Clerisvaldo B. Chagas, 28 de fevereiro de 2025
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 3.198
Vamos encerrar o mês de fevereiro em grande estilo, relembrando os aprendizados da escola. E se você nunca ouviu falar sobre esses grandes personagens que guiaram os rumos da História, está precisando pesquisa. Desculpe a franqueza. Abaixo: todos gregos.
Heródoto – nasceu por volta de 484 a.C., teve grande contribuição, tanto para a Geografia quanto para a História. A partir de observações feitas em suas viagens, mapas da época foram corrigidos e produzidos. Ele considerava quatro regiões nas quais o mundo se dividia: Europa, Ásia, Líbia e Delta do Nilo.
Hipócrates – Apesar de ser considerado o pai da Medicina, Hipócrates (460 a. C) contribuiu para os conhecimentos geográficos. Ele estudou a influência do ambiente sobre os homens, acreditando que a diferença entre grupos humanos, se devia às diferenças naturais, como as variações climáticas. Essas ideias, já contestadas pela Geografia atual, permaneceram fortemente na Geografia do século XIX. No que chamamos determinismo geográfico.
Eratóstenes - (225 a.C.) Entre muitos estudos produziu o primeiro mapa com coordenadas geográficas. Outra contribuição muito importante foi o cálculo da circunferência da terra. O resultado obtido por ele é muito próximo do que hoje se obtém com modernas tecnologias.
Obs. Isso faz me lembrar o professor de Matemática do Ginásio Santana, Genival Copinho, quando explicava o “Crivo de Eratóstenes”.
Hiparco - (146 a C.) Considerado o maior astrônomo da Antiguidade, inventou o astrolábio, instrumento que localizava as embarcações a partir do Sol e planetas. O instrumento foi utilizado muitos séculos depois.
Ptolomeu – (100 a.C.) Reuniu os conhecimentos geográficos produzidos pelos antigos.
PAULA, Marcelo Moraes & RAMA, Ângela. Jornadas. Geo. Saraiva, São Paulo, 2012, Págs. 36-37.
Nenhum comentário:
Postar um comentário