Seguidores

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Fazenda Lagoa do Mato. Nazarenos e o combate das Baixas.

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=sSFiT5S2R30

Documentário: Combate das Baixas:


Uma visita a histórica Fazenda Serra do Mato que no passado pertenceu ao Nazareno Pedro Thomaz e que foi cenário de acontecimentos envolvendo o cangaço lampiônico. Aproveitamos para tratarmos de outros assuntos ligados a região, tais como o célebre Combate das Baixas, que acirrou o ódio dos Nazarenos por Lampião e seus comandados, por conta das mortes dos Nazarenos Olímpio Jurubeba e Inocêncio Nogueira.

INSCREVAM-SE TAMBÉM NO CANAL ARQUIVO NORDESTE:

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões.
INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.

Forte abraço... Cabroeira!
Atenciosamente:
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste.

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Antigo "quartel-general" da família Carvalho durante a luta contra a família Pereira do Pajeú.

Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=mmcSneessOo

 Visitamos e filmamos a histórica Fazenda Barra do Exu localizada no município pernambucano de Serra Talhada, que no passado serviu como uma espécie de quartel-general para a família Carvalho durante o período das questões envolvendo a família Pereira do Pajeu.

De ambas as famílias surgiram cangaceiros que foram destaque em suas épocas de atuação. Cangaceiros famosos como Sindário das Piranhas (Carvalho) e Sinhô Pereira e Luiz Padre (Pereira), entre tantos outros nomes que se viram envolvidos nas questões entre essas duas poderosas famílias do Pajeú pernambucano.

Vamos "voltar no tempo" e conhecer essa belíssima fazenda onde podemos ainda hoje sentir o clima das lutas e tensões do passado. Um local onde o tempo parece insistir em não passar.
Assistam.
INSCREVAM-SE TAMBÉM:


Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões.
INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.

Forte abraço... Cabroeira!
Atenciosamente:
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste.

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A RIXA ENTRE AS FAMÍLIAS PEREIRA X CARVALHO NO SERTÃO DO PAJEÚ

 Por Nordeste Fantástico

https://www.youtube.com/watch?v=-Z2I7Yu_MRE

Compre o livro "Apagando o Lampião: Vida e morte do rei do Cangaço" pelo link e ajude o crescimento do canal: https://amzn.to/3BnlTiK

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO - SUA HIST.CONTADA POR DOMINGOS NOGUEIRA - NETO LUIZ NOGUEIRA

 Por Domingos Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=KM9UfUyKT_M

FAZENDA SERRA VERMELHA - SERRA TALHADA - PE

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO DETERMINA A MORTE DE ROSINHA, VIÚVA DO CANGACEIRO MARIANO.

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=bnLjBnpuC2A

Lampião, o rei do cangaço, tinha que tomar uma decisão difícil, pois, a cangaceira Rosinha, viúva do cangaceiro Mariano, estava decidida a abandonar o cangaço e voltar para a casa dos seus pais, sendo que isso não era permitido, pois, ela sabia de muitos segredos, e sua saída colocaria em risco a segurança do Bando.
Lampião então determina a morte de Rosinha. Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.
Vejam também:
https://youtu.be/WgJ2gzzmbXQhttps://youtu.be/sqhWYPAy2uEhttps://youtu.be/HH4xN9FOiQghttps://youtu.be/3wuCmkQyaIIhttps://youtu.be/rl0RucODGechttps://youtu.be/cPMXW02sFGs

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

Por Aderbal Noguyeira
https://www.youtube.com/watch?v=RzLdmX3DSbc

Causos que os moradores da região de Jeremoabo contam sobre Maria, Corisco, combates, Família Salinas e o intrépido Zé Rufino.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
 

FINAL DE ANO

 Clerisvaldo B. Chagas, 13/14 de dezembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.626

Para melhor informar ao amigo e amiga fora da terrinha fomos, sexta passada, visitar vários pontos da nossa cidade. Passamos cedo pelas proximidades do Colégio Prof. Aloisio Ernande Brandão, cuja imediações estão localizadas os complexos da Saúde e da Educação.  Muito movimento no Centro Diagnóstico e no Laboratório de exames do SUS, completamente lotado. Fomos, então, ao Bairro Monumento onde havia fila enorme na Caixa Econômica.  Intensa movimentação nas imediações da Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda (antiga Praça da Bandeira). Muita gente nas ruas e avenidas gastando o dinheiro que entrou neste final de ano, parecia. Entramos na feira do Sábado e que já iniciara na sexta, o que foi difícil sair pois não havia vaga para estacionar sequer uma carrocinha de mão.


O Centro Comercial repleto de pessoas e lugares sem estacionamento. Decoração natalina em evidência, branca pelo dia, belíssima pela noite.  Conferimos essa euforia das multidões em busca de lojas e prestadoras de serviços com várias vans chegando à cidade e despejando mais gente para consumir nas promoções de final de ano. Diziam das procedências: Delmiro Gouveia, Mata   Grande, Canapi, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Pariconha, Água Branca, Dois Riachos, São José da Tapera, Olho d’Água das Flores, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha, Inhapi Olho d’Água do Casado e Piranhas. Encontramos pessoas até de Arapiraca procurando pousadas. Deixamos o Centro com destino ao Bairro Camoxinga.

Bastante movimento também entre a Ponte Cônego Bulhões (Ponte do Padre) e a Escola Ormindo Barros. E como sempre, a Rua Pedro Brandão com trânsito sem trégua de veículos pequenos e grandes.  Era um reflexo intenso da liberação mais cedo dos salários do estado e de municípios. Essa intensidade toda foi diminuindo apenas ao nos afastarmos do Largo do Maracanã, para o bairro menos comercial São José. Mesmo assim não paravam todos os tipos de carros de som anunciando tudo nas periferias. E pelo jeito, o povo estava mesmo disposto a botar para fora o dinheiro do governo e o seu neste Natal de COVID, mas também de Esperanças.

Já diziam nossos antepassados: “Nada como um dia atrás do outro e uma noite no meio”.

RUA PROF. ERNANDE BRANDÃO E TRECHO DO BAIRRO MONUMENTO. (FOTO: B. CHAGAS).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LANÇAMENTO DE LIVRO!

  Por Manoel Severo Barbosa

Grande lançamento na noite de ontem do novo livro Raizes do Cangaço , do pesquisador e festejado jornalista Humberto Mesquita, no Caravelle, aqui em Fortaleza . O Cariri Cangaço reuniu os apaixonados pela temática além de representações de muitas academias e instituições literárias .

https://www.facebook.com/photo/?fbid=4686054701416351&set=a.229016400453559

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA.

     Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRILOGIA DO ESCRITOR JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO

  Por José Bezerra Lima Irmão

Diletos amigos estudiosos da saga do Cangaço.

Nos onze anos que passei pesquisando para escrever “Lampião – a Raposa das Caatingas” (que já está na 4ª edição), colhi muitas informações sobre a rica história do Nordeste. Concebi então a ideia de produzir uma trilogia que denominei NORDESTE – A TERRA DO ESPINHO.

Completando a trilogia, depois da “Raposa das Caatingas”, acabo de publicar duas obras: “Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste” e “Capítulos da História do Nordeste”.

Na segunda obra – Fatos Assombrosos da Recente História do Nordeste –, sistematizei, na ordem temporal dos fatos, as arrepiantes lutas de famílias, envolvendo Montes, Feitosas e Carcarás, da zona dos Inhamuns; Melos e Mourões, das faldas da Serra da Ibiapaba; Brilhantes e Limões, de Patu e Camucá; Dantas, Cavalcanti, Nóbregas e Batistas, da Serra do Teixeira; Pereiras e Carvalhos, do médio Pajeú; Arrudas e Paulinos, do Vale do Cariri; Souza Ferraz e Novaes, de Floresta do Navio; Pereiras, Barbosas, Lúcios e Marques, os sanhudos de Arapiraca; Peixotos e Maltas, de Mata Grande; Omenas e Calheiros, de Maceió.

Reservei um capítulo para narrar a saga de Delmiro Gouveia, o coronel empreendedor, e seu enigmático assassinato.

Narro as proezas cruentas dos Mendes, de Palmeira dos Índios, e de Elísio Maia, o último coronel de Alagoas.

A obra contempla ainda outros episódios tenebrosos ocorridos em Alagoas, incluindo a morte do Beato Franciscano, a Chacina de Tapera, o misterioso assassinato de Paulo César Farias e a Chacina da Gruta, tendo como principal vítima a deputada Ceci Cunha.

Narra as dolorosas pendengas entre pessedistas e udenistas em Itabaiana, no agreste sergipano; as façanhas dos pistoleiros Floro Novaes, Valderedo, Chapéu de Couro e Pititó; a rocambolesca crônica de Floro Calheiros, o “Ricardo Alagoano”, misto de comerciante, agiota, pecuarista e agenciador de pistoleiros.

......................

Completo a trilogia com Capítulos da História do Nordeste, em que busco resgatar fatos que a história oficial não conta ou conta pela metade. O livro conta a história do Nordeste desde o “descobrimento” do Brasil; a conquista da terra pelo colonizador português; o Quilombo dos Palmares.

Faz um relato minucioso e profundo dos episódios ocorridos durante as duas Invasões Holandesas, praticamente dia a dia, mês a mês.

Trata dos movimentos nativistas: a Revolta dos Beckman; a Guerra dos Mascates; os Motins do Maneta; a Revolta dos Alfaiates; a Conspiração dos Suassunas.

Descreve em alentados capítulos a Revolução Pernambucana de 1817; as Guerras da Independência, que culminaram com o episódio do 2 de Julho, quando o Brasil de fato se tornou independente; a Confederação do Equador; a Revolução Praieira; o Ronco da Abelha; a Revolta dos Quebra-Quilos; a Sabinada; a Balaiada; a Revolta de Princesa (do coronel Zé Pereira),

Tem capítulo sobre o Padre Cícero, Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, o episódio da Pedra Bonita (Pedra do Reino), Caldeirão do Beato José Lourenço, o Massacre de Pau de Colher.

A Intentona Comunista. A Sedição de Porto Calvo.

As Revoltas Tenentistas.

Quem tiver interesse nesses trabalhos, por favor peça ao Professor Pereira – ZAP (83)9911-8286. Eu gosto de escrever, mas não sei vender meus livros. Se pudesse dava todos de graça aos amigos...

Vejam aí as capas dos três livros:


https://www.facebook.com/profile.php?id=100005229734351

Adquira-os através deste endereço:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com