Seguidores

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

CANGAÇO: SABINO ATACA CAJAZEIRAS

 Por Fatos da História

https://www.youtube.com/watch?v=_koDKDDgf8U&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

Referências: .

"O Ataque de Sabino Gomes", por Francisco Frassales Cartaxo .

Blog CARIRI CANGAÇO.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

COMBATE DA FAZENDA IPUEIRAS

 Por Helton Araújo

https://www.youtube.com/watch?v=c_daqy_2JU0&ab_channel=Canga%C3%A7oEterno

Pessoal boa noite, já ouviram falar do COMBATE DA FAZENDA IPUEIRAS ?

Se não, clica no link que está logo abaixo, esse vídeo mostra a resistência incrível de uma família ao ataque de Lampião e seus cabras.

Desde já agradeço.

Seguindo o maravilhoso texto do amigo pesquisador Ivanildo Silveira, apresento uma grande história de resistência de uma família contra o temido bando de Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS CANGACEIROS XEXÉO, DEVOÇÃO E CHÁ PRETO

 Por Helton Araújo

Fala pessoal, não tive tempo de fazer as postagens, mas hoje tô de volta com as fotos do acervo digital.

Na foto abaixo vemos três cangaceiros entregues em Jeremoabo-BA, ao comando do Capitão Aníbal Ferreira em Outubro de 1938. Sendo eles da esquerda para direita : Xexéo, Devoção e Chá Preto.

Foto : Jornal " A Tarde " 08/11/193

Créditos Professor Rubens Antônio.

Obs : Todos os três cangaceiros constam na lista dos que se faziam presentes na grota do Angico em 28 de Julho de 1938, data da morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros, além do soldado Adrião.

E aí galera, conheciam essa foto ? E os cangaceiros nela apresentados ?

Deixe sua opinião no espaço destinado para comentários.

Ajude nosso trabalho a continuar se escrevendo em nosso canal no YouTube. O link está logo abaixo 👇

https://youtube.com/@cangacoeterno

Att : Helton Araújo

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


O PUNHAL QUE LAMPIÃO GANHOU NO CEARÁ - CANAL CANGAÇO EM FOCO

Por Cangaço em Foco 

https://www.youtube.com/watch?v=JU2omRP3O8I&ab_channel=CANGA%C3%87OEMFOCO

Com o neto do Coronel Santana e o bisneto de seu Ze Pereira de Jardim/CE.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CAPITÃO CHEVALIER E O TENENTE HERDER DE MENDONÇA EM FOTO PUBLICADA NO JORNAL A NOITE, ANO DE 1931.

Por Guilherme Velame Wenzinger

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com



LAMPIÃO E O BALANÇO

 Clerisvaldo B. Chagas, 30 de janeiro de 2023

Escrito Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.834

Entre os 437,875 km2 do território de Santana do Ipanema, estão os sítios rurais “Queimadas do Rio”, “Serrote dos Brás” e “Tapera do Padre”. Queimadas do Rio, também popularmente simplificado para “As Queimadas”, está localizado a cerca de 4 quilômetros da sede. Seu acesso acontece pela AL-220, logo após um trecho do riacho João Gomes.  Entre a rodovia e o sítio, é preciso passar uma baixada que costuma formar lagoa em período de muita chuva, interditando a passagem. Subiu a rampa, estaremos nas Queimadas, uma área mais alta, muito agradável e usada para chácaras por pessoas de classe média. Nos tempos mais difíceis de estudos, muita gente rompia a distância para a cidade, a pé, em busca das escolas. Assim, inúmeras criaturas das Queimadas conseguiram se formar e trabalhar em empresas importantes do estado de Alagoas.

O seu nome tem origem num incêndio muito grande nas roças e caatinga que só foi parar ao atingir o rio Ipanema, vários quilômetros abaixo. Já o serrote do Brás, representa um monte, uma serra pequena habitada pela família que lhe empresta o nome. E ainda, entre outros sítios da vizinhança, vamos encontrar nas margens do Ipanema o sítio Tapera do Padre. Não sabemos se a Tapera (casa pobre) fora moradia de alguém que se formara padre ou eram terras que pertenciam a um sacerdote. O cenário também é agradável e completamente diferente do terreno mais alto das Queimadas. É incrível como a paisagem muda rapidamente de um sítio a outro no Sertão.

 Voltando ao sítio Tapera do Padre, quando Lampião, em 1926, invadiu a zona rural de Santana do Ipanema e entrou na, então, vila de Olho d’Água das Flores, passou na Tapera do Padre. Segundo um cangaceiro preso, entrevistado em Recife, Lampião submeteu a torturas um cidadão do lugar e o colocou num balanço, balançando-o até fazê-lo cair e morrer da queda e de tudo. Se não fosse aquela declaração cangaceira de referência muito rápida ao episódio do bandido maior, não teria sido registrado. Não temos tanta certeza, mas tudo indica que o entrevistado fora o cangaceiro santanense Gato Bravo (antes, conhecido por Josias Mole). Foi ele quem guiou Lampião nessa empreitada até a vila de Olho d’Água.

Se você curtir, tem mais. Se não curtir, a tendência é ir rareando esses trabalhos até desaparecer.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/01/lampiaoe-o-balanco-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGACEIRO VOLTA SECA PERDEU-SE QUANDO DISSE QUE TERIA VISTO MARIA BONITA VIVA, E 33 ANOS DEPOIS AFIRMOU QUE ELA MORREU JUNTA COM LAMPIÃO.

 Por José Mendes Pereira


Em 7 de abril do ano de 1948, Antonio dos Santos, conhecido no mundo do crime como sendo o cangaceiro "Volta Seca" (conferir no site no final da página), em entrevista à imprensa, declarou que Maria Gomes de Oliveira - a Maria Bonita do capitão Lampião (informação sem fundamento), ela não morreu na madrugada de 28 de julho de 1938, quando aconteceu a chacina aos cangaceiros, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, em terras de Porto da Folha, atualmente Poço Redondo. 

Segundo ele, Maria estava viva, e que teria se encontrado com ela em uma das suas fugas da Penitenciária de Salvador, no Estado da Bahia. O amigo Volta Seca estava querendo aparecer de terno e gravata aos seus entrevistadores, isso na intenção de entrar no estudo cangaceiro, pelo menos com mentiras, já que não chegou a participar mais do cangaço, porque estava preso na época.

A foto não tem o nome da pessoa que a coloriu, então eu não vou ariscar de quem seria o trabalho artístico.

Para você leitor, que quer saber da verdade, é que no ano de 1973, quando o cangaceiro foi entrevistado pelo jornal "O Pasquim", tendo os seguintes jornalistas: Jaguar, Millôr, Ziraldo, Aparício e Sérgio Cabral, ele disse que Maria Bonita gostava tando de Lampião, que findou morrendo junta com ele. 

Veja o depoimento do cangaceiro "Volta" Seca aos jornalistas que eram de "O Pasquim".

(...) 

"Volta Seca" interpretando as palavras de Lampião e Maria Bonita.

No caso, seria Lampião e Maria Bonita conversando no primeiro encontro em Malhada da Caiçara, segundo o site dito pelo o cangaceiro, ela insistindo que a levasse para participar do cangaço, e ele sempre a aconselhando que não dava certo. Vamos ouvir o casal conversando:

(...)

- Bom, o seguinte é esse, você não pode ir comigo, minha vida é a pé, é a cavalo, é de todo jeito, é pelos matos... - Disse Lampião. 

Maria Bonita insiste dizendo-lhe: 

- Eu vou também!

E o capitão Lampião rebate novamente: 

- Mas eu posso morrer hoje, amanhã...

Maria Bonita novamente teimava:

- Eu morro junta com você. Mas num lhe deixo mais. E num deixou mesmo, terminou morrendo junta com ele mesmo. - Palavras do "Volta Seca". 

E por que o cangaceiro "Volta Seca" desmentiu ele mesmo, quando afirmou em 1948, aos jornalistas, que no período da chacina aos cangaceiros, Maria Bonita estava viva, porque  havia se encontrado com ela  em uma das suas fugas da Penitenciária de Salvador, no Estado da Bahia? 

Dona Cira Britto e o capitão João Bezerra da Silva

No dia 11 de abril do ano de 1948, o capitão João Bezerra da Silva, Militar do Estado de Alagoas, nascido  no ano de 1898, e faleceu em 1970, que foi o chefe da operação da Grota do Angico, em Poço Redondo, no Estado de Sergipe, tendo sido ele que desmanchou o coito dos cangaceiros  da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia.", eliminando 11 cangaceiros, incluídos na chacina os reis do cangaço, o capitão Lampião e sua amada Maria Bonita; o militar desmentiu a declaração de "Volta Seca", que Maria Bonita não fora morta junta com os outros bandoleiros. 

Disse o militar: 

“Não atino porque "Volta Seca" vem agora (dez anos depois) com essa invencionice”.

O capitão João Bezerra da Silva tinha toda razão de desmentir quem não cumpriu com a sua palavra firme e real aos seus entrevistadores. O Volta Seca deixou de ser um elemento confiável no que diz respeito à entrevista. Com esta, não há dúvida que ele foi o primeiro a inventar que Maria Bonita e Lampião escaparam da chacina de Angico, apesar dele não falar o nome do rei do cangaço no seu depoimento

você amigo leitor, para não ficar com uma pulga detrás da orelha, e achando que eu estou com invencionice, assim disse o capitão João Bezerra da Silva, com a confirmação mentirosa do cangaceiro Volta Seca, confira cuidadosamente nos sites abaixo. E se não quiser ler o texto por completo, da entrevista que cedeu o "cangaceiro Volta Seca", ao "Jornal O Pasquim", procura a parte de Maria Bonita. A entrevista é muito extensa, e onde fala nela, é mais próximo ao final da página.

Veja bem: Em 1932, o cangaceiro "Volta Seca" foi preso. E na madrugada de 28 de julho de 1938, Maria Bonita foi assassinada na chacina da Grota do Angico, e nesse intervalo entre 1932 a 1938, período de seis anos, anos da morte da cangaceira, o facínora não teria se encontrado com ela, por ser ainda a companheira do capitão Lampião, e jamais  ela abandonaria o seu marido para andar sozinha por aí, principalmente pelas ruas das cidades de Salvador, na Bahia, ou em qualquer outro Estado. Se ela tivesse fugido da presença do capitão, ele teria mandado uma porção de cangaceiros a sua procura, e não mais a aceitaria em sua empresa, sendo assim, eliminada como aconteceu com muitas delas, quando foram mortas, todas mortas a mando do capitão.

De 1938 até o ano de 1951, este último ano em que o"Volta Seca" foi solto, de forma alguma teria encontrado a rainha Maria Bonita em lugar nenhum. A companheira do perverso e sanguinário capitão Lampião já estava morta". O amigo Volta Seca quase se tornava num embusteiro.

Eu sou um amigão do cangaceiro Volta Seca, e já que não tem mais jeito de serem só coisas da paz",  tenho muita admiração pelas suas aventuras, mas ele desmente a si mesmo, quando em 1948, afirma que teria se encontrado com a cangaceira em uma das suas fugas da Penitenciária de Salvador. E em 1973, 33 anos depois que havia afirmado ter visto a rainha do cangaço Maria Bonita, ele disse aos repórteres do jornal "O Pasquim" que Maria Bonita morreu junta com o capitão Lampião. Dela ter morrido junta com Lampião, não há dúvida

Prova que alguns deles que participaram da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia." diziam o que bem queriam aos entrevistadores, isto é, alguns puxavam a sardinha para o seu prato, e muito lamentável que tentavam criar as suas histórias cabeludas. Mas ainda acreditamos que no meio dessa gente, teve cangaceiro que fez o seu papel como depoente, e com muita responsabilidade, só informando o que ocorreu no cangaço com seriedade. Um deles, segundo o cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira, e outros pesquisadores famosos, e de responsabilidades,  o Manoel Dantas Loyola o cangaceiro "Candeeiro" era um homem sem mentiras. Só falava a verdade.

Morre Candeeiro, último integrante do bando de Lampião - Jornal O ...
Cangaceiro Candeeiro

Manoel Dantas Loiola, no cangaço era conhecido por Candeeiro, e era pernambucano da cidade de Buique. Nasceu em 1916 em Buíque e faleceu em Arcoverde em 24 de julho de 2013. Foi um cangaceiro integrante do bando de Lampião. 

Entrou ao cangaço quando a fazenda onde trabalhava no Estado de Alagoas foi cercada pelo bando de Lampião. Recebeu do próprio comandante o seu apelido, ao se destacar num combate em Angico, em 1937. Sua principal missão, porém, era entregar cartas aos comerciantes para exigir pagamentos. Também era conhecido como Seu Né.

O cangaceiro Candeeiro faleceu  aos 97 anos, em um dos hospitais em Arcoverde, onde havia sido internado depois de sofrer um derrame. Deixou esposa e cinco filhos.

Aqui estão os links à sua disposição leitor, os quais são sites famosos e de responsabilidades. Então, clique neles para conferir o que eu falo sobre as informações meio sem graça, dadas pelo o ex-cangaceiro "Volta Seca". 

As provas estão nos sites, mas lembrando que o que eu escrevi não tem nenhum valor para a literatura lampiônica. São apenas as minhas inquietações.

Lembrando ao leitor que, o que eu escrevi, não contraria pesquisadores, escritores e nem tão pouco cineastas. Falo apenas sobre as falhas do ex-cangaceiro. 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com