Clerisvaldo B. Chagas. 25 de junho de 2021
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.562
A demolição da Pracinha Siqueira Campos, defronte a Escola Estadual Ormindo Barros, surpreendeu a todos. Situada no Bairro Camoxinga, foi construída no mesmo período da escola de nome Grupo Ormindo Barros, inaugurado em 10.05.1964. O trânsito na área é intenso, a pracinha é bem estreita e comprida dividindo a rua também Siqueira Campos em mão e contramão. As sucessivas árvores ali plantadas era seu grande patrimônio que dava o tom especial a quem da praça precisasse e para os passantes que descansavam as pernas sob elas, após a subida da ladeira no sentido Comércio – Bairro Camoxinga. A priori, a Pracinha Siqueira Campos foi inaugurada no período 1966-70, na segunda gestão do prefeito Adeildo Nepomuceno Marques.
Todavia, a demolição é para uma reforma planejada a fim de modernizá-la e proporcionar melhor conforto à população e usuários do logradouro, em especial aos que fazem a escola de tradição Ormindo Barros. A pracinha Siqueira Campos, precede à Rua Pedro Brandão, principal corredor de entrada-saída para o alto sertão. Transformada totalmente em comércio, o trânsito tem sido de tal intensidade que expulsou as residências. Os últimos moradores já estão partindo para outra área de morada devido ao estresse do trânsito, carros de som e muito mais o que torna a rua inviável para moradia. A rua precisa de mais becos para desafogar o ruge-ruge dos veículos e das motos do mundo todo. Mas nesse caso, a pracinha, mesmo estreita e comprida no meio da rua Siqueira Campos, é um fator de refrigério do trecho.
Esperamos que a prefeita Christiane Bulhões tenha êxito em mais essa empreitada e não ocupe o pouco espaço do logradouro com barracas e mais barracas que empurram o pedestre para o trânsito louco. Temos certeza que a pracinha Siqueira Campos, modernizada, poderá proporcionar bons momentos de lazer, descanso e bem estar aos seus frequentadores, admiradores e fãs. Quantos namoros iniciaram por ali e terminaram em casamento! Apesar de discreta, a pracinha é viva e querida. Vamos aguardar para ver o desfecho da roupagem nova.
A praça é nossa!
A praça é do povo!
Viva a Praça!...
PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS, NORMAL Livro 230/B. CHAGAS).
PRAÇA DEMOLIDA PARA REFORMA (FOTOS: IRENE CHAGAS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário