Seguidores

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

LAMPIÃO FURIOSO - MARIA BONITA É BALEADA NO FOGO DE SERRINHA DO CATIMBAU

Por No Rastro do Cangaço 

https://www.youtube.com/watch?v=5joXOo3YfHw&ab_channel=NoRastroDoCanga%C3%A7o

Virulino Ferreira da Silva, Lampião, o Rei do Cangaço, sua companheira Maria Bonita, Maria Ema e os cangaceiros Medalha, Fortaleza, Moita Braba, Gato e Maçarico, no dia 20 de julho de 1935, adentraram no Povoado Serrinha do Catimbau, atual Paranatama – PE, onde sofreram o contra-ataque dos moradores locais, no combate conhecido como o Fogo de Serrinha do Catimbau, no qual saiu baleada Maria Bonita, a Rainha do Cangaço e também o cachorro Dourado morreu crivado de balas, deixando o rei do cangaço furioso.

Curtam mais essa fascinante história do cangaço nordestino. Fonte: Livro Lampião a Raposa das Caatingas - José Bezerra Lima Irmão.

Relacionados: Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco, Maria Bonita foi baleada.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações.
Vejam também:

https://youtu.be/caVfy_ZGplw https://youtu.be/4gtfGPPxnV4 https://youtu.be/7jWUGL3MZqo https://youtu.be/n66BehWFWto https://youtu.be/ej1LY1Wztms https://youtu.be/3wuCmkQyaII https://youtu.be/Y1kh7Js_lhA https://youtu.be/rl0RucODGec https://youtu.be/pmPvnN9JRL8 https://youtu.be/cPMXW02sFGs UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO SALVA FAMÍLIA DE LEPROSOS

 Por Histórias da Vida Real

https://www.youtube.com/watch?v=ZzvaP1w9PNI&ab_channel=Hist%C3%B3riasdaVidaReal

Nos anos 30 Lampião Salva uma Família de Leprosos, tudo aconteceu por acaso, Lampião, Maria Bonita e seu bando resolveram se esconder, depois de uma batalha, e encontrou um homem com lepra, uma doença violenta.

Este homem foi muito cortes com Lampião e ofereceu estadia do lado de fora da casa, pois estava leproso, e essa doença pega ao contato. O leproso Damião conta a sua história, e Lampião ficou furioso com a covardia que fizeram ao pobre homem doente, veja detalhes no vídeo, como Lampião salva a família de leprosos.
SEJA MEMBRO, AJUDE O CANAL: APENAS 5 REAIS POR MÊS:

https://www.youtube.com/channel/UCD8q... #historiasdavidareal #historiasdelampião Contato: artehoraciomoura@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SOBRE PADRE CÍCERO JUAZEIRO

 Por Wilson Sales

https://www.youtube.com/watch?v=s6bXai_3dCU&ab_channel=EdilsonSalesTUDOAVER

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


BEBENDO ÁGUA NA CASA DO PADRE CÍCERO

 Por Lampião, Cangaço e Sertão

https://www.youtube.com/watch?v=7-7VzE1Nx08&feature=share&fbclid=IwAR1kCAIoqFjJiJtCooDdAmv3OwcEtf7V3mLCpHzgBZKfqZ9xUJ2CvFpKi0Y&ab_channel=Lampi%C3%A3o%2CCanga%C3%A7oesert%C3%A3o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CARIRI CANGAÇO PIRANHAS , UMA MEMORÁVEL EXPERIÊNCIA PARA A VIDA

 Por Darlan Valverde

Padre Agostinho e Darlan Valverde no Cariri Cangaço Piranhas 2022

Me encontrei com um passado que por muito permeou-se o desamparo, o medo, o sofrimento e a violência sertaneja. Cenário tomado por uma delirante e arrebatadora  paisagem, a cidade de Piranhas maternou um sísmico fenômeno cultural conectando memórias através de várias idades, cores, pensamentos e  linguagens; falou-se ali  então um único idioma: Cariri Cangaço.

Essa multiplicidade de afetos e pessoas alcançou  o coração de todos presentes numa memorável experiência para a vida. A didática peregrinação pelas ruas da cidade, cantando e contado os fatos ali acontecidos chancela o sucesso dessa festa de conhecimento.

O descanso do grande escritor Antônio Amaury, que finalmente agora navega eternamente nas históricas águas do majestoso Chico, emocionou até o canto da aves. A trilha para a Grota do Angico traduziu, na verdade, uma espécie de romaria do saber; trago em minha bagagem desse magnífico evento algo muito precioso,  algo que não se encontra em qualquer baú de ouro.

Trago em meu embornal a raríssima importância de novos amigos que ali conheci, chego energizado, faminto por devorar meus novos livros autografados por autores incríveis que tive o imensurável prazer de conversar e conhecer. Cariri Cangaço é sinônimo de tudo isso e muito mais, amplifico-me nessa  manifestação que tem a ciência, a poesia, arte e muito amor como respaldo.

Obrigado Cariri Cangaço !

Darlan Valverde, 03 de agosto de 2022 Senhor do Bonfim - Bahia, Brasil.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O BERRO DO BOI

 Clerisvaldo B. Chagas, 3 de agosto de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.745

 

BERRO DO BOI (FOTO: DANILO)

Meu amigo quer fazer um churrasco, mas não sabe a melhor carne a ser usada. Independente do preço muita gente não sabe também qual é o melhor pedaço do boi. Essa polêmica presenciei nos anos 60 entre boiadeiros e fazendeiros. Cheguei à conclusão que todo o questionamento é questão de gosto. Um dizia: “A melhor carne do boi é a chã de fora”. Era rebatido: “De fato é gostosa, mas é dura, prefiro a chã de dentro”. Um terceiro: “A melhor carne é o filé”. Novo rebate: “Não gosto, só fede a mijo”. Resolvemos dá uma forcinha, mas continua sendo uma questão de gosto. As carnes geralmente são chamadas de primeira e de segunda conforme a parte do boi de onde é retirada. A traseira é considerada de primeira e ali estão as chamadas carnes nobres; a dianteira são as de segunda, mais ou menos assim distribuídas:

Na traseira da rês estão, de cima para baixo na anca do boi: Picanha, lagarto, chã de fora, chã de dentro, patinho. Mais abaixo Alcatra, maminha da alcatra, fraldinha, ponta de agulha e músculo

Dianteira: Acém, pescoço, peito, paleta (perna).

No meio da rês: de cima para baixo: filé mignon, filé de costela, contrafilé, capa de filé e aba de filé.

Assim fomos a um churrasco delicioso e na medida, como dizem por aqui. Mas o comandante da festa diz: “Não perguntam nem que tipo de carne está no prato?”. E nós: “Quando terminar a brincadeira, perguntaremos”. Parece até um sacrilégio falarmos sobre churrasco no Brasil nesses dias em que muita gente estar passando fome, comprando osso e vendo carne de boi somente na propaganda.

Mas no Brasil, o boi estar representado em todas as Grandes Regiões, até mesmo na Amazônica onde o gado é introduzido na marra. Quem não gosta do boi neste País, gosta da vaca. Quem lembra do filme “Vidas Secas”, baseado no livro de Graciliano Ramos?! Aparece um folguedo de Guerreiro onde o boi é cantado dramaticamente. E enquanto vamos exportando carne bovina para o resto do mundo, o preço do boi gordo dispara nesta nação e dá um coice dos diabos na refeição diária de boa parcela da população.

E com esse desembesto nos preços, churrasco agora só se for do Bumba-Meu-Boi que berra nos festivais de Maceió.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com