Seguidores

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

FESTEJANDO O CARIRI CANGAÇO 10 ANOS POR RAUL MENELEU


Amigos e Confrades, neste evento tivemos muitas surpresas emocionantes. Primeira e mais importante é estarmos comemorando 10 anos de um projeto que está patente para todos nós, que constitui-se de grande importância para um nicho da história, que quase estava esquecida, por grande parte da população do nordeste, que por muito tempo importou de fora, as histórias dos cowboys. Se não fosse a abnegação de alguns cineastas, não teríamos o pouco de películas que temos sobre e se não fosse os pesquisadores e historiadores, não teríamos tantos livros sobre o assunto. 

Nesses 10 anos, que faço parte, apenas na metade desse tempo, não por desvalorizar nos primeiros cinco anos do Cariri Cangaço tal história e sim por oportunidade dada, pois desde menino ouço, pela boca dos Canuto, dos Mascarenhas, dos Jácome e dos Câmara, ramificações familiares que tenho no meu querido Rio Grande do Norte, na cidade  de Campo Grande,  que em 1903 passou a ser chamada Augusto Severo em homenagem ao inventor do dirigível Pax,  por lei proposta pelo deputado Luís Jácome e que mais recentemente, em 1991 também por lei, voltou a ser chamada  de Campo Grande.

Como poderia eu isolar da memória e da carga emocional, que tais famílias carregaram e carregam na história de terras potiguares, do nordeste e do Brasil? Nunca!

E nunca faltou interesse, pois bebia desse néctar histórico aos pés de minha querida avó Albertina Jácome Mascarenhas, filha do Coronel Benvenuto Jácome e de Dona Izolina Maria da Câmara Jácome, que, ao mudar-se com o marido e filhos para Mossoró, pensando em melhor educação escolar para a prole, em 1927 teve que fugir de Lampião, como todas famílias fizeram. Seu marido, grande artífice em carpintaria e artista renomado, era conhecido em Mossoró pelo apelido de Chico Santeiro, pois talhava com maestria e perfeição, Santos da igreja Católica dos tempos de Padre Mota e do Bispo Dom Jaime Câmara e que teve de ficar na cidade, protegendo-a junto com os demais, de Lampião e seus cabras.


CARIRI CANGAÇO 10 anos também, em segundo lugar, nos deu mais uma vez a oportunidade de irmanar-nos na alegria dos converscotes ligeiros e nas confabulações mais longas sobre assuntos pertinentes a essa "cachaça" tão saborosa que é o cangaço. 

E em terceiro lugar, lógico que tem os quarto, quinto  "lugares" e por aí vai, foi a fundação nesse evento de brilhos, da nossa Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço, que se tornará uma força para a historia. Grande privilégio desse escriba menor, nesse contingente de intelectuais que fazem parte da divulgação da cultura nordestina e que também são fundadores da ABLAC.

Quero parabenizar a todos que participaram desse grandioso evento CARIRI CANGAÇO 10 ANOS, principalmente ao seu líder maior, Manoel Severo, idealizador e Curador do  Cariri Cangaço. AVANTE!

Raul Meneleu
Pesquisador e Escritor
Conselheiro Cariri Cangaço, Aracaju-SE


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PARABÉNS, EXPEDITA!

Por Luiz Bento de Sousa


Expedita Ferreira Nunes. Filha do mais ilustre casal Cangaceiro, Virgolino Ferreira da Silva (Lampião) e Maria Gomes De Oliveira ( Maria Bonita). Nasceu na Fazenda Exu, Município De Porto Da Folha Estado de Sergipe. 

13 de setembro de 1932 - 13 de setembro de 2019 - (87 anos)



Com 21 dias de nascida foi entregue a um casal para cria- lá. Seus pais adotivos o vaqueiro Severo e Aurora nunca esconderam que Expedita era filha de Lampião e Maria Bonita. Durante 5 anos, Expedita foi visitada pelos pais biológicos por 3 vezes. 

Aos 8 anos deixou seus pais adotivos indo morar com seu tio paterno João Ferreira da Silva na cidade de Propriá -(SE). Seu Tio João Ferreira mesmo sofrendo as mais severas represálias das volantes (polícia) ele foi o único dos Ferreiras que não abraçou a vida do cangaço. 

Seus pais biológicos Lampião e Maria Bonita foram assassinados em 28 de julho de 1938, na Grota do Angico no Estado de Sergipe.

Escritor Luis Bento de Sousa
(Lampião, figura controvérsia).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ABLAC Comunica !

Por Archimedes Marques

Caros Confrades desta tão importante Academia:

Antes da fundação da ABLAC, ainda na qualidade de historiador, enderecei dois requerimentos ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), um para a sucursal de Sergipe e outro para a Central de Brasília, cujos requerimentos visam reconhecer o tema CANGAÇO como sendo PATRIMONIO HISTORICO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL, fato que se concretizado será de suma grandeza para os nossos objetivos, pois os órgãos públicos poderão melhor patrocinar os nossos eventos, melhor permear os nossos propósitos.


Assim, no dia de hoje recebi via e-mail a resposta afirmando que o meu requerimento se tornou um processo administrativo n°01450.002854/2019-11 para a sua análise e devido julgamento. Satisfeitíssimo com a decisão, agora já na qualidade de presidente da ABLAC encaminhei MANIFESTO que agora lhes apresento, apoiando o meu próprio reqerimento, ou seja, de tudo engrossando aquele DOCUMENTO que não trazia tantos detalhes.

Assim sendo, solicito a quem se interessar a também se manifestar como pesquisador e membro da ABLAC endereçando a mensagem para o e-mail: registro.dpi@iphan.gov.br.

Solicito àqueles componentes que possuem páginas virtuais, que em nomes dos seus sites manifestem os seus entendimentos e solicitem a juntada dos documentos ao referido processo administrativo. Solicito que em nome do Cariri Cangaço o amigo Manoel Severo também se manifeste perante àquele órgão. Solicito que os amigos presidentes dos Grupos de Estudo do Cangaço do Ceará e Paraíba mandem os seus reforços, em especial o amigo Ângelo. O amigo que pode relatar a quantidade de livros que já foram lançados sobre o tema e outros informes importantes. Solicito àqueles que possuem páginas no Facebook que de igual modo encaminhem as suas opiniões e postem tudo aqui que foi dito, pedindo apoio de todos e também das suas próprias opiniões que podem ser selecionadas e encaminhadas para juntada aos autos.

Dr Archimedes Marques,
Pesquisador e Escritor
Presidente da ABLAC e Conselheiro Cariri Cangaço


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO E A VIDA EM VERSOS

*Rangel Alves da Costa

As canções do cangaço são muito conhecidas atualmente. Quando o fenômeno cangaceiro passou a ser visto mais pela vertente histórica e sociológica, e não apenas como banditismo explicado na violência, então o estudioso passou a compreender que aqueles homens das caatingas eram também humanizados, festeiros, poetas e cantadores.
Mesmo no desvão da luta, entre as fugas, vinditas e embates sangrentos, ainda assim o cangaceiro encontrava tempo, geralmente nas noites cansadas debaixo da lua grande, para cantarolar sua saudade e assuntar versos sobre o seu mundo ou sobre os amores nas distâncias ou mais além. Dessa verve poética, surgiram trovas, estrofes, canções, melodias que até hoje encantam e instigam a todos.
Quem não se recorda de versos dizendo: “Acorda Maria Bonita, acorda, vai fazer o café, que o dia já vai raiando e a polícia já está em pé...”. Ou a beleza de mais adiante: “Se eu soubesse que chorando, empato a sua viagem, meus olhos eram dois rios que não lhe davam passagem...”.
O cangaceiro Volta Seca é tido como autor de versos sublimes, como os acima, e outros de verdadeira plangência: “Eu não pensei que um dia tão criança, na flor da infância padecer assim, ainda te vejo em braços de outro, arrependida chorando por mim. Ela chegou bem juntinho a mim, ela pediu meu coração eu dei, meu peito ao dia em nosso amor queimava, banhado em lágrima em teus pés jurei...”.
E a tão conhecida Mulher Rendeira?: “Olê mulé rendera, olé mulé rendá, e a pequena vai no bolso e maior vai no borná. Se chorar por mim não fica, só seu eu não pude levar. O fuzil de Lampião tem cinco laços de fita, no lugar que ele habita não falta moça bonita...”.
Pois bem. O cancioneiro do cangaço é hoje reconhecido e admirado pela sua força poética, como demonstração de que o cangaceiro também tinha instantes onde os sentimentos alcançavam outros mundos que não somente aqueles da refrega odienta. A prova de um sentimentalismo que estava acima daquele modo de viver tão medonho, tão violento e assustador.


Mesmo distante de tudo, talvez moderna verve poética imaginasse um cancioneiro assim:

Das mocinhas do cangaço
com flores em cada feição
em cada uma a fita e laço
de apaixonar cangaço e sertão

moça bela e flor do mato
a beleza em vida tão enfeada
em cada uma o doce retrato
do amor em espinhenta estrada.

Ou ainda, debaixo da lua grande daqueles tempos atravessados, sentar numa pedra para declamar a tristeza e a alegria da vida:

Não sei se destino ou sina
um dia da família apartar
por um caminho traquina
em meio ao viver ou matar

ponta de punhal no olhar
bala faminta na cartucheira
o cano feroz querendo soprar
sem lua debaixo da cumeeira

no tufo do mato o inimigo
mais um lutar cangaceiro
vencer toda bala e perigo
no mundo ser assim justiceiro.

É como se lá no coito, debaixo da pedra grande ou nos escondidos da mata, em meio à escuridão ou de passeio de vaga-lume, o cangaceiro soltasse a voz bem baixinho, mas gritando no coração, seu verso de vida e destino, como se coubesse poesia num passo de aflição.
A humanização no coração. O sentimento aflorado aonde se imaginava apenas ódio e rancor. Mas havia tempo pra tudo. Tempo de guerra e de embate, mas tempo de poesia e de amor. E assim, mesmo na ponta afiada do espinho afoito, mesmo por riba da ponta de pedra, o encontro com a sensação de que o cangaceiro era gente.
E gente ecoando o sublime e a afeição: “Se eu soubesse que chorando, empato a sua viagem, meus olhos eram dois rios que não lhe davam passagem...”.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BENJAMIM ABRAÃO BOTTO - UM CORAJOSO LIBANÊS

Por José Mendes Pereira
Benjamim Abraão Botto (Zahlé, Líbano. 

Nasceu no ano de 1890 e foi assassinado no dia 10 de maio de 1938,  na cidade de Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, 2 meses e 18 dias antes da morte do seu líder o Lampião.

Foi um fotógrafo sírio-libanês-brasileiro que se dedicou a fazer  registro iconográfico do cangaço, principalmente do seu mais admirado líder, Virgulino Ferreira da Silva, conhecido no mundo do crime por Lampião. 

Com medo de ser convocado  pelo Império Otomano para lutar durante a primeira guerra mundial, Benjamim Abraão Botto tomou uma decisão no ano de 1915,  migrando-se  para o Brasil, só assim ele se livraria da convocação obrigatória para lutar em favor do seu país.  

No Brasil, Benjamim dedicou-se ao comércio  com tecidos e miudezas, além de produtos típicos nordestinos, iniciando pela capital Recife. Posteriormente, atraído pela grande frequência de romeiros, foi negociar em Juazeiro do Norte, levando consigo,  dois burros nomeados de "Assanhado e Buril" e um cavalo que ele o chamava de "Sultão".

Benjamim Abraão Botto acertou de cheio por ter ido comercializar  em Juazeiro do Norte no Estado do Ceará, pois lá chegou a ser secretário do maior religioso do nordeste, o Padre Cícero.

Em 1926, o mais temido dos cangaceiros do Nordeste, o Lampião, fez uma visita a Juazeiro (segundo relatos, havia sido convidado pelo Padre Cícero), a fim de receber a bênção do célebre vigário, e a patente de capitão, para auxiliar na perseguição da Coluna Prestes.  A nomeação fora feita a mando do padre, pelo funcionário federal Pedro de Albuquerque Uchoa. Esta ordem de patentear Lampião a capitão, havia sido autorizada pelo deputado Floro Bartolomeu, um dos grandes políticos na época, com ordem do próprio presidente da república,  Artur Bernardes e que mesmo com todo poderio, a ordem da patente de Lampião não foi considerada em alguns Estados do Nordeste. Decepcionado, Lampião jamais se envolveu  com a coluna Prestes. 

Após a morte de Padre Cícero Romão Batista Abraão solicitou do "Rei do Cangaço"  permissão para acompanhar o bando na caatinga e realizar as imagens que o imortalizaram. 

E para que isso ocorresse com sucesso, Benjamim Abraão recebeu ajuda  do cearense Ademar Bezerra de Albuquerque, dono da ABAFILM, que, além de emprestar os equipamentos, ensinou o fotógrafo seu uso. Por ao menos duas ocasiões esteve junto ao bando de Lampião, realizando seu mister. Mas na ditadura Vargas Abraão teve seus trabalhos apreendidos, que nele viu um antagonista do regime. Guardada pela família de libaneses Elihimas, em Pernambuco, a película foi analisada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), um órgão de censura.

Benjamim Abraão morreu esfaqueado, recebendo quarenta e duas facadas sem piedade,  e o crime jamais foi  esclarecido,  donde se especula ter sido mais uma das mortes arquitetadas pelo sistema, como outras mortes aconteceram no período da ditadura.

Blog do Dr. Lima 
http://limagronomiacruzce@yahoo.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FAMÍLIA PEREIRA DO PAJEÚ DAS FLORES.


Os parentes recepcionando Sebastião Pereira da Silva (Sinhô Pereira) cinquenta anos depois de deixar a sua Vila Bela (Serra Talhada-Pe) largando o cangaço e indo morar na região Centro Oeste do Brasil. Sinhô Pereira foi chefe do cangaceiro Lampião e dos seus irmãos, Antônio Ferreira e Livino Ferreira. 

À direita da foto, José Cassiano Pereira, meu tio avô, irmão da minha avó, Ana Pereira de Sá. 

Foto extraída do livro O Patriarca, do nobre parente Venício Feitosa Neves.


Adquira este livro com o professor Pereira lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba, através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1432021780187639&set=a.403796876343473.93818.100001394919228&type=3&theater

http://blogdodrlima.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“PAJEÚ EM CHAMAS: O CANGAÇO E OS PEREIRAS”


Recebi hoje do Francisco Pereira Lima (Professor Pereira) lá da cidade de Cajazeiras no Estado da Paraíba uma excelente obra com o título "PAJEÚ EM CHAMAS O CANGAÇO E OS PEREIRAS - Conversando com o Sinhô Pereira" de autoria do escritor Helvécio Neves Feitosa. Obrigado grande professor Pereira, estarei sempre a sua disposição.


O livro de sua autoria “Pajeú em Chamas: o Cangaço e os Pereiras”. A solenidade de lançamento aconteceu no Auditório da Escola Estadual de Educação profissional Joaquim Filomeno Noronha e contou com a participação de centenas de pessoas que ao final do evento adquiriram a publicação autografada. Na mesma ocasião, também foi lançado o livro “Sertões do Nordeste I”, obra de autoria do cratense Heitor Feitosa Macêdo, que é familiar de Helvécio Neves e tem profundas raízes com a família Feitosa de Parambu.

PAJEÚ EM CHAMAS 

Com 608 páginas, o trabalho literário conta a saga da família Pereira, cita importantes episódios da história do cangaço nordestino, desde as suas origens mais remotas, desvendando a vida de um mito deste mesmo cangaço, Sinhô Pereira e faz a genealogia de sua família a partir do seu avô, Crispim Pereira de Araújo ou Ioiô Maroto, primo e amigo do temível Sinhô Pereira.

A partir de uma encrenca surgida entre os Pereiras com uma outra família, os Carvalhos, foi então que o Pajeú entrou em chamas. Gerações sucessivas das duas famílias foram crescendo e pegando em armas.

Pajeú em Chamas: O Cangaço e os Pereiras põe a roda da história social do Nordeste brasileiro em movimento sobre homens rudes e valentes em meio às asperezas da caatinga, impondo uma justiça a seus modos, nos séculos XIX e XX.

Helvécio Neves Feitosa, autor dessa grande obra, nascido nos Inhamuns no Ceará, é médico, professor universitário e Doutor em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal), além de poeta, escritor e folclorista. É bisneto de Antônio Cassiano Pereira da Silva, prefeito de São José do Belmonte em 1893 e dono da fazenda Baixio.

Sertões do Nordeste I

É o primeiro volume de uma série que trata dos Sertões do Nordeste. Procura analisar fatos relacionados à sociedade alocada no espaço em que se desenvolveu o ciclo econômico do gado, a partir de novas fontes, na maioria, inéditas.

Não se trata da monumentalização da história de matutos e sertanejos, mas da utilização de uma ótica sustentada em elementos esclarecedores capaz de descontrair algumas das versões oficiais acerca de determinados episódios perpassados nos rincões nordestinos.
Tentando se afastar do maniqueísmo e do preconceito para com o regional, o autor inicia seus estudos a partir de dois desses sertões, os Inhmauns e os Cariris Novos, no estado do Ceará, sendo que, ao longo de nove artigos, reunidos à feição de uma miscelânea, desenvolve importantes temas, tentando esclarecer alguns pontos intrincados da história dessa gente interiorana.

É ressaltado a importância da visão do sertão pelo sertanejo, sem a superficialidade e generalidade com que esta parte do território vem sendo freqüentemente interpretada pelos olhares alheios, tanto de suas próprias capitais quanto dos grandes centros econômicos do País.

Após a apresentação das obras literárias, a palavra foi facultada aos presentes, em seguida, houve a sessão de autógrafos dos autores.

Quem interessar adquirir esta obra é só entrar em contato com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

Tudo é muito rápido, e ele entregará em qualquer parte do Brasil.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS "PEREIRAS" DO PAJEÚ E "FEITOSAS" DOS INHAMUNS - HISTÓRIA GENEALOGIA


Outra grande obra com a assinatura do Professor Venicio Feitosa Neves que se avizinha, trazendo a história das famílias "Pereira" do Pajeú e "Feitosa" da região dos Inhamuns no Ceará.

Recentemente o Professor Venicio Feitosa Neves lançou o Livro "O PATRIARCA - CRISPIM PEREIRA DE ARAÚJO (IOIÔ MAROTO", um estudo com 712 páginas, focado na saga dos colonizadores, origens das famílias Feitosa dos Inhamuns e Pereiras do Pajeú, coronelismo, biografia e história do patriarca Crispim Pereira de Araújo e narrativas do cangaço.

Adquira-o através deste e-mail:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMÓRIA DO CANGAÇO EM ADUSTINA, BA

Zé Pequeno Caçador... coiteiro de Cangaceiros

Por Kiko Monteiro

Com mais uma preciosa informação colhida pelo amigo professor Salomão o Cariri Cangaço foi levemente esticado para mim e para o confrade Narciso Dias, presidente do Grupo Paraibano de estudos do Cangaço – (GPEC).

No último dia 2 de agosto rumamos novamente para Adustina, logo alí no sertão baiano fronteiriço com Sergipe para conhecer mais uma das testemunhas oculares da saga 'lampiônica' naquela área que era considerada na época um “corredor de cangaceiro”.

Em breve reunião com nosso anfitrião resolvemos de supetão esticar até o município vizinho de Coronel João Sá, pra visitar as cruzes dos cangaceiros Mariquinha, Sofrê e Pé-de-Peba, mas por conta da distância que restava e horário incompatível com compromissos dele concordamos em adiar para uma próxima “incursão”.

No caminho da volta paramos no terreiro do seu José Dantas de Oliveira, exímio atirador que ficou conhecido como “Zé Pequeno Caçador”. 

104 anos de idade, espanta tanto pela aparência quanto pelo ritmo e disposição, só se queixa de uma "dor nas juntas". Apesar do seu documento indicar Paripiranga ele afirma ter nascido no Arraial da Mãe D’Água de Cipó, (hoje Cipó), também no sertão Baiano. Mudou-se  para o Bonfim do Coité, atual Adustina, quando ficou órfão de pai e mãe ainda menino e foi morar com parentes no sítio Algodão que já tinha este mesmo nome desde a época do cangaço.

Seu Zé, de memória ainda acesa nos relatou que assim como Seu Atanásio ele também foi coiteiro ou faz-tudo dos cabras de Lampião naquelas bandas. 

Essa história ele mesmo conta.
“Conheci Corisco, Boa Vista, Balão, “Anjo” Roque, o Saracura que era daqui e sabendo que eu atirava bem o próprio Virgolino pelejou que eu entrasse no meio deles.
Eu disse – “não, capitão, no que eu puder servir eu sirvo, trago caça, peixe, aponto caminhos, mas virar cangaceiro, quero não”.
Também fui amigos dos ‘macacos’, arrumei muita caça para Odilon “Fulô”, comandante da volante que perseguia os cabras por aqui. Mas eles jamais souberam que eu era amigo dos cangaceiros, nem Lampião soube que eu me dava com os soldados.
"Deus o líve”, os soldados faziam muita malvadeza quando pegava um coiteiro que soubesse o rancho dos cabras e não entregasse pra eles.
Seu Zé ainda contou que chegou a ficar por quinze dias acoitado com os cangaceiros. Ele diz que não presenciou nenhum fogo, ou morte isolada. Mas viu os cangaceiros Mariquinha, Sofrê e Pé-de–Peba, mortos no Curral do Saco pela Volante de Odilon.
A cangaceira Doninha
Um dos fatos mais interessantes narrados por ele foi o de quando encontrou a cangaceira 'Doninha'*, companheira do cangaceiro Boa Vista, perdida na mata. Ele não lembrou se ela estava tentando fugir do coito como outras assim tentaram.

O certo é que seu Zé pequeno cuidou da moça durante três meses, até que um dia estava caçando, topou com os cabras e perguntou se Boa Vista ainda era vivo, com resposta positiva pediu para informar a ele o paradeiro da companheira e precavido rogou:

“Diga a Boa Vista que a muié dele ta lá em minha casa, mas que fique certo que o que eu devo a ela eu devo a minha mãe, apesar de ser jovem e solteiro".

Na linguagem sertaneja ele não se relacionou com a moça.

De acordo com a literatura, Doninha voltou para o convívio com Boa Vista e permaneceu com ele até o período das entregas.   
Professor Salomão, Kiko Monteiro e Narciso Dias.
Antes de nos despedirmos perguntei a seu Zé, o que foi confirmado pela sua esposa, que essa foi a primeira visita de pesquisadores do cangaço que ele recebeu durante todos estes anos. Tanto eu quanto Narciso não identificamos nenhuma afirmação que destoasse da historiografia fiel do cangaço naquela região. Até onde sua memória lhe permitiu não citou nome de nenhum cabra fora do território de atuação de seu subgrupo na época em questão, nem fantasiou combates ou eventos que não tenha presenciado.

A convivência de seu Zé Pequeno com os cangaceiros só foi citada em 1980 no livro ‘A Serra dos dois meninos’ de autoria de Aristides Fraga Lima (1923-1996) que narra em um dos capítulos quando ele ajudou a encontrar os garotos que se perderam nas famosas matas de Paripiranga.


*A Doninha em questão era a "cabrocha" alagoana Laura Alves que a primeira vista chegou a escolher como companheiro o cabra Moita Brava, que a recusou. Ela findou se juntando com o Boa Vista. Consulta: ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de. Lampião: as Mulheres e o Cangaço, Editora Traço 2ª Edição, 2012. Pág. 279


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O DIA EM QUE... ...VIRGULINO "DEFENDEU" O POVOADO DE NAZARÉ

(*) Por Angelo Osmiro Barreto

Nazaré do Pico é um pequeno povoado encravado no sertão de Pernambuco. Do pequeno lugarejo localizado nas proximidades de Serra Talhada, mas pertencente ao município de Floresta, saíram os mais ferrenhos perseguidores de Lampião, dentre eles: Odilon Flor, Euclides Flor, Gomes Jurubeba, João Gomes Jurubeba, Davi Jurubeba, Enoque Menezes, João Gomes de Lira; e talvez o mais famoso deles, Manoel Neto que chegaria ao posto de coronel da policia pernambucana.

A intriga entre os Ferreiras e os Nazarenos, surgiu no começo da vida errante de Virgulino Ferreira, o futuro Lampião, só tendo final com sua morte, apesar de não ser nem um Nazareno o autor da proeza.

Mas Virgulino Ferreira, defendeu Nazaré, isto ocorreu nos idos de l9l9, era dia de feira no pequeno arruado, o lugarejo estava movimentado com a venda de carne de bode, frutas, artefatos de couro e outras coisas típicas das feiras nordestinas.

Sem ninguém esperar o povoado foi invadido por cangaceiros, comandados por "Cindário das Piranhas", todos armados, com seus longos punhais ameaçando os feirantes e a população do lugar. Os lideres do povoado tomaram para si, como não poderia deixar de ser a incumbência de defender o lugar, reuniram-se numa casa ainda em construção para tomar as deliberações para a defesa.

Os cangaceiros notando o movimento estranho naquela casa se dirigiram pra lá, encontrando os Nazarenos, Euclides e Manuel Flor, Cícero Freire e Enoque Menezes, os ânimos se exaltaram, cangaceiros e defensores do lugar, apontam as armas uns aos outros, a tensão é grande, Gomes Jurubeba quebra o silêncio, e pergunta quem é o chefe do grupo, Cindário responde de ponto, Gomes pede que se retirem de Nazaré, argumenta que o povoado era novo, não era lugar para cangaceiro.

Cindário diz pra Jurubeba se calar, se não morreria naquele instante, Gomes Jurubeba responde que poderia até morrer, mas um levaria com ele.

Virgolino estava na feira e percebendo a cena de longe, chegando sorrateiramente para ter certeza do que estava acontecendo, grita: “êta é cangaceiro”, e corre para o local, quando chega é impedido de entrar na casa, ficando bufando de ódio, mas gritando para os Nazarenos não terem medo que ele estava lá fora para o que der e vier.

Cindário, cangaceiro experiente e astuto, vendo que a resistência estava se formando, e que o povo daquele lugar, não era de brincadeira, tratou de reunir seu pessoal e bateu em retirada, mas jurando voltar a Nazaré para ajustar as contas.

Virgolino Ferreira, naquele dia ficou ao lado dos Nazarenos, valentes guerreiros que em pouco tempo iriam lhe impor uma perseguição que duraria anos, até sua morte na fazenda Angico.


Terra dos Nazarenos- Maiores perseguidores de Lampião.
Destacando-se a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, e a principal avenida que corta o povoado.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VEM AI O GECAPE-GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DE PERNAMBUCO



Acreditamos existir momentos que  precisam ser celebrados. A vida é cheia de encontros que nos proporcionam experiencias para toda uma vida. Em nossas andanças pelos últimos 10 anos com nosso Cariri Cangaço, muitas histórias ouvidas e para contar; a cada dia, a cada nova jornada; novos cenários, personagens , fragmentos da verdade histórica e amigos, muitos amigos; dessa forma celebrar a dedicação e o empenho de todos os que fazem os valorosos Vaqueiros da Historia, para mim é uma obrigação.
Em nossa grande Festa que foi o Cariri Cangaço 10 Anos, no último mês de Julho de 2019, no cariri cearense, quando reunimos o maior numero de pesquisadores de todos os tempos, já vistos em um único evento de cangaço, tivemos o privilégio de compartilhar a fabulosa criação da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; uma nova empreitada que nasce com o apoio do Cariri Cangaço e de todos os grupos de estudos relacionados, certamente muitos desafios aproximam-se, mas todos encantadores e que serão assumidos por todos nós com muito entusiasmo.

Arte de Carybé

Neste mês de setembro de 2019, mais um espetacular lançamento. Com o apoio decisivo do Cariri Cangaço, da ABLAC, da SBEC, do GECC e do GPEC, além de outros ilustres grupos de discussão sobre o cangaço de todo o Brasil, nasce o GECAPE: Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco; um sonho ha muito acalentado por pesquisadores e apreciadores da temática do querido estado pernambucano, berço inconteste deste que se trata de um dos mais fortes fenômenos sociais do Brasil.

Tendo a frente um quarteto de ouro; pesquisadores; Luiz Ruben Bonfim, Conselheiro Cariri Cangaço, membro da ABLAC e SBEC; o pesquisador e professor Itamar Baracho;  o pesquisador Wasterland Ferreira,membro  da SBEC e Geraldo Ferraz; Conselheiro Cariri Cangaço, membro da ABLAC e SBEC ; além de outros ilustres pesquisadores,escritores e admiradores da temática, o GECAPE nasce com a força do estado pernambucano; um dos mais ricos em memória, tradição e cultura, de todo nosso Nordeste. 

Wasterland Ferreira, Geraldo Ferraz, Itamar Baracho e Luiz Rubem Bonfim

Com a palavra Wasterland Ferreira: "Desde há muito sonhava com a formação de um grupo de estudos do fenômeno do Cangaço que fosse sério, imparcial e imbuído no propósito de, além de estudá-lo, promover análises e reflexões sobre o assunto proposto, como também valorizar e enaltecer cada vez mais a nossa rica história regional e pujante cultura nordestina. Portanto, compartilho com os amigos a criação do GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco." Na oportunidade, um dos mais festejados pesquisadores da temática  cangaço, Dr. Frederico Pernambucano de Mello, proferirá importante e pertinente palestra sobre o ciclo histórico do Cangaço. 

O GECAPE nasce com o apoio decisivo do Cariri Cangaço; 
da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; 
da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; 
do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará 
e do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço.

Já o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo ressalta:"A chegada do GECAPE nos enche de entusiasmo, sem dúvidas um grupo que já nasce grande, tamanho o talento de seus integrantes como também pela força da querida terra pernambucana, isso é maravilhoso. O Cariri Cangaço se sente muito feliz em ser Patrono desse espetacular grupo, juntos haveremos de continuar construindo momentos importantes no resgate da historia do cangaço." E conclui: "O Cariri Cangaço estará em peso prestigiando o lançamento do GECAPE, teremos além de mim, mais 7 Conselheiros, os fundadores; Luiz Ruben e Geraldo Ferraz; além de Manoel Serafim, Louro Teles, Emmanuel Arruda, Jorge Remigio e Narciso Dias; que representam também o GPEC, como também estaremos representando oficialmente a ABLAC e nosso presidente Archimedes Marques e o GECC, de nosso presidente Ângelo Osmiro, ambos também Conselheiros Cariri Cangaço; e as presenças mais que honrosas de tantos amigos, vaqueiros da historia, como o Doutor Frederico Pernambucano de Melo e o querido amigo Paulo Britto, Paulo Dunga, Mabel Nogueira, Aninha Ferraz, Waguinho Ferraz, dentre tantos e tantos outros, por fim aos amigos Luiz Ruben, Baracho, Wasterland, Ferraz e todos os demais, avante!"

O lançamento oficial do GECAPE acontece neste próximo dia 21 de setembro de 2019, a partir das 13 horas no auditório da Biblioteca Estadual de Pernambuco, rua João Lira s/n , 
no bairro Santo Amaro,
Recife-Pernambuco.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com