Seguidores

segunda-feira, 3 de março de 2025

DIVULGANDO SÃO JOSÉ DO BELMONTE, SUA RICA HISTÓRIA, SUA CULTURA

Por Valdir José Nogueira

A identidade cultural de um povo é um tesouro imensurável, composto por um conjunto de valores, tradições, crenças, expressões artísticas, língua e modos de vida que conferem a esse grupo humano um senso de pertencimento e singularidade. Ela é a soma de séculos de história, forjada através das interações sociais, dos desafios enfrentados e das conquistas alcançadas ao longo do tempo. A identidade cultural não apenas define quem somos, mas também nos conecta ao nosso passado e nos orienta no presente, oferecendo um alicerce sólido para a construção do futuro.




A preservação dessa identidade é essencial para manter a riqueza da diversidade humana. Em um mundo cada vez mais globalizado, onde a homogeneização cultural pode apagar nuances e particularidades, proteger e valorizar as culturas locais é um ato de resistência e afirmação.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=9447551105304534&set=pcb.9447552291971082

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTO DE LIVROS

 Por Clerisvaldo B. Chagas

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2025/03/lancamento-de-livros-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LEMBRANDO DA ESCOLA

 Clerisvaldo B. Chagas, 28 de fevereiro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.198

BOM CARNAVAL.VOLTAREMOS APÓS, SE DEUS ASSIM O PERMITIR.

Vamos encerrar o mês de fevereiro em grande estilo, relembrando os aprendizados da escola. E se você nunca ouviu falar sobre esses grandes personagens que guiaram os rumos da História, está precisando pesquisa. Desculpe a franqueza. Abaixo: todos gregos.

Heródoto – nasceu por volta de 484 a.C., teve grande contribuição, tanto para a Geografia quanto para a História. A partir de observações feitas em suas viagens, mapas da época foram corrigidos e produzidos. Ele considerava quatro regiões nas quais o mundo se dividia: Europa, Ásia, Líbia e Delta do Nilo.

Hipócrates – Apesar de ser considerado o pai da Medicina, Hipócrates (460 a. C) contribuiu para os conhecimentos geográficos. Ele estudou a influência do ambiente sobre os homens, acreditando que a diferença entre grupos humanos, se devia às diferenças naturais, como as variações climáticas. Essas ideias, já contestadas pela Geografia atual, permaneceram fortemente na Geografia do século XIX. No que chamamos determinismo geográfico.

Eratóstenes - (225 a.C.)  Entre muitos estudos produziu o primeiro mapa com coordenadas geográficas. Outra contribuição muito importante foi o cálculo da circunferência da terra. O resultado obtido por ele é muito próximo do que hoje se obtém com modernas tecnologias.

Obs. Isso faz me lembrar o professor de Matemática do Ginásio Santana, Genival Copinho, quando explicava o “Crivo de Eratóstenes”.

Hiparco - (146 a C.)  Considerado o maior astrônomo da Antiguidade, inventou o astrolábio, instrumento que localizava as embarcações a partir do Sol e planetas. O instrumento foi utilizado muitos séculos depois.

Ptolomeu – (100 a.C.)  Reuniu os conhecimentos geográficos produzidos pelos antigos.

        

      PAULA, Marcelo Moraes & RAMA, Ângela. Jornadas. Geo. Saraiva, São Paulo, 2012, Págs. 36-37.

 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ELOGIOS DO FAMOSO COLUNISTA JOÃO ALBERTO SOBRAL

Por Valdir José Nogueira

Durante o "Café do Galo" no Forte das Cinco Pontas, recebendo elogios do famoso colunista João Alberto Sobral pela xilogravura estampada em minha camisa cujo trabalho artístico retrata o principal símbolo histórico de São José do Belmonte: A Pedra do Reino.

João Alberto Martins Sobral há mais de meio século, é considerado o colunista social mais influente do país. O economista, nascido em Aracaju, no estado de Sergipe, tornou-se pernambucano de coração quando veio morar no Recife, em 1963. Foi aqui que ele escreveu sua história no jornalismo, enquanto contava a de tantas outras pessoas.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=9447349168658061&set=a.144216698971401

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÚNICO IRMÃO DA CANGACEIRA DADÁ VIVO.

Por Guilherme Machado

Único irmão da ex-cangaceira Dadà vivo! Manoel Ribeiro da Silva Filho de Vicente Ribeiro da Silva e de dona Maria Santa da Conceição. Seu Manoel nasceu na Baixa do Ribeiro distrito do município de Macururé Bahia no dia 19 de Maio de 1909, Assim como todos seus outros irmãos... Conhecido como, Mané Gaipó, ainda reside no povoado Caraíbas próximo ao Brejo dos Burgos no Raso da Catarina, Mané ainda seguiu a vida de Cangaceiro como sua irmã Dada e outros irmãos a exemplo de João Pedro Ribeiro vulgo Avião. Hoje seu Manoel estar com 111 anos muito debilitado das marcas do tempo e ficou deficiente visual.

Entrevista feita pelo pesquisador e historiador Sandro Leite Calvacanti, em 2018, Lee como é conhecido é morador da cidade de Paulo Afonso Bahia.

Texto: Guilherme Machado.
Narrativa Sandro Lee
Fotos fontes sobre licença da Rota do Cangaço.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com