver.webnode... https://jflavioneres-nph-livraria.fre... CANAIS PARCEIROS: UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA https://url.gratis/EKbuum ROSINHA VIDA MINHA: https://www.youtube.com/channel/UCE32... Pr. FLÁVIO NERES : https://www.youtube.com/channel/UCuM7...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


CANGAÇO - A MORTE DO CANGACEIRO JUREMA.

 Por Nas Pegadas da História

https://www.youtube.com/watch?v=XX-SzLnODQk&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

LIVROS SOBRE O CANGAÇO

A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/3lWeAXB O covil do diabo https://amzn.to/3k9jaBx De olho em lampião https://amzn.to/37i9ukG Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim O governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM

DICAS DE LIVROS.

https://ler-para-melhor-viver.webnode...

https://jflavioneres-nph-livraria.fre...

CANAIS PARCEIROS:

UMA HISTÓRIA PARA A MEMÓRIA

https://url.gratis/EKbuum

ROSINHA VIDA MINHA:

https://www.youtube.com/channel/UCE32... Pr. FLÁVIO NERES :

https://www.youtube.com/channel/UCuM7...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA COM O SOBRINHO DE LAMPEÃO, "A TARDE", 2/3/1939, SALVADOR, BAHIA

 Do acervo do professor, escritor e pesquisador do cangaço Rubens Antônio






Amigo leitor, faça uma boa leitura e depois arquive nos seus materiais.

http://cangaconabahia.blogspot.com/2021/04/entrevista-com-o-sobrinho-de-lampeao.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

12 DE MAIO DE 1928, NO “DIARIO DE NOTICIAS”: LAMPEÃO!

 Do acervo do professor, escritor e pesquisador do cangaço Rubens Antônio.

https://www.charlesmeira.com.br/2017/02/lampiao-em-vila-de-pombal-hoje-ribeira.html?m=1

Reduzido o grupo a 9 homens, o sertão pernambucano respira agora a liberdade.

RECIFE, 11 – Argos – Commerciantes, autoridades e conselheiros de Villabella telegrapharam á imprensa, dizendo que realmente o sertão respira, hoje, livremente, por estar o grupo de Lampeão reduzido apenas a nove homens e internado nas caatingas, fugindo de todos e de tudo.

O povo sertanejo dá graças a Deus por haver o sr. Estacio Coimbra, inspirado nos mais nobres sentimentos, promovido a cruzada do saneamento moral do sertão, em boa hora confiada ao major Theophanes Torres, cuja actuação proveitosa e efficiente na campanha contra o banditismo só desconhecem inimigos pessoaes.

http://cangaconabahia.blogspot.com/search?updated-min=2011-01-01T00:00:00-08:00&updated-max=2012-01-01T00:00:00-08:00&max-results=26

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

14 DE MAIO DE 1928, NO “A TARDE”: O BANDO DE ANTONIO SOUZA.

Do acervo do professor, escritor e pesquisador do Cangaço Rubens Antonio.

Uma força volante do Ceará destroçou–o em Araripe.

De conformidade com as bases do convenio policial, os Estados limitrophes ao da Bahia não dão treguas ao bando do destemido cangaceiro Antonio Souza, que ha dias vem revolucionando o sertão bahiano.

Hontem, o dr. Madureira de Pinho, secretario da Policia, recebeu do seu collega do Ceará o seguinte telegramma:

“Acaba de ser destroçado na serra do Araripe o grupo do bandido Antonio Souza, pela volante do ten. Aristides Rosa, que continua perseguindo os bandoleiros. Morreu na luta o bandido José Pereira, sendo capturado o criminoso Firmino e apprehendidos tres animaes.

Telegraphei nosso prezado collega de Recife, pedindo concurso companhia volante tenente Arindo, empenhada como se acha esta chefia em auxiliar o exterminio do banditismo. Saudações cordiaes. – (a) Paulo Pessoa, chefe de policia.”

https://emaklabin.org.br/explore/obras/figura-de-cangaceiro/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZÉ DO TELHADO, O CANGACEIRO DE PORTUGAL.

 Por Canal Humberto Mesquita

https://www.youtube.com/watch?v=Q-9Svvgeq24&ab_channel=CanalHumbertoMesquita

Sempre ouvi falar na Literatura de cordel no tal de Zé do Telhado. Nunca levei a sério, mas ao ver se referir a ele como o cangaceiro português que queria atuar no Brasil, eu entrei em contato com uma jornalista brasileira radicada em Lisboa, e ela confirmou a existência desse cangaceiro que assaltava e dava metade dos valores roubados para os pobres. Ganhou fama, mas terminou preso pelos idos do século XVIII. E foi preso no Porto quando se preparava para fugir em direção ao Brasil. Vamos contar hoje essa história curiosa, mas verdadeira.

https://www.youtube.com/watch?v=Q-9Svvgeq24&ab_channel=CanalHumbertoMesquita

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO ENTERRADO EM BARBALHA-CE.

 Por Lampião, Governador do Sertão

https://www.youtube.com/watch?v=4wjXJk8CSUU&ab_channel=Lampi%C3%A3o%2Cgovernadordosert%C3%A3o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASARÃO DA BARONESA DE ÁGUA BRANCA: UMA VISITA EM SEUS APOSENTOS

 Por João de Sousa Lima


http://joaodesousalima.blogspot.com/2017/08/casarao-da-baronesa-de-agua-branca-uma.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com