Seguidores

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

O SERTANEJO E SUA DOR MAIOR

*Rangel Alves da Costa

A seca avança cada vez mais, a falta de chuvas amedronta. Pelos campos, o verdor deu lugar ao acinzentado. A planta encolheu, morreu, virou pó. Paisagens tristes, desoladas, de um melancolismo angustiante.
Água lamacenta no fundo tanque. Um barreiro que ressecou de vez. O barro onde antes havia água empoçada. Uma carrada d’água? Ou os olhos da cara ou a humilhação. Dias de angústia e de sofrimento.
Por consequência, em diversas situações, o retrato de secura que se avoluma não está mais sendo suportável ao sertanejo, principalmente aquele sem recursos suficientes para manter o que lhe resta de rebanho de cria.
Nos fins de semana em meio ao sertão, de passo em passo eu ouço palavras de aflição e sofrimento. O estado agrava-se de tal modo que em muitas localidades não há mais sequer um resto seco de pastagem e que permita que a vaquinha magra vá iludindo a fome.
Triste é o momento chegado de ter de comprar palma, farelo ou outro alimento para o bicho. Até quando vai poder tirar do pouco que já tem para comprar ração para o bicho na pele e no osso?
Ora, o sertanejo já não tem além daquilo que pouco tem para sobreviver, e tirar do quase nada é sacrifício demais. Contudo, um sacrifício que insiste em se tornar prática no dia a dia. Mesmo sabendo que nada pode fazer ante a seca, insiste em se armar com todas as forças.


Mas existem outros sacrifícios. A pequena feira é reduzida ainda mais, a roupinha do menino fica pra depois, o remédio só se não houver mesmo jeito, nada além do necessário ao comer e beber. O cuscuz com ovos, de repente se transforma somente no pão.
O feijão com tiquinho de carne, de repente se transmuda apenas em qualquer coisa com ovo. E assim por que a vaquinha magrela também é vista como da família. O cavalo ossudo também é da família.
E não há verdadeiro sertanejo que se sinta bem colocando um pedaço de pão na boca ou bebendo uma caneca d’água e sabendo que o seu bicho está berrando de fome ou de sede. Há bem dizer, chora a mesma lágrima do bicho, sente a mesma dor de seu animal de cria.
Imenso é o amor sentido pelo sertanejo por aquilo que possui. Padece pelo bicho uma dor parecida com a sentida quando um filho seu está doente. Agoniza na magrez do anima, muge por dentro a mesma sangria do animal. E isso é fácil de ser percebido.
Por que o homem da terra gasta mais para manter sua vaca viva do que o valor que ela possua mesmo gorda? O amor sentido, só isso. A abnegação sentida por aquilo que lhe está presente desde o alvorecer ao anoitecer, e dia após dia numa relação de amizade sem fim.
No sertão, homem e terra são uma coisa só. E homem e bicho fazem parte da mesma família.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

"O BENJAMIN ABRAHÃO DO NOSSO TEMPO". HOMENAGEM AO DOCUMENTARISTA, MEU ESTIMADO AMIGO ADERBAL NOGUEIRA DURANTE O CARIRI CANGAÇO DE 2011.


"O Benjamin Abrahão do nosso tempo".

Homenagem ao documentarista, meu estimado 

amigo Aderbal Nogueira durante o Cariri 

Cangaço de 2011. — em Barbalha.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10209001521394879&set=a.10209001518834815&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IMPÉRIO DO BACAMARTE

Por Francisco Pereira ima

Indicação Bibliográfica. Dois excelentes livros sobre a História do Coronelismo, cangaceirismo e fanatismo no Cariri Cearense. Fanáticos e Cangaceiros de Abelardo F. Montenegro(70,00) e Império do Bacamarte de Joaryvar Macêdo(100,00). Quem desejar adquirir estes e outros 300 títulos: franpelima@bol.com.br e WhatsApp 83 9 9911 8286.

https://www.facebook.com/photo.php?
fbid=2058135447788681&set=a.1383142568621309&type=3&theater&ifg=1

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

ORISCO - O VAQUEIRO QUE O DESTINO LEVOU AO CANGAÇO

https://www.youtube.com/watch?v=gQjJE-av5yU&t=452s

Publicado em 12 de mar de 2018
A história de Corisco, o diabo louro, contada pelo pesquisador Múcio Procópio.
Categoria

http://blogdomendesemendes.bogspot.com


LAMPIÃO E O CERCO DA GROTA DO ANGICO

https://www.youtube.com/watch?v=XwdRB2gBJRw&t=48s

Cultura Popular Brasileira
Publicado em 8 de nov de 2016

Por que foi tão fácil matar Lampião na Grota do Angico? Quem fornecia armas e munições para o bando? Lampião e os cangaceiros beberam vinho com sonífero no seu último cerco? o pesquisador potiguar Múcio Procópio analisa os fatos.

Categoria

http://bogdomendesemendes.blgspot.com

LAMPIÃO OS NOVE DE ANGICO

https://www.youtube.com/watch?v=1r3voxAE4po

Publicado em 17 de jun de 2016

DOCUMENTÁRIO DE LAMPIÃO
Categoria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A MORTE DE LAMPIÃO (COMENTADA)

https://www.youtube.com/watch?v=zO-i7QSm_us


Extraído do documentário "O ÚLTIMO DIA DE LAMPIÃO" de Maurice Capovilla exibido no Globo Repórter (1975) na Rede Globo de Televisão e apresentado por Sérgio Chapellin. O trecho extraído do documentário corresponde ao momento do ataque da Força Volante alagoana ao coito do Angico, onde Lampião e parte de seu bando estavam acoitados, no dia 28 de julho de 1938.
Categoria
Música neste vídeo
Música
Artista
Destreza
Álbum
Meu Novo Caminho
Licenciado para o YouTube por
ONErpm (em nome de Destreza)
Música
Artista
Before i Die
Álbum
Quando o Templo das Sombras Vem a Ruir!
Licenciado para o YouTube por

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

BOA LEITURA!

Por Jose Irari

Olá nobres estudiosos do cangaço! Mais 3 livros chegando ao meu simplório acervo ,desta vez do escritor paraibano, Efigênio Moura!! São Romances recheados de história do nordeste, principalmente relacionadas ao cariri!! Vamos investir na literatura regional.




https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

LAMPIÃO NA PARAÍBA

Por Francisco pereira Lima

Indicação Bibliográfica. Já está disponível este excelente livro de Dr. Sérgio Augusto S. Dantas: Lampião na Paraíba: Notas para sua história. 366 páginas. Preço 60,00 com frete incluso. Para adquirir: franpelima@bol.com.br e Whatsapp: 83 9 9911 8286. Obrigado.


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2176830432585848&set=a.1929416523993908&type=3&theater&ifg=1

http://bogdomendesemendes.bogspot.com