Seguidores

sábado, 1 de dezembro de 2012

Um pouco da biografia destes cangaceiros:

Por: José Mendes Pereira

1 - Virgulino Ferreira da Silva, “o Lampião”, ou ainda o patenteado “capitão”, nasceu em 1898, no Estado de Pernambuco. Era filho de José Ferreira da Silva e Maria Sulena da Purificação. Depois de mais de vinte anos como chefe de cangaceiros, foi abatido juntamente com a sua rainha Maria Bonita e mais nove cangaceiros, na madrugada de 28 de julho de 1938, na grota de Angico, lá no Estado de Sergipe. Um dos maiores líderes de cangaceiros. 

    
O cangaceiro Ponto Fino          

2 - Ezequiel Ferreira da Silva, o Ponto Fino (irmão de Lampião), nasceu no ano de 1908, no Estado de Pernambuco. Foi abatido no dia 23 de abril de 1931 – no tiroteio da Fazenda Touro, povoado Baixa do Boi, no Estado da Bahia, ponto conhecido como Lagoa do Mel.

Virgínio Fortunato - o cangaceiro Moderno - o segundo da esquerda para direita

3 - Virgínio Fortunato da Silva, o Moderno. Ex-cunhado de Lampião. Nasceu em 1903 e faleceu em 1936, aos 33 anos de idade.
              
Escritor Franklin Jorge

Segundo o escritor e pesquisador do cangaço de nome Franklin Jorge, há suspeita, não comprovada, que Virgínio era da cidade de Alexandria, no Estado do Rio Grande do Norte.
              
A cangaceira Durvalina

Era companheiro de Durvalina, que com a sua morte, ela amasiou-se com Moreno.  Durvalina faleceu no dia 30 de junho de 2008. 

O cangaceiro Moreno

O cangaceiro Moreno que após a morte de Virgínio Fortunato da Silva, ficou sendo o chefe do sub-grupo de cangaceiros. Moreno faleceu no dia 6 de Setembro de 2010.

O cangaceiro Luiz Pedro

4 - Luiz Pedro do Retiro, companheiro de Neném do Ouro. Ele foi abatido juntamente com Lampião, Maria Bonita e mais oito cangaceiros, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota de Angico, no Estado de Sergipe. Dizem que quem o assassinou foi o policial Mané Véio. 
              
O cangaceiro Mariano

5 - Mariano Laurindo Granja, companheiro de Rosinha.  Entrou para o cangaço em 1924. Foi um dos poucos que em agosto de 1928, cruzou o Rio São Francisco, em companhia de Lampião, em direção à Bahia. Foi morto no dia 10 de outubro de 1936, juntamente com os cangaceiros Pai Véio e Pavão, além do coiteiro João do Pão, que se encontrava no coito dos cangaceiros.

Escritor e pesquisador do cangaço: Alcino Alves Costa

Segundo o escritor e pesquisador do cangaço Alcindo Alves Costa em: (Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angico), o ataque foi entre os municípios de Porto da Folha e Garuru, região conhecida como o Cangaleixo.

Pesquisadora Juliana Pereira Ischiara

A pesquisadora do cangaço Juliana Pereira Ischiara afirma que Rosinha, companheira de Mariano foi morta a mando de Lampião. Era filha de Lé Soares e irmã de Adelaide, esta última sendo companheira do cangaceiro 

O cangaceiro Criança

Criança, e parenta próxima de Áurea, companheira de Mané Moreno.  Sendo Áurea filha de Antonio Nicácio, que era primo/ irmão do vaqueiro Lé Soares.

Os cangaceiros Corisco e Dadá

6 - Cristino Gomes da Silva Cleto, Corisco, companheiro da cangaceira Dadá. Ele foi abatido no dia 25 de maio de 1940, pelo tenente 

Tenente Zé Rufino

Zé Rufino, na fazenda Cavaco, em Brotas de Macaúbas, no Estado da Bahia. Dadá foi ferida e presa. Ela faleceu em 1994. Com a morte de Corisco, finalmente o cangaço foi enterrado com ele.
              
O cangaceiro Mergulhão - http://cangaconabahia.logspot.com

7 - Antonio Juvenal da Silva era o seu nome verdadeiro - o cangaceiro Mergulhão ou ainda Antonio Rosa, que talvez, não sei, herdou o nome do valente facínora Antonio Rosa, um dos grandes amigos de  Virgulino Ferreira da Silva, o rei Lampião.

Segundo o professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio, ele foi abatido no dia 07 de Janeiro de 1929, no combate de Abóbora, povoado de Juazeiro, BA, lembrado pela morte de Mergulhão, cujo nome real era Antônio Juvenal da Silva, mas que aparece citado também, na literatura sobre o Cangaço como Antônio Rosa. 

O outro Mergulhão que ganhara o seu apelido foi abatido na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, na madrugada de 28 de Julho de 1938, juntamente com Lampião, Maria Bonita, e mais nove cangaceiros.

O cangaceiro Alvoredo - http://cangaconabahia.blogspot.com

8 - Hortêncio Gomes da Silva, o Arvoredo. – Por má sorte, desligou-se do bando no momento do ataque a Jaguarari, no Estado da Bahia. Fez dois meninos como reféns João Biano e Cícero Ferreira, o Xisto (ver fotos abaixo).

 
João Biano - matador de Alvoredo - http://cangaconabahia.blogspot.com

Mas os meninos conseguiram dominá-lo, desarmando-o. Em seguida mataram-no com várias cutiladas de faca peixeira. 

Cícero Ferreira - matador de Alvoredo - http://cangaconabahia.blogspot.com

Achando que o serviço ainda não tinha sido concluído, degolaram-no e cortaram as suas mãos. Após o trabalho concluído acionaram a polícia. 

Fontes de Pesquisas:

Pequenas e úteis informações:

Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico - Alcindo Alves Costa - Juliana Pereira Ischiara - Artigo - Franklin Jorge - Artigo e Rubens Antonio - http://cangaconabahia.blogspot.com 

O respeito e zelo que Lampião tinha pelos mais velhos e pelos pobres.


Conta-se que, certa noite, os cangaceiros nômades pararam para jantar e pernoitar num pequeno sítio - como geralmente faziam. Um dos homens do bando queria comer carne e a dona da casa, uma senhora de mais de 80 anos, tinha preparado um ensopado de galinha. O sujeito saiu e voltou com uma cabra morta nos braços.

- Tá aqui. Matei essa cabra. Agora, a senhora pode cozinhar pra mim. 

A velhinha, chorando, contou que só tinha aquela cabra e que era dela que tirava o leite dos três netos. 

Sem tirar os olhos do prato, Lampião ordenou ao sujeito:

- Pague a cabra da mulher.

O outro, contrariado, jogou algumas moedas na mesa dizendo:

- Isso pra mim é esmola.

Ao que Lampião retrucou:

- Agora pague a cabra, sujeito.

- Mas, Lampião, eu já paguei.

- Não. Aquilo, como você disse, era uma esmola. Agora, pague.

O cangaceiro pagou a cabra duas. 

Fontes:

www.wikipédia.com / www.infonet.com.br /www.educacao.uol.com.br
http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2011/03/lampiao-o-rei-do-cangaco.html