Seguidores

quinta-feira, 6 de maio de 2021

PERFIL | PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - 1 DE 4

 Por TVAssembleiaCeara

https://www.youtube.com/watch?v=wyR1t84Dw1I&ab_channel=TVAssembleiaCeara

Um fato importante marcou a sua infância: o voto de castidade, feito aos doze anos, influenciado pela leitura da vida de São Francisco de Sales. 

Em 1860, foi matriculado no Colégio do renomado Padre Inácio de Sousa Rolim, em Cajazeiras na Paraíba. Aí pouco demorou, pois, a inesperada morte de seu pai, vítima de cólera, em 1862, o obrigou a interromper os estudos e voltar para junto da mãe e das irmãs solteiras. A morte do pai, que era pequeno comerciante no Crato, trouxe sérias dificuldades financeiras à família, de tal sorte que, mais tarde, em 1865, quando Cícero Romão Batista precisou ingressar no Seminário da Prainha, em Fortaleza, só o fez graças à ajuda de seu padrinho de crisma, o coronel Antônio Luís Alves Pequeno.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“PAJEÚ EM CHAMAS: O CANGAÇO E OS PEREIRAS”

Recebi hoje do Francisco Pereira Lima (Professor Pereira) lá da cidade de Cajazeiras no Estado da Paraíba uma excelente obra com o título "PAJEÚ EM CHAMAS O CANGAÇO E OS PEREIRAS - Conversando com o Sinhô Pereira" de autoria do escritor Helvécio Neves Feitosa. Obrigado grande professor Pereira, estarei sempre a sua disposição.


O livro de sua autoria “Pajeú em Chamas: o Cangaço e os Pereiras”. A solenidade de lançamento aconteceu no Auditório da Escola Estadual de Educação profissional Joaquim Filomeno Noronha e contou com a participação de centenas de pessoas que ao final do evento adquiriram a publicação autografada. Na mesma ocasião, também foi lançado o livro “Sertões do Nordeste I”, obra de autoria do cratense Heitor Feitosa Macêdo, que é familiar de Helvécio Neves e tem profundas raízes com a família Feitosa de Parambu.

PAJEÚ EM CHAMAS 

Com 608 páginas, o trabalho literário conta a saga da família Pereira, cita importantes episódios da história do cangaço nordestino, desde as suas origens mais remotas, desvendando a vida de um mito deste mesmo cangaço, Sinhô Pereira e faz a genealogia de sua família a partir do seu avô, Crispim Pereira de Araújo ou Ioiô Maroto, primo e amigo do temível Sinhô Pereira.

A partir de uma encrenca surgida entre os Pereiras com uma outra família, os Carvalhos, foi então que o Pajeú entrou em chamas. Gerações sucessivas das duas famílias foram crescendo e pegando em armas.

Pajeú em Chamas: O Cangaço e os Pereiras põe a roda da história social do Nordeste brasileiro em movimento sobre homens rudes e valentes em meio às asperezas da caatinga, impondo uma justiça a seus modos, nos séculos XIX e XX.

Helvécio Neves Feitosa, autor dessa grande obra, nascido nos Inhamuns no Ceará, é médico, professor universitário e Doutor em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal), além de poeta, escritor e folclorista. É bisneto de Antônio Cassiano Pereira da Silva, prefeito de São José do Belmonte em 1893 e dono da fazenda Baixio.

Sertões do Nordeste I

É o primeiro volume de uma série que trata dos Sertões do Nordeste. Procura analisar fatos relacionados à sociedade alocada no espaço em que se desenvolveu o ciclo econômico do gado, a partir de novas fontes, na maioria, inéditas.

Não se trata da monumentalização da história de matutos e sertanejos, mas da utilização de uma ótica sustentada em elementos esclarecedores capaz de descontrair algumas das versões oficiais acerca de determinados episódios perpassados nos rincões nordestinos.
Tentando se afastar do maniqueísmo e do preconceito para com o regional, o autor inicia seus estudos a partir de dois desses sertões, os Inhmauns e os Cariris Novos, no estado do Ceará, sendo que, ao longo de nove artigos, reunidos à feição de uma miscelânea, desenvolve importantes temas, tentando esclarecer alguns pontos intrincados da história dessa gente interiorana.

É ressaltado a importância da visão do sertão pelo sertanejo, sem a superficialidade e generalidade com que esta parte do território vem sendo freqüentemente interpretada pelos olhares alheios, tanto de suas próprias capitais quanto dos grandes centros econômicos do País.

Após a apresentação das obras literárias, a palavra foi facultada aos presentes, em seguida, houve a sessão de autógrafos dos autores.

Quem interessar adquirir esta obra é só entrar em contato com o professor Pereira através deste e-mail: franpelima@bol.com.br Tudo é muito rápido, e ele entregará em qualquer parte do Brasil.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EXU DE LUIZ GONZAGA, DE TODOS NÓS

 Por Vidarretada

https://www.youtube.com/watch?v=B0KOnsQFAQY&ab_channel=VIDARRETADA


O Vidarretada esteve em Exu, em Pernambuco, nas comemorações dos 100 anos de Gonzagão . No programa tem entrevista e show de Dominguinhos e Elba Ramalho, Gilberto Gil, Taíssa Nogueira, Trio Nordestino e muitas outras novidades sobre o rei do Baião. Adoramos fazer esse programa, partilhe conosco essa alegria e assista.

Música neste vídeo

Saiba mais

Ouça músicas sem anúncios com o YouTube Premium

Música

A Triste Partida

Artista

Luiz Gonzaga

Álbum

Mega Hits - Luiz Gonzaga

Licenciado para o YouTube por

SME (em nome de Sony BMG Music Entertainment); LatinAutorPerf, UNIAO BRASILEIRA DE EDITORAS DE MUSICA - UBEM, LatinAutor - UMPG, UMPI, UMPG Publishing e 4 associações de direitos musicais

Música

Numa Sala De Reboco/O Cheiro Da Carolina/O Xote Das Meninas

Artista

Luiz Gonzaga

Licenciado para o YouTube por

SME (em nome de Sony BMG Music Entertainment); UMPI, Abramus Digital, UMPG Publishing, LatinAutor - UMPG, LatinAutor - PeerMusic, Sony ATV Publishing, UNIAO BRASILEIRA DE EDITORAS DE MUSICA - UBEM, LatinAutorPerf e 7 associações de direitos musicais

Música

Asa Branca

Artista

Luiz Gonzaga

Álbum

Duetos Com Mestre Lua

Compositores

Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira

Licenciado para o YouTube por

SME (em nome de RCA Records Label); Sony ATV Publishing, LatinAutor - Warner Chappell, UNIAO BRASILEIRA DE EDITORAS DE MUSICA - UBEM, LatinAutorPerf, Warner Chappell e 4 associações de direitos musicais.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

INFORMAÇÃO QUE NÃO CONDIZ COM A VERDADE.

 Por José Mendes Pereira


Nós que estamos envolvidos nesta perseguição a Lampião e seus cabras muitas vezes confundimos as coisas, e como desculpas, culpamos os outros. Eu mesmo tenho postado coisas que na verdade não estão corretas, e que não culpo ninguém, foi falta de pesquisas em fontes merecedoras de credibilidades. Vez por outra eu tento ver no nosso blog as nossas postagens, e se tiver contrariedade faço a correção de algumas informações que não condiz com a verdade. Mas lembrem-se que os materiais dos outros eu não posso e nem devo corrigi-los. 

Se for foto que não é do cangaceiro estudado ou outra coisa semelhante, não há problema inserir a foto correspondente.  Do contrário, Isso não posso mexer em textos de nenhum pesquisador.

Na litertura cangaceira esta senhora acima aparece em alguns artigos como sendo dona Jacosa avó de Lampião, mas na verdade não é. Ela é filha de dona "Jacosa" e irmã de dona Maria Sulena da Purificação. 

Veja o que disse a escritora e pesquisadora do cangaço Marilourdes Ferraz.

"O menino da foto é PEDRO FERREIRA. Seu pai era primo carnal de Lampião. A mulher era Chica Jacosa sua tia, (não confundir com a avó de Lampião), a mocinha chamava-se Ana Clemente e o homem era Elói Clemente, vaqueiro da casa. A casa da foto é a casa original feita pelos Ferreiras na propriedade Poço do Negro em Nazaré do Pico-PE". 

Acho que a única foto de dona Jacosa avó de Lampião deve ser esta. Veja todos eles acompanhados dos seus nomes: Família de Lampião (desenho de Lauro Villares utilizando-se de antigos retratos). 

1 - A primeira foto, ao centro e acima, é a dona Jacosa, mãe de Maria Sulena da Purificação, que é a mãe dos Ferreiras. Alguns pesquisadores afirmam que dona Maria Sulena da Purificação teve vários nomes, inclusive Maria Lopes, mas eles não explicam a razão de tantos nomes para uma mulher só. Na minha humilde e não válida opinião, devem ter sido criados tantos nomes para ela, no intuito de ser beneficiada por algumas ajudas dos governos.

2 - A segunda foto, à esquerda, é de José Ferreira da Silva, o honrado e sofrido pai dos Ferreiras, que por pouca sorte, foi injustamente assassinado por um volante comandado pelo tenente José Lucena, quando das suas perseguições aos irmãos Ferreiras.

3 - A terceira foto, à direita, é dona Maria Sulena da Purificação, Maria Lopes..., mãe dos Ferreiras. Alguns pesquisadores afirmam que Maria Sulena não era tão ruim, mas tinha temperamento forte, e enquanto o José Ferreira da Silva desarmava os filhos na porta da frente, ela os armava na porta da cozinha, e ainda dizia: "- não crio filho para ser desrespeitado por ninguém". Com isso, conclui-se que a sua lei era: “Olho por olho, dente por dentro”.

4 - A quarta foto da esquerda é o Antonio Ferreira da Silva, ex-cangaceiro. Antonio Ferreira foi o primeiro filho de Maria Sulena. Mas alguns pesquisadores do cangaço afirmam que ele não era filho de José Ferreira da Silva, e sim de um fazendeiro de nome Venâncio, que negociara com José para criar o seu filho que ainda estava na barriga, já que ele iria casar com Maria. 

Mas o escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão afirma em seu livro "Lampião a Raposa das Caatingas" que ele era mesmo filho de José Ferreira. Para tirar sua dúvida leitor, adquira este livro com o professor Pereira através deste endereço: franpelima@bol.com.br

5 - Abaixo da foto de dona Jacosa está a foto do maior e mais estudado cangaceiro no Brasil e no mundo inteiro, Virgolino Ferreira da Silva o sanguinário capitão Lampião. Passou quase 20 anos vivendo da bandidagem, matando, roubando, assaltando, sequestrando, vingando, satisfazendo e alimentando o seu ódio, açoitando aqueles que ele os tinha como traidores, justiçando, segundo ele. Alguns momentos, era protegido por pessoas importantes. e em outros casos, deixava de ser perseguidor para ser perseguido pelas volantes de 7 Estados do Nordeste Brasileiro, que não lhe davam tréguas um só instante. 

6 - À direita de Lampião está seu irmão João Ferreira da Silva, o único filho de José Ferreira da Silva e dona Maria Sulena que não entrou para o cangaço. Tentou algumas vezes fazer parte do movimento de cangaceiros, mas Lampião mandou que fosse cuidar dos seus irmãos. Foi um homem honrado e ainda por alguns anos, criou Expedita Ferreira da Silva, filha de Lampião e Maria Bonita.

7 - Ao lado do João Ferreira da Silva está o Ezequiel Ferreira da Silva, que no cangaço era alcunhado de Ponto Fino. Dos homens, este era o filho mais novo do casal de fazendeiros.

8 - Abaixo de Antonio Ferreira e Virgolino está o cangaceiro Livino Ferreira da Silva. Este morreu muito jovem em um combate, no ano de 1925. Nesse mesmo dia, Lampião foi atingido no olho por cacto que vazou o seu olho, que o cegou para toda sua vida.

9 - Abaixo de Livino, João e Ezequiel estão as suas irmãs, as quais são: Virtuosa Ferreira da Silva, Angélica Ferreira da Silva, Maria Ferreira da Silva e Anália Ferreira da Silva. De todos os irmãos de Lampião, Maria Ferreira da Silva foi a última a falecer.

O saudoso escritor e pesquisador do cangaço Sabino Bassetti nos informou que Lampião teve mais duas irmãs, e uma delas morreu ainda criança numa labareda de fogo de uma lamparina. Mas isso ficará para um próximo trabalho.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ACABOU A MOLEZA...

 Por Geraldo Júnior

Acabou a moleza. Agora é hora de cair em campo e buscar novas histórias para tentar alavancar a história cangaceira e divulgar ainda mais a nossa cultura.

Sem nenhum incentivo. Somente com a cara, a coragem e o apoio dos amigos é que tento levar adiante esse trabalho, que embora árduo, é para mim muito gratificante.

Agora é sair da Paraíba e penetrar em Pernambuco. Estados que o velho "Lampa" fez muita presepada.

Tenham todos um excelente dia.

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=1880874245409796&set=gm.4068601156530160

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA CADIM MACHADO, ÚLTIMO COITEIRO DE CORISCO

 Por Geziel Moura

https://www.youtube.com/watch?v=Vs9kLhbDokU&ab_channel=GezielMoura

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVINO FERREIRA O IRMÃO MAIS OUSADO DE LAMPIÃO

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=iMxtDBKO-rM&t=223s&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO MENINO DE OURO?

 Por NAS PEGADAS DA HISTÓRIA

https://www.youtube.com/watch?v=_NhW15EZpH4&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

DICAS DE LIVROS SOBRE O CANGAÇO. Nossa livraria https://jflavioneres-nph-livraria.fre...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

A BRAVURA DE ESPIRIDIÃO DIANTE DE LAMPIÃO

 POR NAS PEGADAS DA HISTÓRIA

https://www.youtube.com/watch?v=xMxHqucwwqo&ab_channel=NASPEGADASDAHIST%C3%93RIA

DICAS DE LIVROS https://ler-para-melhor-viver.webnode...

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

ROTA DO CANGAÇO - NAZARÉ_PARTE 1

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=k1NbJs9hzzY&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Nesse vídeo mostramos as novidades que estão surgindo em Nazaré como: Museu das Forças Volantes, Memorial da Família Flor e o Grupo Nazaré, Terra de Valentes. Link desse vídeo: https://youtu.be/k1NbJs9hzzY

http://blogdomendesemendes.blogspot.com