Seguidores

quinta-feira, 6 de maio de 2021

INFORMAÇÃO QUE NÃO CONDIZ COM A VERDADE.

 Por José Mendes Pereira


Nós que estamos envolvidos nesta perseguição a Lampião e seus cabras muitas vezes confundimos as coisas, e como desculpas, culpamos os outros. Eu mesmo tenho postado coisas que na verdade não estão corretas, e que não culpo ninguém, foi falta de pesquisas em fontes merecedoras de credibilidades. Vez por outra eu tento ver no nosso blog as nossas postagens, e se tiver contrariedade faço a correção de algumas informações que não condiz com a verdade. Mas lembrem-se que os materiais dos outros eu não posso e nem devo corrigi-los. 

Se for foto que não é do cangaceiro estudado ou outra coisa semelhante, não há problema inserir a foto correspondente.  Do contrário, Isso não posso mexer em textos de nenhum pesquisador.

Na litertura cangaceira esta senhora acima aparece em alguns artigos como sendo dona Jacosa avó de Lampião, mas na verdade não é. Ela é filha de dona "Jacosa" e irmã de dona Maria Sulena da Purificação. 

Veja o que disse a escritora e pesquisadora do cangaço Marilourdes Ferraz.

"O menino da foto é PEDRO FERREIRA. Seu pai era primo carnal de Lampião. A mulher era Chica Jacosa sua tia, (não confundir com a avó de Lampião), a mocinha chamava-se Ana Clemente e o homem era Elói Clemente, vaqueiro da casa. A casa da foto é a casa original feita pelos Ferreiras na propriedade Poço do Negro em Nazaré do Pico-PE". 

Acho que a única foto de dona Jacosa avó de Lampião deve ser esta. Veja todos eles acompanhados dos seus nomes: Família de Lampião (desenho de Lauro Villares utilizando-se de antigos retratos). 

1 - A primeira foto, ao centro e acima, é a dona Jacosa, mãe de Maria Sulena da Purificação, que é a mãe dos Ferreiras. Alguns pesquisadores afirmam que dona Maria Sulena da Purificação teve vários nomes, inclusive Maria Lopes, mas eles não explicam a razão de tantos nomes para uma mulher só. Na minha humilde e não válida opinião, devem ter sido criados tantos nomes para ela, no intuito de ser beneficiada por algumas ajudas dos governos.

2 - A segunda foto, à esquerda, é de José Ferreira da Silva, o honrado e sofrido pai dos Ferreiras, que por pouca sorte, foi injustamente assassinado por um volante comandado pelo tenente José Lucena, quando das suas perseguições aos irmãos Ferreiras.

3 - A terceira foto, à direita, é dona Maria Sulena da Purificação, Maria Lopes..., mãe dos Ferreiras. Alguns pesquisadores afirmam que Maria Sulena não era tão ruim, mas tinha temperamento forte, e enquanto o José Ferreira da Silva desarmava os filhos na porta da frente, ela os armava na porta da cozinha, e ainda dizia: "- não crio filho para ser desrespeitado por ninguém". Com isso, conclui-se que a sua lei era: “Olho por olho, dente por dentro”.

4 - A quarta foto da esquerda é o Antonio Ferreira da Silva, ex-cangaceiro. Antonio Ferreira foi o primeiro filho de Maria Sulena. Mas alguns pesquisadores do cangaço afirmam que ele não era filho de José Ferreira da Silva, e sim de um fazendeiro de nome Venâncio, que negociara com José para criar o seu filho que ainda estava na barriga, já que ele iria casar com Maria. 

Mas o escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão afirma em seu livro "Lampião a Raposa das Caatingas" que ele era mesmo filho de José Ferreira. Para tirar sua dúvida leitor, adquira este livro com o professor Pereira através deste endereço: franpelima@bol.com.br

5 - Abaixo da foto de dona Jacosa está a foto do maior e mais estudado cangaceiro no Brasil e no mundo inteiro, Virgolino Ferreira da Silva o sanguinário capitão Lampião. Passou quase 20 anos vivendo da bandidagem, matando, roubando, assaltando, sequestrando, vingando, satisfazendo e alimentando o seu ódio, açoitando aqueles que ele os tinha como traidores, justiçando, segundo ele. Alguns momentos, era protegido por pessoas importantes. e em outros casos, deixava de ser perseguidor para ser perseguido pelas volantes de 7 Estados do Nordeste Brasileiro, que não lhe davam tréguas um só instante. 

6 - À direita de Lampião está seu irmão João Ferreira da Silva, o único filho de José Ferreira da Silva e dona Maria Sulena que não entrou para o cangaço. Tentou algumas vezes fazer parte do movimento de cangaceiros, mas Lampião mandou que fosse cuidar dos seus irmãos. Foi um homem honrado e ainda por alguns anos, criou Expedita Ferreira da Silva, filha de Lampião e Maria Bonita.

7 - Ao lado do João Ferreira da Silva está o Ezequiel Ferreira da Silva, que no cangaço era alcunhado de Ponto Fino. Dos homens, este era o filho mais novo do casal de fazendeiros.

8 - Abaixo de Antonio Ferreira e Virgolino está o cangaceiro Livino Ferreira da Silva. Este morreu muito jovem em um combate, no ano de 1925. Nesse mesmo dia, Lampião foi atingido no olho por cacto que vazou o seu olho, que o cegou para toda sua vida.

9 - Abaixo de Livino, João e Ezequiel estão as suas irmãs, as quais são: Virtuosa Ferreira da Silva, Angélica Ferreira da Silva, Maria Ferreira da Silva e Anália Ferreira da Silva. De todos os irmãos de Lampião, Maria Ferreira da Silva foi a última a falecer.

O saudoso escritor e pesquisador do cangaço Sabino Bassetti nos informou que Lampião teve mais duas irmãs, e uma delas morreu ainda criança numa labareda de fogo de uma lamparina. Mas isso ficará para um próximo trabalho.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário