Seguidores

sexta-feira, 18 de julho de 2025

CARTA INÉDITA ENCONTRADA COM LAMPIÃO ( AINDA SUJA DE SANGUE ).

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=LKpZEUl8blw

Neste vídeo apresento uma carta inédita cedida por meu grande amigo, pesquisador e escritor Sandro Lee. A carta estava em posse de Lampião e ficou com os membros das volantes após sua morte.

Na mesma ainda tem marcas de sangue. Com auxílio de um profissional ela foi decifrada e trás um pequeno e revelador assunto. Créditos totais a : Oleone Coelho, Rubens Antônio e Sandro Lee. Meus sinceros agradecimentos. #lampião #cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARTA DA VIÚVA DO PRIMEIRO CANGACEIRO MORENO, MORTO POR LAMPIÃO, ENDEREÇADA À SINHÔ PEREIRA.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=1wn7PlJWC3I&t=330s

Nesse documentário apresentaremos a narração de uma carta que foi escrita no ano ade 1977 por Luíza Alves Batista, viúva do primeiro cangaceiro Moreno, que foi endereçada ao ex-cangaceiro Sinhô Pereira, antigo chefe de Lampião, que na época residia no estado de Minas Gerais, onde relata o assassinato do companheiro praticado por Lampião e seus homens nas mediações da então Matinha de Água Branca, atual Água Branca, Alagoas. Fato ocorrido no deia 13 de fevereiro de 1936.

Uma carta histórica e comovente, cujo conteúdo esclarece e acrescenta pontos importantes e até então desconhecidos nas páginas da história cangaceira.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço! Atenciosamente: Geraldo Antônio de S. Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia, Cangaçologia Shorts e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / cangaçologia  

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PATURI - O CANGACEIRO QUE NUNCA EXISTIU.

 

https://www.youtube.com/watch?v=WWLYdk3wu7c

Padre Frederico Bezerra Maciel e o nó que ele deu na história com a criação do suposto cangaceiro Paturi no evento de Angico. Além disso outras criações sobre o fato que são uma verdadeira obra de ficção. Vale ressaltar que a obra do padre como um todo é muito boa, e se não fossem essas invencionices seria sem dúvidas uma das melhores sobre Lampião.
Link desse vídeo:

http://blçogdomendesemendes.blogspot.com


AS MULHERES....E A ILUSÃO DO CANGAÇO

 Org. por Aderbal Nogueira


Minha opinião sobre a vida no cangaço: " Uma vida miserável " em todos os sentidos. Sofrimento físico, privações básicas, violência extrema, fome, sede, etc. Para as mulheres, então? Dessa vez não sou eu quem digo, são alguns dos próprios sobreviventes. Não endeuso cangaço, eu estudo o fenômeno do cangaço. Escutem com atenção os depoimentos e vejam a diferença entre o que eles dizem da situação no cangaço e muito do que já foi escrito.

Ao reler o livro "Sila, uma cangaceira no Divã" de Daniel Lins encontrei uma citação da biografada que retrata exatamente o que chamo de "A ilusão do cangaço".

"Sim, eu tinha medo dos cangaceiros, porém, como todas as mocinhas da minha época, eu sonhava em conhecer aqueles homens valentes. Estava dividida: atração e repúdio. Qual a jovem que não sonha com uma aventura? Apesar da crueldade atribuída aos cangaceiros, na minha imaginação pareciam sair diretamente de um conto no qual o terrível e o belo coabitavam: era o real brigando com o irreal. Valentes, ricos, marginais para uns, heróis para outros, desafiadores da ordem, os cangaceiros eram fonte de sonho e pesadelos, curiosidade e desprezo, amor e ódio."



Coletânea (fragmentos) de depoimentos de ex-cangaceiros(as) colhidos dos seguintes documentários:

- A mulher no cangaço – [Hermano Penna], Globo Repórter, 1976
- A musa do cangaço – [José Umberto], 1981

- O último dia de Lampião- [Maurice Capovilla], Globo Repórter, 1975.

- Sila – Com participação especial de Adília companheira de Canário. [Aderbal Nogueira], Laser Vídeo SBEC 1999.

- Candeeiro (depoimento do ex-cangaceiro Manuel Dantas Loiola) - [Aderbal Nogueira], Laser Vídeo/SBEC 1997.


http://lampiaoaceso.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DÚVIDA QUE PRECISA SER ELUCIDADA.

 Por José Mendes Pereira


Dizem que a verdade corre o mundo muito rápida, mas a mentira tem mais ligeireza do que a própria verdade. É verdade.

Este senhor acima, de nome João Ferreira da Silva, que era famoso lutador de boxe, lá da cidade de Juazeiro do Norte, e carinhosamente apelidado de João Peitudo, confirmava sem pensar em errar, que era filho de Virgolino Ferreira da Silva, o capitão Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, a rainha do cangaço Maria Bonita. Mas há quem diga que as suas informações não têm nenhuma ligação com o cangaço, e muito menos com a família Ferreira do capitão Lampião, e nem com a família Gomes de Oliveira, de Maria Bonita.

Da esquerda para a direita: ..., Expedita Ferreira, filha de Lampião e Maria Bonita, ..., Vera Ferreira neta de Lampião e Maria Bonita, e o cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira. A foto é apenas como ilustração.

A jornalista e escritora Vera Ferreira que é neta dos reis do cangaço, afirma que o João Ferreira da Silva, o João Peitudo, nasceu no ano de 1942, e como sabemos, os seus avós morreram no dia 28 de julho do ano de 1938, lá na Grota do Angico, no Estado de Sergipe. Ainda esclarece que, ele disse que Lampião ao entregá-lo com 42 dias de nascido a dona Aurora que o criou, Lampião furou as suas orelhas, e era apenas para reconhecê-lo quando um dia retornasse para visitá-lo no Juazeiro do Norte. Mas a verdade, explica Vera Ferreira, que elas foram furadas pelos índios, quando ele vivia por lá, que era costume dos chefes indígenas furarem as orelhas das crianças.

Mas o jornalista, escritor, cineasta e pesquisador do cangaço Robério Santos, me falou através do facebook, que é proprietário de um documento comprovando o dia, mês e ano do nascimento do João Ferreira da Silva, o João Peitudo. O Robério Santos é um pesquisador que faz os seus trabalhos adquirindo documentos ou apanha na fonte. Não vai por conversa de calçada. Ele vai até a casa do possível estudado.

Clique no primeiro link e leia o que escreveu Demontier Tenório. E logo em seguida, assista ao vídeo do Robério Santos.

https://www.miseria.com.br/ultimas-noticias/cariri/ha-20-anos-morria-em-juazeiro-do-norte-o-filho-de-lampiao/

https://www.youtube.com/watch?v=A8OOb0EEwHk&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura

Se interessar, leia este quando terminar.

https://blogdomendesemendes.blogspot.com/2021/10/entrevista-com-o-filho-de-lampiao-e.html

Nota: Lembrando aos amigos leitores que nada a ver com os cineastas e nem jornalistas. Tenho grande respeito por todos eles. Geralmentre eu me refiro aos depoentes. Todos os trabalhos destas pessoas são de grande credibilidade. 

As minhas palavras não têm nenhuma referência sobre a entrevista que o Robério Santos fez com o suposto neto de Lampião. O que escrevi refere-se a fatos antigos. Apenas coloquei o link da gravação do Robério Santos para que o leitor conheça o seu belo trabalho. Parabéns para ele! 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com