Seguidores

sábado, 17 de novembro de 2018

ASCRIM/PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO CONVITE DA EDITORA SARAU DAS LETRAS/ACJUS ao “LANÇAMENTO NOVO LIVRO: TRIBUNAL DO JURI-Reflexão sobre Justiça, do Confrade Lúcio Ney de Souza” - OF. Nº 068/201

1481522002230_PastedImage
ASCRIM/PRESIDENCIA – CONFIRMAÇÃO E RETRANSMISSÃO CONVITE DA EDITORA SARAU DAS LETRAS/ACJUS ao “LANÇAMENTO NOVO LIVRO: TRIBUNAL DO JURI-Reflexão sobre Justiça, do Confrade Lúcio Ney de Souza” - OF. Nº 068/2018.

MOSSORÓ-RN, 15 de NOVEMBRO de 2018.
“REENVIADO A PEDIDOS”

RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(A).’ 

   É PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO(VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE, DIGNAR-SE RESPONDER AOS ECLÉTICOS CONVITES DOS EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES DE SUAS CO-IRMÃS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM DIRIGENTE INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO, ENTRE OS QUE PRESTIGIAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.
   NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS/SOLENES E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS, ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.

   DESTA FORMA, AGRADECENDO PELO CONVITE, AOS EXCELENTÍSSIMOS DR. CLAUDER ARCANJO E JOSÉ WELLINGTON BARRETO, RESPECTIVAMENTE M.D. PRESIDENTES DA EDITORA SARAU DAS LETRAS E DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ(ACJUS), RESERVO-ME ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA HONRA CONFIRMAR PRESENÇA AO “LANÇAMENTO DO NOVO LIVRO: TRIBUNAL DO JURI-Reflexão sobre Justiça, do Confrade Lúcio Ney de Souza”. O REFERIDO LANÇAMENTO ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 22.11.2018(QUINTA-FEIRA), A PARTIR DAS 19H30MIN, NO AUDITÓRIO DO TRIBUNAL DO JÚRI POPULAR DA COMARCA DE MOSSORÓ(FÓRUM DESEMBARGADOR SILVEIRA MARTINS, NESTA URBE.
        
   PORTANTO, REPASSO O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA, A0S INSIGNES DIGNITÁRIOS ELENCADOS NO “POST SCRIPTUM”,-OS QUE DISPONIBILIZARAM, GENEROSAMENTE, SEUS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS-, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS HONRADAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.  
    CONCLAMANDO AOS ACADÊMICOS E POTENCIAIS CANDIDATOS DA ASCRIM, QUE COMPARECEREM E SE APRESENTAREM COMO ACADÊMICOS DA ASCRIM NO EVENTO SUPRAMENCIONADO, COMUNICO, PODEM CUMPRIR, POR OPÇÃO,  O  USO DO UNIFORME OFICIAL, ATRIBUTO SIGNATÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.


SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM
P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS:
  
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.
REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.
MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.
EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.
ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.
ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.
DIGNOS ACADÊMICO(A)S DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES
DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.
DIGNOS POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.

LEMBRETE: LEIAM O SITE PROVISÓRIO DA ASCRIM CLICANDO NO LINK https://assocescritoresmossoroenses.com/ (MATÉRIAS IMPORTANTES ENTRE OUTRAS: DETALHES DA ATIVAÇÃO DA ACADEMIA DOS ESCRITORES DA ASCRIM, POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADÊMICOS,ETC

Enviado pela Ascrim

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANGICO VISITA A TERRA DA PEDRA DO REINO

Por Manoel Severo

A terceira e última noite do Cariri Cangaço São José de Belmonte 2018 , dia 13 de outubro, teve mais uma vez o Castelo Armorial de Clécio Novaes como nosso anfitrião. A partir da feira de livros e artesanato disposta no próprio Castelo Armorial os convidados do Cariri Cangaço puderam acompanhar a apresentação de boas vindas realizada pela festejada artista e performance baiana, Rita Pinheiro; a "Garimpeira da Cultura"; para em seguida dar-se o conjunto de conferências e homenagens da última noite.
o
 
 Rita Pinheiro, a "Garimpeira da Cultura" 
no Cariri Cangaço São José de Belmonte
oo
A Programação principal novamente teve como mestre de cerimônias o pesquisador, poeta e escritor de Propriá, Sergipe; Rossi Magne, que convidou para formar a Mesa Solene da terceira noite; pesquisadora Juliana Pereira, representando o Cariri Cangaço; Edízio Carvalho, representando a Associação Cultural Pedra do Reino; Afrânio Gomes, representando o GECC; Jair Tavares, representando o GPEC; Valdir Nogueira, representando a Comissão Local e a escritora Elane Marques representando o Conselho Alcino Alves Costa.
o
 Poeta e escritor Rossi Magne, Mestre de Cerimônia
Edízio Carvalho, Jair Tavares, Valdir Nogueira, Juliana Pereira,
Afrânio Gomes e Elane Marques
Mesa solene de abertura da terceira noite em Belmonte
o
As homenagens da noite constaram da entrega do Diploma de "Amigo do Cariri Cangaço" à várias personalidades; receberam a honraria: Do Rio Grande do Sul, a talentosa artista e caricaturista que encanta o Brasil com sua arte, Eliane Giolo, que pela primeira vez visitava o nordeste, apesar de sua arte retratar com sentimento o Cariri Cangaço já ha muito tempo; do sertão baiano, o grande "Sertão Nordestino" pesquisador Jorge Figueiredo, de Pernambuco, grande e dedicado pesquisador das coisas do Pajeú, Cícero Aguiar e por fim, do estado de Sergipe mais um apaixonado pelo Cariri Cangaço, pesquisador Luciano Costa. Os diplomas foram entregues pelos Conselheiros Cariri Cangaço, Luiz Ruben Bonfim de Paulo Afonso, Manoel Serafim de Floresta e Professor Pereira de Cajazeiras , além do pesquisador Carlos Alberto Silva, de Natal.

Luiz Ruben e Eliane Giolo
Jorge Figueiredo e Manoel Serafim
 Cícero Aguiar e Carlos Alberto
Professor Pereira e Luciano Costa
o
"Não me permito sair do solo Nordestino sem antes falar da experiência única vivida nesses últimos dias.Em minha caminhada artística, nunca fui tão reconhecida, nunca fui tão homenageada e feliz.A família Cariri Cangaço me acolheu mesmo antes de eu sonhar em estar aqui, grande maioria dos meus trabalhos com o tema cangaço foram me aproximando dia após dia de todos.E poder chegar até aqui, no que é para mim, algo novo e único, uma região totalmente contrária a de onde eu vim, provar o sabor das comidas típicas, sentir o calor humano e climático, e sentir as emoções, que foram por sinal, as mais fortes de minha vida, não tem preço.Agradeço à Deus, por cada instante nesta terra de resistência e fé, ao meu querido amigo, curador e maior idealizador deste seminário, Manoel Severo Barbosa e sua companheira Ingrid Rebouças pelo acolhimento, carinho e dedicação.Agradeço à cada um daqueles que colaboraram, direta ou indiretamente, para que tudo isso também fosse possível.Somos sementes plantadas em solo fértil, somos uma só raiz, unidos por este que é mais que um evento, um sentimento chamado Cariri Cangaço.Gratidão por tudo meu querido Nordeste, entro no avião com a certeza de que muito em breve estarei de volta para fazer e dar mais uma vez, o meu melhor!Avante!!!"

Eliane Giolo
o
Homenageados da terceira e última noite do Cariri Cangaço São José de Belmonte
o
Ato contínuo o Curador do Cariri Cangaço convidou as Conselheiras Juliana Pereira e Elane Marques para passar às mãos do pesquisador, poeta e escritor Ernando Carvalho o Diploma de Participação no Cariri Cangaço São José de Belmonte, quando o mesmo fez uso da palavra enaltecendo o grande trabalho de fortalecimento de nossa cultura realizado pelo Cariri Cangaço.
o
 Manoel Severo e o destaque ao escritor Ernando Carvalho
 Conselheiras Elane Marques e Juliana Pereira entregam Diploma a Ernando Carvalho
Ernando Carvalho: "O Cariri Cangaço desempenha um trabalho excepcional"
Rossi Magne
o
A primeira conferência da noite teve como tema "A Pedra do Reino na Literatura Nacional e Internacional" com a espetacular apresentação da professora, pesquisadora e escritora Débora Cavalcantes de Moura que de maneira magistral trouxe a todos os presentes um estudo criterioso e apurado sobre todas as obras editadas que abordaram o tema do Sebastianismo na Pedra do Reino, sua gênese, seu desenvolvimento e seu trágico final , especialmente do episódio de 1836... 

"A Obra pioneira é a de Tristão de Alencar Araripe Júnior cuja publicação data de 1878. Antes de consolidar-se como crítico literário, o cearense nos presenteou com Reino Encantado "onde o acontecimento, brilhantemente romanceado, se desdobra com todos os seus aspectos emocionantes."' Araripe Júnior é uma das fontes citadas por Euclides da Cunha n'Os Sertões para análise do mito sebastianista entre os adeptos de Antônio Conselheiro e também, do caso da Pedra do Reino. Se bem que este último de forma superficial. Euclides dedica à Pedra Bonita um pequeno trecho d' Os Sertões , tentando explicar os fatores históricos responsáveis pela " religião mestiça " dos sertanejos. É provável que Euclides tenha se voltado para Pedra Bonita depois de perceber a grande influência de D. Sebastião entre os habitantes de Canudos, conforme consta em suas anotações de campo: "um iluminado, ali congregou toda população dos sítios convizinhos e, engripando-se à pedra, anunciava convicto, o próximo advento do reino encantado do rei Dom Sebastião."
o
Débora Cavalcantes
 Débora Cavalcantes: "um estudo criterioso e apurado sobre todas as obras editadas que abordaram o tema da Sebastianismo 
na Pedra do Reino"
Literatura da Pedra do Reino
o
O segundo momento da noite, não menos aguardado, reservava a apresentação e debate sobre o Vídeo Documentário Angico- 80 Anos, do documentarista e pesquisador Aderbal Nogueira, também Conselheiro do Cariri Cangaço. Ao longo de quase 90 minutos os convidados do Cariri Cangaço puderam conhecer o maior conjunto de depoimentos sobre o ultimo ato do rei dos cangaceiros, reunidos a partir do talento e determinação de um abnegado Aderbal Nogueira.
o
Manoel Severo apresenta a Mesa de Debates com Juliana Pereira, 
Narciso Dias e Aderbal Nogueira

"Este documentário não contém uma unica intervenção de pesquisadores ou dos produtores; contém inteiramente depoimentos daqueles que estiveram lá, no fatídico 28 de julho de 1938 e vivenciaram na Grota do Angico o último ato de 
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião"
Aderbal Nogueira
o
Ao final da apresentação foi promovida uma eletrizante e polêmica mesa de debates que contou com as presenças dos pesquisadores Aderbal Nogueira, Narciso Dias e Juliana Pereira  inúmeras intervenções de pesquisadores presentes que fecharam com chave de ouro uma das mais festejadas edições do Cariri Cangaço. 
o
 
 Juliana Pereira, Narciso Dias e Aderbal Nogueira: Polêmica e intrigante mesa de debates sobre as "mentiras e mistérios" de Angico, após 80 anos.
 
Rita Pinheiro, Ivanildo Silveira e Camilo Lemos
o
A terceira e última noite de Cariri Cangaço em São José de Belmonte teria ainda uma pequena e marcante "quebra de protocolo" quando capitaneados pela Conselheira Cariri Cangaço, pesquisadora e escritora Elane Marques, todos os participantes realizaram uma homenagem pela passagem do aniversário de Ingrid Rebouças, acontecido exatamente dentro da realização do evento, dia 12 de outubro. 
o
 Elane Marques e a homenagem pelo aniversário de Ingrid Rebouças
 Celebrando o aniversário de Ingrid Rebouças
Fotos: Ingrid Rebouças e Louro Teles 
Cariri Cangaço São José de Belmonte
Castelo Armorial
13 de Outubro de 2018

Terceira Noite de Cariri Cangaço 
São José de Belmonte...
Castelo Armorial
o
Junior, Yasmin e Ranaise Almeida
Manoel Severo e Ingrid Rebouças
Camilo Lemos, Ivanildo Silveira, Kydelmir Dantas e Aderbal Nogueira
Rangel Alves da Costa
Arthurzinho, Pedro Lucas e Cecília do Acordeon
Ingrid Rebouças, Jorge Remígio e Elane Marques 
Professor Pereira, Manoel Severo e Ingrid Rebouças
Maria Oliveira, Ranaíse Almeida, Rose Souza, Manoel Belarmino e Antonio Feitosa
Aline Melo, Lili Conceição e Noádia Costa
 Debora Cavalcantes, Magda Novaes e Elane Marques
Vera Costa
 Cristina Couto e Divonildo Sobreira
 Lili Conceição e Francine Maria
 Afrânio Oliveira e Lili Conceição
Lili Conceição , Waguinho Ferraz e Francine Maria
 Luiz Ruben e Geraldo Ferraz
 Edvaldo Feitosa, Daniel Walker e Carlos Alberto
Leonardo Gominho e Manoel Serafim
 Rose Souza e Maria Oliveira
 Pedro Lucas, Antonio Feitosa e Manoel Severo
Equipe da Educação de São Jose de Belmonte

http://cariricangaco.blogspot.com/2018/11/angico-visita-terra-da-pedra-do-reino.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com