Seguidores

segunda-feira, 4 de março de 2019

FALECEU NA MADRUGADA DE HOJE, O VAQUEIRO DA HISTÓRIA PAULO GASTÃO. QUE DEUS O TENHA NOS BRAÇOS.

Por Orildes Holanda

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOMENAGEM AO MESTRE PAULO GASTÃO


Por Jairo Luiz Oliveira
Foto : Raniere Deivisson

Homenagem que fizemos em 2017 ao querido mestre Paulo Medeiros Gastão. Era a última , mas para nós era mais uma. Grande mestre, grande amigo vá em paz. 

Na foto eu, Prefeita Maristela Sena Dias e o grande mestre. 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2298790523485889&set=a.757282960969994&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SOBRE AMIZADES E FALSAS AMIZADES


*Rangel Alves da Costa


Muita gente há que proclama a amizade no mais elevado do mais elevado pedestal. E diz que quem tem um amigo tem tudo. De certa forma sim. Mas também não. A amizade é faca de dois gumes que pode servir ao bem e igualmente ferir de sangrar. Que ninguém imagine ser a amizade a certeza de ser para o outro aquilo que imaginaria que fosse.
Ora, quem deveria ser mais amigo que aqueles do seio familiar, da parentela, dos laços afetivos mais aproximados. Mas os exemplos demonstram que as falsidades e as traições começam onde deveria haver harmonia. Então, se não pode sequer ter um familiar como verdadeiro amigo, mais a quem terá de devotar fidelidade?
Não é questão fácil de ser entendida, há que se reconhecer. Contudo, inegável que muita gente prostrou-se ao sofrimento exatamente pela deslealdade de um suposto amigo. Ademais, se a própria pessoa nem sempre é amiga de si mesmo, pois uma parte sua age contrariamente ao que a outra parte pede que não faça, então confiar no outro que é sempre um desconhecido?
A amizade se mantém, não se detém. Mas só se consegue manter amizade quem também sabe manter uma necessária distância do amigo. Amizade em demasia acaba provocando expectativas que nenhum amigo poderá sempre retribuir. E na falta da sempre esperada retribuição, logo o desgaste e o distanciamento.
Erroneamente, pessoas confundem amizade com cumplicidade, com confessionário, com revelações de toda a sua vida e todo o seu viver. Nem sempre confiam em familiares ou em pessoas de mais idade que estejam aptas a ouvir e aconselhar, mas tudo revelam às amizades, principalmente àquelas mais recentes. Ora, as recentes amizades mais parecem descidas do céu. Um erro. Um grande erro.
Amizade não se contenta em apenas fofocar, em revelar segredos amorosos, em dar as mãos para farras, bebidas, noitadas. Pessoas assim até se tornam íntimas, mas não amigas. Isso ocorre muito nas novas amizades. E amizades novas geralmente surgem entre pessoas que não tinham proximidade, pouco se falavam, pouco se conheciam. E por que, de repente, essa pessoa se torna a pessoa mais acreditada no mundo?
Logicamente que mais um erro no que se tem por amizade. Na verdade, determinadas amizades surgem como entrega absoluta entre pessoas praticamente desconhecidas. E se já conhecia, por que não nutriu amizade? É algo surgido como fantasia, como encantamento, como verdadeira magia. E logo será dito que Deus no céu e a amiga na terra. Uma pessoa conhecida de poucos dias e já tornada a mais importante do mundo. E não raro que logo vem o coice e a queda.
Toda amizade vai sendo construída no tempo e mantida na confiança. Não existe amizade de momento. O amigo sempre é, sempre está, sempre permanece. Por isso mesmo que é fácil perceber o que motiva uma amizade duradoura. As pessoas não se traem por que se confiam, as pessoas não se usam por que se respeitam, as pessoas já se conhecem de tal modo que cada uma conhece muito bem os limites.
Não é necessário que a todo instante a amizade vá sendo demonstrada. Ótimas amizades existem que até pouco se encontram, pouco se falam, mas cuja força é percebida em determinados e difíceis momentos da vida. O bom amigo chega na hora da necessidade, da precisão. Mas a amizade nutrida na intimidade não tem esse compromisso. A intimidade apenas busca um proveito pessoal, de segredos e revelações, mas não de estender a mão e até fazer sacrifícios quando o outro necessitar.
A amizade nutrida apenas na intimidade é de fragilidade tamanha que amanhã poderá se tornar em inimizade de fogo a sangue. Por quê? Ora, pelas fofocas, pelas conversinhas, pelas revelações, pelas traições. E bem feito que assim aconteça. Há gente que prefere acreditar no desconhecido a ter confiança naquele que sempre esteve ao lado, que já conhece seus atributos de caráter e honra.
Tudo pode acontecer. Pessoas existem que não são amigas nem de si mesmas. E estas não servem para fazer amizade com absolutamente ninguém. Contudo, não é fácil perceber. Resta ler as muitas ou poucas páginas de sua história e observar se prefere andar com lobos ou cordeiros.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

POR ANA LUCIA PROFESSORA

Antonio Vilela, Paulo Gastão e Ana Lúcia

Eu geralmente sou uma pessoa muito discreta no sentido de postagens, mas dessa vez não me contive em mostrar um momento em que participamos de um Cariri cangaço. 

Nesta foto está Vilela, eu e meu querido e saudoso Paulo Gastão, que como meu amado Alcino, está deixando muitas saudades. 

Vá em paz, meu amigo! Deus está te esperando de braços abertos juntamente com Alcino.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1131764147005965&set=a.172280152954374&type=3&theater

BLOGDOMENDESEMENDES - 
AMIGOS DE PAULO MEDEIROS GASTÃO












http://lampiaoaceso.blogspot.com/2011/09/prazer-em-conhecer-lampiao-aceso.html
http://lampiaoaceso.blogspot.com/2011/09/prazer-em-conhecer-lampiao-aceso.html
http://lampiaoaceso.blogspot.com/2011/09/prazer-em-conhecer-lampiao-aceso.html












http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ADEUS AO ESCRITOR E PESQUISADOR DO CANGAÇO, PAULO MEDEIROS GASTÃO.

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior


É com enorme pesar que trago a triste notícia sobre o falecimento do escritor e pesquisador do cangaço, Paulo Medeiros Gastão.

Obstinado pela cultura nordestina e especialmente pela história do cangaço, Paulo Gastão durante anos vasculhou os sertões do Nordeste resgatando e documentando parte da história da saga cangaceira. No decorrer de sua vida escreveu vários livros sobre o assunto e foi um dos principais incentivadores e divulgadores do fenômeno cangaço e suas raízes.

Foi um dos fundadores da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço e a meu ver um dos maiores representantes da referida entidade.

Paulo Gastão nos deixou nessa madrugada (04/03/2019) na cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte e aproveito para agradecer ao pela dedicação e pelo serviço prestado no decorrer de sua vida em torno do resgate e preservação de grande parte da história cangaceira. Deixa seu exemplo e seu legado as futuras gerações.

O velório acontecerá a partir das onze horas na Capela de Santa Terezinha (Praça dos Hospitais) e o sepultamento ocorrerá hoje (04/03/2019) as 16:00 horas no Cemitério São Sebastião na cidade de Mossoró/RN, onde residia.

Segue em paz.
Aos familiares minhas sinceras condolências.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1172710812892813&set=a.110305082466730&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOTA DE PESAR!


Por Benedito Vasconcelos Mendes
Paulo Medeiros gastão era bioquímico, professor, escritor, fundador da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.  

A Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço-SBEC, consternada com a morte do seu idealizador e fundador, Paulo Medeiros Gastão, vem a público externar, aos familiares, confrades e confreiras deste sodalício e ao público em geral, sua profunda tristeza pela irreparável perda de seu maior benfeitor. 


Mossoró e o Nordeste perderam hoje um dos maiores incentivadores da cultura regional, tendo sido o pioneiro na divulgação do tema Cangaço, pois, além de ter sido o idealizador e fundador da SBEC, ele foi o primeiro brasileiro a divulgar a importância cultural dos estudos sobre o Cangaço. 

Visando incentivar os brasileiros, especialmente os nordestinos, da importância histórica do Cangaço para a região semiárida nordestina, Paulo Gastão percorreu por diversas vezes os sertões, que foram palcos da ação cangaceira, levando sua palavra incentivadora sobre a necessidade de se estudar, de maneira mais profunda, este tema da cultura regional.

Benedito Vasconcelos Mendes 
Presidente

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ACABOU O SILÊNCIO NO CÉU QUANDO CHEGOU PAULO GASTÃO POR LÁ!


Por Juliana Pereira
Paulo Gastão e Juliana Pereira pesquisadora do cangaço

Acabou o silêncio no céu!!! Acabou de chegar por lá o cabra mais falante do mundo. Nessa hora "merminha" já deve está enchendo São Pedro de perguntas e explicando detalhadamente os ocorridos aqui da terra. 

Paulo gastão e Juliana Pereira

Mestre Paulo, mande vê por aí! Continue no caminho da luz, da curiosidade, do crescimento, da evolução e d

Juliana Pereira, Alcino Alves e Paulo Gastão

Deixastes um importante legado para cultura e para história, sobretudo, nordestina. Ah! Dê um abraço bem apertado em Alcino por mim, tenho certeza que logo vc o encontrará. 

Um abraço fraterno mestre! Vá em paz!

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PASSAGEM DE PAULO GASTÃO


Por Archimedes Marques
Dr. Archimedes é o 3º da esquerda para a direita e é escritor e pesquisador do cangaço.

Querido amigo Paulo Medeiros Gastão:

A sua terrena morada que nesse triste dia de 04 de março de 2019 finda, foi singela, pura e por demais proveitosa, pois deixou alimento para o espírito, amizade, carinho, afeto e amor em todas as pessoas que o conheceram. 

Dr. Paulo Gastão e a escritora Elane Marques.

Os olhos daqueles que o cercaram, os nossos olhos são testemunhas oculares dessa visão. Nossos corações são testemunhas pulsativas dessa arritmia. Nossos cérebros são testemunhas conscientes dessa razão. Nossos sentimentos são testemunhas intelectivas dessa sensação. Nossos juízos são capazes de decretar essa sentença em plena e absoluta justiça. 

Ingrid Rebouças, Paulo gastão e Elane Marques.

Nossas palavras apenas tentam comprovar que não morre aquela pessoa que nas outras vive. O que é bom é eterno e ao invés de apenas passar termina ficando imortalizado. 

Da amizade sempre bem regada e adubada você plantou e colheu uma legião de amigos que para sempre guardarão a sua memória, pois sendo uma pessoa abençoada pelo Criador continuará na saudade irradiando luz, irradiando satisfação, irradiando paz, irradiando harmonia, irradiando amor...

Rogando que o seu exemplo e legado de vida ensinem os bons a ser melhores.

Seus amigos Conselheiros do Cariri Cangaço, Archimedes e Elane Marques.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1236256099871837&notif_id=1551704355341598&notif_t=feedback_reaction_generic

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A PARTIDA DE GASTÃO


Por Sálvio Siqueira


NOTA DE PESAR PELA MORTE DO PESQUISADOR PAULO GASTÃO.

É COM BASTANTE PESAR QUE RETRANSMITIMOS A NOTÍCIA DO FALECIMENTO DO PESQUISADOR PAULO GASTÃO.

Gatão fez sua “viagem” hoje, nessa manhã nublada do dia 4 de março de 2019.

Em nome de todos aqueles que fazem o grupo “Oficio das Espingardas”, deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.

Grupo de Estudos Ofício das Espingardas 

administradores

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1319674068173142&set=gm.1236286379868809&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DR. PAULO MEDEIROS GASTÃO FOI AO ENCONTRO DO SENHOR HOJE PELA MADRUGADA.

Por José Mendes Pereira
Cineasta Aderbal Nogueira, Paulo Gastão e José Mendes Pereira. A foto foi feita por Maristela Mafuz esposa do Aderbal Nogueira no Hotel Thermas de Mossoró em maio de 2011.

Recebi informação não muito agradável que o professor, escritor, pesquisador do cangaço e fundador da "SBEC" - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Dr. Paulo Medeiros Gastão viajou para a casa do Senhor hoje pela madrugada.

Aqui vai o meu abraço 
de conforto e solidariedade aos seus familiares e amigos que durante muitos anos mantiveram boas amizades.


Conheci-o pela primeira vez em seu apartamento em frente à Estação das Artes em Mossoró, momento em que à noite eu fui lhe entregar um livro que eu havia trazido de Natal de autoria do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros, para ser entregue a ele em mãos. 


E a partir dessa noite ficamos amigos e sempre ele me ligava para conversarmos um pouco sobre cangaço em sua residência. Só que não deu tempo a gente ir conhecer Canudos na estrada de Governador Dix-sept Rosado. Sempre falávamos, mas não deu tempo para que isso acontecesse.

Algumas vezes fui convidado por ele para conhecer Canudos do Antonio Concelheiros no Estado da Bahia, e eu o dizia que não estava com condições. Ele me falava: "Dinheiro ninguém leva quando partir. Tem que gastá-lo com estas viagens, isto é o que aproveitamos na vida". https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Conselheiro

Dr Paulo Medeiros Gastão deixou um belo trabalho sobre vários temas para as gerações de hoje e para as futuras gerações.

Vá com Deus professor e escritor Paulo Medeiros Gastão, porque ele lá está te esperando de braços abertos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FALECE DR. PAULO GASTÃO DE MEDEIROS

Por Manoel Severo
Dr. Paulo Gastão

O Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do grande pesquisador e escritor Paulo Medeiros Gastão, acontecido na madrugada de hoje. Paulo foi um dos grandes incentivadores e entusiastas de nosso empreendimento; um obstinado, cheio de entusiasmo em tudo o que fazia, hoje nos deixa com um legado digno de ser reverenciado e celebrado. 

Vá em paz Vaqueiro da História, ainda haverá muitas missões aguardando por você. 

Avante!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2209326725755840&set=gm.1018021341740143&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

GÊNERO


Por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR


É o que identifica e diferencia
O ser homem do ser mulher
Masculino do feminino, evidencia
Gênero não é sexo, tolher.

É usado como sinônimo de sexo
Próprio da mulher e do homem
Definição tradicional, sem nexo
Genealogia da espécie, cromem.

Ah! Socialmente em ambos os sexos
É aquilo que diferenciam pessoas
Ex-vi padrões históricos-culturais, nexos
Axiologia de homens e mulheres, assoas.

As Ciências Sociais e a Psicologia
Assim entendem a diferença de gênero
Tem papel social em qualquer ideologia
Algo construído e desconstruído, transgênero.

Ah! Assim o gênero é mutável
Em Ciências Biológicas é limitado
É a classificação geral, controlável
Agrupamento de seres vivos, delimitado.

É conjunto de espécies em Biologia
Tem características morfológicas
Funcionais e existenciais, analogia
Provas ancestrais comuns, fisiológicas.

A identidade de gênero é sentimento
O “homo sapiens” é a espécie humana
Base original do gênero “homo”, fundamento
Ausentes fatores biológicos, emana.


Enviado pelo autor através de e-mail para ser postado em nosso blog.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com