Seguidores

domingo, 13 de julho de 2025

LAMPIÃO ENFURECIDO NO ATAQUE AO POVOADO DE VÁRZEA DA EMA.

 Por No Rastro do Cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=VIn8lXYp1N0

Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, o rei do cangaço, após se desentender com o seu ex amigo e coiteiro no sertão Baiano, o coronel Petronilo de Alcântara Reis, o "Petro", que era o chefe político de Santo Antônio da Glória, cidade hoje submersa pelas barragens do Rio São Francisco, quando houve a batalha que morreu Ezequiel, irmão mais novo de Lampião, fato acontecido na Baixa do Boi, em Paulo Afonso, Lampião encontrou em um dos bolsos de um policial da Força Volante, morto no combate, um bilhete do coronel endereçado ao comandante da volante e o bilhete falava dos esconderijos dos cangaceiros. Lampião arquitetou sua vingança incendiando em torno de 18 fazendas do coronel. Começando de Glória, cruzando o Raso da Catarina, Lampião tocava fogo e matava os animais. E numa dessas investidas, o rei do cangaço nordestino, comandando aproximadamente 40 cangaceiros, entre eles, Corisco, Arvoredo, Calais, invadiu o Povoado de Várzea da Ema, onde Petro tinha amigos, e, completamente irado, descarrega sua fúria, numa das mais importantes histórias do cangaço nordestino.
Fonte: Lampião a Raposa das Caatingas - José Bezerra Lima Irmão. Temas relacionados:

Sertão Nordestino, Lampião e Maria Bonita, Grota de Angico, Contos do cangaço no sertão, cangaço Lampiônico, Cangaceiros de Lampião, cabras de Lampião, História Nordestina, Literatura do Sertão Brasileiro, Crime de castração, história do eunuco, lampião a raposa das caatingas, o governador do sertão, lampião mata inocente, crimes de Lampião, lampião herói ou bandido, Volantes Policiais no cangaço, volante policial Nazarenos, Volante Zé Rufino, Volante Mané Neto, Padre Cícero, Rota do cangaço, cangaceiro Corisco, cangaceiro Moreno, Cangaceiro Zé Baiano, cangaceiro Gato, histórias e contos, filmes completos, canais de cangaço, A morte do cangaceiro Corisco.
Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações. #NoRastroDoCangaço Vejam também:    • QUELÉ DO PAJEÚ - Filme de um bravo cangace...      • LAMPIÃO O REI DO CANGAÇO NO COMBATE DAS CA...      • LAMPIÃO E A ATITUDE CRUEL CONTRA  ZÉ DO PAPEL      • LAMPIÃO, ANTÔNIO FERREIRA E O ASSASSINATO ...      • LAMPIÃO MATA EX VOLANTE AURELIANO SABINO E...      • LAMPIÃO FERIDO ESCAPA DA MORTE NA SERRA DA...      • LAMPIÃO E A MORTE DO CANGACEIRO MEIA NOITE      • LAMPIÃO ACABA  FESTA DE CASAMENTO DE SUA P...      • A MORTE DE ANTÔNIO FERREIRA, IRMÃO DE LAMPIÃO      • LAMPIÃO E O TRISTE FIM DO CABO MILITÃO      • LAMPIÃO FUZILA O VAQUEIRO JOVENTINO      • LAMPIÃO SENTENCIOU: QUEM É VALENTE TEM QUE...      • NOVO TEMPO CANGACEIRO DE LAMPIÃO E A TRAIÇ...   UM FORTE ABRAÇO!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DEPOIMENTO SOBRE A TRAJETÓRIA DO EX-CANGACEIRO ZABELÊ I - MEMBRO DO BANDO DE LAMPIÃO.

 Por Cangaçologia.

https://www.youtube.com/watch?v=KFvGhmib28w&t=715s

Fomos até a fazenda Xique-Xique, reduto do cangaceiro Zabelê I (Isaías Vieira dos Santos) que integrou durante anos o bando cangaceiro liderado por Lampião, que fica localizada no município pernambucano de Serra Talhada, onde no dia 14 de novembro de 1925, aconteceu um dos mais ferrenhos e sangrentos combates ocorridos em toda a história entre Lampião e seu bando e os Nazarenos. Nesse combate pereceram os cangaceiros: Jurity I, Jurema I e Morcego, além do Nazareno Ildefonso de Souza Ferraz “Ildefonso Flor”.

Ao realizarmos a visita tivemos a grata satisfação de encontrar vários familiares do ex-cangaceiro do Xique-Xique e realizamos essa sensacional entrevista com o senhor Manoel Vieira dos Santos, sobrinho de Zabelê I, que nos conta fatos e histórias que comumente não encontramos com facilidade nos tradicionais livros que tratam a respeito da historiografia cangaceira.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações. Forte abraço... Cabroeira! Atenciosamente: Geraldo Antônio de Souza Júnior – Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste. Seja membro deste canal e ganhe benefícios:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO AZULÃO " O PSICOPATA ".

 

Por Cangaço Eterno
https://www.youtube.com/watch?v=jo1OjRn3E_4

Neste vídeo apresento uma biografia sobre o terrível cangaceiro Azulão, um monstro capaz das piores atrocidades.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E MOSSORÓ - AUTONOMIA DE UMA DERROTA, OBRA DE SERGIO DANTAS.

 

LAMPIÃO E MOSSORÓ: ANATOMIA DE UMA DERROTA é o novo trabalho do pesquisador Sérgio Dantas e será publicado em breve. A previsão é início do mês de julho de 2025.

Trata-se do aperfeiçoamento do seu primeiro livro, lançado há exatos vinte anos. Não é, porém, uma continuação deste e também não é uma nova edição. Trata-se de um livro inteiramente novo.

Como o leitor perceberá, as duas obras se complementam; se harmonizam. Na primeira se conta uma história; na segunda, são analisados alguns aspectos desta mesma história, porém cotejados com pontos que foram reputados pelo autor como curiosos, ou até mesmo questionáveis, ou ainda, pitorescos e que foram colocados no enredo de algumas interpretações surgidas em períodos posteriores ao LAMPIÃO NO RIO GRANDE DO NORTE – A HISTÓRA DA GRANDE JORNADA.

Este novo livro faz uma análise crítica do que aconteceu no Estado do Rio Grande do Norte naqueles idos de 1927. Tudo bem fundamentado, referenciado e submetido à crítica histórica. Tudo escrito às claras - sem se recorrer a indagações sem fim, a malabarismos históricos, a suposições sem lastro fático, a ‘verdades’ criadas. Trata-se de um texto que é resultado da comparação e análise sistemática das provas disponíveis, além de um estudo profundo da bibliografia pertinente, da tradição oral (muitas vezes questionável), documentos públicos e de centenas de notícias de jornal sobre os episódios ocorridos aqui no Rio Grande do Norte entre os meses de maio e junho de 1927.

Algumas lacunas históricas são supridas neste trabalho. É ele, em grande parte, o resultado de novas pesquisas feitas pelo autor - estas já iniciadas nos meses seguintes à publicação do primeiro livro em 2005 (Em “campo” foram repetidas algumas entrevistas e colhidos mais de uma dezena de depoimentos de outras pessoas às quais não estavam acessíveis em outras ocasiões).

O texto é racional, direito e revela o equilíbrio de quem não tem qualquer interesse político, familiar ou pessoal no enredo. 
O livro será publicado sem "pré-vendas" e oportunamente será informado o valor do exemplar e onde adquirir.

https://cariricangaco.blogspot.com/2025/05/lampiao-e-mossoro-autonomia-de-uma.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS EGIPCIENSES DA RUA DE CASA

 

Por Gilmar Teixeira

Na minha infância e adolescência, a rua onde cresci ganhou novos personagens, vindos lá do alto sertão de Pernambuco. Chegaram com suas caçambas barulhentas, poeira no para-brisa e coragem nos olhos — uma família inteira de cacanbeiros, que viera trabalhar na construção da Usina PA-4, especialmente na escavação do canal. E foram se instalar bem em frente à nossa casa.

Foi aí que nossa amizade começou. Zezé, o brabo (mas de coração mole), Manézinho, que depois virou professor do CIEPA, Bernadete, que se tornou gerente da M.O. Lira, e o caçula, Joãozinho — que, ao crescer, virou escritor famoso e agora exige ser chamado apenas de João de Sousa Lima, como quem diz: "respeite minha importância na cidade".

Na rua, porém, não havia formalidade. Aquela família inteira virou “os Egipcienses”. Era só eles passarem e alguém logo gritava:
— Fala aí, Egipciense!
E pronto, a rua toda ria.

Eu, curioso desde menino e apaixonado por história universal, ouvia aquilo com olhos brilhando. Egipcienses? Ora, será que descendiam mesmo de egípcios? Seria João parente de algum faraó? Aquilo aguçava minha imaginação: pensava nas pirâmides, em sarcófagos, no Nilo serpenteando o deserto, e nas histórias de Moisés abrindo o Mar Vermelho. Morar em frente a uma família do Egito era, para mim, o auge da aventura histórica.

Pesquisador João de Sousa Lima, Conselheiro Cariri Cangaço, filho de São José do Egito e hoje radicado em Paulo Afonso

Mas a dúvida só se desfez muitos anos depois, numa conversa com o próprio João de Sousa Lima, já escritor consagrado. Tomei coragem e perguntei: — João, de qual parte do Egito tua família veio mesmo?

Ele olhou pra mim... e caiu na gargalhada. Literalmente. Foi ao chão de tanto rir. Achei estranho: — Que foi, homem? Falei alguma besteira?

E aí ele me explicou, entre uma risada e outra:
— Rapaz, a gente é de São José do Egito, no sertão pernambucano! Nada de pirâmides nem faraó. E parte da família é de Itapetim, ali pertinho. Aquela região é berço dos maiores poetas populares do Brasil. Lá, se respira poesia 24 horas por dia. E eu também sou um deles, viu? — disse, cheio de orgulho e vaidade sertaneja.

Quase caí pra trás. Passei a vida sonhando em bater papo com egípcios de verdade, e estava diante do “Egipciense” mais fajuto do planeta — mais falso que nota de três reais. Mas, verdade seja dita, ele era um nobre do sertão, o faraó das letras populares. Até hoje, João ainda se apresenta assim: — Eu sou Egipciense!

E você, como eu, talvez se pegue pensando a mesma coisa: que João tem algum parentesco com o Faraó Queóps, e que, se tivesse nascido na Antiguidade, Cleópatra seria sua amante. Não duvide. João de Sousa Lima tem mesmo esse poder de nos fazer viajar — nem que seja do sertão ao
Egito, com uma parada obrigatória em São José do Egito.

Gilmar Teixeira, Conselheiro Cariri Cangaço
Feira de Santana BA
17 de maio de 2025

https://cariricangaco.blogspot.com/2025/05/os-egipcienses-da-rua-de-casa-por.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO OFICIAL CARIRI CANGAÇO PIRANHAS 2025.

 


CARIRI CANGAÇO PIRANHAS
 Alagoas - Nordeste do Brasil

25 de julho de 2025  sexta-Feira

NOITE ESPECIAL PAULO BRITTO
NOITE SOLENE DE ABERTURA
Auditório Centro Cultural Miguel Arcanjo
Centro Histórico de Piranhas - AL

18h  Abertura Festiva da Feira de Livros 
19h Início da Noite Solene 
Banda Filarmônica Mestre Elísio

Formação da Mesa Solene de Abertura
TIAGO TORRES FREITAS Prefeito Municipal de Piranhas
MANOEL SEVERO BARBOSA - Curador Cariri Cangaço
MELLINA FREITAS Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa Alagoas
INACIO LOIOLA - Deputado Estadual
JACQUELINE RODRIGUES - Presidente da APLA
CELSINHO RODRIGUES - Presidente da Comissão Organizadora
EDUARDO CLEMENTE - Secretário de Cultura e Turismo de Piranhas 
LEMUEL RODRIGUES - SBEC Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço
ARCHIMEDES MARQUES- Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço
LEONARDO GOMINHO - Academia Brasileira de Estudos do Sertão Nordestino
ANGELO OSMIRO BARRETO - GECC Grupo de Estudos do Cangaço do Ceara
BISMARCK MARTINS - Presidente do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço
ANITA PAIXÃO - Presidente do Grupo Sergipano de Estudos do Cangaço

19h Hino Nacional com Filarmônica Mestre Elísio
 19h15 - Entrada do Estandarte 15 Anos do Cariri Cangaço 
Conselheira Cariri Cangaço CÉLIA MARIA PARAHYBANA - João Pessoa PB

19h50 – Cumprimentos aos Convidados em nome do Cariri Cangaço
CELSINHO RODRIGUES Conselheiro Cariri Cangaço

20h - Fala das Autoridades

20h20 - Entrega de Comendas "Mérito Cultural Cariri Cangaço"
MANOEL SEVERO - Curador do Cariri Cangaço

1. TIAGO TORRES FREITAS Prefeito Municipal de Piranhas
Entregue pela Secretária de Cultura de Alagoas MELLINA FREITAS 
2. EDUARDO CLEMENTE - Secretário de Cultura e Turismo de Piranhas
Entregue pelo Deputado INACIO LOIOLA
3. ACADEMIA PIRANHENSE DE LETRAS E ARTES
Entregue pelo Conselheiro JOÃO DE SOUSA LIMA Paulo Afonso BA
4. GMAP - Grupo Musical Armorial Piranhense
Entregue pelo Conselheiro LEANDRO CARDOSO Teresina PI 
5. FILARMÔNICA MESTRE ELYSIO
Entregue pelo Conselheiro RAUL MENELEU Aracaju SE
6. FABIO MOURA PEREIRA
Entregue pela Conselheira ANA GLEIDE LEAL  Floresta PE
7. MARIA ARIANA DE ALMEIDA SOARES
Entregue pelo Conselheiro PEDRO POPOFF Bauru SP
8. JOÃO RAIMUNDO DA SILVA
Entregue pelo Conselheiro JUNIOR ALMEIDA Capoeiras PE
9. JORGE FORTES GONÇALVES
Entregue pelo Conselheiro LOURO TELES Calumbi PE
10. MIGUEL ANGELO RODRIGUES ALENCAR
Entregue pelo Conselheiro JOSE TAVARES ARAUJO NETO Pombal PB

Entrega da Comenda "Personalidade Eterna do Sertão" In Memorian
FRANCISCO RODRIGUES PEREIRA "CHIQUINHO RODRIGUES"
Entregue pelos Conselheiros, ELANE MARQUES, MARCELO LITWAK e HESDRAS SOUTO

 Entrega de Comenda "Conselheiro Eterno Cariri Cangaço" In Memorian
EDVALDO FEITOSA AGUA BRANCA AL
Entregue pelos Conselheiros, GILMAR TEIXEIRA, RAIMUNDO MARINS e JOAQUIM PEREIRA 

20h40 - Posse Conselheirinho Cariri Cangaço
Entrega de Estola e Diploma pelo Conselheiro CELSINHO RODRIGUES Piranhas AL

20h50 - Homenagem Especial 
PAULO ROBERTO BRITTO SILVA

21h10 - Conferência e Lançamento
Tenente João Bezerra da Silva: O Comandante de Angico  
Autores : Paulo Britto e Benner Britto
BENNER BRITTO pesquisador e escritor  

22h10 Encerramento

Apresentação Artística
GMAP - GRUPO MUSICAL ARMORIAL PIRANHENSE 

26 de julho de 2025- sábado

MANHÃ

8h Saída para Roteiro Histórico
Concentração no Centro de Piranhas

8h30 Partida para a Fazenda Picos
LOCAL DO COMBATE DA VOLANTE DE JOÃO BEZERRA E O GRUPO DO CANGACEIRO GATO; PRISÃO DE INACINHA

Palestra de Campo e Consagração como "Lugar de Memória"
LUMA HOLLANDA João Pessoa PB

"O COMBATE DA FAZENDA PICOS"
CONFERÊNCIA DE JOÃO DE SOUSA LIMA Paulo Afonso BA
Debatedores
JUNIOR ALMEIDA Capoeiras PE
DR JORGE GONÇALVES Fazenda Picos
 JOÃO RAIMUNDO Comunidade de Lages

10h às 13h Roteiro Histórico
Concentração no Portal de Entrada de Piranhas 
"CAMINHOS DA RESISTÊNCIA - PELAS RUAS DE PIRANHAS"

"QUEM ERA SANTÍLIO BARROS, O SANGUINÁRIO CANGACEIRO GATO? A PRISÃO DE INACINHA E O ATAQUE DOS CANGACEIROS A PIRANHAS"
JOÃO DE SOUSA LIMA Paulo Afonso BA

 "A INVASÃO DE CORISCO E GATO, A RESISTENCIA COMANDADA POR
DONA CYRA BRITTO. CHIQUINHO RODRIGUES E A MORTE DE GATO"
JACQUELINE e CELSINHO RODRIGUES Piranhas AL

"TRAMA PARA O CERCO DE ANGICO
OS PERSONAGENS JOCA BERNARDO,  PEDRO DE CÂNDIDO,
SARGENTO ANICETO, JOÃO BEZERRA E FERREIRA DE MELO"
LUIZ FERRAZ FILHO Serra Talhada PE

CONSAGRAÇÕES COMO "LUGAR DE MEMÓRIA"

PALÁCIO PEDRO II
Local onde foram expostas pela primeira vez as cabeças 
dos cangaceiros mortos em Angico
SOBRADO DA RESISTÊNCIA
Local de resistência; casa de Chiquinho Rodrigues; e de onde partiu o tiro que viria a matar o cangaceiro Gato
PORTO DE PIRANHAS
Local de onde partiram as volantes sob o comando de João Bezerra com destino a Angico

TIAGO TORRES FREITAS - Piranhas AL
EDUARDO CLEMENTE - Piranhas AL
MANOEL SEVERO - Fortaleza CE
CELSINHO RODRIGUES - Piranhas AL
JACQUELINE RODRIGUES Piranhas AL
LUMA HOLLANDA - João Pessoa PB

13h - Almoço 

14h30 Visita a Capela de Santo Antônio de Lisboa
Santo Antônio do Cocar - Piranhas Antiga

Cordel "Piranhas e o Cariri Cangaço"
MARCUS VINÍCIUS Paulo Afonso BA
"PIRANHAS, SANTO ANTONIO DO COCAR E A VISITA DO IMPERADOR"
CELSINHO RODRIGUES Piranhas AL
"A FORÇA DO TEMA CANGAÇO NA CULTURA E ARTE DO SERTÃO"
JOÃO DANTAS Campina Grande PB

NOITE

Auditório Centro Cultural Miguel Arcanjo
Centro Histórico de Piranhas - AL

19h  Noite de Conferências

"AS TRAIÇÕES NO CANGAÇO"
IDEMBERG SENA Morada Nova CE
"O PAPEL DAS FORÇAS VOLANTES BAIANAS NO COMBATE AO CANGAÇO"
TENENTE CORONEL RAIMUNDO MARINS Salvador BA
"A ATUAÇÃO DAS FORÇAS VOLANTES DO RN NO COMBATE AO CANGAÇO"
TENENTE CORONEL MARCELO LITWAK Natal RN

21h  Noite de Lançamentos e Relançamentos

"3ª Edição de LAMPIÃO EM PAULO AFONSO" e 
"2ª Edição de MARIA BONITA, A RAINHA DO CANGAÇO"
JOÃO DE SOUSA LIMA Paulo Afonso BA

"EFEMÉRIDES JARDINENSES"
ADRIANO CARVALHO Jardim CE

"LAMPIÃO E SEUS PERSEGUIDORES E O JORNALISMO DISVIRTUADO"
LUIZ RUBEN F de A BONFIM Recife PE

"SEDIÇÃO DE JUAZEIRO 1914"
JOÃO GOMES Juazeiro do Norte CE

"LUCAS DA FEIRA NA ESCOLA - SABERES NO CANGAÇO"
AUGUSTO SPINOLA Feira de Santana BA

" A ODISSEIA DE JOSÉ AMERICO DE ALMEIDA NA REVOLTA DE PRINCESA"
JOSE TAVARES DE ARAUJO NETO Pombal PB

" LEANDRO GOMES DE BARROS E OS PRIMORDIOS DO CORDEL BRASILEIRO"
GUTTEMBERG PEREIRA DE FARIAS Patos PB

22h10 Encerramento

27 de julho de 2025- domingo

MANHÃ

7h30 Saída para Roteiro Histórico do Angico - Rio São Francisco
Concentração no Porto de Piranhas

8h Partida para a Fazenda Remanso
LOCAL DA CAPTURA DE PEDRO DE CANDIDO

Palestra de Campo e Consagração como "Lugar de Memória"
FAZENDA REMANSO, local de onde partiram os volantes 
para a captura de Pedro de Cândido
Jacqueline Rodrigues Piranhas AL

9h30h Trilha da Grota do Angico

10h30 II Grande Debate de Campo na Grota do Angico
"Mentiras e Mistérios de Angico"
Apresentadores / Debatedores
MANOEL SEVERO Fortaleza CE
LEANDRO CARDOSO Teresina PI
WESCLEY DUTRA Sousa PB
JOÃO DE SOUSA LIMA Paulo Afonso BA

13h - Almoço e Retorno para Piranhas

TARDE LIVRE

NOITE

Auditório Centro Cultural Miguel Arcanjo
Centro Histórico de Piranhas - AL

18h30  Noite das Academias

18h50 Posse Solene de novos membros da ABLAC
ARCHIMEDES MARQUES
ELANE MARQUES

2Oh30 Palavras pela APLA
JACQUELINE RODRIGUES

2Oh50 Palavras pela ABRAES
LEONARDO GOMINHO

21h30 Celebração Festiva de Encerramento
Serenata pelas ruas de Piranhas - Revivendo Altemar Dutra
Filarmônica Mestre Elísio

Encerramento


 CARIRI CANGAÇO PIRANHAS 2025
Alagoas - Nordeste do Brasil

Realização
Conselho Alcino Alves Costa - Cariri Cangaço
APLA - Academia Princesense de Letras e Artes
Prefeitura Municipal de Piranhas
Secretaria da Cultura e Turismo de Piranhas

Apoio na Realização
SEBRAE

Apoio Institucional
SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço
 ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço
ABRAES - Academia Brasileira de Estudos do Sertão Nordestino
GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará
GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço
GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco
GSEC - Grupo Sergipano de Estudos do Cangaço
 Campina Grande Cangaço

https://cariricangaco.blogspot.com/2025/07/programacao-oficial-cariri-cangaco.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com