Seguidores

segunda-feira, 23 de março de 2015

CASA NA VILA DE PATOS DE IRERÊ. PERTENCEU AO CORONEL MARCOLINO DINIZ

Jorge Remígio

Casa na Vila de Patos de Irerê. Pertenceu ao coronel Marcolino Diniz, filho do coronel Marçal Florentino Diniz da Fazenda Abóboras. Marcolino casou com a prima alexandrina, conhecida por Xanduzinha, filha do coronel Florentino Diniz, irmão de Marçal. 

Coronel Zé Pereira Lima

A irmã do todo poderoso coronel Zé Pereira de Princesa, casou com o coronel Marçal. A filha deste, que também era chamada por Xanduzinha, casou com o tio, o coronel Zé Pereira Lima. 

Xanduzinha, casada com o Coronel Marcolino Diniz, Arquivo da família

Coronel José Pereira Lima. Chefe político de Princesa Isabel. Principal mentor da revolta de Princesa em 1930, quando tornou-se território livre

Coronel Marcolino Pereira Diniz, durante a revolta de Princesa. 1930

No caso, Zé Pereira era genro e cunhado de Marçal e tio e cunhado do coronel Marcolino, imortalizado na música de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, Xanduzinha. 


O caboclo Marcolino tinha oito bois zebu, uma casa com varanda dando pro Norte e pro Sul. Ai Xanduzinha, Xanduzinha...

Fonte: facebook
Página: Jorge Remígio

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Noite de Festa marca Abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015

Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015 em Princesa Isabel

Mais de 500 pessoas lotaram os salões do Acqua Parque de Princesa Isabel na grande noite de abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015. Com as presenças do prefeito municipal Domingos Sávio, do Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo, do Presidente do GPEC, Narciso Dias, do Presidente do GECC, Ângelo Osmiro e do representante da SBEC, Aderbal Nogueira; pesquisadores e escritores de todo o Brasil prestigiaram a noite de abertura de umas das edições mais esperadas do Cariri Cangaço. A solenidade foi aberta pela Mestre de Cerimonia Sabrina Barbosa, que fez a apresentação da trajetória do Cariri Cangaço ao londo de seus cinco anos de existência para logo em seguida o público ouvir as palavras do curador do evento, Manoel Severo Barbosa.

 Manoel Severo e Prefeito Domingos Sávio na noite de abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015

Para Manoel Severo "a presença deste público maravilhoso e surpreendente em nossa noite de abertura aqui em Princesa Isabel nos traz uma felicidade inigualável, na verdade é o resultado de espetacular trabalho de uma grande equipe; coroado sem dúvidas nesta noite de abertura. Para o Cariri Cangaço é uma enorme honra inaugurar mais esta empreitada em terras paraibanas, ainda mais num cenário tão marcante como Princesa Isabel. Nossa gratidão a toda equipe do prefeito Domingos, da secretária Socorro Mandu e de meus queridos amigos Emmanuel Arruda, Valmir Sousa e Thiago Pereira. Que grande e inesquecível festa !"

 
 
Público recorde na abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015

Para Narciso Dias, do GPEC "Ficamos honrados com a Paraíba hoje se consolidar como a segunda casa do Cariri Cangaço: Sousa, Nazarezinho e Lastro e agora Princesa Isabel e São José de Princesa" , já Aderbal Nogueira da SBEC ressaltou a importância histórica do evento e festejou a iniciativa das autoridades municipais junto ao Cariri Cangaço: "outras municipalidades poderiam seguir o exemplo de Princesa Isabel na promoção da cultura e da memória, na verdade uma grande festa" . 

Ângelo Osmiro do GECC confessou: "sempre tive muita afinidade com a história de Princesa Isabel e estar hoje nesta noite testemunhando esse grande Cariri Cangaço Princesa, é uma honra". Finalizando, o prefeito Domingos Sávio acentuou e disse da "grande felicidade de Princesa Isabel está recebendo o maior evento deste gênero no país, o que nos honra profundamente, hoje Princesa Isabel, essa terra tão cheia de história e tradição,não só para a Paraíba, mas para todo o Brasil, está em festa, muito obrigado ao meu amigo Manoel Severo do Cariri Cangaço, muito obrigado a todos que colaboraram com esse grande momento de Princesa".

 Manoel Severo e Domingos Savio
 Ângelo Osmiro , presidente do GECC
Narciso Dias, presidente do GPEC

Para um dos organizadores do Cariri Cangaço Princesa 2015, Emmanuel Arruda "surpreendeu a todos os organizadores a maciça presença de companheiros de todo o Brasil ao evento, temos hoje todas as pousadas e hotéis de Princesa, totalmente lotados, e já temos registros de mais 70 municípios do Brasil com representações em nosso evento, realmente um sucesso o Cariri Cangaço Princesa 2015."

Entre as presenças na noite de abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015, registraram-se a vice-prefeita de São José de Princesa, Rúbia Matuto, o Secretário de Cultura de Aurora, José Cícero, o Secretário de Cultura de Barro, Sousa Neto; a Secretária de Cultura de Lavras da Mangabeira, Cristina Couto; o Secretário de Cultura de Brejo Santo, Miran Basílio, a Secretária de Cultura de Piranhas, Patrícia Brasil, o Secretário do Meio Ambiente de Flores, Roberto Santana, vereadores, dentre muitas outras autoridades.

Prefeito Domingos Sávio,  Manoel Severo e Aderbal Nogueira 


O Conselho do Cariri Cangaço também marcou forte presença no evento, pois além de Cristina Couto, Sousa Neto e José Cícero, estavam presentes: Narciso Dias, Aderbal Nogueira, Ângelo Osmiro, Ivanildo Silveira, João de Sousa Lima, Ana Lúcia Souza, Wescley Rodrigues, Juliana Pereira, Geraldo Ferraz, Archimedes Marques e Professor Pereira. 

A arte do Aboio de Princesa Isabel
 Grupo de Cultura Abolição
 

O evento teve ainda as apresentações do Grupo Cultural Abolição; de Sandro Mandu e Grupo de Aboio de Princesa Isabel. Além da Latada do Livro Cariri Cangaço, com vários escritores exponde e comercializando suas obras; exposição de artesanato em barro, couro, cerâmica e cutelaria, do artesão "Ferreirinha" da Cutelaria Ferreira de Princesa Isabel;  como também a apresentação da nova Coleção Cariri Cangaço 2015 com as camisas bordadas a mão, as mochilas e bolsas, além de outros acessórios pelos artesãos de Lavras da Mangabeira.  

 Cutelaria e a nova Coleção Cariri Cangaço 2015 de Lavras da Mangabeira
 Jeová Batista e Francisco Dantas
Escritor Renato Bandeira no Cariri Cangaço

Depois da solenidade tivemos a primeira conferencia do Cariri Cangaço Princesa 2015 - "Princesa - Território Livre" com o professor, pesquisador e escritor Romero Cardoso, seguida de coquetel aos presentes.

FOTOS: Pedro Bruno, Ingrid Rebouças, Celsinho Rodrigues
Cariri Cangaço Princesa 
19 de Março de 2015
Princesa Isabel, Paraíba

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2015/03/noite-de-festa-marca-abertura-do-cariri.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


O Brasil invadiu Princesa !

Juliana Pereira, Manoel Severo, Cristina Amaral Lira e Ana Lucia

Pesquisadores, escritores, professores e universitários, alunos, e amigos de todo o Brasil prestigiaram a noite de abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015. Quase todos os estados do Nordeste estavam presentes; Ceará com uma grande comitiva, inclusive com a presença de 4 secretários municipais de cultura; Aurora, Barro, Brejo Santo e Lavras da Mangabeira; Rio Grande do Norte com destaque para caravanas de Mossoro e Natal, dentre outros municípios potiguares; Pernambuco com amigos de Recife, Petrolina, Triunfo, Floresta, Flores, Calumbi, São José do Egito, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, dentre muitos outros; Alagoas com Maceió, Piranhas e Santana de Ipanema; Sergipe com Aracaju, Poço Redondo, Itabaiana, dentre outros; Bahia com amigos de Salvador, Paulo Afonso, Feira de Santana e outros, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, sem falar no grande anfitrião, a Paraíba, com inúmeras caravanas de amigos de toda o estado.

 Rosane Pereira, Thiago Pereira, Manoel Severo e Paulo Moura
 Manoel Severo, Miran Basílio e Sousa Neto
 Humberto Paz, Raimundo Cândido, Manoel Severo e Aguiar Caçula
Manoel Severo e João Antas Florentino

Princesa Isabel se notabiliza pela história e por seus grandes personagens que influenciaram nos destinos de todo o Brasil. O Cariri Cangaço Princesa teve a grata satisfação de abraçar as muitas e tradicionais família de Princesa Isabel, principalmente os descendentes do grande Cel. José Pereira Lima; Sua filha Rosane Pereira, seu genro Roberto Soares e seu neto, Thiago Pereira, atual secretário municipal e ex-prefeito de sua terra natal por duas vezes. 


Jose Cícero, Manoel Severo e Sousa Neto
Manoel Severo, Ivanildo Silveira e Thiago Pereira
 Manoel Severo, Juliana Pereira, Wescley Rodrigues e Elane Marques
 Jorge Remígio, Professor Pereira, Ângelo Osmiro, Ivanildo Silveira e Sousa Neto
Juliana Pereira e Emmanuel Arruda

Além da presença maciça de pesquisadores que compõem o Conselho Consultivo do Cariri Cangaço, o evento contou com a presença importante de vários componentes dos grupos de estudo sobre a temática, como a SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço e GECC - Grupo Cearense de Estudos do Cangaço; como também de vários representantes de Academias Literárias de vários municípios nordestinos, como é o caso da caravana da Academia de Letras de Crateús, no Ceará.

 Romero Cardoso, Manoel Severo, Ivanildo Silveira, Netinho Flor, Geraldo e Rosane Ferraz
 Louro Teles, Narciso Dias e Manoel Severo
 Luana Lira, Alcides e Gerlena Cavalcante, Manoel Severo e Pedro Barbosa
José Tavares e Manoel Severo
Tomaz Cisne, Afranio Gomes, Juliana Pereira, Vagner Ramos, Livio Ferraz e Manoel Severo

Impossível citar todas as honrosas presenças e vale ressaltar a grande e significativa presença das família de Princesa, que tinha ali no Cariri Cangaço a oportunidade de mais uma vez ter sua história revisitada e recontada por qualificados conferencistas e debatedores numa autentica festa da cultura e do conhecimento em pleno sertão paraibano.

 Jorge Remígio, Pacelli Mandu, Manoel Severo e João Mandu
 Romero Cardoso e Ana Lucia Souza
 Emmanuel Arruda, Ingrid Rebouças, Manoel Severo e Elane Marques
Manoel Severo e Paulo Moura
 Casal Roberto Santana e Manoel Severo
 Chagas e Assis Nascimento com Manoel Severo

A noite de abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015, superou todas as expectativas, não só pela primorosa organização, não só pela Conferencia extraordinária de abertura, não só pela imensa platéia, mas e principalmente, pela qualidade dessas presenças, que de todo o Brasil enriqueceram o evento, traduzindo e materializando nesta noite, o respeito e a credibilidade do Cariri Cangaço em todo o território nacional.

 Patrícia Brasil, Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Celsinho Rodrigues
Manoel Severo, Nalva Passoni e João de Sousa Lima
 Manoel Severo e Vereador Irismar Mangueira
 Geraldo Ferraz e Ivanildo Silveira
Manoel Severo e Neli Conceição 
Professor Pereira e Manoel Severo
 Pacelli Mandu, Manoel Severo e Emmanuel Arruda
 Equipe de Brejo Santo com Miran Basílio, Neli Conceição e Manoel Severo
 Pedro Barbosa, Manoel Severo e Aldo Anísio
 Ivanildo Silveira, João de Sousa Lima, Nilda Passoni, Neli Conceição e José Cícero
Romero Cardoso, Thiago Pereira, Manoel Severo, João de Sousa Lima e Roberto Soares
 Ingrid Rebouças e Juliana Pereira

Ao final ficou a certeza da salutar parceria entre os grupos de estudo e as municipalidades na direção da consolidação de nosso história e cultura. Princesa Isabel viveu juntamente com São José de Princesa e Nazaré do Pico, um evento único, onde o trabalho articulado e harmônico entre todos os envolvidos foi a tônica principal; marca indelével do Cariri Cangaço.


Muitos e muitos amigos ainda irão ser registrados na sequencia de postagens de nosso Cariri Cangaço Princesa 2015, mas encerramos esse capítulo por aqui com uma das mais ilustres presenças; representante das novas gerações de pesquisadores do futuro, em suas veias corre o sangue sagrado do nordestino: João Lucas NAZARENO !!! Filho dos queridos Nazarenos Hildebrando Neto e Nancy.
Viva o Nordeste, viva o Sertão !!!

FOTOS: Pedro Bruno, Ingrid Rebouças, Celsinho Rodrigues

Cariri Cangaço Princesa 
19 de Março de 2015
Princesa isabel, Paraíba