Seguidores

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

ATAQUE FEITO POR BIN LADEN CONTRA "ESTADOS UNIDOS".

Por José Mendes Pereira

Torres Gêmeas - Uma destruição total

Os atentados de 11 de setembro de 2001 que foi feito nas Torres Gêmeas nos Estados Unidos, todos foram praticados contra alvos civis. Os atentados  aconteceram numa manhã do dia 11, quando quatro aviões comerciais foram tomados pelos terroristas, e desviados para tentarem suas vinganças, sendo que dois deles foram jogados contra as torres do World Trade Center em Manhattan, Nova York. Mas quem foi o autor desta desgraça contra aos estados Unidos? Foi o famoso terrosita chamado Osama Bin Laden, natural da Arábia Saudita.

 
Vizinhas à Estátua da Liberdade 

O terceiro avião, mesmo os Estados Unidos American Airlines Flight 77, foi reportado pelas autoridades norte-americanas como tendo sido intencionalmente derrubado contra o Pentágono pelos sequestradores, no Condado de Arlington, Virgínia. Já o quarto avião, United Airlines Flight 93, os seus destroços foram encontrados  espalhados num campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia.

 
O país foi humilhado por Bin Laden

A versão oficial  do governo norte-americano, reporta que os passageiros enfrentaram os supostos sequestradores, e que durante este assalto o avião caiu.

Um homem à beira da morte

Nestes atentados morreram  2.973 pessoas. Desde a Guerra de 1812, esse foi o primeiro ataque de efeitos psicológicos e altamente corretivos imposto por forças inimigas em território americano.


O país em chamas

Os sequestradores humilharam os Estados Unidos com a força da  covardia, deixando o  país decepcionado. 

Os Estados Unidos não querendo ficarem impunes, responderam aos ataques. O país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban que abrigou os terroristas da Al-Qaeda.


WTC smoking on 9-11.jpeg
Ali, o desespero de quem ainda estava vivo

Muitos outros países também reforçaram a sua legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei.

Ficheiro:UA Flight 175 hits WTC south tower 9-11 edit.jpeg
O país coberto por fumaça

Algumas bolsas de valores estadunidenses ficaram fechadas no resto da semana seguinte ao ataque e registraram enormes prejuízos ao reabrirem, especialmente nas indústrias aérea e de seguro.

 
Tudo isso foi ao chão
             
O desaparecimento de bilhões de dólares em escritórios destruídos causaram sérios danos à economia de Lower ManhattanNova Iorque.

Mas quem faz aqui, aqui paga. Osama Bin Laden que nasceu no dia 10 de março de 1957 foi assassinado pelos próprios Estados no dia 2 de maio de 2011. 

Osama teria sido capturado e morto em um esconderijo nos arredores da cidade na cidade paquistanesa de Abbottabad por forças da Joint Special Operations Command em conjunção com a CIA,[2] e que o governo desse país colaborou para a localização do paradeiro do terrorista.

O cadáver foi mantido sob custódia militar e amostras de ADN, que foram comparadas com as amostras de uma irmã dele, a qual morrera de câncer no cérebro, confirmaram sua identidade; outros métodos, como reconhecimento facial, garantiram que o capturado era mesmo o terrorista. É verdade. Osama Bin Laden nunca mais apareceu e com certeza, morreu em2 de maio de 2011.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ÚLTIMOS EXEMPLARES DO LIVRO TIBAU DE TODOS OS TEMPOS - VOLUME I.

 Por Lúcia Rocha

A imagem pode conter: texto

Como era a vila-praia na década de 1890? Quem foram os primeiros veranistas, ainda no Século 19? Como eles chegavam a Tibau? Onde eram as casas dos primeiros veranistas? Quem criou a arte nas garrafas de areia colorida? Por que a denominação Praia das Manuelas? Por que a denominação Pedra do Chapéu? O que era a Furna da Onça? Quem foi o estudante de Medicina que abandonou a faculdade para morar em Tibau e atender os nativos, na década de 1920? Quais as músicas que cantam Tibau? Quem foi o piloto que, na falta de gasolina, jogou o avião sobre uma árvore em Gangorra? Tudo isso e mais de 80 fotos da Tibau de antigamente, a partir de 1930. Foi preciso ler mais de 300 livros e pesquisar jornais antigos para elaboração desse livro, que contém 200 páginas e foi prefaciado pelo nativo, Luiz Nazareno Souza . Se você já leu, deixe comentário porque o indica. Desde já, obrigada pela aquisição e pelo comentário. Se você conhece alguém que ama Tibau e merece conhecer essas histórias e biografias, então o presentei. Livro é um excelente presente. TIBAU DE TODOS OS TEMPOS está à venda na Livraria Independência ao preço de R$ 50. Com o mesmo valor, fazemos entrega domiciliar ou via Correios. 

Mais informações pelo e-mail: emuribeka@uol.com.br ou pelo Whatsapp: 84 99668.4906.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3267681846691249&set=gm.1668903706619614&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O TUBARÃO DE LULU FÉLIX

 Clerisvaldo B. Chagas, 11 de setembro de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.380

Revista Turismo e Negócios - O monstro do Flamengo

 Lendo uma reportagem recente em que um corpo humano foi encontrado na barriga de um jacaré abatido, lembrei-me de uma figura da minha terra.

 (FOTO: TNH1 VÍDEO REPRODUÇÃO)

Quando ainda rapaz, conheci Lulu Félix. Morava em marcante e isolada casa com alpendre, trezentos metros antes das primeiras residências do lugar Maniçoba, em Santana do Ipanema. Naquele largo da estrada, somente sua casa no lado mais alto do terreno e o sapateiro Alfredo Forte, defronte, na parte baixa e do outro lado. Parece-me que Lulu vivia de alguma coisa em relação aos curtumes daquela região. A impressão é que negociava com o produto sola. Como a sua casa ficava no largo, na parte alta, dali se via tudo. O famoso doido da época, barbudo Justino, sempre estava descansando no banco de pelar porco no alpendre daquela casa.

Lulu era baixinho, muito tranquilo, fala preguiçosa e sumida. Gostava muito de usar paletó sem gravata. Toda Santana gostava de Lulu. Ele chegava às rodas de conversas, ficava encostado na parede e escutava. Quando descoberto e indagado começava a contar suas aventuras das viagens por onde andara. Sua ausência era notada quando passava dois, três meses desaparecido. Nunca falava quando iria viajar, mas dizia onde esteve e quase sempre era em São Paulo

  Carinhosamente fora o maior mentiroso de Santana. Sereno, narrava com naturalidade seus exageros.  Quando alguém dizia que não acreditava em sua explanação, o argumento era infalível: “Você não viaja!...”

Entre tantos e tantos casos já contados, repito um deles lembrando o caso do início da crônica: Em Maceió, os soldados do 20Batalhão de Caçadores, gostavam de se exercitares na praia do Sobral. Mas, em certa manhã, ao término da atividade, notaram a falta de um companheiro. Iniciaram as buscas e nada. Retornaram ao Quartel e registraram o ocorrido.

Alguns dias depois, os pescadores capturaram um tubarão e resolveram dividi-lo com os companheiros, ali mesmo nas areias da praia. “E qual não foi a surpresa! O soldado recruta foi encontrado na barriga do peixe gigante”.

“Mas isso é um absurdo!” – falou um ouvinte.

Lulu voltou à carga: “E não é só isso, não. Todos ficaram admirados com o recruta na barriga do peixe ainda batendo continência”.

“Eita mentira da gota serena!”

E Lulu, com toda mansidão possível: “Você não viaja!...”.

·        A Câmara de Vereadores aprovou a minha ideia de colocar o nome do trecho asfaltado São Pedro/Maniçoba de DONA JOANINHA. Mas o lugar onde Lulu morava merece uma praça e, o seu nome constar como Largo Lulu Félix, MERECIDAMENTE.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CASA. DE. CULTURA - APOIO- Prefeitura Municipal de Jati-Ce. DIRETOR DE CULTURA P

 Por Luís Bento de Sousa.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

" ASSIM ERA LAMPIÃO ".

Religioso, místico, supersticioso

. Falava manso, devagar, frases incorretas. Adorava música e dança. Essa personalidade complexa era impressionante, porque amava e odiava, alimentava e assaltava. Era herói e covarde. Retirava-se e avançava. Era ousado e respeitador. Movia-se devagar e rápido como bode, ágil como um felino, astucioso, calculista , líder, pleno de intuição, concelheiro, vaidoso, ignorante ao extremo, caridoso, desconfiado, inteligente, estrategista, curandeiro, médico, clínico, parteiro, farmacêutico, almocreve, artesão, juíz, amoroso, dentista, cozinheiro, costureiro, poeta, repentista. Tocava viola, violão e sanfona, canhoto, cego de um olho, manco de um pé, vaqueiro e assassino frio. Justiceiro, Capitão e Governador do Sertão.

Fonte, dicionário biográfico - Cangaceiros e Jagunços Pág 212 - Renato Luis Bandeira.

 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=780394322725288&set=a.101105477320846&type=3&theater&ifg=1

CASA. DE. CULTURA - APOIO- Prefeitura Municipal de Jati-Ce. DIRETOR DE CULTURA

Por Luís Bento de Sousa.

CARIRI CANGAÇO NO PROGRAMA CORDEL E VIOLA

 Por Cangaceiros Cariri Manoel Severo

O Cariri Cangaço esteve no "Programa Cordel e Viola" que foi exibido em 19 de Maio de 2019. A exibição foi pela TV Fortaleza, sob o comando do apresentador; poeta e cordelista, Paulo de Tarso - O Poeta de Tauá, teve como pauta o "Cariri Cangaço Quixeramobim", entrevistando o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e o poeta, escritor, diagramador, cordelista renomado, Arievaldo Viana. Essa publicação faz uma homenagem ao grande amigo e extraordinário pesquisador, poeta, cordelista, xilogravo e escritor, Arievaldo Viana, que faleceu no ultimo dia 30 de maio de 2020. Programa Cordel e Viola: TV Fortaleza - Câmara Municipal de Fortaleza Apresentação : Paulo de Tarso - O Poeta de Tauá Tema: Cariri Cangaço Quixeramobim 2019 Convidados: Manoel Severo e Arievaldo Viana.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1453897678152505%2C1453713778170895%2C1453655448176728%2C1453364671539139%2C1453151598227113&notif_id=1599781602522157&notif_t=group_activity

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O DIA DA MULHER NO CANGAÇO

Por Aderbal Nogueira 

https://www.youtube.com/watch?v=eX3c2NGe_kI&fbclid=IwAR1az00xaK9W_FOxeVXkkGhvp_GLjsYvHM4Nu5lQkwD6TMEHNf8vfmSK2UE

Coloquei como ironia os caracteres no inicio desse vídeo. Coerência e realidade pura, quem pensa o contrário não ouviu o que eu ouvi de Sila, Durvinha, Adilia, Aristeia, Dona Cabocla, Maria de Juriti, Antônia de Gato...

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

MEU NOVO MENINO LIVRO VENDIDO PELO SITE CLUBE DE AUTORES OU ENTÃO ESCREVE PRA MIM.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Sinopse:

Quando resolvi fazer este segundo livro da temática cangaceira ( Terceiro livro sobre o Sertão ) E o segundo da temática cangaceira, eu resolvi ficar com a parte positiva sobre o cangaço que é a música popular nordestina, pois o cangaço não teve somente a parte negativa como vinganças, mortes ,saques,estupros, o cangaço teve o seu lado cultural , mostrado através da dança, sobretudo do Xaxado , das músicas, do cordel,da música popular brasileira, passando por diversos cantores,compositores,poetas,repentistas e trovadores de Luíz Gonzaga,passando por também Jackson do Pandeiro,Zé Ramalho,José Olissan, Maciel Melo,Flávio José, duplas sertanejas como Zé Tapera e Teodoro , João Carreira e Capataz, Rui Grudi,e tantos outros, sem contar também que existem cantorias compostas e cantadas pelos próprios cangaceiros,tais como minha vida do próprio Lampião e músicas eternizadas pelo ex-cangaceiro Volta Seca cantadas nas rádios do Rio de Janeiro e uma versão nova da mulher rendeira composta pela religiosa Irmã Dulce chamada de O Anjo Bom da Bahia quando esta foi visitar o antigo bandoleiro mirim na cadeia de Salvador .

Há cantorias dos poetas como Geraldo Amâncio,Ivanildo Vila Nova,João Paraibano,Severino Ferreira,Antônio Aleluia,Sinésio Pereira, José Pacheco e etc...

Como gosto muito da música popular sobretudo a nordestina esse livro tem intenção de levar aos leitores o nome muitas vezes esquecidos desses compositores e de cantores que enriqueceram a nossa cultura e levaram o nome do Nordeste para todo o Brasil

(Teresa Raquel)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3656524634392760&set=gm.1453655448176728&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SOBRE A MORTE DE LAMPIAO:

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé, texto que diz "GOMES JURUBEBA com ο seu chapéu de couro, bornal de balas e o inseparável rifle."

"O bandido era meu inimigo, mas o seu, dou ao seu dono. Na alavanca da espingarda era um cabra verdadeiro".

ANTONIO GOMES JURUBEBA, "GOMES JURUBEBA", LIDER DE TODA FAMILIA DE NAZARE DO PICO, INIMIGO FERRENHO DE LAMPIAO:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=754787218420895&set=gm.611679442876110&type=3&theater&ifg=1

 

FERREIRA VS FLOR :

Por Helton Araújo

  1. A imagem pode conter: 9 pessoas, chapéu e texto

Sem dúvidas Pernambuco foi um celeiro de grandes guerreiros, você pode até achar o lado A correto ou o lado B, porém sem parcialidade, temos que falar que tanto para o lado dos cangaceiros como das volantes, Pernambuco deu homens extremamente corajosos, fortes e infelizmente cruéis !

Não podemos deixar de destacar duas famílias que lutaram em lados opostos, travando uma das maiores rivalidades da história do cangaço. Me refiro às familias Ferreira, e Souza /Ferraz/Nogueira ( os Flor ).

De Vila Bela atual Serra Talhada, a família chefiada por José Ferreira teve quatro filhos que se destacaram no mundo sangrento do cangaço, por outro lado a família de João de Souza Nogueira, patriarca dos Flor, teve também filhos que combaterem incansavelmente o banditismo da época. Nazaré do Pico que pertence a Floresta é sem dúvidas a terra que mais se destacou no combate ao cangaço.

Aquela rixa que se iniciou em Nazaré, entre as famílias se alongaria por muitos anos, tornando-se questão de honra, e de ódio mortal por ambos os lados. As coincidências entre as famílias não iriam só de encontro a coragem dos envolvidos, passava mor muito mais ...

Euclides Flor, o mais velho dos irmãos Flor, era um especialista em combates e por anos perseguiu Lampião e seus comandados.

Antônio Ferreira vulgo Esperança era o mais temido dos Ferreira, homem extremamente friu e cruel, cheio de ódio no coração.

Manoel Flor, o segundo dos irmãos Flor, era companheiro de persiga de Euclides, ambos se completavam, tinha uma noção gigantesca do terreno que andará e combatera.

Livino Ferreira vulgo Vassoura, o segundo dos Ferreira, era cruel e impulsivo, sua coragem beirava a loucura.

Odilon Flor, talvez o mais perigoso dos Flor, incansável na persiga, sua coragem se compara a de Livino, pois não media limites, beirava a insanidade.

Virgolino Ferreira vulgo Lampião, a mente mais pensante do sertão, o mais hábil em liderar, o rei do cangaço. De fato ninguém foi maior que Lampião.

Luiz Flor, jovem cheio de gana, aprendeu com os irmãos os ofícios de guerra e herdou o ódio de família por Lampião e seus comandados. Substituiu o quarto irmão dos Flor, Idelfonso, morto por Lampião e seu bando.

Ezequiel Ferreira vulgo Ponto Fino, não resistiu as perseguições a sua família devido a vida que seus irmãos levavam. Era ágil, ótimo de mira, talvez dai seu vulgo.

Os Flor tiverem além de Idelfonso, outros irmãos em combate ao banditismo, Américo e Hidelbrando.

As famílias Ferreira e Flor tiveram de cada lado um homem que não pegou em armas, pelo lado dos Nazarenos Valdemar de Souza Ferraz e pelo lado dos Ferreira, João Ferreira que ficará a cuidar das irmãs.

Bem, o fim dessa rivalidade todos sabem, Lampião por inúmeras vezes venceu os Nazarenos, os Flor tiveram a frustação de não matarem Virgolino, que perderia sua vida para a volante do inexpressivel João Bezerra.

Euclides, Manoel, Odilon, Luiz e seus outros irmãos sobreviveram a sangrenta guerra do cangaço, diferente de Antônio, Livino, Virgolino e Ezequiel que perderam suas vidas durante o ciclo da era lampionica....

Por Helton Araújo

Edição : Helton Araújo

(TEXTO NA PAGINA DE HILDEGARDO LUNA FERRAZ NOGUEIRA, FILHO DO BRAVO HILDEBRANDO DE SOUZA NOGUEIRA, JUNTO OCM OS IRMÃOS, ENFRENTARAM DESTEMIDAMENTE LAMPIAO E O BANDO, CONHECIDOS POR "OS FLORS").

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=757072461525704&set=gm.613803472663707&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com