Seguidores

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

FOLHAS - BANDA DE ROCK

 


Pholhas é uma banda de rock brasileira, da cidade de São Paulo.
Histórico

A banda foi criada em 1969 com a seguinte formação: Helio Santisteban (teclado), Paulo Fernandes (bateria), Oswaldo Malagutti (baixo) e Wagner "Bitão" Benatti (guitarra), com os quatro se revezando nos vocais. Começaram fazendo covers de bandas dos EUA e Inglaterra e passaram a compor também em inglês.


Seu primeiro LP, "Dead Faces", lançado em 1972 pela RCA, continha apenas canções em inglês. Um compacto simples extraído desse álbum, com a música "My Mistake", chegou ao primeiro lugar das paradas, vendendo 400 mil cópias em apenas três meses. Em seguida, outras canções foram lançadas em compactos, como "She Made Me Cry", "I Never Did Before" e "Forever", todas atingindo vendagem superior a 300 mil cópias. Em 1975, o álbum de estréia foi lançado no mercado hispânico com o título de "Hojas", dando ao grupo mais um Disco de Ouro.

Em 1977 o grupo mudou de orientação, lançando o LP "O Som das Discotheques", com covers dos principais sucessos do gênero, e chegando a 150 mil cópias vendidas.

Logo em seguida, Hélio Santisteban resolveu seguir carreira solo e em seu lugar entrou Marinho Testoni, ex-Casa das Máquinas. Isso levou a outra mudança no grupo, que lançou um disco de rock progressivo, e pela primeira vez com letras em português. O disco vendeu bem menos que os anteriores, mas tornou-se cult para um segmento de público.

Em 1978, foi Oswaldo Malagutti quem deixou a banda, sendo substituído pelo baixista João Alberto, também ex-"Casa das Máquinas". Malagutti criou com Santisteban o Estúdio MOSH (acrônimo de seus nomes) e até hoje trabalha com produção e masterização de CDs e DVDs musicais.

Em 1980 Hélio Santisteban retornou ao grupo, que retomou a tradição de cantar e compor em inglês, lançando então o LP "Memories". Poucos meses depois, com a saída de Marinho, o Pholhas chegou à seguinte formação: Bitão (guitarra), Paulo Fernandes (bateria), Hélio Santisteban (teclados) e João Alberto (baixo).

No final de 2007 Hélio Santisteban deixa definitivamente a banda, a partir de então Bitão, Paulinho e João Alberto resolvem não ter mais um tecladista fixo e sim um tecladista especialmente convidado para cada apresentação. Essa formula deu tanto certo que virou um atrativo a mais dos shows.

Ainda na estrada depois de 42 anos, a banda PHOLHAS continua apresentando espetáculos em todo o Brasil e exterior, com recriações de sucessos do rock inglês e norte-americano, especialmente de Bee Gees, Creedence Clearwater Revival, Elvis Presley, Rolling Stones e Beatles.


Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://mendespereira.blogspot.com 

O FIM DO CANGACEIRO ZEPELIM...

Por Helton Araújo

Novo vídeo do canal família, está imperdível. Não deixe de assistir, para isso clique no link abaixo

https://youtu.be/7RlNHs6AerE?si=0fpXwnbkhZR8fo33

https://www.facebook.com/groups/179438349192720

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

A BRIGA ENTRE MEIA NOITE E QLEMENTINO QUELÉ

Por Helton Araújo

Boa noite cabroeira, passando aqui para convidar vocês para assistirem o novo vídeo do canal, nele, falamos da briga entre o valente Meia Noite e o então também cangaceiro Clementino Quelé, que viria em um futuro próximo se tornar um dos maiores perseguidores de Lampião entre os volantes.

Para assistir basta você clicar no link que está aí abaixo. Desde já agradeço.

https://youtu.be/aXxBMNzb094?si=N9v1-vyGsGZW9TWq

https://www.facebook.com/groups/179438349192720

http://blogdomendesemendes.blogpsot.com

ANTIGO AQUEDUTO

 Por Vagner Oliveira

Ninguém pensa duas vezes antes de abrir uma torneira e ver a água sair. Mas o que a maioria não sabe é que os sistemas de encanamento, que hoje associamos ao mundo moderno, são na verdade invenções de milhares de anos atrás. Um exemplo fascinante disso é o sistema de aquedutos descoberto sob as ruínas de um castelo histórico em Borujerd, no Irã, em 2015.

Esse antigo aqueduto, composto por canos de barro e vasos de cerâmica, remonta ao período sassânida (224-651 d.C.), mas há indícios de que sua origem possa ser ainda mais antiga, talvez de épocas pré-iranianas. Isso muda radicalmente nossa visão sobre as capacidades tecnológicas das civilizações antigas.

Os aquedutos do Irã, chamados de qanats, funcionavam com uma engenharia engenhosa. Eles eram escavados à mão, aproveitando a gravidade para transportar água subterrânea por quilômetros, desde montanhas e fontes até cidades e campos agrícolas. Diferente dos aquedutos romanos, que eram estruturas elevadas, os qanats eram túneis subterrâneos inclinados, com poços verticais a cada 20 ou 30 metros para ventilação e manutenção.

O processo começava nas montanhas, onde a neve derretida e as chuvas se infiltravam no solo, formando lençóis freáticos. Um túnel era então cavado na base da montanha, inclinando suavemente para conduzir a água até as áreas mais baixas, garantindo um fluxo contínuo sem a necessidade de bombeamento. O uso de canos de barro, vasos de cerâmica e tijolos na construção desses túneis evidenciava um domínio incrível sobre a distribuição de água.

Materiais e técnicas

Os materiais mais comuns usados eram o barro cozido e a cerâmica, que não só eram abundantes na região, mas também permitiam a construção de tubos robustos e resistentes ao desgaste. Esses canos de barro cozido, conhecidos como kulal, eram encaixados uns nos outros com uma precisão surpreendente, garantindo um sistema de transporte de água confiável e de longa duração. Alguns trechos de aquedutos antigos ainda estão em uso hoje, o que é um testemunho da durabilidade dessas construções.

Os engenheiros sassânidas também empregavam técnicas avançadas de impermeabilização, usando misturas de argila e pedras trituradas para evitar vazamentos. O uso de poços verticais, conhecidos como chah, além de facilitar a ventilação, permitia o acesso fácil para limpeza e reparo, prolongando a vida útil do sistema.

Embora os aquedutos sejam frequentemente associados à civilização romana, os povos do antigo Irã, como os sassânidas, também foram pioneiros nesse tipo de engenharia. A descoberta em Borujerd apenas arranha a superfície de um mundo subterrâneo repleto de mistérios, mostrando que o transporte de água, algo tão essencial para a vida, já era tratado com sofisticação e inteligência muito antes da nossa era moderna. Talvez a maior lição aqui seja a constatação de que, por mais que a tecnologia tenha avançado, nossas soluções mais básicas para questões complexas, como o acesso à água, foram, em muitos aspectos, inventadas há muito tempo.

✍️Texto e pesquisa por Fagner Oliveira

Siga-me para receber diariamente curiosidades e histórias incríveis do mundo.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=8420371541394855&set=a.179455525486539

http://blogdomendesemendes.blogpsot.com

CANGACEIRO BARREIRA

 Por Guilherme Velame Wenzinger

O cangaceiro “Barreira”, o mesmo que decapitou o companheiro “Atividade”, em foto pouco conhecida mas com qualidade baixíssima.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2561708167371445&notif_id=1729086644557484&notif_t=group_highlights&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO

 Por José Di Rosa Maria

Feira do livro de Mossoró/RN, 2024.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2459122230951035&set=a.125013001028648

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO DO CONVITE AO “LANÇAMENTO DA OBRA LITERÁRIA “SOB O OLHAR DO ANJO GUIDO E DE SEUS GUARDIÕES”, DE FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA E, A INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DE PADRE GUIDO TONELOTTO.”

ASCRIM/ACADEM PRESIDÊNCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO DO CONVITE AO  “LANÇAMENTO DA OBRA LITERÁRIA “SOB O OLHAR DO ANJO GUIDO E DE SEUS GUARDIÕES”, DE FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA E, A INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DE PADRE GUIDO TONELOTTO.”
   MOSSORÓ-RN, 06 de OUTUBRO 2024 - OFÍCIO. Nº 034/2024.
  ‘RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a)!         
É PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO/COMUNICADO (VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE(3 DIAS CORRIDOS), DIGNAR-SE RESPONDER, EM TEMPO HÁBIL, ÀS ECLÉTICAS MENSAGENS  DO(A)S ENTUSIASTAS CULTURAIS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM(A)  INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO DOS QUE RESPEITAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.  
    DESTA FORMA, AGRADECENDO AO ILUSTRÍSSIMO SENHOR FRANCISCO CANINDÉ SILVA, M.D. ESCRITOR MOSSOROENSE, PELO ESPECIAL CONVITE, DESTACA-SE ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA GRANDE HONRA SOLIDARIZAR O SUCESSO DESSE MAGNO HISTÓRICO EVENTO, AO QUAL NOS FAREMOS REPRESENTAR, OFICIALMENTE ao:
LANÇAMENTO DA OBRA LITERÁRIA “SOB O OLHAR DO ANJO GUIDO E DE SEUS GUARDIÕES”, DE FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA E, A INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DE PADRE GUIDO TONELOTTO.
DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2024, A PARTIR DAS 15HRS, NA SEDE DO LAR DO PADRE GUIDO – PROJETO ESPERANÇA(VIZINHO À PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ, MOSSORÓ(RN).
VALOR DO LIVRO 50% SERÁ REVERTIDO PARA O LAR DE PADRE GUIDO - CHAVE PIX 84 98825 3690 – APOIO ALBEM
     PORTANTO, REPASSO O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA,  AS EXCELENTÍSSIMAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS,  ACADÊMICOS DA ASCRIM E POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADEMICOS DA ASCRIM E ACADEM, ILUSTRES PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, GOVERNAMENTAIS, PÚBLICAS, PRIVADAS E MAÇÔNICAS,  JORNALISTAS E COMUNICADORES, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.    
    NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.  
      CONVOCANDO OS ACADÊMICOS DA ASCRIM E ACADEM PARA ESSE MAGNO EVENTO, COMUNICO, AOS QUE COMPARECEREM E SE IDENTIFICAREM COMO TAIS NA SESSÃO SOLENE SUPRAMENCIONADA, DEVEM DIGNAR-SE CUMPRIR, NO QUE FOR POSSÍVEL, O RIGOR OBRIGATÓRIO ESTATUTÁRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO DIGNITÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.  
NA OPORTUNIDADE, ENFATIZAMOS NOSSO CONTÍNUO INCENTIVO DE RECONHECIMENTO E DE ELEVADA ESTIMA E DE ALTA CONSIDERAÇÃO AOS ENTUSIASTAS DA LITERATURA E DAS INSTITUIÇÕES CULTURAIS E CONGÊNERES DE MOSSORÓ, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DO BRASIL, partilhando  OS QUE FAZEM PARTE DESSAS PLÊIADES,  EM PROMOVER ATIVIDADES NOTABILIZADAS PELA ÊNFASE CULTURAL, EM DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO SEU POVO, EMBASADO NAS PERSPECTIVAS DE PROGRESSO ECONÔMICO E SOCIAL DO PAÍS ! 
SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 
-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM ACADEM- 
MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO 
-PRESIDENTA EXECUTIVA INTERINA DA ASCRIM- 
P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS: 
P.S.-2): EVENTUALMENTE – EM RESPOSTA À TRANSMISSÃO DE CONVITE - RECEPCIONAMOS MENSAGENS QUE NOS SÃO ENVIADAS PELOS SIGNATÁRIOS DOS EMAILs DESTINATÁRIOS, AS QUAIS ENVIAMOS PARA OS PATROCINADORES DOS EVENTOS, ATRAVÉS DO NOSSO MALOTE DIGITAL OFICIAL DA ASCRIM-MADA .  
P.S.-3): ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA, OFICIALMENTE, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.   
REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.  
MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTI
TUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.  
ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.  
ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.  
ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM  E ACADEM.  
POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A) DA ASCRIM E ACADEM

 Enviado pela ASCRIM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com