Seguidores

terça-feira, 15 de agosto de 2023

BOGARI

Por Hélio Xaxá

Dia lindo de sol
E o meu coração está nublado...
Sinto-me como o Bogari
Que colhi à noite passada:
Sem raízes
Porém ainda com alma...
Com vontade de viver
Mas sem forças para renascer.
Lá fora
Outro Bogari se abriu
E espalhou pelo jardim seu perfume...
Que invadiu meu quarto
Tocou-me os sentidos
Feriu-me a calma
E arrancou-me uma lágrima...
Queria ter a alma de um Bogari...
Desabrochar viçoso
Doando perfume e beleza ao mundo
E se não colhido
Se ignorado
Fechar-se e morrer resignado...
Mas logo renascer
Dentre as pétalas ressequidas
Como que por milagre...
Como quem pede uma nova chance...
Eu queria ter
Esse caso de amor com a vida:
Renascer com a Lua
E morrer pelo Sol.

https://www.facebook.com/helio.xaxa

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRATOR - Mossoró/ RN/15/08/2023.

Por José Di Rosa Maria

Eu era um trator humano
Quando era agricultor,
Se hoje voltasse ao campo
Eu compraria um trator;
Que velho tem pouca força,
O que tem sobrando é dor.

https://www.facebook.com/jose.ribamar.3939

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PISCA O PIRILAMPO NA LAGOA...

Por José G. Diniz

Pisca o pirilampo na lagoa
Passa a brisa dando açoite
Coruja um passarinho da noite
Morcego não enxerga e voa
Um cachorro um peba acoa
A biata reza uma prece
Com um rosário na mão
Em breve o sol desaparece
O dia perde o seu clarão
Depois que a noite aparece
Sobe o galo para o poleiro
A formiga cumpre o seu turno
O seu trabalho é noturno
Budeja o bode no chiqueiro
O tatu é bastante ligeiro
O sol sobe e depois desce
E perde a sua iluminação
O cruzeiro do sul resplandece
Com uma bela constelação
Depois que a noite aparece.

https://www.facebook.com/josegomesd

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

PROJETO: INVENTÁRIOS DE MISSÃO VELHA

Por José Cícero da Silva 

Uma notícia por demais alvissareira, um grupo bastante eclético formado a priori no Whatsapp por diversos pesquisadores, escritores, memorialistas, professores, historiadores e entusiastas afins no sentido de organizar os inventarios Missaovelhenses. 

Os mesmos estão reunindo esforços no sentido de resgatar e preservar o quanto antes os inventários docunentais da história de Missão Velha e região. Algo que já vem sendo feito com outros municípios não apenas do Cariri. Os mais recentes foram Icó, Lavras da Mangabeira e Várzea Alegre. Após o minucioso trabalho de sistematização e digitalização docunental o acervo passa a fazer parte do arquivo público em Fortaleza ficando acessível à pesquisadores e demais consulentes interessados. Para tanto, foi formado um grupo de trabalho que ficara responsavel pela busca, tratamento específico e digitalização do material junto ao fórum local. Tudo visando a preservação do patrimônio documental do município. Documentação histórica a ser preservada de uma das cidades berços da própria formação Cariri cearense.

https://www.facebook.com/josecicero.silva.33/posts/pfbid02oU54Qo1mBWY9T8EKgzLb8AJKgDVJysuqBFGuY67ihkN32iJpKRi4x27YdBNzLwK3l?notif_id=1692126609143830&notif_t=tagged_with_story&ref=notif

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

 

A ALMA SERTANEJA PREPARA-SE PARA MAIS UM GRANDE ENCONTRO …

Por Manoel Severo

Dia de 19 de agosto de 2023 na cidade de Gurjão, no Cariri paraibano , vamos conhecer mais de perto um dos maiores personagens do Cangaço : Antônio Silvino - o Rifle de Ouro,
Vem com a gente !
Cariri Cangaço Serra da Borborema, em Gurjão.
Banda Cabaçal
Casa Grande
Nova Olinda CE.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=6582329595122176&set=a.229016400453559

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ROBERTO CARLOS...

 Por O Rei Roberto Carlos de fãs para fãs


Em 2017, o Rei Roberto Carlos, ao chegar no Aeroporto de Marília teve uma surpresa. Pouco depois de descer do jato que o trouxe à cidade, recebeu como presente uma réplica de um helicóptero amarelo em que voou para cenas de um de seus filmes, o "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", de 1967.

Uma imagem de Roberto como piloto da aeronave foi usada na capa do disco com as músicas do filme. A réplica entregue em Marília foi um presente do piloto José Zamboni Junior, um fã do Rei e do filme, que havia comprado o aparelho há muito tempo.

"Comprei essa réplica já porque era a do filme do Roberto. É de uma fabrica japonesa chamada Kiosho. A réplica voa, tem um motor elétrico. Quando soube que o Roberto vinha decidi dar para ele, se conseguisse chegar perto, claro."

Zamboni aguardava no aeroporto quando o jato do Rei, com prefixo PR-CRC pousou no aeroporto de Marilia.

"Foi difícil chegar, o esquema de segurança estava forte. Mas consegui falar com a produção que estava no aeroporto e levaram o assunto até o Roberto. Ele autorizou eu ir até o local de desembarque. Ele é um ser humano fantástico, muito educado e de uma simpatia muito grande. Tratou a mim e todos que puderam chegar à aeronave com muito carinho".

Zamboni, que é piloto na região há 38 anos, diz ser fã do cantor desde a infância e que acompanhar a carreira de Roberto, em cenas de ação como voo, carros, paraquedas, inspirou a paixão pela aviação.

"Foi muito emocionante conversar com ele e muitas coincidências me fizeram chegar em Marilia hoje. Sou piloto da PPA, voo pelo Brasil inteiro e hoje até isso dei sorte: estava de folga."

https://www.facebook.com/photo/?fbid=280984341329134&set=a.274963078597927

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

QUER SABER DOS DIREITOS QUE VOCÊ TEM E NÃO SABE, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

 http://www.soleis.com.br/fusohorario.htm

Se ele não abrir, leve-o ao google.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ARCHIMEDES MARQUES

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=-dXb2-enccA

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Drogas: o crack e os novos termos

 Por: Archimedes Marques

Antes de adentrarmos  nos fatos e nas consequências do uso do crack peço permissão à língua portuguesa para usar duas palavras chave do tema, que na verdade são inexistentes no nosso dicionário, quais sejam: crackudo e vacilão.
Crackudo é originário do termo crack que é uma droga sintética. A palavra foi recentemente criada pelo povo brasileiro para identificar o indivíduo que é usuário e viciado dessa droga, ou seja, crackudo nada mais é do que o consumidor do crack, aquele cidadão que adquire o produto para uso próprio.
Quanto a vacilão, tal palavra é originada do verbo vacilar que significa, dentre outros: não estar firme, cambalear, enfraquecer, oscilar, tremer, hesitar, estar irresoluto, incerto... Vacilão na linguagem popular nada mais é do que o indivíduo que não mede as conseqüências dos seus atos e tampouco se importa com o que lhe aconteça.
A composição química do crack é simplesmente horripilante e estarrecedora. A partir da pasta base das folhas da coca acrescentam-se outros produtos altamente nocivos a qualquer ser vivo, tais como: ácido sulfúrico, querosene, gasolina ou solvente e a cal virgem,  que ao serem processados e misturados se transformam numa pasta endurecida homogênea de cor branco caramelizada onde se concentra mais ou menos 50% de cocaína, ou seja, meio à meio cocaína com os outros produtos citados. A droga é fumada pura, misturada em cigarro comum ou em cigarro de maconha.
O crack trás a morte em vida do crackudo arruína a vida dos seus familiares, aumenta a criminalidade onde se instala, degrada e mata mais do que todas as outras drogas juntas.
Lançando um olhar no passado o crackudo vê o rumo errado que tomou. Olhando ao futuro somente se lhe afigura a tumba. O seu presente é só o crack: o crack como o senhor do seu viver, como seu dominador, como seu real transformador do bem para o mal, como destruidor da sua família, como aniquilador da sua vida, como o seu curto caminho para a morte.
Estamos, sem sombras de dúvidas, em aguda e profunda crise social, familiar e criminal relacionada a essa droga avassaladora e mortal. A população mostra-se atônita, indefesa e impotente com tal problemática.
Até parece que apesar de todas as alertas feitas constantemente na mídia, as autoridades constituídas ainda não atentaram para esse gravíssimo problema que gera tantos outros em áreas diversas e que transforma tudo em malefícios.
O homem é o único animal racional existente na face da Terra, mas age, sem sombras de dúvidas de maneira irracional e gananciosa quando conscientemente fabrica o mal para o seu semelhante. Dentre todos os malefícios criados pelo homem para o homem, o crack está entre os primeiros colocados.
Basta o experimento de um único cigarro da pedra do crack para viciar o vacilão. A fumaça altamente tóxica da droga é rapidamente absorvida pela mucosa pulmonar excitando o sistema nervoso, causando euforia e aumento de energia ao usuário. Com  a falta dessa sensação ao passar o efeito da droga,  logo o vacilão é compelido ao segundo cigarro e assim por diante até levá-lo a conseqüências irremediáveis vez que ele é capaz de matar e morrer para sustentar o seu vício.
Com o passar do tempo o crack causa destruição de neurônios e provoca ao crackudo a degeneração dos músculos do seu corpo, fenômeno este conhecido na medicina como rabdomiólise, o que dá aquela aparência esquelética ao indivíduo, ou seja, ossos da face salientes, pernas e braços finos e costelas aparentes.
O crackudo pode ter convulsão e como conseqüência desse fato, pode levá-lo a uma parada respiratória, coma ou parada cardíaca. Além disso, para o debilitado e esquelético  sobrevivente seu declínio físico é devastador, como infarto, dano cerebral, doença hepática e pulmonar, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), câncer de garganta, além da perda dos seus dentes, pois o ácido sulfúrico que faz parte da composição química do crack assim trata de furar, corroer e destruir a sua dentição.
Conclui-se assim que do mal nasceu o crack, que do crack surgiu o vacilão, que do vacilão gerou o crackudo, que do crackudo restou a morte.
Delegado de Polícia. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS) archimedes-marques@bol.com.br
Enviado para este blog pelo autor: Dr. Archimedes Marques em 07 de novembro de 2011..