Seguidores

segunda-feira, 20 de julho de 2020

LIVRO CORISCO A SOMBRA DE LAMPIÃO

Por Francisco Pereira Lima

A recomendação bibliográfica de hoje: 

CORISCO: A Sombra de Lampião, de Sérgio Augusto S. Dantas. 
Um excelente livro sobre essa figura emblemática do Cangaço. 
CORISCO. Livro Novo. Preço 50,00 Com frete incluso. Pedidos: 

franpelima@bol.com.br e 
whatsapp 83 9 9911 8286.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE CÍCERO

Clerisvaldo B. Chagas, 20 de julho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.348

“O padre Cícero morreu em Juazeiro do Norte em 20 de julho de 1934, aos 90 anos, encontrando-se sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na mesma cidade”. Muito se tem falado sobre o padre do Juazeiro. São inúmeros livros, artigos, discursos, teses e muito mais. Foi eleito o cearense do século e um dos 100 maiores brasileiros, popularmente é considerado o grande santo Nordestino. Após sua transferência acredita-se que espiritualmente esteja fazendo o dobro pelos seus devotos sertanejos. Em Alagoas, a sua maior romaria é na chamada Pedra do Padre Cícero, situada na BR-316 no município de Dois Riachos. Seu oratório foi construído sobre um bloco rochoso às margens da rodovia pelo agricultor José Antônio Lima (falecido) como motivo de promessa nunca revelada, em 1956.

PEDRA DO PADRE CÍCERO (FOTO: B. CHAGAS).

Daí em diante sucederam-se as visitas dos seus devotos e o oratório e seu acesso foram sofrendo modificações para melhor, visando mais conforto aos visitantes. Com medo de cair de cima da rocha, um padre pediu uma capela lá em baixo para melhor acomodar os seus fiéis.  A capela foi construída e as missas ali são realizadas. Além de visitas o ano inteiro, o auge mesmo é no dia de hoje, 20 de julho, quando romeiros de vários estados e de todos os lugares de Alagoas, lotam as imediações. Multidão, ônibus, vans, carro pequenos, motos, cavalos e burros tomam os terrenos vizinhos coisa que só se vê no Juazeiro. O trânsito fica difícil na BR-316 imediações da Pedra. Inúmeras promessas são pagas e outras feitas, muitos fogos lançados ao ar e peças representativas do corpo humano são entregues pelos seus fiéis seguidores.
O padre Cícero Romão Batista, espiritualmente, toma conta e age tanto no Juazeiro do Norte quanto no bloco rochoso do município de Dois Riachos. Como nosso “santo” predileto, já balançamos as pernas de Santana do Ipanema às escadarias de concreto do seu oratório para agradecer de perto uma das tantas e tantas graças alcançadas através da sua intercessão. O dia da morte do “meu padrinho”, tornou-se uma festa religiosa de grandes proporções ali pertinho do afluente do rio Ipanema. Até Lampião dirigiu-se à Grota dos Angicos, em Sergipe, para descansar durante a semana da morte do santo nordestino.
Estamos prestando essa homenagem em época de pandemia e nem sabemos como os dirigentes da festa irão fazer para evitar aglomerações.  Suas bênçãos continuam, porém sobre nós


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

APRESENTO AOS AMIGOS ANTONIO SILVINO

Por Antônio Corrêa Sobrinho

Apresento aos amigos a, provavelmente, última entrevista à imprensa do primeiro Rei do Cangaço, o Rifle de Ouro, ANTONIO SILVINO, concedida ao diário carioca O JORNAL, poucas horas antes de sua morte, publicada na edição de 05.08.1944. SILVINO que completa 76 anos de morto no final deste mês, e, tal qual o seu êmulo Virgulino Lampião, merece ser lembrado por todos nós que cultivamos o cangaço.


O FAMOSO CANGACEIRO ENTREVISTADO NOS ÚLTIMOS INSTANTES DE VIDA – “DE PÉ NUNCA TIVE MEDO, MAS DEITADO NÃO QUERO MORRER” – “NÃO TENHO MEDO DO INFERNO, MAS NÃO QUERO IR PARA O CÉU” – NUNCA ROUBEI NEM DESONREI NINGUÉM

JOÃO PESSOA, julho (De Luiz Gomes e Abelardo Jurema para a Meridional) – Há alguns meses, correu em Campina a notícia de que Antonio Silvino, o famoso bandoleiro que assombrou as populações de nossas caatingas, cariris e sertões, se achava gravemente doente em uma água-furtada na rua Arrojado Lisboa, atraindo assim a atenção de todos e sobretudo daqueles que ainda se recordavam da história palpitante do cangaceirismo nordestino, da qual aquele homem de 72 anos era um personagem de primeira plana.

NUMA ÁGUA-FURTADA

A rua Arrojado Lisboa passou a ser palmilhada por homens de todas as classes e profissões. Até professores procuravam conhecer Antonio Silvino. O que restava do homem do cangaço era um ancião pendurado numa rede, alquebrado fisicamente, mas com o espírito esclarecido, vivo, respondendo a todas as perguntas e divagando sobre os homens e as coisas com aquela vaidade que possuía de brilhar nas palestras, como um pseudo homem de letras, querendo se fazer de entendido em tudo.

Mas, diga-se de passagem, se Antonio Silvino não era culto, pelo menos mostrava uma inteligência de primeira ordem. Não parecia o bandido que entrou na Detenção de Recife, sem conhecer uma letra de alfabeto.

Quando, setenta e duas horas antes do seu falecimento, estivemos em sua casa, numa tarde álgida e chuvosa dos últimos dias do mês de julho, fomos encontra-lo num estado de profunda dispneia, naquela alforja que dava a impressão de uma furna guardando uma fera que de fora apenas tinha os olhos saltitantes e acesos.

SILVINO, NÃO, CAPITÃO DE CAMPO

Como vai passando, Silvino? Foi a nossa primeira pergunta, que o velho não deixou sem esta advertência, interessante e filauciosa:

“Silvino, não, capitão.”

Mas, interrogamos. Capitão de que milícia, do Exército, da Polícia, da Marinha ou da Guarda Nacional?

Não, respondeu o velho bandoleiro. Capitão de campo, como sempre.

A seu lado, estava uma dama da sociedade de Campina, lendo os Evangelhos, nesses exercícios que ajudam a morrer sem lamentos.

Estranhamos ao capitão de campo que ele, que tinha saído da cadeia de Recife com fama de espírita e posteriormente de protestante, estivesse ali a ouvir com tanto respeito a religiosidade orações dos irmãos de São Pedro, parecendo assim uma conversão ao catolicismo.

NUNCA TIVE MEDO DE MORRER, MAS AGORA...

Ainda desta vez Antonio Silvino não deixou passar sem uma explicação, dizendo:

- “Nunca tive medo de morrer em pé, quando campeava pelo Nordeste, e agora, deitado, não quero morrer, se bem que não tenha medo do inferno, pois, se pra lá for, disputarei um lugar de chefe, um posto de comando qualquer. Pro céu é que não quero ir, pois, ao que me consta, lá não há campo pra luta nem para capitão do mato como sempre fui. Quero é viver mais um pouco, mesmo com esta agonia que estou sentindo, com esta falta de ar, com esta falta de conforto. Essas palavras que a menina está lendo são do Evangelho, o que quer dizer que são palavras de Deus. Em todas as religiões do mundo a palavra de Deus é uma só.”

Até parecia que Antonio Silvino já tinha lido o “Paraiso Perdido” de Milton, naquela estrofe que tão bem se ajustava ao seu pensamento naquele minuto: “É melhor ser rei no inferno do que soldado no céu”.

HOMENS DA JUNGLE

Homens como Silvino não aceitam a igualdade. São individualistas por instinto. Querem estar sempre mandando, ainda mesmo que imperando entre naturezas selvagens, sem conforto e sem lei, mas sempre expedindo ordens e forçando o seu cumprimento. Homem da jungle.

Ali estava um homem quase sem vida, porém senhor de si mesmo, cheio de altivez e com o espírito presente à realidade do momento. Via a morte próxima e ainda era o mesmo homem sem o acabrunhamento tão comum entre os mortais nestas horas supremas.

Depois de darmos tempo a ele se perfazer, procuramos detalhes de sua vida pregressa. Era inútil. O homem se aferrava na tese de que o passado o vento tinha levado.

VINTE E CINCO ANOS DE RECLUSÃO

- “Minha vida, disse Silvino, todo mundo conhece. Entre as minhas aventuras e o presente, há vinte e cinco anos de reclusão que alteraram o meu destino. Mas, digam lá fora que nunca roubei nem desonrei ninguém, e se matei alguém, isso foi em defesa própria, evitando cair nas mãos de inimigos e dos macacos.”

Ele batizava de macacos os soldados da Polícia.

Antonio Silvino esquecia-se dos quadros que atestam a sua ferocidade... a paisagem macabra que deixou atrás de si durante vinte e um anos de cavalgada sinistra na trilha do crime. O testemunho dos seus contemporâneos está aí, estigmatizando a sua vida criminosa, de nada valendo as dirimentes que alega nem as lendas que se propagaram, lendas criadas na imaginação popular tão fértil e tão plástica às primeiras impressões e tão facilmente impressionável pelas façanhas novelescas.

No júri popular soberano, dizia-se com muito ajuste à realidade psicológica de nossa gente que se todo criminoso fosse submetido a julgamento imediatamente após o delito, a condenação seria no grau máximo, mas que, se se deixasse o tempo correr, a sua ação cicatrizante se faria sentir e a absolvição viria como veio em casos talvez mais tremendos do que os do próprio Antonio Silvino.

Continuamos o nosso interrogatório. Insistimos ainda em colher de Antonio Silvino algo de novo sobre a sua vida. E a resposta foi inteligente.

CHEIO DE ESPERANÇAS NA JUSTIÇA DE DEUS

- “A justiça dos homens me condenou. A justiça da Revolução de 30 me absolveu, dando-me liberdade. A doença agora me prende e eu só tenho a aguardar o pronunciamento da Justiça de Deus. E ela é maior do que todas as justiças da terra. Levo um consolo, que julgo influir no julgamento divino. Tudo quanto fiz distribuí com os pobres, terra, gado e dinheiro; nada mais tenho hoje, a não ser filhos educados com o meu próprio esforço e que hoje me esquecem inteiramente.

“Faço questão em dizer que vivo abandonado, pois só uma filha que mora em Fagundes, neste município de Campina, veio me ver no estado em que me encontro. Afora este conforto moral, devo o amparo que tenho agora nesta casinha modesta á minha prima Tidula e a este moleque que aqui está, o Francisco Alves, que não me abandona um só momento, como um cão fiel.”

DESTINO DE BANDOLEIRO

Que destino de bandoleiro! Depois de ter o mundo a seus pés, estava vivendo às custas da bondade humana. Eram motoristas, viajantes, pessoas do povo, gente enfim cheia de sentimento de solidariedade humana que estava auxiliando Antonio Silvino, esquecendo-se dos seus crimes, mas assistindo a um enfermo até mesmo com orações.

Ante aquele quadro, têm razão os que pensam que “o crime não compensa”. Ainda há pouco, visitando a Cadeia Pública de João Pessoa, vimos entre os presos comuns, em suas roupas zebradas, o célebre Zé de Totó, que depois de quarenta anos de vida criminosa, perdeu até mesmo a fama, um dos elementos que mais alimentam o instinto criminosos dos homens fora da lei.

“DEUS LHES ABENÇOE”

Estava já escurecendo e o Rei do Cangaço se mostrava cansado e incapaz de continuar a nos prestar atenção. Chegava o moleque Francisco com um cobertor. Fazia frio. Campina estava vivendo a 16 graus acima de zero. Era uma temperatura que não fazia bem a um homem dispneico. Sentimos que poucas horas restavam de vida a Antonio Silvino. Olhamos bem para a sua fisionomia. Cabeça chata de nordestino, cabelos brancos, tão brancos como a sua barba crescida, olhos claros e ainda vivos, parecendo até que daquele corpo eram os últimos órgãos a condensar avaramente as últimas centelhas de vida de Antonio Silvino.

Despedimo-nos dele. Dissemos algumas palavras de conforto. Do fundo da rede, num esforço que bem podemos avaliar pela sua expressão momentânea de aparente robustez, surgiu o busto de Antonio Silvino, lançando-nos um adeus patético: “Deus lhes abençoe e muito obrigado pela visita”.

Setenta e duas horas depois, mal tínhamos chegado de Campina e já a notícia da morte de Antonio Silvino se espalhara.

Obra de pura coincidência. Ele que tanto gostava de publicidade, recebendo na Casa de Detenção de Recife e de Olinda com a melhor boa vontade os repórteres e visitando, quando solto, as redações dos jornais das cidades que percorria, numa tentativa sempre interessada de estar em evidência, até mesmo nos últimos momentos, no fundo de uma cangocha, sentindo-lhe, aos poucos, faltar o contato com o mundo, foi visto por dois repórteres que ali foram sem pensar que iriam divulgar as últimas palavras do abencerragem do cangaceirismo no Nordeste.

Antonio Silvino já não existe. Manoel Batista de Morais dorme para sempre no Cemitério do Carmo de Campina Grande.

O JORNAL (RJ) - 05.08.1944


http://blogdomendesemesdes.blogspot.com

UM ARGUMENTO

Por Anônio Corrêa Sobrinho

Cangaceiros em Sergipe, logo nos remete à figura de Virgulino Lampião e seus comandados, a partir de março de 1929, quando, adentrando por Carira, fez do pequeno estado nordestino seu principal refúgio. Todavia, podemos dizer que a atuação de cangaceiros neste Estado, iniciou-se, pelo menos, em dois momentos, em 1906, quando da chamada "Revolta de Fausto Cardoso", e, ainda antes de Lampião, desta vez de forma mais efetiva, durante a Revolta de Augusto Maynard, em 1924. Em ambos os casos de forma mercenária.
Em 1906, cangaceiros foram contratados pelo movimento sedicioso liderado por Fausto Cardoso. O jornal situacionista "O Estado de Sergipe”, na ocasião da sublevação, declarou o seguinte: “Já muitos dias antes da revolta, os adversários desta cidade, mais tarde progressistas, anunciavam francamente a queda da situação. Os Aguiar rumorejavam que se faria, com assentimento do chefe da nação, a deposição do governo do Estado, logo que no solo sergipano pisasse o Dr. Fausto Cardoso. Não se guardava reserva.
As manifestações de força eram feitas às escancaras e as encomendas de cangaceiros para os municípios sertanejos faziam-se de maneira tal, tão francamente, que ninguém as ignorava.” É de se registrar que o famoso militar Augusto Maynard (foto acima) , interventor federal em Sergipe por duas vezes, na ditadura getulista, anos depois, foi um dos liderados por Fausto Cardoso. Não sabemos se cangaceiros participaram efetivamente da tomada do governo de Guilherme de Campos, na manhã de 10 de agosto de 1906, embora não haja dúvida de que civis pegaram em armas naquela ocasião. Os filhos do deputado Fausto Cardoso, por sinal, ao serem entrevistados, falando a respeito da morte do pai, chegaram a afirmar que o pai podia contar com 4.000 homens dispostos a tudo.
Em 1924, cangaceiros também atuaram contra os comandados de Augusto Maynard, os tenentes do Exército brasileiro em Sergipe, e a favor do governo Graccho Cardoso. Quanto à participação de cangaceiros nas hostes dos revoltosos, os tenentes de Maynard, é de se supor que, dentro de uma lógica, sim. O cangaceiro Corisco, que em 1924 andou servindo por aqui, esteve de um lado ou do outro, ou seja, da legalidade ou da ilegalidade; é de se saber.
Eronildes Carvalho
Vale mencionar que, do lado do governo Graccho Cardoso esteve Eronildes de Carvalho, que também foi interventor em Sergipe, no tempo de Getúlio. Sobre a participação do "batalhão" de Porfírio Brito, de Propriá, assim declarou o governador Graccho Cardoso, após vencida a revolta: “Porfírio Brito e os seus destemerosos companheiros encarnaram o primeiro protesto armado em Sergipe. Permitam os fados que não se perca dos nossos anais a beleza republicana desse exemplo” (“Tenentismo em Sergipe”, de Ibarê Dantas).
Os nomes dos destacados homens públicos sergipanos, Augusto Maynard e Eronides de Carvalho, neste meu argumento, meu objetivo foi mostrar que ambos, em momentos da história, contaram com a ajuda de homens proscritos, marginalizados, foras da lei, criminosos, cangaceiros.
Talvez esteja aí uma das razões do cangaço lampiônico em Sergipe ter sido tão tolerado, afagado quase, por estes dois governantes.

Antonio Correa Sobrinho
Pesquisador, Aracaju-Sergipe

14 de julho de 2020


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ARY LOBO



Gabriel Eusébio dos Santos (Ary Lobo) é um artista brasileiro. Nasceu em Belém no dia 14 de agosto de 1930 - Fortaleza[1]22 de agosto de 1980.

Ary Lobo teve mais de 700 músicas gravadas [carece de fontes] por ele e outros cantores, músicos e intérpretes. Era defensor da música norte-nordestina de raiz.


De estilo semelhante ao de Jackson do Pandeiro, cantando derivativos do baião, entre cocos e rojões, Ary Lobo lançou vários sucessos nos anos 50 e 60 em seus nove LPs na RCA. Retratava a vida e os costumes do povo nortista e nordestino em números divertidos, como "Cheiro da gasolina" e "Madame Paraíba".

Suas gravações mais conhecidas são, provavelmente, "O último pau de arara", "Eu vou pra lua" e "Súplica Cearense".


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUANDO O CORONEL PEDRO ALVES DA LUZ FOI ACUSADO DE SER PROTETOR DE LAMPIÃO

Por Valdir José Nogueira

Em meados do mês de julho do ano de 1927, um indivíduo por nome Francisco Ramos, cuja alcunha “Mormaço”, depois de uma farra em um samba, no lugar Baixio dos Ramos, no município de Araripe (CE), feriu com um tiro um seu tio, sendo em seguida preso e conduzido à cadeia da cidade do Crato, onde prestou seu depoimento. O referido preso tratava-se de um dos mais célebres bandidos de Lampião, que havia há bem poucos dias abandonado o grupo do famoso cangaceiro, na sua triunfal excursão, quando este, deixando o Ceará, seguiu para Pernambuco.

O cangaceiro “Mormaço” fez a polícia do Crato, minuciosa descrição de sua vida, e de par com ela, trouxe abundantes elementos para a história do combate ao banditismo no Nordeste. O seu depoimento é impressionante. Porém, serão verdadeiras as informações do bandido? Ninguém mais pode assegurar. Em todo caso, o seu longo relato foi publicado em jornais da época. O “Jornal do Recife” publicou o curioso depoimento em duas edições seguidas. A edição desse jornal de nº 211 de 13 de setembro 1927, publicou a primeira parte do depoimento, sendo que em um dos trechos, o bandido desassombrado contou: “que o coronel Pedro da Luz, morador na fazenda Barrinha, município de Belém de Cabrobó, e próximo à Serra do Umã, cerca de uma légua, muito protege Lampião, fornecendo munição e ocultando o grupo na mesma serra, em lugar dele conhecido, desviando por todos os meios a pista do grupo; que o mesmo coronel recebe de Lampião dinheiro a título de gratificação pelos serviços prestados...”

Diante dessa tremenda acusação, e em decorrência também de outros boatos maldosos contra o tenente-coronel Pedro Alves da Luz, prefeito do Município de Belém de Cabrobó, que diziam ser o mesmo mais um protetor e coiteiro de Lampião, em 1928, o Conselho Municipal daquela cidade votou uma honrosa moção de solidariedade ao dito coronel e que foi publicada no jornal “A Província (PE)”, Ed. 128, do sábado, 2 de junho de 1928:

“Aos dezenove dias do mês de maio do ano de mil novecentos e vinte e oito, às 10 horas da manhã, no Paço do Conselho Municipal desta cidade de Belém de Cabrobó em sessão extraordinária, sob a presidência do tenente-coronel Jerônimo Pires de Carvalho, compareceram os cidadãos Inácio de Sá Araújo, Odilon Alves de Carvalho, Licínio Lustosa de Carvalho Pires e Aristides Alves de Carvalho Barros, conselheiros municipais, e sendo primeiro exposto o motivo da presente sessão que é apresentar ao Sr. Prefeito deste município o tenente-coronel Pedro Alves da Luz uma moção da mais inteira solidariedade erguendo assim o mais cabal protesto contra as infâmias e baixas calúnias que em torno do seu honrado nome se tem levantado ao foro de Vila Bela onde segundo consta, se lhe tem dado como coiteiro e protetor de Lampião, e por isto este Conselho não podendo e nem devendo absolutamente calar-se diante de tão torpe e revoltante injustiça feita ao Digno Chefe do Poder Executivo Municipal, apressa-se em vir por todos os seus membros, abaixo assinados, e satisfeitas as formalidades do estilo, dar o necessário e conveniente desmentido a tão aviltantes e injustas calúnias, obra sem dúvida de algum ou alguns mesquinhos desafetos do digno prefeito.
  


Para quem conhece de perto o tenente-coronel Pedro Alves da Luz, não há necessidade de dizer quem ele o seja, pois as suas maneiras de fino trato e relevantes serviços prestados a sociedade em geral, o tem sempre desde muito, revelado como um dos cidadãos mais digno, respeitável e útil deste município que muito lhe deve; umas como em outras localidades onde não é ele ainda conhecido, pequenos e injustos desafetos se lhe tem feito caluniosas acusações, cumpre para melhor desmentido a tais acusações que se põem em relevo o seu proceder, relacionando em síntese ao menos uma pequena parte dos seus serviços que tão abnegadamente pelo bem geral tem prestado à causa pública, fazendo para isso referência dos mais recentes, afim de que as pessoas de bem possam julgar como merece, assim verificar que se trata de um cidadão prestimoso e não um coiteiro e protetor de bandidos, vem pois o Conselho Municipal pela voz de seus membros, apresentar a presente moção para assim repelir as baixas calúnias que lhe tem injustamente assacado, se sente também no dever sagrado de reunir a esta, embora em resumo alguns traços da vida de tão conspícuo cidadão.

O tenente-coronel Pedro Alves da Luz, desde sua mocidade prestou relevantes serviços não só de natureza material como moral, a sociedade, quer aqui quer em outros municípios onde anteriormente residiu, sendo porém suficiente relembrar dentre os méritos que tem prestado a este município como simples cidadão ou como homem público, em cujo caráter se acha atualmente investido, e nesta qualidade tem sido a sua administração uma das mais fecundas e prósperas conforme se ver dos diversos melhoramentos do município, o que não vem a caso enumerar. Quando há anos veio fixar sua residência neste município, vindo de Triunfo, onde exerceu com brilho o cargo de delegado de polícia, procurou a zona que mais se prestasse a agricultura e ai, conseguiu com um trabalho assíduo e inteligente converter as suas terras em fontes de riquezas para o Estado e o Município.

 Manoel Severo, Valdir Nogueira, Manoel Serafim, Gurgel Feitosa e De Assis, em dia de Cariri Cangaço

Dizer-se então que o tenente-coronel Pedro Alves da Luz protege a Lampião é uma calúnia, pois muito pelo contrário ele procurou auxiliar sempre a ação do governo contra o tão terrível grupo, como prova disto se deduz de muitos fatos, como por exemplo, do seguinte: Somente depois que Lampião aumentou o seu grupo foi que teve que entrar 3 vezes neste município, passando por duas vezes na Barrinha, residência do tenente-coronel Pedro Alves da Luz, isto porém ligeiramente, sendo que da primeira vez por ali passara no caráter de capitão de um “Batalhão Patriota do Ceará” e em tal caráter chegou a 3 léguas de distância desta cidade, de onde mandou passar telegrama; e da segunda vez, tendo as suas ordens 89 bandidos, e então por isso o tenente-coronel Pedro Alves da Luz para não se expor às iras de tão temível facínora, uma vez que em coisa alguma se achava disposto a compactuar com ele, e por sua vez, não tendo elementos para reagir contra numeroso grupo, imediatamente retirou-se para esta cidade, de onde transportou-se para o povoado de Abaré do Estado da Bahia, só voltando a sua fazenda depois que passou o Estado de Pernambuco a ser governado pelo exmo. Sr. Dr. Estácio Coimbra, quando começou também mais ativa a perseguição ao banditismo, e desde então o tenente-coronel Pedro Alves da Luz, decidiu-se com mais ânimo, a auxiliar neste sentido a ação do governo, e uma das provas disto, está nos meios que facilitou ao volante Domingos Nogueira, para com outras pessoas de Riacho Pequeno, dar combate a Lampião se este com seu grupo tentassem atacar aquele povoado como sucedeu, e de que então resultou a morte de dois bandidos devido a tática e coragem do mesmo Domingos Nogueira, que neste tempo ainda não estava incorporado como praça, e os recursos de que dispunha para a luta lhe era fornecido pelo mesmo tenente-coronel Pedro Alves da Luz.

Quando após a chacina de Favela em Floresta, Lampião fingindo-se subir para atravessar neste município, voltou na direção do norte passando em Conceição das Crioulas, e indo abater gados no Olho d’Água, no pé da Serra do Umã, município de Floresta.

Foi o tenente-coronel Pedro da Luz quem logo ao saber da sua estada naquele local, veio a auto avisar ao delegado de polícia, tendo além disso posto a disposição seu carro ao cabo Manoel Ribeiro para este ir ao encontro do cabo Manoel Neto, comunicar o paradeiro do mesmo Lampião, e como este, muitos outros fatos poderíamos citar.

Nada mais se precisa adiantar para a demonstração cabal da completa falta de fundamento de espíritos perversos ou irrefletidos, tem injustamente assacado contra a reconhecida reputação do prefeito deste município, tanto mais quanto a sua honra, está a cavalheiro, de qualquer infâmia de que se lhe atenta atirar.

E depois de ser lida e datada, conforme, foi por todos assinada. Para constar eu José Carvalho de Sá Roriz, secretário o escrevi.”

Da tradicional e numerosa família Carvalho, o tenente-coronel Pedro Alves da Luz foi nascido no município de São José do Belmonte, na fazenda Gameleira, sendo o primogênito do casal major Antônio Alves da Luz e dona Maria Francisca de Barros, esta irmã do Padre José Pires dos Santos Barros.

Grande fazendeiro, o tenente-coronel Pedro da Luz, além da fazenda Barrinha onde residia, localizada entre os municípios de Belém do São Francisco e Salgueiro, era proprietário de muitas terras na região, onde mantinha avultada quantidade de rebanhos de gado bovino e de corte.

Era um homem muito rico, de grande prestígio, bom caráter e muito respeitado, possuindo também uma infinidade de compadres e comadres, em virtude da quantidade de crianças de que foi padrinho em toda aquela região, tendo algumas, adotado o seu sobrenome “Luz” como homenagem. Ainda no tempo que residiu em Triunfo, chegou a exercer naquela cidade os cargos de delegado de polícia e literário. Como político, exerceu os cargos de conselheiro municipal e prefeito de Belém de Cabrobó.Foi casado com dona Afra Florisbela Pires Cantarelli. O casal não deixou filhos.

Valdir José Nogueira de Moura,
Escritor e Pesquisador, Conselheiro Cariri Cangaço
São José de Belmonte


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MAIS UMA GRANDE OBRA DE JOÃO DE SOUSA LIMA


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MARTINS COELHO - UM VETERANO E CAPACITADO RADIALISTA DE MOSSORÓ

Por José Mendes Pereira

Martins Coelho é um dos mais antigos e capacitados radialistas de Mossoró, que desde os anos sessenta, período em que começou a sua intimidade com a comunicação, continua na Rádio Difusora de Mossoró, apresentando o seu programa semanal. Martins Coelho  não podia ser diferente. No comunicação ele é filho do Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti "que segundo o historiador Geraldo Maia do Nascimento o monsenhor nasceu em Assu/RN em 21 de dezembro de 1929, sendo filho do casal Alfredo Simonetti e Maria Augusta de Sá Leitão Simonetti. Foi o quarto filho de um total de sete irmãos: Maria Amália Simonetti (Ir. Angelina), José Nazareno Simonetti, Maria Anita Simonetti, Joaquim Alfredo Simonetti (Padre Alfredo), João Batista Simonetti, Maria da Salete Simonetti Gomes e um filho adotivo: João Batista. O pai morreu quando Américo tinha apenas 10 anos".

Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti foi uma grande figura em Mossoró e no Rio Grande do Norte. Bastante respeitado e admirado pela população.

Dos muitos que com ele  começaram no rádio alguns já partiram para a eternidade, Seu Mané Alves, Every Costa, Edmilson Lucena e recentemente se foi o Emery Costa e outros estão engajados em emissoras pelo Brasil afora, por exemplo o Jacó, que  se encontra em emissoras na capital do Brasil, Brasília.

Mas alguns deles abandonaram o rádio e partiram para outras atividades, como o Coronel Pereira, Geraldo Mendes. O ex-locutor Edson Martins, por problemas de saúde, já  se encontra aposentado.

O casamento do locutor Martins Coelho com o rádio foi pela primeira vez na Emissora de Educação Rural de Mossoró - "Rádio Rural.

O programa que durante muitos anos o locutor Martins Coelho apresentou na Rádio Rural de Mossoró, ao deixar esta, levou para Rádio Difusora, e como é um programa popular, sempre conservou e continua aumentando a sua audiência em toda Mossoró e nas regiões adjacentes.

Como é um locutor que sempre gostou de animar o seu programa para não se tornar chato, sem graça, certo dia era 1º de abril (não me recordo o ano), e acreditando que os seus ouvintes não iriam acreditar na sua informação, já que era o dia da mentira - 1º de abril, assim que chegou à Rádio Rural, no seu programa, Martins Coelho avisou que em frente à Rádio Rural, na Praça Vigário Antonio Joaquim, havia estacionado uma carreta cheia de mercadorias, as quais seriam distribuídas com os mais carentes de Mossoró.

Mas o mais engraçado foi que muitos não se lembraram que aquele dia - 1º de abril - era dia da mentira. Logo a Praça Vigário Antonio Joaquim encheu de gente. E já que ali não havia nenhum tipo de automóvel com carga, todos queriam saber para onde haviam levado a dita carreta com as mercadorias.

Mas aconteceu que o nosso grande locutor Martins Coelho pagou caro por isso, e foi castigado pelo seu padrinho de casamento com a comunicação, o Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti que o excluiu dos registros da Rádio Rural de Mossoró.

Como grande profissional que é, Martins Coelho registrou pela segunda vez a sua Carteira Profissional, e esta segunda vez, foi na Rádio Difusora de Mossoró, permanecendo até os dias de hoje, como locutor.

Mas você acha que Martins Coelho errou, em ter publicado este aviso, que em frente a Rádio Rural tinha uma carreta cheia de mercadorias?

A população foi quem errou, já que ela sabe muito bem, que o locutor Martins Coelho faz o seu programa com muita graça e simplicidade.

Parabéns ao locutor Martins Coelho pela sua capacidade profissional no rádio mossoroese.

Minhas Simples Histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

QUASE CANGACEIRO.

Por João Filho de Paula Pessoa

O sobrinho de Lampião, José Ferreira de 17 anos, filho de sua irmã mais velha, D. Virtuosa, que morava em Juazeiro de Norte/Ce., decidiu entrar para o cangaço, à exemplo de seus tios, em virtude de perseguições e pressões que sofria por ser sobrinho de Lampião e para isso contactou com seu tio pedindo para acompanhá-lo em seu bando. Assim, combinaram seu ingresso no Cangaço, marcaram de se encontrar em Angico onde o bando estaria acampado por alguns dias. 

Conforme combinado, em Julho de 1938, José Ferreira chega ao acampamento em Angico e encontra com seu tio Lampião, que lhe dá boas vindas, entrega-lhe um rifle, lhe apresenta ao resto de bando e mandou fazer roupas adequadas para que ele se inserisse efetivamente na vida cangaceira. Sendo que, em seu terceiro dia de cangaço, ao nascer do sol, o acampamento foi atacado pelas volantes e Lampião foi eliminado, morrendo ali também o cangaço e com ele sua pretensão de ser cangaceiro, conseguiu fugir, foi preso e libertado e seguiu numa vida discreta e comum. 

Em seu depoimento disse “de manhãzinha, eu tinha acabado de lavar o rosto e fui apanhar um cigarro que eu deixara em cima de uma pedra, quando ouvi um tiro, depois outro, todo mundo correndo, eu morto de medo, larguei o rifle que meu tio tinha me dado e caí no mato (Jornal “A Tarde” 02/03/1939)” 

João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce. 28/01/2020.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS IRMÃOS FERRAZ NOGUEIRA “FLOR”! BRAVA GENTE NAZARENA. ENTRE ESTES, GRANDES INIMIGOS DE LAMPIÃO.

Por Kiko Monteiro

Euclides Souza Ferraz , Odilon Nogueira de Souza, Américo Nogueira de Souza, Valdemar de Souza Ferraz (O único que não pegou em armas), Manuel de Souza Ferraz , Ildefonso Ferraz de Souza (Morreu aos 16 anos no fogo da fazenda Xique-Xique em 14 de novembro de 1925), Luiz de Souza Nogueira e Hildebrando de Souza Nogueira.

As mulheres que completam a família são Ana Angélica de Souza Ferraz e Emília Angélica de Souza Ferraz.

Filhos de João de Souza Nogueira e de dona Angélica Teodora de Souza Ferraz.

Em breve os amantes do cangaço terão a oportunidade de conhecer um Memorial dedicado a saga dos Flor e demais guerreiros nazarenos.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com