Seguidores

segunda-feira, 23 de março de 2015

O Brasil invadiu Princesa !

Juliana Pereira, Manoel Severo, Cristina Amaral Lira e Ana Lucia

Pesquisadores, escritores, professores e universitários, alunos, e amigos de todo o Brasil prestigiaram a noite de abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015. Quase todos os estados do Nordeste estavam presentes; Ceará com uma grande comitiva, inclusive com a presença de 4 secretários municipais de cultura; Aurora, Barro, Brejo Santo e Lavras da Mangabeira; Rio Grande do Norte com destaque para caravanas de Mossoro e Natal, dentre outros municípios potiguares; Pernambuco com amigos de Recife, Petrolina, Triunfo, Floresta, Flores, Calumbi, São José do Egito, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, dentre muitos outros; Alagoas com Maceió, Piranhas e Santana de Ipanema; Sergipe com Aracaju, Poço Redondo, Itabaiana, dentre outros; Bahia com amigos de Salvador, Paulo Afonso, Feira de Santana e outros, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, sem falar no grande anfitrião, a Paraíba, com inúmeras caravanas de amigos de toda o estado.

 Rosane Pereira, Thiago Pereira, Manoel Severo e Paulo Moura
 Manoel Severo, Miran Basílio e Sousa Neto
 Humberto Paz, Raimundo Cândido, Manoel Severo e Aguiar Caçula
Manoel Severo e João Antas Florentino

Princesa Isabel se notabiliza pela história e por seus grandes personagens que influenciaram nos destinos de todo o Brasil. O Cariri Cangaço Princesa teve a grata satisfação de abraçar as muitas e tradicionais família de Princesa Isabel, principalmente os descendentes do grande Cel. José Pereira Lima; Sua filha Rosane Pereira, seu genro Roberto Soares e seu neto, Thiago Pereira, atual secretário municipal e ex-prefeito de sua terra natal por duas vezes. 


Jose Cícero, Manoel Severo e Sousa Neto
Manoel Severo, Ivanildo Silveira e Thiago Pereira
 Manoel Severo, Juliana Pereira, Wescley Rodrigues e Elane Marques
 Jorge Remígio, Professor Pereira, Ângelo Osmiro, Ivanildo Silveira e Sousa Neto
Juliana Pereira e Emmanuel Arruda

Além da presença maciça de pesquisadores que compõem o Conselho Consultivo do Cariri Cangaço, o evento contou com a presença importante de vários componentes dos grupos de estudo sobre a temática, como a SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço e GECC - Grupo Cearense de Estudos do Cangaço; como também de vários representantes de Academias Literárias de vários municípios nordestinos, como é o caso da caravana da Academia de Letras de Crateús, no Ceará.

 Romero Cardoso, Manoel Severo, Ivanildo Silveira, Netinho Flor, Geraldo e Rosane Ferraz
 Louro Teles, Narciso Dias e Manoel Severo
 Luana Lira, Alcides e Gerlena Cavalcante, Manoel Severo e Pedro Barbosa
José Tavares e Manoel Severo
Tomaz Cisne, Afranio Gomes, Juliana Pereira, Vagner Ramos, Livio Ferraz e Manoel Severo

Impossível citar todas as honrosas presenças e vale ressaltar a grande e significativa presença das família de Princesa, que tinha ali no Cariri Cangaço a oportunidade de mais uma vez ter sua história revisitada e recontada por qualificados conferencistas e debatedores numa autentica festa da cultura e do conhecimento em pleno sertão paraibano.

 Jorge Remígio, Pacelli Mandu, Manoel Severo e João Mandu
 Romero Cardoso e Ana Lucia Souza
 Emmanuel Arruda, Ingrid Rebouças, Manoel Severo e Elane Marques
Manoel Severo e Paulo Moura
 Casal Roberto Santana e Manoel Severo
 Chagas e Assis Nascimento com Manoel Severo

A noite de abertura do Cariri Cangaço Princesa 2015, superou todas as expectativas, não só pela primorosa organização, não só pela Conferencia extraordinária de abertura, não só pela imensa platéia, mas e principalmente, pela qualidade dessas presenças, que de todo o Brasil enriqueceram o evento, traduzindo e materializando nesta noite, o respeito e a credibilidade do Cariri Cangaço em todo o território nacional.

 Patrícia Brasil, Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Celsinho Rodrigues
Manoel Severo, Nalva Passoni e João de Sousa Lima
 Manoel Severo e Vereador Irismar Mangueira
 Geraldo Ferraz e Ivanildo Silveira
Manoel Severo e Neli Conceição 
Professor Pereira e Manoel Severo
 Pacelli Mandu, Manoel Severo e Emmanuel Arruda
 Equipe de Brejo Santo com Miran Basílio, Neli Conceição e Manoel Severo
 Pedro Barbosa, Manoel Severo e Aldo Anísio
 Ivanildo Silveira, João de Sousa Lima, Nilda Passoni, Neli Conceição e José Cícero
Romero Cardoso, Thiago Pereira, Manoel Severo, João de Sousa Lima e Roberto Soares
 Ingrid Rebouças e Juliana Pereira

Ao final ficou a certeza da salutar parceria entre os grupos de estudo e as municipalidades na direção da consolidação de nosso história e cultura. Princesa Isabel viveu juntamente com São José de Princesa e Nazaré do Pico, um evento único, onde o trabalho articulado e harmônico entre todos os envolvidos foi a tônica principal; marca indelével do Cariri Cangaço.


Muitos e muitos amigos ainda irão ser registrados na sequencia de postagens de nosso Cariri Cangaço Princesa 2015, mas encerramos esse capítulo por aqui com uma das mais ilustres presenças; representante das novas gerações de pesquisadores do futuro, em suas veias corre o sangue sagrado do nordestino: João Lucas NAZARENO !!! Filho dos queridos Nazarenos Hildebrando Neto e Nancy.
Viva o Nordeste, viva o Sertão !!!

FOTOS: Pedro Bruno, Ingrid Rebouças, Celsinho Rodrigues

Cariri Cangaço Princesa 
19 de Março de 2015
Princesa isabel, Paraíba

Um comentário:

  1. Anônimo20:57:00

    Caro Mendes: Estou sentindo a imprescindível ausência de QUATRO grandes pesquisadores: Escritor Rangel Alves Costa (talvez pela grande lida no escritório de advocacia), Dr. Archimedes Marques (certamente devido os trabalhos na delegacia onde é lotado, tanto é que estou notando a presença de sua digníssima esposa, Dona Elane), o escritor Bezerra Lima (creio que pelos trabalhos na Secretaria da Fazenda da nossa Bahia) e, você Mendes, (talvez pelo trabalho que está realizando na reforma ou construção de uma casa). CONTUDO, os meus sinceros parabéns aos nobres coordenadores do CARIRI CANGAÇO 2015.
    Atenciosamente,
    Antonio Oliveira - Serrinha-Bahia

    ResponderExcluir