Seguidores

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

LAMPIÃO ERA DESTRO



LAMPIÃO, apesar de ser destro, fazia a mira com o olho esquerdo e, puxava o gatilho, com a mão esquerda...!

Na foto, abaixo, percebe-se, claramente esses gestos. Ele, tinha um extenso " leucoma " (parte esbranquiçada), no olho direito, por isso o mesmo, era praticamente inutilizado.

Em face disso, Lampião que no início do cangaço atirava com a mão direita / olho direito, teve que se adaptar a essa nova situação. Há relatos na bibliografia cangaceira de que ele era um excelente atirador. Era tiro e, queda.

Foto: Compartilhada de Pedro R. Melo../ B. Abrahão.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=971622529706388&set=gm.954414274767517&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMO SE FAZ UM ROMANCISTA (III)

Clerisvaldo B. Chagas, 21 de novembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.011 
ILUSTRAÇÃO: DRICA MELO.
Parte Externa

A frente da casa, calçada alta de pedra e cimento, dava para a rua poeirenta. Do outro lado da rua, a bodega, os armazéns, um telheiro com porta e a casa-de-farinha, grande, fechada, sem reboco. Dali eu via o cotidiano externo. Raros passantes. Um cavalo comendo milho no aió vai viajar. Firmino Carreiro, sempre com um palito na boca. O morador Zé Vieira – figura do Jeca – paciente e agradável, chegando à bodega. Lá no fim da rua, perto da igreja, sob frondosa árvore, quartos de bode na banca frágil, expostos à venda. Chega o carreiro Ulisses, assoviando e cantando baião:

“Ó sanfoneiro
Moça mandou lhe chamar
Para tocar um baião no Ceará
Tu diga a ela
Que de pé eu não vou lá
Eu sou vou de avião
Se mandarem me buscar...”.

“Mas ela tinha
Doze parmo de canela
Para dá um beijo nela
É preciso me atrepar...”.

Quando dava, eu ia com Ulisses buscar água em barreiro para servir a casa. Era uma barrica e um funil na mesa do carro, puxado por dois bois, Paraná e Ouro Branco. Andava pelos pomares e por vários cercados do meu tio. Certa vez fui até a Gameleira tomar banho de barreiro na casa de Quitéria. Que delícia!
Havia a Santa, bela mulher independente, morando ali perto. Minha tia era meio esquerda com ela e assim eu evitava os mistérios dos adultos.
  Pela tardinha os bois de carro eram tangidos para a esquina de um dos armazéns, onde comiam palma pinicada. O Sol declinava. Meu tio sentava-se na calçada alta e lavava os pés em gamela ou da árvore gameleira ou do mulungu.
Noites muito escuras, casa iluminada com placas nas paredes, à base de querosene
 E quando havia som de forró nas imediações, não era para mim, não era para nós.
(CONTINUA).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

EM BUSCA DE PAZ

*Rangel Alves da Costa

Eu estava em Curralinho. Era um domingo véspera de Carnaval. A povoação ribeirinha ainda estava calma, silenciosa, singela na sua mais profunda feição. Sozinho, saí cedinho de casa e sozinho coloquei os meus pés naquelas paisagens molhadas e de beleza sem igual. Caminhei de lado a outro, procurei asas para seguir ao outro lado, avistei pequenas canoas sonolentas e adormecidas. As águas passavam lentas, mansas, espelhando um azulado brilhoso e ensolarado. Conversei com as águas que chegavam junto a mim, conversei com um velho barco e um animal que se enxugava ao sol depois de ser banhado. Conversei com gente não. Das águas ouvi que não adiante pressa para o que sempre há de seguir seu caminho. Do barco ouvi que a espera não cansa se um tempo melhor há de vir. Do animal ouvi que tantas vezes temos que forçadamente silenciar ante os açoites e os lanhos na alma. O que eu falei, o que eu perguntei? Muito, muito. Falo muito mais em silêncio. Depois desses diálogos, afastei-me de onde havia mais gente e sentei numa mesinha perante as águas. Então calei as palavras do meu silêncio e deixei que meus olhos dialogassem com a natureza. E que diálogo perfeito! De tudo havido, hoje só resta essa fotografia. E a saudade, a saudade, a saudade. E como eu queria estar aí agora. Como eu preciso estar aí agora. Curralinho seria a minha Igreja e sua paz seria uma Bíblia aberta no mais belo dos salmos. E o meu Deus sentaria ao meu lado e sua mão estenderia em minha direção.
Sim, Curralinho é paraíso, é santuário, é mosteiro, é pedestal, é montanha de reflexão. Horas e horas, dias e dias, às suas margens eu ficaria, e unicamente mirando suas águas, seus arredores, sua calma e seu viver. Tanto faz que pessoas passem, que carros cheguem, que buzinas ecoem pelo ar, que músicas afastem o silêncio. Ora, a calma, a paz, o silêncio, o prazer, tudo isso está interiorizado. Eu mesmo navego sem sair do lugar. Eu subo num barco e vou de canto a outro sem sair do lugar. Mergulho, eu tomo banho, permaneço por muito tempo dentro das águas, mesmo sem sair do lugar. Pássaro lá em cima, ora sou eu. Sou a nuvem, sou o sol, sou a montanha, o capim rasteiro, o bicho que passa, a serra adiante, a casinhola perto da curva do rio. E assim por que tudo está no meu desejo e no meu pensamento. E ao lado do rio, às margens do rio, nunca encontro motivo para pensar em outra coisa senão em vida, em bondade, em divindade, em poder da criação. Tudo tão significativo que de repente um pedaço de pau se torna em profunda indagação. A solidão do barco se torna em profunda reflexão. E juro que dificilmente um lugar de cimento e asfalto poderia permitir abrir este livro tão grandioso. E talvez até escrever no espelho das águas:

Leve e lenta que passa
mansidão de água e sua graça
o meu olhar navegante
e uma viagem em rompante
sou eu que também vou
no rio que chama e vai
sou que singro a mansidão
num barco de coração
e sem jamais querer aportar
vou e mais longe vou
até onde o Velho Chico levar.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MUITO TRISTE!


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=131435117261974&set=a.127754017630084&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OUMUAMUA


É bom darmos uma lida sobre este objeto interestelar, detectado em outubro do ano passado, aparentando um charuto gigante (mais ou menos 400 metros de comprimento e 40 de largura), que cruzou (ou ainda cruza) a vastidão do Sistema Solar, e que tem intrigado astrônomos e astrofísicos do mundo todo. O certo é que, até agora, nada de concreto se sabe sobre este Oumuamua.

Suas características são tão excêntricas (velocidade extraordinária, com variações de aceleração; apresentando brilhos diferenciados, e não orbitar nenhum planeta, tampouco o Sol.

Alguns astrônomos já especulam tratar-se, o Oumuamua, de algo artificial, seja lá o que for, embora contestados por outros estudiosos.

Este é o primeiro corpo celeste, oriundo de regiões cósmicas situadas além do Sistema Solar, detectado pelo ser humano.

Os ufólogos, obviamente, não têm dúvida do que se trata.

A ciência, por sua vez, carregará consigo a dúvida por muitos anos, ou quem sabe para sempre, caso este enigmático cilindro constituído não se sabe exatamente de quê, resolva não dar mais as caras por aqui.

Em todo caso, Cazuza.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1787179801410888&set=a.290440857751464&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BRASIL CORRESPONDÊNCIA DE LUÍS CARLOS PRESTES ESTÁ SOB DISPUTA

Filha do líder comunista e de Olga Benário vai à Justiça para barrar leilão de 320 cartas escritas para ele nos anos 30 e 40 e achadas no lixo


S11 ARQUIVO 20/11/2018 PRESTES/CARTASCADERNO2 Cartas endereçadas a Luís Carlos Prestes e escritas por sua mulher, mãe, filha e irmãs entre 1936 e 1941 vão a leilão na 5a feira no Rio FOTO Escritório de Arte Soraia Cals.

Encontradas no lixo, 320 cartas escritas pela família ao líder comunista Luís Carlos Prestes (1898-1990) nos anos 1930 e 1940 integram um leilão a ser realizado quinta, 22, à noite, no Rio. O lance mínimo para o lote é R$ 350 mil. 

Mas a venda pode acabar suspensa caso seja bem-sucedida uma ação judicial proposta pela filha de Prestes e Olga Benário, a historiadora e escritora Anita Leocádia Benário Prestes. Ela defende que a correspondência fique num arquivo público,aberta a consultas, e não seja comercializada. 

O conjunto chegou a Prestes na cadeia, após o fracasso do levante comunista durante o primeiro governo Getúlio Vargas. Partiu da mulher, da mãe, da própria Anita Leocádia e de outros parentes. Prestes não leu os originais agora à venda; ele só teve acesso a cópias feitas pela polícia política do governo.

Olga Benário

Em bom estado, o material tem marca de catalogação, o que indica que pertencia a um arquivo público. Em parte, o conteúdo já é conhecido; foi publicado pela própria Anita e na biografia Olga, de Fernando Morais, de 1985.A mais surpreendente talvez seja a missiva em que Olga, presa, conta ao marido estar grávida. “Enfim, nós teremos uma expressão viva de todo o bom e doce que existe entre nós”, ela escreveu. 

O caminho dos documentos até aqui é uma incógnita. Um coletor as encontrou numa mala descartada numa rua de Copacabana. Sem saber do que se tratava, as ofereceu a um vendedor de antiguidades. Este pagou R$ 500 por elas; ao se dar conta do tesouro que tinha, procurou a organizadora de leilões Soraia Cals. As cartas teriam sido guardadas por causa dos selos antigos – o coletor não sabia da importância de Prestes.
Publicada no jornal O Globo, a notícia do leilão desagradou a Anita, que falou ao Estado por intermédio de seu advogado, João Tancredo, na terça. Segundo ele, existe uma“quase certeza” de que as cartas são do Arquivo Público do Estado do Rio. 

Ficha de Olga Benário, ou Maria Prestes, conforme ela assinava.

“Anita não quer nada para si. Esse é um patrimônio da sociedade, não é para ficar com uma pessoa só. Quem acha algo na rua não é proprietário. A história está mal contada”, acredita Tancredo. O Arquivo Público também deverá recorrer à Justiça para tentar barrar a venda.

Soraia Cals disse que o leilão acontecerá “sob reserva de direitos”. O dono das cartas terá 60 dias para se manifestar e provar que o material lhe pertence. “Ainda vamos clarear quem é o verdadeiro proprietário. As cartas só serão entregues depois disso. Esperamos que alguma instituição compre, ou que alguém compre e doe para uma. É um arquivo riquíssimo, valioso, todo original.”

Do blog Tok de História administrado pelo historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros. 


https://tokdehistoria.com.br/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O DEDICADO PESQUISADOR LUIZ RUBEN DÁ SUA OPINIÃO A RESPEITO DA ATUAÇÃO DAS VOLANTES.

https://www.youtube.com/watch?v=KheHzA1SQ4M&feature=youtu.be&fbclid=IwAR3lhIvVUZrSnU-V9lX3pCGbNM7ngPYWaIrbunfPcDxBjMEmd6CqfYrxDQQ

Publicado em 11 de jul de 2017

Luiz Ruben, pesquisador e escritor de temas como Estrada de Ferro e Cangaço, nos fala um pouco de Lampião e das volantes.
Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MUDANÇA DE NOME ARTÍSTICO:


Por José Ribamar Alves

.Em 2006 escrevi o livro Meia Dúzia de Cordéis 
e assinei como autor: Jose Ribamar
.Em 2007 escrevi Brinquedos do Pensamento 
e assinei como autor: Jose Ribamar Alves.
.Em 2011 escrevi Espelho de Carne e Osso e assinei como autor: Jose Ribamar.
.Em 2012 escrevi Chorando na Chuva e assinei como autor: Jose Ribamar.
.Em 2014 escrevi o livro Pela Vida do Planeta e assinei como autor: Jose Ribamar.
.Em 2015 escrevi Solidão Noturna e assinei como autor: Jose Ribamar.
.Em 2016 escrevi Viagem Sem Passos e assinei como autor: Jose Ribamar.
.Em 2018 escrevi Viagem Sem Passos II e assinei como autor: Jose Ribamar Alves. 
.Em 2018 escrevi Crônicas que a vida me vida e assinei como autor: 
Jose Ribamar Alves. 
.Mas, agora em 21 de novembro de 2018, resolvi prestar uma merecida homenagem a minha querida mãe Rosa Maria da Costa, que ainda é viva, passando a assinar meus trabalhos incluindo meus cordéis, com os dois primeiros nomes do seu nome.
A partir de agora meu nome de escritor de bancada passará a ser JOSE DI ROSA MARIA.
Acho que é o melhor presente que posso dar pra minha mãe!
Meu nome de poeta repentista continuará José Ribamar.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=911594029037204&set=a.125013001028648&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RAUL GIL DETONA O SBT E CHAMA MAÍSA SILVA DE “BOSTINHA”

Por Ataide de Almeida Junior

O apresentador Raul Gil parece que não engoliu o que ocorreu na última edição do Teleton, no SBT. Ao sair de uma churrascaria de São Paulo, o artista foi abordado por um grupo de fãs, no qual também estavam jornalistas do site Notícias da TV. Em uma conversa informal, Raul detonou a emissora de Silvio Santos e também Maísa Silva.

“Me expulsaram (do palco do Teleton). Um produtor levantou uma placa escrito ‘Despede Raul’. Nem me deixaram falar direito com os meninos da AACD. Eu pensei: ‘Porra, já tô indo embora, sendo que mal entrei?'”, disse o apresentador, segundo o site Notícias da TV. Além disso, reclamou que o Teleton é um programa engessado. “Chamam para ficar lendo (o teleprompter). Eu gravo sete, oito horas de programa e não leio porra nenhuma, vem tudo da minha cabeça”, afirmou.

Raul Gil detona o SBT e chama Maísa Silva de "bostinha"
Raul chamou Maísa de "bostinha" 

Sobre Maísa, Raul Gil desabafou. “Quando eu falei do Bolsonaro, gritaram pra Maisa, que estava com o negócio no ouvido: ‘Interfere aí, para esse cara’. Aí ela entrou no meio e se fodeu. Se fodeu. Por quê? Porque ela entrou e a criançada não parava de falar ‘vovô Raul, vovô Raul’, queriam que eu continuasse no palco. Enfim… Aquela bostinha, se não fosse por mim, não existia. Ela começou comigo”, disse.

Raul ainda falou da polêmica com Claudia Leitte e Silvio Santos, na qual o apresentador foi acusado de assediá-la. “Ele foi lá e fez uma cagada com a Claudia Leitte, aí explodiram todas as confusões. Aquele filho da puta do marido da Claudia Leitte deve ter dado corda pra aumentar a confusão”, contou.

Acesse o site e veja toda reportagem:

https://www.metropoles.com/colunas-blogs/pipocando/raul-gil-detona-o-sbt-e-chama-maisa-silva-de-bostinha

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O OLHO DIREITO DE LAMPIÃO... Doença Leucoma... LAUDO MÉDICO..


Foto : Arquivo pessoal / Volta Seca

Considerações do Dr. Neves Pinto sobre o aparelho visual de LAMPIÃO
Fonte: Jornal de Alagoas... edição... 5---agosto—1938...

O Dr. Neves Pinto nos enviou-nos hontem a seguinte carta:

Ilmº Sr. Director do Jornal de Alagoas. Saúde...!

Tendo saído truncado as informações que prestei em meu consultório a um dos repórteres desse conceituado jornal, sobre a DOENÇA NO OLHOS DE LAMPIÃO, julguei necessárias as linhas que se seguem, para que fiquem bem focalizado do ponto de vista científico, o meu diagnóstico.

Confesso que ao ver a CABEÇA do celebre bandido, como oculista e, pelo facto de ser do domínio público que VIRGULINO FERREIRA era cego de um dos olhos devido a uma “belida“, tive a curiosidade de examinar de modo mais detido o aparelho visual. 

Ora, entre nós o leigo chama de “belida“ a toda mancha de olho, até mesmo a “catarata“, denominando-o “pterígio“ a outras neoformações oculares de “belida de carne“.

Encontrei, effectivamente no OLHO DIREITO do famoso bandido, UMA MANCHA BRANCA tomando quase toda a superfície da córnea na qual pude facilmente reconhecer o que em linguagem ophtalmológica se denomina de LEOCOMA ADHERENTE CENTRAL que é na maioria das vezes a consequência das úlcera perfurantes de córnea...

Em vista da extensão das lesões córneo-irianas poderia assegurar que o caso era INCURÁVEL...

No olho esquerdo encontrei, também, uma MANCHA BRANCA, que na realidade não deveria existir anteriormente, pois se tratava de cristalino luxado na camada anterior. Essa luxação cristaliniano deve ter sido provocada pelo choque das balas que atingiram a cabeça ou violentos traumatismos posteriores.

Quanto ao motivo de LAMPEÃO usar ÓCULOS ESCUROS, o que também me perguntou o aludido repórter, poderia ser por vaidade para esconder o defeito de seu olho direito ou mais provavelmente para se defender da “Photophobia“ (medo da luz) que é um dos sintomas mais frequente das moléstias oculares, agudas ou chronicas.

Sem outro assunpto, agradeço-lhe de antemão a publicação dessas linhas e, me subscrevo com estima.

Do patrício e admirador.
Dr. Neves Pinto.
Maceió, 04 de agosto de 1938.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=971632969705344&set=gm.954426001433011&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES

1481522002230_PastedImage
=======================-------------------------------------=========-===========
RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 008/2018
I - Na qualidade de Presidente da ASCRIM, conforme me faculta a alínea “a”, do § único do Art. 36, Albergado no Art. 35: item 1, inciso I, item 2 inciso II, item 1 da alínea “d” do inciso III , item 7 da alínea “e” do inciso III, combinados com o parágrafo único, todos do Estatuto da ASCRIM:
1. CONSIDERANDO que, a associada ativa da ASCRIM, VANDA MARIA JACINTO, disponibilizou,  num gesto de nobreza intelectual,  o seu nome para ocupar a vaga de 2a secretária na CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018, e, reúne os requisitos básicos da pretensa candidatura,
2. CONSIDERANDO que, o preenchimento da vacância do cargo, solidifica o esteio da chapa referenciada no item 1 desta, não afronta o direito de outros candidatos inclusos na mesma CHAPA, comprovado inexistir chapa concorrente nas eleições em andamento, e que não modifica o “status quo” dos candidatos componentes na chapa inscrita,
RESOLVO:
a. INCLUIR na CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018, NO CAMPO ESPECÍFICO, o número de inscrição, o cargo e o nome da requerente identificada no caput do item 1 desta: 4-2ª SECRETÁRIA: VANDA MARIA JACINTO,  CONSIDERANDO os CONSIDERANDOS dos itens 1 e 2 desta RESOLUÇÃO, atendendo aos preceitos estatutários.
b. ENCAMINHAR, anexa, à CEA/2018, devidamente alterada, a CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020, integrante do ANEXO ao OFÍCIO Nº 067/2018, DE 14 de novembro de 2018, na forma desta RESOLUÇÃO, albergado na  RESOLUÇÃO ASCRIM Nº 006/2018 E ATO PRESIDENCIAL ASCRIM 003/2018, supedâneos  do ASCRIM-EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA-AGO Nº 01/2018 – ELEIÇÕES PARA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DA ASCRIM DO BIÊNIO 2019-2020, respectivamente de 31.10.2018, 09.11.2018 e 13.11.2018, conferindo suprir, a partir desta data, as imediatas PROVIDENCIAS INERENTES, obedecido o INDICATIVO disposto no caput da alínea “a” desta RESOLUÇÃO, de INCLUIR NO CAMPO ESPECÍFICO NAS CHAPAS, OS DADOS4-2ª SECRETÁRIA: VANDA MARIA JACINTOVALIDANDO A INSCRIÇÃO LEGAL DE CANDIDATA NAS ELEIÇÕES ASCRIM/2018, INCLUSIVE O CUMPRIMENTO DE HOMOLOGAÇÃO E DE PUBLICAÇÃO, NOS PRAZOS E DISPOSIÇÕES  REGULAMENTARES do PROCESSO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018, COM CÓPIA PARA A PETICIONÁRIA “VANDA MARIA JACINTO, E, DE IGUAL MODO PARA ESTE DIGNITÁRIO, APÓS O RECEBIMENTO DESTA RESOLUÇÃO
TERMOS EM QUE SE EXPEDE E CUMPRA-SE, REVOGANDO-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

MOSSORÓ(RN), 19 DE NOVEMBRO DE 2018,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM-
ANEXOS:
1. CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020.
2. “DECLARAÇÃO DE CANDIDATOS APTOS AS ELEIÇÕES DA ASCRIM/2018 

A N E X O AO OF. Nº 067/2018, DE 14 de NOVEMBRO de 2018
CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DA:
DIRETORIA EXECUTIVA DA ASCRIM-BIÊNIO 2019/2020-CARGOS DE:
1-PRESIDENTE EXECUTIVO: FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO.
2-VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO: TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO.
3-1ª SECRETÁRIA: MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO.
4-2ª SECRETÁRIA: VANDA MARIA JACINTO
5-1º TESOUREIRO: EXPEDITO DE ASSIS SILVA.
6-2º TESOUREIRO: (VAGO)
7-DIRETOR DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS: ELDER HERONILDES DA SILVA
8-DIRETOR DE ACERVOS: GERALDO MAIA DO NASCIMENTO.
9-DIRETORA DE ASSUNTOS ARTÍSTICOS: MARTHA CRISTINA ELEUTÉRIO MAIA.
10-DIRETORA DE CERIMONIAL E DE EVENTOS: SUSANA GORETTI LIMA LEITE.
11-DIRETORA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS: MARIA CONCEIÇÃO MACIEL FILGUEIRA.
12-DIRETOR DE ASSUNTOS JURÍDICOS: LÚCIO NEY DE SOUZA

CHAPA CANDIDATA PARA INSCRIÇÃO NAS ELEIÇÕES DO CONSELHO FISCAL DA ASCRIM--BIÊNIO 2019/2020-CARGOS DE:
1-PRESIDENTE: WILSON BEZERRA DE MOURA.
2-VICE-PRESIDENTE: MANOEL VIEIRA GUIMARÂES NETO.
3-SECRETÁRIA: MARIA DO SOCORRO DE ALBUQUERQUE GURGEL.
4-SUPLENTE: (VAGO)

Enviado pela Ascrim

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOMINGÃO DO FAUSTÃO NÃO EXIBIRÁ FALA DE SUSANA VIEIRA SOBRE LEUCEMIA

por PHILIPPE AZEVEDO 
Susana Vieira e Faustão (Divulgação/TV Globo)

Há um consenso da direção do Domingão do Faustão em não exibir a declaração de Susana Vieira a respeito de sua doença. Foi durante a gravação da Pizza do Faustão que a atriz revelou que foi diagnosticada com leucemia há 3 anos, surpreendendo o apresentador e os convidados.

De acordo com o colunista Flávio Ricco, assim que encerrou as gravações da pizza, Fausto comunicou aos diretores que não queria que o trecho fosse levado ao ar.  É da personalidade do apresentador em não explorar assuntos tão delicados. Por outro lado, a direção já acertou o retorno de Susana Vieira.

O mesmo aconteceu com Hebe Camargo, na época em que foi diagnosticada com câncer. A direção sugeriu que a apresentadora falasse da doença no Domingão do Faustão; Fausto, porém, se recusou. Ele queria a participação da amiga quando ela estivesse bem e recuperada. Dito e feito: no fim de 2010, Camargo recebeu o Troféu Mago Lado das mãos de Antônio Fagundes.

Cabe lembrar que Susana Vieira deu detalhes de sua doença em entrevista exclusiva ao Fantástico no último domingo (18). A informação sobre o diagnóstico, contudo, foi revelado em primeira mão pelo jornalista Leo Dias, no Fofocalizando, na mesma semana.

https://portalovertube.com/2018/11/22/domingao-do-faustao-nao-exibira-fala-de-susana-vieira-sobre-leucemia/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A FAMÍLIA DE LAMPIÃO VEIO AO MUNDO PARA SOFRER DE UM JEITO OU DE OUTRO.

Só para efeito de ilustração

Tem família que nasce no mundo já com um pacote de tragédias para cumprir, assim foi a família do velho guerreiro, principalmente José Ferreira e dona Maria Sulena na Purificação, que mesmo não tendo nada a ver com o peixe, foram decepcionados e humilhados no meio daquela vizinhança em Vila Bela no Estado de Pernambuco. 

O que segue não tem nada a ver com as desordens de Lampião e seus irmãos, porque quando isto aconteceu eles ainda não eram bandidos de carteirinhas, mas é apenas para mostrar como a vida separa o bom para uns e o ruim para outros, e nós não sabemos explicar o porquê disto. 

MARIA DA GLÓRIA IRMÃ MAIS NOVA DE LAMPIÃO MORREU DENTRO DE UMA TOCHA DE FOGO.

Quando acontece uma tragédia com uma criança o que vem na mente de todos nós é que foi falta de cuidado da família, mas não é bem assim. Em todos os lugares que existem crianças os olhares estão sempre voltados para elas. O que acontece é que criança cega os adultos e finda acontecendo o pior com ela.

As informações cedidas aos escritores foram através  de João Ferreira dos Santos e Dona Maria Ferreira a Mocinha, que eram irmãos da vítima. A sua morte chocou toda família e vizinhança deste lamentável e fatal acidente. 

Acho que você encontrará este livro com o professor Pereira lá da cidade de Cajazeiras no Estado da Paraíba, através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

Segundo os escritores do cangaço Vera Ferreira que é neta de José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação sendo estes os pais de Lampião, e Antônio Amaury Corrêa de Araújo afirmam em seu livro "De Virgolino a Lampião" que a última gravidez de dona Maria Sulena foi de Maria da Glória, nascida no ano de 1914, e morreu com dois ou três anos de idade.

Maria da Glória foi a última gestação de dona Maria Sulena que deveria ter crescido saudável e corrido naquelas terras de Vila Bela nos dias de hoje Serra Talhada no sertão, de Pernambuco, mas o destino não quis. 

Infelizmente uma lamparina acesa fora deixada em cima da mesa para amenizar a escuridão. Ali, todos da família haviam saído para o terreiro logo nas primeiras horas do dia, e estavam a cuidar dos seus afazeres. A criança que ainda dormia,  ao acordar usou a sua traquinagem assim como todas as crianças, foi até a mesa e inocentemente, puxou a lamparina fez com que virasse derramando o líquido inflamável sobre o seu corpinho. O fogo alastrou-se, transformando aquela criança numa tocha humana.

Ao ouvirem os gritos que surgiram dentro de casa correram e fizeram o que foi necessário para salvar a criança, enrolando-a com folhas novas de bananeiras que são bastantes s. passavam unguento com pena de galinha nas partes mais afetadas para não machucar mais ainda. Mas infelizmente, três dias após Maria da Glória veio a óbito.  Contudo, todo o esforço de nada adiantou. 

https://viacognitiva.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com