Seguidores

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

SERTÃO CANGAÇO.

Por Euridice Barros Dos Santos

GITIRANA E JANDAIA.

EM PINHÃO SE .
ANO 1938.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=432593565768635&set=gm.2128292807515019&idorvanity=893614680982844

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O HOMEM NA LUA – UM GRANDE SALTO PARA HUMANIDADE.

 

”Aqui, homens do Planeta Terra pisaram na Lua pela primeira vez. Viemos em paz, em nome de toda a Humanidade.”

Biólogo e engenheiro, o francês Júlio Verne combinou seus conhecimentos científicos com uma alta dose de imaginação; e com esses, instrumentos escreveu contos proféticos, antecipando a seus incrédulos leitores do século XIX muitas das espetaculares conquistas a que o homem chegaria por meio da ciência.

Em 1870, após publicar o conto Da Terra à Lua, afirmou que não se passaria um século antes que homens de carne e osso repetissem a formidável façanha conseguida por seus personagens: a conquista da Lua. Passaram-se 99 anos.

Em 20 de julho de 1969, cerca de um bilhão de pessoas, em todos os cantos da Terra, reuniam-se em torno de televisores. E assistiam às mais estranhas imagens já transmitidas pela TV. Era uma cena histórica.

Neil Armstrong, comandante da primeira expedição terrestre à Lua, desce lentamente pela escada do Módulo Lunar; envolto no traje de proteção, sua figura toda branca destacando-se contra um fundo de céu negro. Agora, já sobre uma das “patas” do veículo, ergue o pé esquerdo, para em seguida baixá-lo cuidadosamente, imprimindo naquele empoeirado solo a marca de sua bota. É o primeiro a pisar na Lua.

Clique no link para ler o texto inteiro: 

https://tokdehistoria.com.br/2024/01/15/o-homem-na-lua-um-grande-salto-para-humanidade/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO PORTUGUÊS É EXECUTADO DENTRO DA CADEIA ( VINGANÇA !!!! ).

Por Cangaço Eterno.

https://www.youtube.com/watch?v=7vkUilp-t-E&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Já ouviu aquele ditado " Aqui se faz, aqui de paga " ?

Pois bem, ele é aplicado de forma incrível à trágica história do cangaceiro Português, que matou um homem e encontrou seu fim onde ele menos imaginaria. " Quem bate, esquece, quem apanha lembra " !

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


VERA FERREIRA FAZ DEPOIMENTO NA ACB SOBRE LAMPIÃO

Por Cangaço em Foco.
https://www.youtube.com/watch?v=LeGyu9xwb4M&ab_channel=benjaminbatista1

BENJAMIN BATISTA FILMA DEPOIMENTO DA NETA DE VIRGOLINO FERREIRA -- LAMPIÃO, VERA FERREIRA NA ACAD. DE CULTURA DA BAHIA, BRASIL, QUANDO A ESCRITORA LANÇOU O LIVRO BONITA MARIA DO CAPITÃO. DEPOIS BB CANTA UMA CANÇÃO DE AUTORIA DO MAESTRO CARLOS GOMES.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
 

LAMPIÃO EM BARBALHA/CE - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Cangaço em Foco.

https://www.youtube.com/watch?v=XZdGl8CfXag&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

Passagem de Lampião em Barbalha em 1926, antes de chegar em Juazeiro do Norte.

http>//blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E MARIA BONITA: UMA JORNADA ALÉM DO CANGAÇO

Por Randel Protásio

Caros amigos e amigas,

hoje trago até vocês uma viagem no tempo, uma reimaginação do que poderia ter sido a vida de dois ícones do cangaço, Lampião e Maria Bonita, se tivessem tido a chance de envelhecer. Imaginem esses dois personagens fascinantes, que viveram intensamente durante um período turbulento da história do nordeste brasileiro, agora mais velhos, mas igualmente cheios de paixão e história para contar.

Se estivessem vivos hoje, Lampião estaria com aproximadamente 122 anos, enquanto Maria Bonita estaria com 111 anos. O tempo pode ter deixado suas marcas, mas a chama da resistência e a história de amor que os uniu continuaria queimando forte.

Em nosso vídeo, exploramos as linhas do tempo imaginárias desses dois ícones, mostrando como teriam vivido suas vidas além do cangaço. A experiência do envelhecimento pode ter alterado suas aparências, mas a essência de suas personalidades indomáveis permaneceria inalterada.

Lampião, seria como foi e agora uma fonte de sabedoria, compartilhando suas experiências e ensinamentos com as gerações mais jovens. Maria Bonita, a rainha do cangaço, seria uma figura de resiliência, uma testemunha viva de uma era passada, ainda envolvida em mistério e romance.

Esta é uma homenagem à memória desses dois personagens que desafiaram o status quo de sua época. Eles continuariam a inspirar e a encantar, mesmo nas rugas do tempo. Que a história de Lampião e Maria Bonita perdure, lembrando-nos da força do espírito humano e do amor que transcende as adversidades.

Lampião e Maria Bonita, se tivessem tido a chance de envelhecer. Essa narrativa vai além das armas e dos combates; ela mergulha na alma sensível de Lampião, um homem multifacetado cuja vida foi moldada por circunstâncias cruéis.

Lampião, cujo verdadeiro nome era Virgulino Ferreira da Silva, não foi apenas um cangaceiro, mas um homem de muitas qualidades. Sua entrada no cangaço foi marcada pela tragédia de ver seu pai ser brutalmente assassinado. Consumido pela sede de vingança, Lampião assumiu as rédeas de sua própria justiça, transformando-se no líder destemido que conhecemos.

Além de sua ferocidade no campo de batalha, Lampião carregava consigo uma sensibilidade única. Ele era um homem que apreciava a arte da perfumaria, envolvendo-se em fragrâncias que desafiavam a dureza do sertão. Surpreendentemente, ele também tinha habilidades em costura, desafiando estereótipos e mostrando que sua inteligência ia muito além das estratégias de combate.

No vídeo que compartilhamos, destacamos o lado multifacetado de Lampião, o líder cangaceiro que amava, costurava e apreciava a beleza nas pequenas coisas. A história de amor entre ele e Maria Bonita transcende as fronteiras do cangaço, revelando um laço profundo e verdadeiro.

Ao lado de Maria Bonita, uma mulher forte e determinada, Lampião encontrou não apenas uma companheira de armas, mas uma parceira na vida.

Esta é uma homenagem à memória desses dois personagens que desafiaram o status quo de sua época. Eles continuariam a inspirar e a encantar, mesmo nas rugas do tempo. Que a história de Lampião e Maria Bonita perdure, lembrando-nos da força do espírito humano e do amor que transcende as adversidades.

Assistam ao vídeo e juntem-se a nós nessa jornada imaginativa. Que as lendas de Lampião e Maria Bonita continuem a iluminar nossos corações como uma lâmpada que nunca se apaga.

#LampiaoEMariaBonita #Cangaco #CulturaNordestina

Restauração e simulação de:

Randel Protasio

randelprotasio@gmail.com

(87) 9.8857-6679

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

Informação: Grande Randel Protásio, não consegui repassar nenhuma foto para o blog.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: JORNAL PUBLICA CARTA DE LAMPIÃO

 Acervo Anderson Batista.

https://www.youtube.com/watch?v=2rQCUnafKhU&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

Quando o Jornal "A Batalha" publicou uma carta de Virgolino Ferreira, o Lampião. Referências: Jornal "A Batalha", de 12 de março de 1931


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝐴 𝑆𝐴𝐼́𝐷𝐴 𝐷𝐸 𝑇𝐸𝑂́𝐹𝐼𝐿𝑂

Acervo Jaozin Jaaozinn

Fotografia da força volante baiana do Tenente Zé Soares (1° em pé à esquerda), possivelmente no final da década de 1930. Nela, aparecem os volantes João Crispa (2° agachado da esquerda para a direita) e Teófilo Pires (3° agachado da esquerda para a direita).

Após seis longos anos participando da campanha contra o cangaceirismo na região baiana, tendo como destaque o tiroteio no Raso da Catarina/BA que culminou na morte de seu sobrinho, o cangaceiro Calais, Teófilo decide dar baixa das forças policiais em julho de 1938.

Segundo o depoimento que o mesmo deu para o pesquisador João de Souza Lima, o seu irmão, Zé Pires, pegou um ladrão que estava roubando ouro e prata na casa de suas primas. Desconfiou de que o salteador fosse o rapaz por nome José Menezes; ficou sabendo que o homem estava seguindo viagem e então fez uma emboscada para o pegar em flagrante, viu os objetos que tinham sido furtados pelo o homem, porém, o rapaz acabou ficando com os ouros para que não fosse colocado que Zé Pires era o meliante, levando uma falsa acusação.

Ocorreu uma certa confusão entre a família Pires e os Menezes sobre o roubo dos utensílios, chegando ao ponto de que o Capitão Menezes, primo de José Menezes, afirmasse que o seu parente era um contratado da volante, para que este tivesse o direito de andar armado.

Por essa cobertura de seu primo militar, o “ratoneiro” acabou tendo um revólver para a sua defesa. Em uma mesa de jogo que acontecia no povoado Encozeira/BA, Zé Pires estava sentado e participando com os demais. De repente, aparece Menezes dando um tapa no ouvido de Pires. Acabou pensando que fosse um conhecido, porém, reparou que era o homem que emboscou na estrada. Ao se levantar, viu que José estava armado, se “acovardando” naquela situação.

Uma semana depois, em dia de feira, Zé Pires e outro irmão seu, este com um chicote, aparecem no local. Ergue e fala para Zé: “Quer bater ou quer que eu bata?". O Pires, que fora recentemente ameaçado por Menezes, pegou o chicote da mão de seu irmão. Deram uma surra no dito cujo, já caindo no chão na primeira chicotada.

Dias depois, Zé Pires junto com o seu primo Antônio Nunes, decidem integrar a força policial em Chorrochó/BA, para o Sargento Comandante Zé Soares, substituindo o Capitão Menezes. Chegando no local, Soares acabou tomando as armas dos dois e apreendendo-os.

Sendo volante a serviço do Sargento e parente dos presos, Teófilo fora chamado para conversar com Zé Soares sobre o acontecido. Ao chegar no local, se apresentou e entregou o seu fuzil, dizendo que não queria mais servir para ele, pois entrou na polícia para perseguir cangaceiro e não parente seu, e se desligou do batalhão contra o banditismo no mesmo dia.

Uma/duas semanas depois, em Chorrochó, ficou encarregado de entregar o armamento do Estado que estava na casa de seu pai, João Pires, para o Sargento Zé Soares. No caminho, encontra a tropa do mesmo em direção à Encozeira.

Já na Encozeira, acabaram soltando o seu irmão e primo da cadeia. Teófilo recebeu um chamado para ir até a morada do Sargento Comandante. Chegando lá, Soares acabou falando que seus parentes foram presos por terem deflagrado a munição e o armamento do Estado.

Ao receber essa mensagem, Teófilo diz que, se fosse ele, teria dito a verdade. Pois não foram presos por essa acusação, e sim por terem batido num salteador ladrão de casa e roubador de utensílios de ouro e prata.

Depois dessa conversa, Teófilo encerrou o assunto e fora embora da casa do seu já ex-comandante da força baiana, virando, agora, um paisano da Vila de São José, em Chorrochó/BA.

𝐅𝐎𝐍𝐓𝐄𝐒: 𝑷𝒆𝒔𝒒𝒖𝒊𝒔𝒂𝒅𝒐𝒓 𝒆 𝑯𝒊𝒔𝒕𝒐𝒓𝒊𝒂𝒅𝒐𝒓 𝑱𝒐𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝑺𝒐𝒖𝒛𝒂 𝑳𝒊𝒎𝒂; 𝑪𝒂𝒏𝒂𝒍 𝒏𝒐 𝒀𝒐𝒖𝒕𝒖𝒃𝒆 𝑨𝒅𝒆𝒓𝒃𝒂𝒍 𝑵𝒐𝒈𝒖𝒆𝒊𝒓𝒂 - 𝑪𝒂𝒏𝒈𝒂𝒄̧𝒐.

.𝐶𝐴𝑁𝐺𝐴𝐶̧𝑂 𝐵𝑅𝐴𝑆𝐼𝐿𝐸𝐼𝑅𝑂.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO LAMPIÃO...

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/shorts/jq0ZUwYoZCs

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DESCULPEM-NOS!

 Por José Mendes Pereira


O blog do Mendes e Mendes e eu, pedimos desculpas aos nossos leitores e amigos sobre a falta de postagens em nossa página. Nós estávamos sem sinal. Foi resolvido o problema, e esperamos retornar aos nossos trabalhos com muita firmeza. 

Agradecemos a compreensão dos nossos leitores e amigos deste blog.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com