Seguidores

terça-feira, 24 de outubro de 2017

DURVINHA A MAIS LINDA CANGACEIRA DE LAMPIÃO


Que Durvinha era a mais linda cangaceira do bando de Lampião, isso não é novidade, basta contemplar esta foto e ver uma cabocla morena de cabelos negros e encaracolados, o qual traz em cada uma de suas espirais um segredo, uma dor ou uma historia de amor, no luzir de seus olhos furtivos ao cálido sol da primavera, mostram estampados em suas úveas, as belezas das inúmeras flores das caatingas, e nos lábios carnudos; o doce gosto do mel ou talvez o amargo do fel, mas ah! linda cabocla de braços fortes como madeira, rijo iguais ao cerne da aroeira e “cintura fina de pilão” o qual com certeza inspirou o rei do baião, o músico gonzagão, o poeta e compositor do sertão.


Veja só como é infinita a bondade do criador, hoje para Durvinha não ficar no esquecimento, Deus nos presenteou no momento com a linda Neli Lili, a semente de um amor cangaceiro forjado em meio a dor, ao aço das armas, fugas, perseguições, sangrentos confronto na incerteza de viver um amanhã.



Seus pais se foram Lili, mas temos você para matar a saudade que nós pesquisadores e historiadores do cangaço sentimo deles...

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA "O PATRIARCA: CRISPIM PEREIRA DE ARAÚJO, IOIÔ MAROTO".


O livro "O Patriarca: Crispim Pereira de Araújo, Ioiô Maroto" de Venício Feitosa Neves será lançado em no próximo dia 4 de setembro as 20h durante o Encontro da Família Pereira em Serra Talhada.

A obra traz um conteúdo bem fundamentado de Genealogia da família Pereira do Pajeú e parte da família Feitosa dos Inhamuns.

Mas vem também, recheado de informações de Cangaço, Coronelismo, História local dos municípios de Serra Talhada, São José do Belmonte, São Francisco, Bom Nome, entre outros) e a tão badalada rixa entre Pereira e Carvalho, no vale do Pajeú.

O livro tem 710 páginas. 
Você já pode adquirir este lançamento com o Professor Pereira ao preço de R$ 85,00 (com frete incluso) Contato: franpelima@bol.com.br 
fplima1956@gmail.com

http://lampiaoaceso.blogspot.com.br/2016/08/novo-livro-na-praca_31.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANTÔNIO ANDRELINO PEREIRA DA SILVA


PUBLICADO 08/09/2016 · ATUALIZADO 20/03/2017

ANTÔNIO ANDRELINO PEREIRA DA SILVA, filho do segundo casamento de Andrelino Pereira da Silva (O Barão do Pajeú) com Verônica Pereira (Baronesa do Pajéu) casado com Maria Pereira da Silva (Marica), exerceu grande influência política em Vila Bela (Serra Talhada) foi o terceiro prefeito no período de 1898 a 1901. Dono da fazenda Pitombeira que herdou do seu pai Andrelino Pereira da Silva, sofreu grande abalo econômico devido ao conflito entre as famílias “Pereiras e Carvalhos”. Junto com Manoel Pereira Lins (Né da Carnaúba) proprietário da fazenda Carnaúba, foram os principais financiadores das empreitadas de defesa e ataque na guerra do clã Pereira contra os Carvalhos. Nascido em 11 de outubro de 1865, faleceu em 16 de abril de 1948 no Carmo, distrito de São José do Belmonte-PE.

Fonte pesquisas: Genealogia Pernambucana, Blog Lampião aceso (Jorge Remígio)
A data de nascimento e óbito foi obtida por Cícero Aguiar Ferreira através do livro do assentamento do cartório de São José do Belmonte-PE que está digitalizado.


 http://familiapereira.net.br/antonio-andrelino-pereira-da-silva/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MENINOS QUE FORAM POUPADOS PELA VINGANÇA DO CANGACEIRO CORISCO

Por Pedro R. Melo

Fotografia dos meninos que foram poupados da vingança pavorosa de "Corisco". Ficaram vivos para contar a história. "Corisco" sedento de sangue pela morte de Lampião e outros comparsas, degolou seis pessoas da família Ventura, moradores da fazenda "Patos" remetendo-as cabeças ao prefeito de Piranhas, a fazenda em questão pertencia ao sogro do capitão Bezerra, que comandou o extermínio do "Rei do Cangaço".

Foto: Jornal "A Noite" (Rio de Janeiro)

Acesse, participe, divulgue e compartilhe👍

Pedro Ralph Silva Melo (Administrador)

https://www.facebook.com/groups/CANGACEIROSND

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ICOP - INSTITUTO CULTURAL DO OESTE POTIGUAR


Enviado pelo professor e escritor  Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RECORDANDO - LAMPIÃO E MARIA.BONITA FILMES COMPLETOS

Por Sálvio Siqueira
https://www.youtube.com/watch?v=WBZmRkaE89U&feature=youtu.be

Para recordar: abaixo mostraremos, na íntegra e completa, a mini série realizada e apresentada pela Rede Globo de Televisão, "Lampião e Maria Bonita".

Essa mini série teve, na época, início dos anos 1980, uma super audiência. no entanto, não deixa de ser uma obra fictícia, de ficção. em nada do que vemos, passou realmente de verdadeiro na vida dos personagens. mas, como tudo o que contém mistério, é escondido e tende a ser proibido chama atenção da maioria da população, ela bombou na telinha.

Lembrem-se, se beber não dirija!

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=910993059064811%2C910964879067629&notif_id=1508806681491399&notif_t=group_activity

http://blogdomendesemendes.blogspot.com