Seguidores

sexta-feira, 25 de junho de 2021

CONVITE ACJUS - ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO AO CONVITE “SESSÃO SOLENE IN MEMORIAM ANIVERSÁRIO 81 ANOS NASCIMENTO “CONFRADE DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS”: ”– OF. Nº 024/2021.

 

ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO AO CONVITE “SESSÃO SOLENE IN MEMORIAM ANIVERSÁRIO 81 ANOS NASCIMENTO “CONFRADE DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS”– OF. Nº 024/2021.   

MOSSORÓ-RN, 23 de JUNHO de 2021.    

 

EXCELENTÍSSIMOS SENHOR PRESIDENTE DA ACJUS, 

M.D. DR. JOSÉ WELLINGTON BARRETO 

 

“RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(A).”    

    

Quando nos enviam e recebemos um convite, na melhor brevidade, nos reportamos com dignidade e honra !   

   

   É PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO/COMUNICADO (VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE(3 DIAS CORRIDOS), DIGNAR-SE RESPONDER, EM TEMPO HÁBIL, AS ECLÉTICAS DIVULGAÇÕES  DOS EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES E ENTUSIASTAS DE ENTIDADES LITERÁRIAS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM DIRIGENTE INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO DOS QUE RESPEITAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.   

   NESTA SINTONIA, UMA DIVULGAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS/SOLENES E A CONFIRMAÇÃO, PERMUTADA, RECÍPROCA DOS PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE, O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.   

    

DESTA FORMA, AGRADECENDO PELO CONVITE,  RESERVAMO-NOS ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, AZO DE ENTENDER O COMUNICADO, POR DENOMINAÇÃO HERMENÊUTICA É UM CONVITE, QUE IMPENDE INFERIR, SEJA O LINK INFORMADO, O PASSAPORTE QUE NOS GARANTE UM PASSE DE INGRESSO NA LIVE:  

 

““SESSÃO SOLENE IN MEMORIAM ANIVERSÁRIO 81 ANOS NASCIMENTO “CONFRADE DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS””: 

 

=DIA 09.07.2021(SEGUNDA-FEIRA) ÀS 18H, 

ORADORES IMORTAIS: 

1)FRANCISCO MARCOS DE ARAÚJO(29). 

2) SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS(28). 

3) ZILENE CONCEIÇÃOCABRAL FREIRE DE MEDEIROS(04). 

 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MEMÓRIAS DE MILTON MARQUES DE MEDEIROS-O MENINO DO PORÉ – AUTORIA: JORNALISTA E ESCRITORA LÚCIA ROCHA 

PARA ENTRAR, USE O MEET:https://meet.google.com/gii-uimg-aep  

   

 

       PORTANTO, REPASSAMOS, COM SATISFAÇÃO, O ASSUNTO DO ALVO COMUNICADO, DE IGUAL MODO, POR CÓPIA, A0S INSIGNES DIGNITÁRIOS ELENCADOS NO “POST SCRIPTUM”, -OS QUE DISPONIBILIZARAM, GENEROSAMENTE, SEUS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS-, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS HONRADAS PRESENÇAS, SE ADMITIDOS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.     

    CONVIDANDO OS ACADÊMICOS E POTENCIAIS CANDIDATOS DA ASCRIM E DA RECÉM FUNDADA ACADEMIA DE ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM, SOLICITAMOS COMPARECEREM E SE APRESENTAREM COMO TAIS NO EVENTO SUPRAMENCIONADO, DEVEM USAR, RESPECTIVAMENTE, O UNIFORME COMPLETO OFICIAL(PELERINE E MEDALHÃO) DA ASCRIMOU TRAJE A ALTURA, ATRIBUTO SIGNATÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.   

    

    

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS, 

 

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 

-PRESIDENTE DA ASCRIM E ACADEM 

 

MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO 

-VICE-PRESIDENTA INTERINA DA ASCRIM- 

--- 

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS:   

     

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.   

REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.   

MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.   

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.   

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.   

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.   

ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.   

ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.   

DIGNOS ACADÊMICO(A)S DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.   

DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM E DA ACADEM.   

DIGNOS POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM E DA ACADEM 


------------------------------------------------------------------------------------
De: Marcos <marcuspytter@gmail.com>
Enviado: sábado, 19 de junho de 2021 10:34
Para: ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM <asescritm@hotmail.com>
Assunto: CONVITE ACJUS

Enviado pela ASCRIM
 

RADIALISTAS DE MOSSORÓ

(por Edvaldo Morais)

Neste registro dos anos 90, ALDENOR EVANGELISTA NOGUEIRA recebendo visita do amigo JACÓ MORAIS. Dois expoentes da radiofonia mossoroense nos anos 60. Ambos fizeram parte do cast da RDM (Rádio Difusora de Mossoró). 

Aldenor Nogueira, com o seu “Bazar da Alegria”, fazia a festa das donas de casa no horário matutino. Jacó, grande noticiarista, de notável voz e dicção destacou-se além fronteiras. 

Atuou em grandes prefixos no sul do país e Planalto Central, Jacó também levou sua voz a Pequim, na China, em programas de rádio para o Brasil. Aldenor já está nas hostes celestiais. 

Jacó reside no Distrito Federal e dispõe em seu acervo particular de gravações antigas com grandes nomes do rádio mossoroense; aguardando que ele compartilhe conosco estas raridades.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10208905812638567&set=gm.3952874104795990

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CHEGOU! CHEGOU!

 Clerisvaldo B. Chagas, 24 de junho de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.559

O governador prometeu e agiu com rapidez. Tanto é que para muitos foi uma surpresa e tanta, uma vez que já estávamos, semana passada, sendo informados de que a sinalização da via asfáltica Carneiros – Santana do Ipanema, estava sendo providenciada. Os sites noticiosos calaram o andamento da obra e, de repente a surpreendente notícia: o homem já havia concluído o trabalho, enquanto muitos jornais cochilavam. O município de Carneiros, satélite de Santana do Ipanema e desta desmembrado, há muito aguardava o asfalto para sua antiga sede, pelo menos até a AL-120, bem perto de Santana. A falta do asfalto dificultava a integração entre ambos os municípios, até que o que parecia impossível aconteceu. Agora totalmente integrados Santana e Carneiros, ligados sem rodeio, diretamente, irão ganhar um intercâmbio nunca visto antes, sendo muito mais comércio para Santana e um sem número de prestação de serviços para Carneiros.

A rodovia dessa integração, beneficia inúmeros sítios rurais como Olho d’Água da Cruz, Divisão e Alto d’Ema. O primeiro em Carneiros, o segundo na divisa entre os municípios – daí o nome Divisão, terra do saudoso e famoso repentista, Zezinho da Divisão – e o Alto d’Ema, já em território santanense, é área de terras das nossas origens, dos Chagas. O asfalto cobre a rodagem antiga entre os dois municípios e, vindo de Carneiros, sai na AL-120, ao lado do conhecido “Fazendas Bar”, bem perto do acesso a Olivença. Uma grandiosa vitória sertaneja, sem nenhuma sombra de dúvidas. E, melhor ainda, Carneiros também será ligado por asfalto a Senador Rui Palmeira pelo mesmo roteiro. Santana, então ganhará outro município para seus inúmeros relacionamentos, uma vez que para ali chegar tem que ser através de grande arrodeio ou por estrada de terra. Alcançando ambos os municípios como se diz por aqui: por dentro, será novo porvir. Portanto, para ir a Carneiros e Senador, será apenas um pulo e pela mesma estrada.

Os produtos do campo chegarão rapidamente às cidades, aos povoados, mercados, feiras e mercadinhos como o leite, o queijo, os cereais e as hortaliças. Hospitais, escolas, bancos, todos receberão pessoas com mais rapidez, assim como o comércio e serviços em geral. E finalmente, lá onde o novo asfalto desemboca na AL-120, provavelmente triplicará os encontros domingueiros nos bares e restaurantes rurais, típicos e convidativos do Alto d’Ema, Barriguda, São Bartolomeu e Moita dos Nobres.

Haja cerveja gelada e galinha de capoeira, comadre!...

CARNEIROS (FOTO: carneiros.al.leg.br).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PRAÇA DO ORMINDO

 Clerisvaldo B. Chagas. 25 de junho de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.562

A demolição da Pracinha Siqueira Campos, defronte a Escola Estadual Ormindo Barros, surpreendeu a todos. Situada no Bairro Camoxinga, foi construída no mesmo período da escola de nome Grupo Ormindo Barros, inaugurado em 10.05.1964. O trânsito na área é intenso, a pracinha é bem estreita e comprida dividindo a rua também Siqueira Campos em mão e contramão. As sucessivas árvores ali plantadas era seu grande patrimônio que dava o tom especial a quem da praça precisasse e para os passantes que descansavam as pernas sob elas, após a subida da ladeira no sentido Comércio – Bairro Camoxinga. A priori, a Pracinha Siqueira Campos foi inaugurada no período 1966-70, na segunda gestão do prefeito Adeildo Nepomuceno Marques.

Todavia, a demolição é para uma reforma planejada a fim de modernizá-la e proporcionar melhor conforto à população e usuários do logradouro, em especial aos que fazem a escola de tradição Ormindo Barros. A pracinha Siqueira Campos, precede à Rua Pedro Brandão, principal corredor de entrada-saída para o alto sertão. Transformada totalmente em comércio, o trânsito tem sido de tal intensidade que expulsou as residências. Os últimos moradores já estão partindo para outra área de morada devido ao estresse do trânsito, carros de som e muito mais o que torna a rua inviável para moradia. A rua precisa de mais becos para desafogar o ruge-ruge dos veículos e das motos do mundo todo. Mas nesse caso, a pracinha, mesmo estreita e comprida no meio da rua Siqueira Campos, é um fator de refrigério do trecho.

Esperamos que a prefeita Christiane Bulhões tenha êxito em mais essa empreitada e não ocupe o pouco espaço do logradouro com barracas e mais barracas que empurram o pedestre para o trânsito louco. Temos certeza que a pracinha Siqueira Campos, modernizada, poderá proporcionar bons momentos de lazer, descanso e bem estar aos seus frequentadores, admiradores e fãs. Quantos namoros iniciaram por ali e terminaram em casamento! Apesar de discreta, a pracinha é viva e querida. Vamos aguardar para ver o desfecho da roupagem nova.

A praça é nossa!

A praça é do povo!

Viva a Praça!...

PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS, NORMAL Livro 230/B. CHAGAS).

PRAÇA DEMOLIDA PARA REFORMA (FOTOS: IRENE CHAGAS).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS PARA VOCÊ NÃO FICAR SEM ELES. LIVROS SOBRE CANGAÇO SÃO ARREBATADOS PELOS COLECIONADORES.

  Por José Mendes Pereira

  

A primeira obra é "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" que já está na 5ª. edição, e aborda o fenômeno do cangaço e a vida do maior guerrilheiro das Américas. Um homem que não temeu às autoridades policiais  e muito menos aqueles que lutavam contra a sua pessoa, na intenção de desmoralizá-lo nas suas empreitadas vingativas, e eliminá-lo do solo nordestino. Realmente foi feito o extermínio do homem mais corajoso e mais admirado do Nordeste do Brasil, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, mas não em combate, e sim, através de uma emboscada muito bem organizada pelo alagoano tenente João Bezerra da Silva. 


O Segundo livro da trilogia do escritor e pesquisador do cangaço é: "FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE" com 332 páginas, e um grande acervo de fotos relacionado ao assunto. E para aqueles que gosta de ler e ver fotos em uma leitura irá se sentir realizado com todas as fotos.


O terceiro livro da trilogia também do escritor José Bezerra Lima Irmão é: "CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO NORDESTE" resgata fatos sobre os quais a história oficial silencia ou lhes dá uma versão edulcorada ou distorcida: o "desenvolvimento" do Brasil, o desumano progresso de colonização feito a ferro e fogo, Guerra dos Marcates, Cabanada, Balaiada, Revolução Praieira, Ronco da Abelha, Revolta dos Quebra-Quilos, Sabinada, Revolta de Princesa, as barbáries da Serra do Rodeador e da Pedra do Reino, Guerras de Canudos, Caldeirão e Pau-de-Colher, dando ênfase especial à saga de Zumbi dos Palmares, Invasões Holandesas, Revolução Pernambucana de 1817, Confederação do Equador e Guerras da Independência, incluindo o 2 de Julho, quando o Brasil se tornou de fato independente... São assuntos que dão gostos a gente lê-los.  

Adquira-os com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

ou com o autor através deste g-mail: 

josebezerralima369@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA SOBRE CANGAÇO

    Por José Mendes Pereira


Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A CASA DE LAMPIÃO EM POÇO REDONDO.

 Por Rangel Alves da Costa

Na esquina da atual Praça da Matriz com Rua Deoclides Lucas estava situada esta imponente moradia. Acima da porta, a insígnia com as iniciais do proprietário: “TA”. Tratava-se Teotônio Alves, ou Teotônio Alves China, ou ainda China do Poço, esposo de Marieta Alves de Sá, ou a tão recordada Mãeta. 

Eram meus avôs maternos. Foi nesta moradia que em 1929, na primeira vez que pisou em Poço Redondo, que Virgulino Lampião repousou em sua passagem sertões adentro. No seu interior se deu o lendário encontro com o Padre Arthur Passos. 

Para vexame dos proprietários, era o inesperado encontro da cruz e da espada, da religiosidade e do cangaceirismo. Inicialmente, o padre mostrou-se enraivecido perante a presença de Lampião, dizendo que era uma afronta um homem de Deus ser acordado por um cangaceiro batendo à porta, mas tudo acabou em brinde com vinho de jurubeba. Na mesa grande o vigário e o cangaceiro dividiram buchada de bode e outras paneladas sertanejas. 

Em seguida, naquele 19 de abril de 1929, a missa celebrada na igrejinha logo adiante e a presença da cangaceirama perante o sagrado altar. Atualmente, a igreja, completamente reformada, é a matriz de Poço Redondo, e a casa grande de China não existe mais. Infelizmente.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A NOSSA QUERIDA FRANCISCA ROSA XAXÁ FOI PARA PERTO DE DEUS, E EU NÃO TINHA TOMADO CONHECIMENTO!

Por José Mendes Pereira 


Eu não sabia que a professora Francisca Rosa Xaxá tinha partido ontem para a eternidade. Só agora foi que tomei conhecimento da sua partida, contaram-me o meu cunhado Nezinho e sua esposa Neci Mendes. Ela e eu tínhamos combinados, que assim que a Pandemia chegasse ao fim, faríamos um trabalho sobre a família Xaxá e Galdino, principalmente a Xaxá, porque ela conhecia tudo sobre os nossos descendentes, assim como eu que conheço sobre a família Galdino, a qual faço parte, aliás, das duas famílias.

Meu pai Pedro Nél Pereira era filho de Herculana Maria da Conceição, sendo ela filha de Joana Maria do Vale Xaxá e Galdino Pereira Xaxá. ambos Xaxás da gema. Já a Francisca Rosa Xaxá era prima legítima da minha avó Herculana e sobrinha do Galdino que era meu bisavô. Francisca Rosa era também Xaxá da mesma gema da minha avó.

José Mendes Pereira e seu primo Júlio Batista Pereira na ponte de trem em Mossoró

Eraldo Xaxá nosso primo de 2º grau na ponte de trem em Mossoró

A última vez que eu estive na casa de Creuza Xaxá, sua irmã, foi em companhia do Eraldo seu sobrinho, além do Júlio Batista Pereira, e nesse dia, nós fomos até a ponte de trem em Mossoró, no Alto da Conceição e fizemos fotos por lá. Nós três fomos adeptos da Editora Comercial S/A. durante alguns anos. Júlio eu, além da Editora, fomos internos na Casa de Menores Mário Negócio.

Eraldo Xaxá em pé e dona Antonia Xaxá sentada, ambos faleceram recentemente de covid-19.

De dois anos para cá, viajaram para a Casa do Senhor "7 Xaxás", incluindo três dos seus irmãos, além do sobrinho Eraldo Xaxá e sua irmã Antonia Xaxá que era mãe do Eraldo, ambos faleceram de covid-19 pouco mais de um mês. Você Rosa, foi a última dos Xaxás que Deus chamou.


Arrependi-me de não ter apresentado a ela uma foto doada a mim, pelo Jorge Braz de Medeiros, e nela, aparecem as seguintes pessoas que eram do nosso convívio: dona Caboclinha que era  diretora da Casa de Menores Mário Negócio, as professoras irmãs Lucy Pinheiro Costa, Maria Stela Pinheiro Costa, que foi minha professora no 5º ano primário, patrona da Escola Estadual Maria Stela Pinheiro Costa, dona Maria da Conceição, Uguinelma, além de outras pessoas, todas trabalharam na Casa de Menores, onde a Francisca Rosa Xaxá também fez parte dali. Foi professora durante alguns anos da casa, e que eu também fiz parte como interno de lá durante oito anos.

Francisca Rosa Xaxá é a primeira da esquerda.

Adeus, Francisca Rosa Xaxá! Um dia nós nos veremos na Casa do Senhor! Eu não sei dizer com certeza, acho que a estrada talvez seja outra, mas o caminho não será diferente, irei pelo o mesmo que você foi. Guarda lá um cantinho para todos os que fazem parte da sua família!

http://blogdomendesemendes.blogspot.com