Seguidores

quarta-feira, 29 de março de 2023

PRAÇA DOS SERESTEIROS DE MOSSORÓ

 Por José Mendes Pereira

https://www.youtube.com/watch?v=UknCfuhgU1Y

O Rio Grande do Norte produziu nas terras da cidade de Mossoró um dos melhores seresteiros, e que até ainda hoje não foi substituído por outro, o Francisco de Almeida Lopes que era carinhosamente alcunhado em Mossoró por Cocota.

Cocota foto gentilmente cedida pelo poeta, escritor, professor e pesquisador do cangaço, gonzaguiano e Trio Mossoró por  Antonio Kydelmir Dantas de Oliveira

Era filho do senhor  Messias Lopes de Macedo e da honrada dona Joana Almeida Lopes, e irmão dos cantores Oséas Lopes (o atual Carlos André), Hermelinda Lopes e João Batista Almeida Lopes que artisticamente, é conhecido por João Mossoró, os três foram fundadores e componentes do Trio Mossoró, que durante muitos anos, fez sucesso de Norte a Sul e de Leste a Oeste do Brasil.

Vejam bem, a foto acima que ilustra o trabalho, é da tal Praça dos Seresteiros em Mossoró, que a Prefeitura Municipal construiu em frente à antiga casa em que moraram o seresteiro e o Trio Mossoró, além de pequenina, está totalmente acabada, bancos quebrados, piso destruído, suja, cheia de mato e lixo, servindo apenas para acomodar alguns carros, e pessoas que usam drogas, sem que a Prefeitura Municipal de Mossoró tome as providências para recuperá-la.

http://telescope.blog.uol.com.br/sociedade/arch2010-06-01_2010-06-30.html

Não é difícil o leitor entender: Ao lado direito da foto, um pouco acima desta barragem, está a Praça dos Seresteiros, e colada a ela, era a casa da família Almeida Lopes do antigo Trio Mossoró.

O cantor Carlos André segundo ele me enviou através de e-mail, tem um projeto para ser construído sobre a barragem de Mossoró, que acho eu que ele cansou de tanto esperar, pretende fazer com os seus próprios recursos, acho eu, não sei, já que as autoridades de Mossoró não tomam esta causa para si. 

Segue o que me enviou o cantor Carlos André:

PROJETO PARA A PRAÇA DOS SERESTEIROS EM MOSSORÓ
Por: Oséas Lopes - o cantor Carlos André 

https://www.youtube.com/watch?v=k4Q1vVZChrw&ab_channel=MUSICALBRAZUCA

Amigo José Mendes Pereira, a "Praça dos Seresteiros" é Cultura Popular, e como a nossa cidade de Mossoró é considerada a capital da cultura popular do Rio Grande do Norte, essa Praça a muito que já era para estar pronta, em homenagem, não somente ao Cocota, mas toda classe artística  de nossa cidade. Ali, pretendemos fazer um pequeno palco, e nas paredes, colocaremos quadros dos grandes do Rádio na época como: Paulo Gutemberg, Genildo Miranda e tantos outros. Todos serão lembrados.

 Da esquerda para direita: José Renato, sobrinho de Paulo Gutemberg, Nilo Santos, radialista e Paulo Gutemberg, todos já falecidos.

ADENDO:

Os dois que aparecem ladeando Nilo Santos, na foto acima, foram meus patrões da Sociedade de Cinemas, Rádios, jornal e Editora. Nilo Santos e eu, fomos alunos no Ginásio Municipal de Mossoró. Os três já estão no reino de Deus. - José Mendes Pereira. 

..., Carlos Augusto Rosado da família numerada de Mossoró, José Genildo de Miranda, ... e Dr. Jerônimo Dix-huit Rosado Maia ex-senador e ex-prefeito de Mossoró.
Continua o artista: 

No paredão da barragem faremos caricatura de todos os artistas da terra. Ali também serão colocadas algumas mesas, com a seguinte inscrição: "MESA DA FAMA", com nomes de seus artistas que se destacaram no cenário artístico Nacional. (A título de ilustração, nos Estados Unidos da América, existe a calçada da fama).

Na praça será um dia o encontro de toda classe artística da cidade. Por cima da barragem, teremos que fazer, de acordo com o projeto, uma ponte de madeira, tipo passarela, por cima da barragem, ligando o local onde fica a ARTE DA TERRA" e a "PRAÇA DOS SERESTEIROS." Quem estivesse na Arte da Terra, não precisaria pegar o carro e dar a volta até a Praça, e sim, atravessaria a passarela. Esta passarela teria (e tem) um toque turístico cultural, com o rio cheio, então que seria bonito ficar na passarela bem em cima da barragem. Logicamente, que aos lados da passarela, teremos uma proteção aos lados fechados, para evitar alguma surpresa de algum descuido. 

Rio Mossoró quando está cheio é assim
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/despoluicao-nao-depende-so-de-mossoro/43104

A Praça dos Seresteiros às sextas-feiras, teremos Mossoró ao Luar, com Seresta, e as quartas-feiras à noite do chorinho com artistas da terra. Será incluído também uma lanchonete barzinho, que ainda estou estudando o nome bem popular que se identifique com o local.

Vamos se falando quando surgirem outras lembranças.

Grande abraço.

Oséas Lopes (Carlos André)
Tel. 55 (81) 3422.0605 / (81) 9121.4485

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Agora só falta o prefeito Alisson Bezerra  ter interesse para executar esta obra, que a população de Mossoró tanto espera por sua construção. - José Mendes Pereira. 

Este material foi enviado pelo próprio cantor Carlos André.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RESTAURANTE "UMUARAMA"

 Por José Mendes Pereira


No final da década de 60 do século XX  estendendo até o  início da década de 70, um dos restaurantes que mais brilhou em Mossoró foi o "Restaurante Umuarama", de propriedade do senhor Cristóvão Frota, um dos empresários de Mossoró. 

Kinino um dos maiores empresários de Mossoró (já falecido), José Frota e Cristóvão Frota (também já falecido) – Rio de Janeiro – 1965 - Fonte da foto: Lindomarcos Faustino 

O Restaurante "Umuarama" funcionava no centro da cidade, em uma das esquinas da Rua Coronel Vicente Saboia,  com o cruzamento da Rua Alfredo Fernandes.

 Casamento de Noguchi Rosado/Neide - Amélia, Cristovam Frota, a garotinha Roberta Cláudia, Padre Huberto Brueing - 17/12/1970 - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba34.htm

Lá era onde estava a "nata" mossoroense, e o sujeito poderia encontrar bebendo, almoçando, uma boa parte dos ricaços da cidade como: Jorge Pinto, proprietário do Cine Pax, José Morais, da Casa Morais, Vilmar Pereira - representante da VASP, Renato Costa - proprietário da Rádio Difusora de Mossoró, Paulo Gutemberg de Noronha Costa - proprietário dos cinemas: Caiçara, Jandaia e Miramar de Areia Branca, José Genildo de Miranda - diretor artístico da Rádio Difusora, Hugo Pinto - proprietário da Casa Pinto, Antonio Simão - proprietário da Super Loja Mossoró, Paulo Costa - proprietário da "Loja Comodoro" e outros tantos, além dos políticos e autoridades mossoroenses que frequentavam o restaurante.  

Restaurante Umuarama - 1966 - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba34.htm

Este restaurante durou por muitos anos, só deixando de funcionar no final dos anos 70, quando o proprietário Cristóvão Frota resolveu mudar de ramo, e juntamente com o seu filho, o engenheiro Cristóvão Frota Júnior,  criaram a empresa "Sequip" e passaram a prestar serviços à Petrobras.

José Frota, Josivan, Cristovam Frota e Kinino – 1965 -  Lembrando que esta foto possivelmente foi feita no Rio de Janeiro, devido a mesma camisa que o José Frota usa na foto acima, quando estava no Rio de Janeiro - Fonte da foto: Lindomarcos Faustino 

O Restaurante "Umuarama" foi um dos maiores restaurantes de Mossoró, e muito colaborou com o desenvolvimento da cidade, dando empregos para garçons, garçonetes, e outros mais...

Quem viveu  estas décadas em Mossoró sabe muito bem aonde o "Restaurante Umuarama" funcionava, e que o movimento de pessoas importantes no ambiente era diariamente, entendendo-se até altas horas da noite.

Minhas simples histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém. Deixa-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br

A GAVETA DA ALEGRIA

Por Veridiano Dias Clemente

Eu escrevi muitos rabiscos
E botei por todos cantos
Não sei contar de quilos quantos
Imagino ser uma arroba
Teve até lenços de papel
Com inspiração que veio do céu
D'aqueles que o coração rouba
Até minha linda lôba
Rasgou um poema de sorriso
Isso me causou prejuízo
Pois nem lembro bem a razão
Só li no resto da folha
Bem pertinho d'aquela rôlha
Do vinho de nossa ilusão
Me afagou o coração
Lembrando de ti minha santa
E a saudade é tanta…..
Que a gaveta tá vazia
Os vinhos já não alegram
O por do sol já não nega
Os escritos já não estavam
Na gaveta da alegria
Poeta VERÍ
Do pais de Caruaru-PE
27/04/2021
Às 21h20
https://www.facebook.com/veridianodiasclemente.clemente



NO SERTÃO QUE EU NASCI

 Por José G. Diniz



No sertão que eu nasci

A colheita era bem farta

Eu ia a uma certa bodega

Comprava café por quarta

O roceiro fazia pulverização

No plantio de algodão

Para matar a lagarta


Mas para ler uma carta

Era raro quem sabia

A luz era uma lamparina

Por que não tinha energia

Mas tinha leite de vaca

Carne de tatu ou ticaca

Sem agrotóxico a melancia


Eu ia com a minha tia

Colher a fava madura

Cozinhava com toucinho

Comia com farinha e rapadura

E mesmo sem ser guloso

Achava muito gostoso

Do toucinho a gordura


Sertão tem bela cultura

Por isso não me envergonha

Namorei a minha prima

Bela, amorosa e risonha

Nadando eu cruzava o rio

Quebrei milho no baxio

Para mãe fazer pamonha.


https://www.facebook.com/josegomesd

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

VALORIZANDO O QUE É SEU

Clerisvaldo B. Chagas, 30 de março de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.855 km

Dias após palestras sobre a parte física de países do Hemisfério Norte, resolvi fazer um teste de valorização. Dirigi-me até à periferia da cidade em visita ao açude do Bode. O açude é uma reserva hídrica construída pelo DNOCS no riacho do Bode, no início dos anos 50. Um lugar muito aprazível e esquecido após a chegada da água encanada do São Francisco. Seu sangradouro despeja na continuação do leito do riacho que atravessa a BR-316 e tem sua foz após o Bairro Bebedouro. Seu paredão é muito bem feito e a paisagem vista dali é deslumbrante. Tirei uma foto das suas margens repletas de florezinhas simples que nascem no campo.  As flores em primeiro plano, o espelho d’água em segundo. Posso afirmar que saiu uma bela fotografia.

AÇUDE DO BODE, VISTO DA REGIÃO HABITACIONAL DO BRISA DA SERRA. (FOTO B. CHAGAS).

Dias depois, em sala de aula, novamente, apresentei a foto em slide e foi óóóó!!! Geral. Indaguei, então de qual país do Norte seria aquela paisagem maravilhosa. E as respostas ficaram mais ou menos no Canadá, Estados Unidos, Noruega e Holanda. Então, depois de uma aula  de valorização sobre o que nos pertence, revelei que a foto representava uma paisagem do Brasil, de Santana do Ipanema e, precisamente do açude do Bode. Fez-se um silêncio total de incredulidade e eu fiquei muito feliz em ter alcançado meu objeivo. Confesso que não sei se aqueles representantes da juventude aprenderam a lição, sei, porém, que hoje eles são homens e mulheres que estão fazendo acontecer na sociedade. E o que muda com essa descoberta na vida de cada um e do meio em que se vive?

Acho que todo nós devemos possuir essa percepção de valores, mesmo sendo analfabetos, doutores ou “mobralinos”. O que não deveremos fazer é cair no ridículo da supervalorização e na empáfia. Mas fazermos um balanço de quem somos, o que temos e o mínimo da nossa importância, até porque pode se correr o risco de auto rejeição. Em relação à Pátria, à região, ao estado, ao município natal, assim como o bairro, a rua... Os sentimentos devem ser o mesmo de uma avaliação pessoal e muito íntima. Enxergando os nossos valores mínimos e os alheios, poderemos ser mais justos, mais animados à vida, mais ricos e mais modestos psicologicamente falando. “O rico fez sucesso com seus sapatos na festa, mas fui eu – engraxate – quem aplicou o brilho”.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NETA DE LAMPIÃO E MARIA BONITA LANÇA LIVRO NO SALIPI

 Por TV Cidade Verde

https://www.youtube.com/watch?v=7LhI9taJurE&t=61s&ab_channel=TVCidadeVerde

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Casa de MARIA BONITA e histórias sobre Lampião...

Por Rodrigo Leitão 

https://www.youtube.com/watch?v=u8F2WGCoTAQ&ab_channel=RODRIGOLEITAO

A casa onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a cangaceira MARIA BONITA, a rainha do cangaço, está situada no Povoado Malhada da Caiçara, zona rural do município, há 38 km do centro de Paulo Afonso/BA, guardando a mesma linha arquitetônica (casa de reboco). Lá funciona o "MUSEU CASA DE MARIA BONITA", aberto à visitação pública. O atrativo faz parte do Roteiro Cânion e Cangaço. Informe-se nas Agências de Turismo de Paulo Afonso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O EU EM MIM

 Por Hélio Xaxá


Não tenho mais

Amigos de verdade...

Gosto de quem faz o bem

E procuro não fazer o mal...

Admiro

Quem tem boa vontade

E quem faz caridade.

Não imito,

Mas não sou único

Nem bom o bastante...

Na minha totalidade

Sou quase vazio

E cheio de tudo...

Não obstante

Compreendo a inconstância da vida:

Sempre repetida

E nunca redundante...

Buraco negro

Devorador de estrelas

Num universo sem fim...


https://www.facebook.com/helio.xaxa

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE MOSSORÓ

Por José Mendes Pereira

Se você vier à Mossoró, na região Oeste, mesmo na conhecida tromba do elefante, no Rio Grande do Norte, e é amante do estudo cangaço, não deixa de visitar o Memorial da Resistência da cidade ao bando de cangaceiros de Virgulino Ferreira da Silva - vulgo Lampião, que tentou invadi-la no dia 13 de junho do ano de 1927.

Mossoró é conhecida como a única cidade do Nordeste que teve coragem de expulsar Lampião e o seu respeitado bando de cangaceiros, sem a ajuda das forças militares, somente com a participação das pessoas da cidade, que se armaram e disseram: "Estamos prontos, seu Lampião e seu bando, para a luta sangrenta!" 




As fotos foram extraídas do Memorial da Resistência de Mossoró.

https://www.youtube.com/watch?v=BOaWurnRU8c&ab_channel=Document%C3%A1riosOnline

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AS DUAS FÁBRICAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 28 de março de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.853

A nova moda agora, por parte da Imprensa, é titular a matéria afirmando o acontecido quando esse acontecido ainda está para acontecer ou não. Força o interesse do leitor pela matéria frustrando quem a lê. Pensando que isso é motivo de enganar o leitor – e é – porém, perde a credibilidade com esses subterfúgios mesquinhos e fracos. Da nossa parte, da segunda vez em diante, não lemos mais, definitivamente as matérias dessas origens. Exemplo: “Fulano preso”. Na matéria, ainda se cogita prender. “Estados Unidos atacam”. Matéria, o governo americano não atacou ninguém, poderá atacar ou não. Assim os sensacionalistas publicam em manchete que temos mais um oceano no mundo. Vamos ao miolo da reportagem e poderemos ou não contemplarmos um novo oceano no mundo daqui a cinco ou seis milhões de anos.

RACHADURA AFRICANA (CRÉDITO: REVISTA RAÇA).

Tudo se movimenta na terra e se transforma. Somos jovens e belos, hoje, amanhã seremos velhos e feios ou não. Para quem ainda não sabe, o oceano se transforma, as cordilheiras se transformam, as florestas se transformam, o planeta, em geral se transforma. Algumas dessas transformações são percebidas por nós, outras não porque precisam até de milhões de anos para essas mudanças, mas amanhã nada é igual ao hoje. E voltando a falar sobre a África, a região da rachadura profunda que acontece no Continente, está sobre três placas tectônicas e uma está se afastando das outras e que tudo indica vai separar o Continente negro em duas partes e entre elas, um novo oceano. Isso é provável que aconteça daqui a alguns milhões de anos, porém, notícias são dadas com se tudo já estivesse acontecido.

Dizem que a fenda tem 6.000 quilômetros de extensão e vai da Jordânia (Ásia) até o Centro de Moçambique (África). A fenda começa no Norte da Etiópia. É uma coisa fantástica? É. Mas a Natureza completa é fantástica. É a terra um refúgio e morada para a nossa evolução espiritual, assim como outros mundos não captados pelos nossos olhos. A fenda africana é aula viva de Geografia, Geologia e outras ciências afins, mas nenhum desses e outros acontecimentos dão direito de enganar o leitor com manchete do futuro encravada no presente.

Perdão ao leitor se não conseguimos nos fazer entender.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/03/as-duas-africas-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TROVAS & QUADRAS

 Por José Di Rosa Maria

TROVAS

Graça e admiração
Tem de Deus como tesouro,
Quem trabalha pelo pão
E não mata pelo ouro.

É bom ser bem recebido; Agradecer também é... Só o mal-agradecido Dessas coisas não dá fé! Foi por nossa precisão Que Deus criou a mulher; Não maltrate a tua não, Tu não querendo outro quer. Não troque a dignidade Pelo ouro da jazida, O brilho da vaidade Escurece a luz da vida. Se eu passar um segundo Sem nada pra escrever, Penso que o fim do mundo Tá perto de acontecer. O meu amor nunca coube Dentro do seu coração, Porque você nunca soube Entender minha paixão.

+

Por José Di Rosa Maria


QUADRAS Dormir na hora correta E acordar na exata, Deixam a vida da gente Saudável, feliz e grata. Não deixe seu coração Se apaixonar à toa, Que sofrer sem merecer Não é coisa muito boa. Se desejar seu carinho For um pecado profundo, Saiba você que me sinto O mais pecador do mundo. Tremer de medo é normal, Péssimo é você tremer, Por causa do mal de Parkinson, Porque treme até morrer. Nunca deixe de sonhar, O sonho nos revigora; Quando se morre por dentro Se perde o brilho por fora. Amizade, de verdade Se você não estrague, Porque um amigo bom Não tem dinheiro que pague.

Autor: José Di Rosa Maria

https://www.facebook.com/jose.ribamar.3939

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DESCENDENTE DE DONA TERTULINA DA FARMÁCIA RESIDENTE NA BÉLGICA VISITA AURORA

Por José Mendes Pereira

Esses dias tive a imensa alegria de receber a ligação e assim de puder conversar via telefone, com uma "parenta" descendente da famosa dona TERTULINA, que no passado foi proprietária de uma das mais antigas farmácias que se tem notícia na nossa terrinha.

Residindo atualmente na Bélgica a mesma esteve de passagem por Aurora para, entre outras coisas, conhecer a cidade onde viveu e comercializou por muitos anos, a histórica e pioneira 'farmacêutica-prática', talvez a primeira de Aurora e da região.

A então farmácia de dona TERTULINA e seu Lucena, que ficava na esquina da rua Santos Dumont contigua ao portão do mercado, onde hoje existe a Coração de Jesus de Tibério Cesar e que fez história. Sendo que ainda agora é lembrada por muita gente, notadamente pelas pessoas que viveram a geração das décadas de 50 e 60 do século passado. Oportunamente a respondi muitas indagações acerca de fatos pertinentes à história de Aurora. Algo gratificante.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5

http://blogdomendesemendes.blogspot.com