Seguidores

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

LIVROS DO ESCRITOR ANTONIO VILELA DE SOUZA


NOVO LIVRO CONTA A SAGA DA VALENTE SERRINHA DO CATIMBAU
Adquira logo o seu, antes que os colecionadores venham invadir a estante do autor.

Peça-o através deste e-mail: 

incrivelmundo@hotmail.com


O livro "DOMINGUINHOS O NENÉM DE GARANHUNS" de autoria do professor Antonio Vilela de Souza, profundo conhecedor sobre a vida e trajetória artística de DOMINGUINHOS, conterrâneo ilustre de GARANHUNS, no Estado de Pernambuco.

Adquira logo o seu através deste e-mail:
incrivelmundo@hotmail.com
R$ 35,00 Reais (incluso frete)

http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO: O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO.


De: Luiz Serra

O livro O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO do escritor/pesquisador Luiz Serra, e quem desejar adquirir o trabalho basta entrar em contato diretamente com o autor através do e-mailanarquicolampiao@gmail.com pelo valor promocional de lançamento de R$ 55,00 (Cinquenta e cinco Reais) com frete incluso para qualquer localidade do país.

Você também pode adquirir através do professor Pereira: E-mail: franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAMOS LEVANTAR A GRANDE OBRA DE VINGT-UN ROSADO

Por Rogério Dias Xavier

VAMOS LEVANTAR A GRANDE OBRA DE VINGT-UN ROSADO





Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MISTÉRIOS DO CANGAÇO: O FILHO DE VIRGOLINO E MARIA


O cangaço é um tema histórico que em sua longa extensão, ocorrido em três séculos, talvez por isso mesmo, esteja repleto de mistérios, enigmas, contos e controvérsias. 

Na atualidade, com pesquisadores mais capacitados em técnicas científicas, pesquisas de campo e bibliográficas, fazendo as devidas confrontações, os desdobramentos nos são revelados com uma melhor clareza e lógica.

Nas literaturas mais antigas vemos narrações, citações, que, nem querendo, podemos dar créditos. E aquelas atuais que as seguiram, baseando-se nas mesmas, sem confrontamentos, infelizmente, também seguiram as veredas do “conto de fadas”, da utopia, do ilógico...


O Cangaço, tema polêmico de um Fenômeno Social, foi um fato histórico por demais importante, principalmente para Região Nordeste, onde se integra, vez por outra, em ou com fatos da história nacional, da história brasileira com os brasileiros ou estrangeiros que fizeram parte da mesma, onde o mesmo surgiu no litoral, e aos poucos foi migrando para o interior dos Estados. Procuramos, na medida do possível, levar aos amigos e/ou deixar para as futuras gerações a narração dos fatos, se não verdadeiros, porém, almejamos estar o mais próximo possível dela, da verdade.

Cito aos amigos, através desse texto, mais um caso polêmico ocorrido nas veredas da saga cangaceira. O próprio pesquisador/historiador, homem culto, honesto e sincero em seus livros, textos, palestras e documentários, nos faz ciente de que prova para ele, só com os depoimentos de inúmeros familiares das pessoas envolvidas, ou seja, não há um documento comprobatório. 

“(...) A história que revelarei a seguir é bastante polêmica e se você, leitor, me perguntar por provas, eu não poderei apresenta-las; o máximo que poderei dizer é que os personagens citados abaixo, ainda estão vivos e que seus relatos são verdadeiros e valiosos (...)”. (A Trajetória Guerreira de MARIA BONITA – A Rainha do Cangaço” – LIMA, João de Sousa. 2ª edição, 2011)


Em um Povoado chamado Xingozinho, reside um cidadão de nome Manuel Maria dos Santos, o qual é conhecido por todos daquela ribeira pela alcunha de Nequinho. Nequinho é primo de Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, Rainha do Cangaço.


O pesquisador defronta-se com esse cidadão após inúmeras visitas, em diversos lugares, com pessoas ligadas, de alguma forma, a saga do Cangaço. Entrevista primos, irmãos, tios, afilhados etc., da personagem principal do livro e por fim, a pessoa citada.

O Sr. Nequinho respondeu ao pesquisador, quando o mesmo lhe pergunta sobre os irmãos gêmeos de Maria Bonita, da seguinte maneira:


“(...) Irmãos não! O Ananias que tem o apelido de Pretão, não é irmão de Maria Bonita! Ele é filho dela e de Lampião! (...).” (Ob. Ct. Pg 68).

O entrevistador, com toda certeza do mundo, ficou muito atônito com o ‘estouro dessa bomba’, relato de um segredo muito escondido por toda a família, em seus ouvidos. Evidentemente que a pergunta seguinte era como poderia aquele senhor saber d’um fato desses?

E ‘seo’ Nequinho não se fez de rogado, continuou sua narrativa: 

“(...) Tem um sítio chamado Baixa Fria que fica aqui próximo do Povoado Rio do Sal e que, na época do cangaço, era um dos grandes coitos de Lampião. A Baixa Fria (o sítio), era administrada pelo senhor Mané Chiquinho, filho do famoso coiteiro Odilon Café, do Povoado Sítio do Tará. Por várias vezes, Lampião deixou Maria aos cuidados do Mané Chiquinho, enquanto os cangaceiros faziam algumas viagens. Mané foi a principal prova de que Ananias era filho de Lampião e Maria Bonita, pois foi na Baixa Fria que Dona Déa (mãe de Maria) foi pegar a criança para criá-lo (...)”. ( Ob. Ct. Pg 68)

Dona Deia mãe de Maria Bonita

Sem pestanejar, nem tão pouco dar tempo ao pesquisador de assimilar, com clareza, suas revelações, Nequinho prossegue tentando fazer com que o entrevistador faça, crie, duas imagens distintas em sua mente, uma do Ananias, o conhecido por todos por “Pretão” e, a outra, do suposto irmão gêmeo, o Arlindo.

“(...) Você pode prestar atenção, Ananias é alto e moreno, até seu apelido é Pretão e o Arlindo é baixo e alvo (pele clara). Um dos gêmeos nasceu num dia e o outro um dia depois. Você já viu gêmeos tão diferentes? Pode perguntar às pessoas mais velhas aqui próximo que elas vão te contar o que eu estou dizendo (...).” ( Ob. Ct. Pg 68)

Lógico que o pesquisador/historiador diante de uma revelação tão importante, não poderia deixar de ampliar suas pesquisas sobre a mesma. Retorna para a cidade em que reside, Paulo Afonso, e começa a escutar, por diversas vezes aquela narração. Faz um planejamento e parte em busca de saber mais sobre esse fato.

Determinado, logo no dia seguinte retorna ao Sítio Tará, pois já havia visitado o mesmo várias vezes, e procura o senhor Osvaldo Martins de Sá, filho do grande coiteiro do “Rei dos Cangaceiros”, Odilon Café, e que, naquela região, todos o chamam de Osvaldo Café. Aproveitando o ensejo, sai à procura de mais alguém e topa com dona Olindina Café, irmã de Osvaldo, e os dois confirmam o que disse o senhor Nequinho. Não satisfeito ainda, o pesquisador sai em busca de mais alguém. Conhece o senhor Manuel, filho de Mané Chiquinho, que era administrador da fazenda Baixa Fria na ocasião do acontecido, tendo sido seu pai a entregar à criança a mãe de Maria Bonita, dona Déa, que também confirma o fato descrito por Nequinho. Tendo esses relatos/depoimentos em mãos, o vaqueiro da história entra na lasca do mundo em busca de mais confirmações. O fato era muito importante e inédito, carecendo de uma total dedicação da parte dele.


Na sua busca por mais respostas, chega à Malhada da Caiçara, terra natal de muitos daquela família. Procura um cidadão casado com a prima e amiga de Maria de Déa, a Maria Bonita, chamada Maria Rodrigues.

“(...) Na Malhada da Caiçara conversei com o senhor Firmino Martins dos Santos, apelidado de Firmo e que havia casado com a grande amiga e prima de Maria Bonita, a senhora Maria Rodrigues (...).” (Ob. Ct. Pg 69) 

Firmo confidencia ao pesquisador que, sua sogra, Ursulina Pereira da Silva, que era tia do pai de Maria Bonita, Zé Felipe, tinha lhe falado por inúmeras vezes que Ananias, um dos gêmeos, o mais alto e de cor morena, era, realmente filho de Lampião e Maria Bonita.

Zé Felipe pai de Maria Bonita

Ainda insatisfeito João resolve ir a outros lugares em busca de mais afirmações ou negativas sobre esse fato. Tendo ao seu lado, dessa vez, outro grande vaqueiro da história, Luiz Ruben F. A. Bonfim, e um dos irmãos de Maria Bonita, o senhor Ozéas Gomes de Oliveira, parte rumo a Santa Brígida, para falarem com o senhor Lindoaldo Alves de Oliveira, que era conhecido por todos como Lino. Esse senhor além de um dedicado estudioso sobre o tema é uma verdadeira fonte de informações. Por intuição, ou mesmo por já saber das intenções dos pesquisadores, o senhor Lino diz:

“ – Você quer saber sobre os dois irmão gêmeos de Maria Bonita, o Arlindo e o Ananias?” - Ele pergunta para João.

“- Sim! São os irmãos mais novos!” – Respondeu Lima.

“- O Ananias não é irmão dela não, ele é filho!” – diz Lino.

Nesse momento, o senhor Ozéas, irmão de Maria, resolve falar, dizendo:
“ – Isso é mentira!”

O senhor Lino, então diz para ele:

“ – Não é não! Ele próprio, o Ananias, quando saía comigo pra gente se divertir um pouco, quando começa a beber, por diversas vezes me disse que era filho de Virgolino, pois um dos seus tios havia lhe contado tudo.”

Nessa altura, os ânimos começam a ficarem exaltados. Por respeito e consideração, João de Sousa, contorna a situação, mudando o rumo da prosa.

Na sequência da narração, o escritor nos mostra citações de outras pessoas, inclusive de escritores, do renomado pesquisador/historiador Antônio Amaury, do escritor José Mutti e suas próprias.

O que aconteceu foi que, coincidentemente, talvez por obra do destino protegendo um ser que nasceria algumas semanas depois, Maria de Dé e dona Déa, engravidaram na mesma época. Uma pariu uma criança e, no outro dia, vinte e quatro horas após, a outra pariu outra do mesmo sexo.

Sabedor das perseguições sofridas e, com certeza seu destino, e o da sua prole, se por acaso descobrissem, Lampião tem a ideia de juntar as crianças, pois acabara de saber que sua sogra tinha dado a luz uma criança, no dia anterior. Passa a ideia para sua companheira, que conversa com a mãe, que concorda e põe o plano em ação... Nas quebradas do sertão.

Fonte/foto “A Trajetória Guerreira de MARIA BONITA – A Rainha do Cangaço” – LIMA, João De Sousa. 2ª edição, 2011

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO SENTIA A APROXIMAÇÃO DA POLÍCIA COMO UM CÃO FAREJADOR.


Lampião sentia a aproximação da polícia como um cão farejador. No ano de 1936, na região das Caatingas de Sergipe, Maria Bonita e as demais mulheres do bando, estavam acoitadas embaixo de um grande pé de umbuzeiro, junto com uns cangaceiros que Lampião deixou para cuidar delas, enquanto fazia uma rápida viagem a negócios. Logo na chegada, Maria Bonita percebeu que seu companheiro Lampião chegou apressado e inquieto. 

Maria Bonita foi abraçá-lo e disse em seguida:

 - Peguei uns preás para você! 

Lampião respondeu:

 - Pois vá assá-los!


Maria Bonita foi cuidar da caça que pegou, e Lampião perturbado de um lado para outro, não demorou muito para o tempo fechar na bala. Lampião com sua tática de guerra, conseguiu reunir seu grupo e sair ileso.

Infelizmente perdi a fonte

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MORREU, HOJE, OSÉAS GOMES DE OLIVEIRA ÚLTIMO IRMÃO DE MARIA BONITA

Fotos: Escritor João de Sousa Lima.

MORREU, HOJE, OSÉAS GOMES DE OLIVEIRA, um dos últimos irmão da cangaceira MARIA BONITA, companheira de LAMPIÃO.

OSÉAS nasceu em 1/10/1927. Era casado com Abelízia de Oliveira, com quem teve 09 filhos. Ele morava em Paulo Afonso.

A fonte da informação foi um familiar da aludida família.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=575128169355828&set=gm.543473282528287&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PRETA FOI QUEM AJUDOU ANA (TIA NANÃ) A CRIAR OS 11 FILHOS ABANDONADOS POR FELIX ANTONIO LIBERATO DE ALENCAR.

Por José Romero de Araújo Cardoso*

Preta foi quem ajudou a Ana, tia Nanã, a criar os onze filhos deixados por Felix Antonio Liberato de Alencar. Era de uma memória invejável. Certa vez, lá no Estrelo Mariinha estava a ver uma porção de fotografias que guardava numa caixa. Encontrou um retrato oferecido ao primo Argemiro, mas ninguém sabia quem era. Então chamaram preta que sem titubear identificou a fotografia como sendo do Coronel José Ignácio dos Barros que é da mesma família de João Ignácio Cardoso D'Arão patriarca da nossa família. (Ignácio Tavares de Araújo).

* É professor, escritor, pesquisador di cangaço e ginzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JUVINO MARTINS GOMES E EMILIANO NOVAES COITEIROS DE CANGACEIROS


Esta foto pertence ao acervo do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros 

https://tokdehistoria.com.br/2016/04/17/o-ataque-dos-cangaceiros-de-lampiao-a-antonio-martins-rn/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEU PAI AINDA CRIANÇA (JOSÉ TAVARES DE ARAÚJO, AVÔ DE JOSÉ ROMERO ARAÚJO CARDOSO)

Identificação dos fotografados: Da esquerda pra direita: 
Elvira, minha avó Quinha com um filho de colo que deve ser Valfredo, Severino, Felix Lucas, meu pai Jose Tavares e Yaya. Convém lembrar que a minha avó Quinha teve 21 filhos do seu casamento com Felix Lucas. (Ignácio Tavares de Araújo).

MEU PAI AINDA CRIANÇA (José Tavares de Araújo, avô de José Romero Araújo Cardoso) - A única foto que tenho do meu pai aos oito anos de idade. Lá está ele à direita por trás do seu pai Felix Lucas da Silva tendo a sua frente a irmã Yaya. 

Faz mais de cem anos que esta fotografia foi feita posto que o meu pai nasceu no dia 19 de março de 1892, logo se ele tinha oito anos com certeza a fotografia é de 1900, ou 1901. 

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"


PARA ADQUIRI-LO VEJA OS ENDEREÇOS ABAIXO:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:
Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com